quinta-feira, 30 de abril de 2009

Aulas CTR e Valorosos!

Aula 16 do CTR, "Podemos Demonstrar Nossa Fé Sendo Odedientes" se quiser baixar clique aqui!
Aula 17 dos Valorosos " Edward Partridge É Chamado Como Primeiro Bispo" se quiser baixar clique aqui!
Estão disponíveis também nas Pastas Aulas - CTR e Aula - Valorosos.

Piadinha

É praticamente isso mesmo...risos
e assim termina, portanto, outra aula bem-sucedida na primária

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Jogo Diversas Utilidades!










Meninas

Este jogo tem diversas utilidades, poderá ser usado em aulas, tempo de compartilhar ou atividades recreativas com as crianças, eu recebi como um recurso de aula, e adaptei em um outro arquivo para demonstrar que podemos mudar as perguntas usando a imaginação.
O nome original é "Quem Sou Eu" mas podemos usar as perguntas:
* Quem Sou Eu?
* Qual é o Lugar?
* O que sou eu?
Eu pensei apenas nessas perguntas, mas sei que vocês são tão criativas que poderão pensar em muito mais, o que estou postando aqui é apenas uma idéia!
É parecido com a forca, mas ninguém será enforcado,você terá uma palavra que as crianças deverão adivinhar, mas não falando letras, elas terão três dicas para adivinhar qual é a palavra, o legal é que o CTR também poderá participar pois você que irá ler as dicas para eles.
Além de brincarem estarão aprendendo diversas coisas sobre a palavra a ser adivinhada, se quiser poderá mostra uma gravura da palavra para ilustrar a idéia, e se houver tempo poderá explicar algo sobre a palavra após ser descoberta pelas crianças!
É uma brincadeira simples, mas eu achei super bacana, e se for bem bolada poderá ensinar muito as crinças, sei que o desejo delas de participar da Primária aumentará.
Estou colocando algumas ilustrações para vocês terem noção de como montar, mas qualquer dúvida estou a disposição!!
Para baixar o arquivo 1 clique aqui.
Para baixar o arquivo 2 clique aqui.

Está disponível também na pasta Atividades Didáticas do Blog!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Atividade para o TC - 1ª semana de maio

Por Simone Oliveira
(não eu, a minha xará de nome e sobrenome)

Clique no título da postagem para baixar

Obrigada Simone!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Soletrando das Escrituras


Descrição da atividade:

Dividir as Crianças em grupos. Pode ser grupo de cores (azul, amarelo, vermelho e verde) ou grupo de números (G1, G2, G3 e G4).
Cada grupo escolhe um líder adulto para a ajuda-los na organização. Este líder organiza o grupo em trios (3) e os coloca em ordem para participar do jogo.

Ex: A palavra a ser soletrada é ORAÇÃO
A primeira criança soletra a palavra, a segunda procura no Guia de Estudo das Escrituras e responde o que significa a palavra e a terceira explica a aplicação pessoal desta palavra (como podemos aplicá-la em nossa vida) e encontra na caixa uma gravura que trata deste assunto.

Criança 1 – O – R – A – Ç – A - ~ - 0 (tem que falar os acentos)
Criança 2 – Comunicação reverente com Deus, durante a qual a pessoa agradece e pede bênçãos.
Criança 3 – Podemos e devemos aplicar o princípio de oração diariamente em nossas vidas, oramos sempre ao Pai Celestial em nome de Jesus Cristo, agradecendo e pedindo as bênçãos que precisamos tendo a certeza que o Senhor ouve e responde nossas orações, a criança mostra a gravura de uma pessoa orando.

Materiais Necessários:

Um tríplice para cada grupo.
Papéis Individuais para sorteio com a palavra a ser soletrada.
Caixa com gravuras de todas as palavras que serão usadas na atividade.

OBS: Caso julgue necessário por conta da idade das crianças coloque junto com a palavra sorteada a página onde se encontra a definição, ou se houverem valorosos grandinhos deixe que eles aprendam a procurar.
Você pode perguntar no início da atividade se alguém sabe para que serve o guia de estudo das escrituras? Se já utilizaram alguma vez? Se sabem qual é a ordem das palavras?
Se eles não souberem explique detalhadamente para que além da diversão possam aprender algo novo a respeito das escrituras, vocês podem achar exagero da minha parte, mas acredito que existem crianças que não sabem pois não utilizam em casa.

O LÍDER ADULTO DO GRUPO:
O líder não participa do jogo apenas ajuda as crianças, ele pode trocar a ordem dos trios quando quiser. Tem que cuidar para que todos do grupo participem.

LISTA DE PALAVRAS:
A definição de cada palavra se encontra no Guia de Estudo das Escrituras (GEE). O nº ao lado equivale à página no GEE aonde a palavra se encontra.
As palavras serão sorteadas, você poderá escolher as palavras mais fáceis

1 – ADVERTÊNCIA (12)
2 – ALEGRIA (12)
3 – ARBÍTRIO (21)
4 – BATISMO (26)
5 – BÍBLIA (30)
6 – CARIDADE (33)
7 – CASAMENTO (34)
8 – COMPAIXÃO (39)
9 – COVÊNIO (43)
10 – CONVERSÃO (44)
11 – DÍZIMO (61)
12 – GENEALOGIA (90)
13 – HONESTIDADE (98)
14 – HUMILDADE (99)
15 – JEJUAR (110)
16 – JESUS CRISTO (113)
17 – LIAHONA (128)
18 – LINGUAGEM (130)
19 – LIVRO DE MÓRMON (131)
20 – MALEDICÊNCIA (134)
21 – MANDAMENTOS (135)
22 – MILAGRE (140)
23 – MÚSICA (148)
24 – NOVO TESTAMENTO (154)
25 – OBEDECER (155)
26 – OCIOSIDADE (156)
27 – ORGULHO (160)
28 – PACIÊNCIA (161)
29 – PENSAMENTOS (167)
30 – PERSEVERAR (169)
31 – PLANO DE SALVAÇÃO (170)
32 – PRESIDENTE (172)
33 – PRINCÍPIO (174 e 175)
34 – PROFETA (175)
35 – PUREZA (176)
36 – RESSURREIÇÃO (181)
37 – REVELAÇÃO (183)
38 – REVERÊNCIA (183)
39 – SACERDÓCIO (186)
40 – SACRAMENTO (188)
41 – SERVIÇO (198)
42 – TEMPLO (205)
43 – TESTEMUNHO (207)
44 – VIDA ETERNA (216)
Fonte: Esta atividade eu adaptei de uma idéia de mutual que recebi de um grupo da OM.

O Amigo

Gente, semana passada eu linkei o TC de maio do site oficial (em inglês) e disse que esperaríamos a Liahona chegar para ver o que não foi traduzido. Acontece que eu acabei de me dar conta que em maio é Liahona de Conferência e não temos O Amigo (apesar de ter publicação da Friend). Aliás, até hoje eu não entendi porque em maio e novembro (que são revistas de conferência) eles não traduzem a Friend. Assim sendo, acabei de enviar um e-mail pra lá perguntando isso...rs. Vamos ver o que eles respondem. Quando tiver a resposta, eu conto para vocês. Eles demoram um pouco, mas respondem. Já sou "freguesa" lá. Daqui a pouco vão bloquear meu e-mail de tanto que mando e-mail fazendo perguntas...hahahaha

Ah sim, vamos dar um jeito de traduzir o tempo de compartilhar da Friend, do site, e enviar por e-mail, no jornalzinho. Enquanto isso, vocês podem ir se virando com as idéias que postamos semana passada para o mês de maio e, também, com as idéias do esboço.

Período Musical

Brenda Traversin (Estaca São José dos Campos/SP) nos enviou uma sugestão para ajudar com os hinos da Primária.

Ela escreveu:

"Fizemos em nossa ala um mural para o tempo de cantar e resolvi compartilhar a idéia, as fotos seguem anexas.

São diversos corações coloridos, atrás de cada coração está o nome de um hino do Hinário da Primária.

Então, ao invés de escolhermos os hinos que seriam cantados durante todo o tempo em que toda primária fica reunida (tempo de compatilhar, antes dos dircusinhos, etc...), demos a oportunidade para que uma criança por vez escolha um coração e sendo assim sempre cantamos diversas canções. Geralmente estamos habituadas a cantarmos sempre os MESMOS hinos, com este mural os hinos não se repetem e as crianças ADORAM ir escolher o hino que irão cantar!

Os corações podem ser substitídos por outras gravuras ou formas. Frequentemente os hinos podem ser trocados de lugar para que as crianças não decorem onde se encontra cada hino."





Obrigada, Brenda!

Comunicado

Para quem é novo aqui, informamos que temos um arquivo com pastas onde vocês podem baixar partituras, audio de hinos, tempo de compartilhar, marcadores de leitura, etc. Todos os materiais estão nas pastas do arquivo e nas postagens do blog. Tudo para facilitar a nossa vida e a de vocês. Se você é novo(a) aqui, dê uma passadinha nos arquivos e divirta-se! Faça download do que quiser.

Quadro de leitura e oração

Por Cibele Schmeil
Ala Portão, Estaca Portão (Curitiba/PR)



Obrigada Cibele!!!

Aniversariantes de Maio!!

Querida Leitora, se você faz aniversário em Maio por favor passe a data para que possamos nos lembrar de dar os parabéns!!!


Procurar Aprender Pela Fé!

O Élder David A. Bednar instruiu os Educadores Religiosos em 03 de Fevereiro de 2006 a pespeito de Procurar Aprender Pela Fé , embora nosso foco seja os pequeninos, vale a pena dar uma olhadinha, se quiser baixar o arquivo em PDF clique aqui!

Está armazenado também na Pasta "Treinamento"


Espero que gostem!

domingo, 26 de abril de 2009

Nós também fazemos

Nós fazemos quase tudo o que colocamos aqui. A Dani, Elaine e Flavinha porque ainda servem na primária e eu faço para o meu filho.

Não sei se vocês se lembram da exposição de materiais didáticos que fiz em um treinamento ano passado, mas nada da exposição foi feita para o treinamento. Todo o material que utilizei foi feito para nossas noites familiares, com atividades da O Amigo. O objetivo da exposição era incentivar as irmãs a enriquecer as aulas com atividades e recursos visuais. Ver as atividades prontas é diferente de ver nas revistas.

Tem coisas que não fazemos, mas vocês podem reparar que foram feitas em outras alas. Desta forma, demonstramos que é possível que as coisas legais saiam do campo das idéias e do papel (do computador, no caso) e virem realidade.

Têm muitas coisas lindas e legais sendo feitas por aí em toda a primária. Se você enfrenta dificuldades em seu chamado, não desanime. Dê o melhor de si e o Senhor cuidará do resto. Como diz o ditado: se a vida lhe der um limão, faça uma limonada.

Esse é meu filho: Gabriel (5 anos)


Não foi etiqueta. Foi impressão direta no CD. Fiz nessas gráficas expressas. Achei meio caro (R$ 7,00), mas como eu so ia fazer o do meu filho, valeu à pena. O CD com os hinos do ano ele já tinha, pois ganhou na primária.

Se você quer fazer para sua primária e não tem verba, use a criatividade: Tire cópias de desenhos de família, pinte você mesma, recorte e cole nos CDs, ou na capinha de papel. O Biel ganhou um livrinho lindo com as letras dos hinos do ano, junto com o CD. Com ou sem verba, o que prevalece é o capricho e o amor com que as coisas são feitas.

sábado, 25 de abril de 2009

Famílias Eternas!

Esta foto se chama: Famílias Eternas através de Cristo
Publicada na Revista Ensign, Dec 1988

Quando você entra no centro de história da família em SLC, a primeira coisa que você vê é este grande mural do Senhor Jesus Cristo cercado pelas várias famílias. Pintado por Judith Mehr, cobre a parede toda e reflete o tema central da história da família - As famílias são eternas - e sua missão principal vir a Cristo através da genealogia e do trabalho no templo.

Lado esquerdo abaixo: Indivíduos na existência pré-mortal caminham adiante antecipando sua vida mortal, O cumprimento da profecia de Elias o profeta estende sua mão para conferir o poder sobre o Profeta Joseph Smith (ver D&C 110). As chaves que Elias segura simboliza as chaves do sacerdócio. Joseph, em troca, compartilha sua das famílias eternas com a família contemporânea. Os livros perto do profeta representam o interesse mundial em história da família resultante da visita de Elias.

Lado esquerdo acima: Ancestrais antigos, que estão no mundo espiritual depois de suas vidas terrenas, esperam ansiosos o trabalho dos últimos dias para sua salvação. Eles estão se mudando das trevas para a luz por causa de Jesus Cristo e seu evangelho. Através da fé no plano de redenção eles se estendem a família contemporânea alegremente para formar uma relação duradoura.

Lado esquero centro: A família moderna está junta e se alegram em sua posteridade. Seu interesse na história da família uniu pais, filhos e avós e netas juntos. A família quer alcançar os que já partiram formando um laço entre eles. Os continentes atrás sugere a pregação do evangelho a todo o mundo.

Lado direito centro: Jesus Cristo, com o templo atrás, em pé no meio da união de dois círculos, simbolizando o mundo m ortal e o mundo nos céus unidos. Seu poder salvador se estende a todas as gerações do tempo. O Templo e suas sagradas ordenanças, que ele o Redentor estabeleceu para a exaltação de ambos vivos e mortos, possibilita que a unidade familiar seja eterna. Através da pintura a luz que penetra as trevas emana do Salvador.

Lado direito: Depois desta vida, os discípulos de Cristo continuam progredindo em grupos familiares. As janelas e espelhos que vem do Templo sugerem a influência do Templo nas eternidades. O Salvador estende sua mão aqueles que estão no mundo espiritual unindo eles as famílias na mortalidade.

A pintura contém 74 figuras. A pintora levou dois anos e meio para terminar este mural.
Fonte: Site da Irmã Marcia Toledo quando ainda estava no ar.

Papéizinhos de Recado!!


Eu adoro essas coisinhas então resolvi compartilhar!

Família



Reverência

Profeta Monson
Menininha




CTR





Fonte: Emmas Place e outros já tinha no meu PC

Indicamos: Idéias dias de atividades (em inglês)

Seguindo links e indicações é possível descobrimos muitos blogs e sites legais com informações da igreja, a maioria em inglês. De qualquer forma, mesmo para quem não fala o idioma, é possível aproveitar idéias, cliparts e, a partir deles, exercitar a criatividade para fazer seus próprios trabalhos para a primária e para o ensino no lar.

Encontrei o link para o blog LDS Activity Ideas no blog da Emma, que indiquei ontem. Além das indicações, nos nossos links sempre tem algum link novo onde vocês poderão procurar coisas que não encontram aqui.

Felizmente, muitas irmãs no Brasil também já estão compartilhando suas idéias na internet e beneficiando muita gente. Essa troca é muito importante, pois mostra que podemos fazer bom uso dos avanços tecnológicos em benefício ao próximo e para nós mesmas.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Arquivos Antigos das Aulas CTR e Valorosos!


Meninas e Meninos

Disponibilizei nas pastas AULA CTR e AULA VALOROROS todas as aulas que fiz para a Primária, se quiserem usar para revisão.

Espero que seja útil para alguém!

Um site para ajudar Todas as Famílias!


Indique para os Pais!!!

Mais um Marcador de Leitura Livro de Mórmon!!


Este é Antigo...

Mãe, nosso bem mais Valioso!!



Poderão usar este cartãozinho para a Lembrancinha do Dia das Mães!!

Etiquetas para CD - Minha Família Eterna

No blog Emma's Place tem etiquetas lindas para colocar no CD com o tema deste ano, entre outras coisinhas fofas. Nós indicamos! Mais legal do que copiar, é linkar!!!

Aniversariantes da semana

Parabéns às aniversariantes da semana:

Estela Lima (Mauá/SP), 22/04
Nilvânia Braga (Colombo/PR), 24/04
Solange Grahl (Porto Alegre/RS), 24/04

Que o Senhor as abençoe e lhes dê muita saúde.
Recebam nosso carinho!!!
Imagem: Foto Search

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Desenhar e Colorir!


Idéias de cartõezinhos Dia das Mães!!




Próximas Aulas!!


Bom Dia!!

Como prometi ontem, estou postando as próximas Aulinhas do CTR e Valorosos!

CTR Aula 15

Valorosos Aula 16

Bjinhos

Flávia

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Minha Primeira Postagem!!

Olá meninas, pra mim é uma Honra participar deste Blog tão especial!!!

Eis minha primeira postagem, recursos para as aulinhas...

Tenho muitas coisas especiais para postar, porém estou com um probleminha pessoal, mas creio que logo estarei pronta para ajudar.


Se você é professor do CTR clique aqui para baixar a aulinha A palavra de Sabedoria.

Se você é professor dos Valorosos clique aqui para baixar a aulinha O Profeta recebe revelação para a Igreja.

Sei que algumas Alas estão uma aula a frente, amanhã estarei postando as próximas aulinhas pois ainda não terminei de preparar!!

Espero ajudar muito cada uma de vocês.

Um grande Beijo
Flávia Lemos

segunda-feira, 20 de abril de 2009

TC de maio: fontes de consulta

Separei vários links para O Amigo com informações úteis para vocês prepararem o tempo de compartilhar de maio:

Posso me arrepender e ser batizado
Um dia seremos batizados
Lembrar
O bom reino do Pai Celestial
Cumprir nosso convênio Batismal + Jornada para o batismo + Limpo Novamente (as três reportagens estão na Liahona especial sobre batismo)
E por falar em batismo, amanhã é meu 17º aniversário de batismo!!!

Marcadores de leitura: Livro de Mórmon

No site de professoras visitantes (em inglês), vocês encontrarão vários modelos de marcadores de leitura das escrituras.

Auxílios - tempo de compartilhar de maio


Vitral feito por Patricia Chiu:
Joseph Smith corta o gelo para o batismo de Joseph L. Heywood
Fonte: Liahona - abril/2007

Ano passado, o tempo de compartilhar de agosto também foi sobre o batismo. No meu blog pessoal, onde eu postava as coisas da primária antes de ter este exclusivo, vocês encontrarão algumas coisas sobre o tema:


Outras sugestões serão encontradas também no Esboço da Primária 2008 (mês de agosto).

Além dessas, vocês tem várias atividades (caça-palavras, colorir, etc) sobre o tema, nos livros de batismo que estão nos arquivos do blog.

Jogo: Alfabeto do Livro de Mórmon

Eu traduzi esta atividade mas, como algumas letras não coincidem com as nossas em português, tive que fazer algumas adaptações. Por exemplo, no original a letra "F" era "finger" (resposta: dedo de Deus). Como em português a resposta à pergunta começava com "D", não com fé, mudei para "Fé" e mudei a pergunta.

O mesmo aconteceu com a letra "B" (burned) , que virou "Q" (queimado). No lugar da letra "B", criei outra pergunta e resposta (Batismo).

A letra "K" ficou em branco, porque no original era Korior, que em português escrevemos com "C". Como não encontrei nada com esta letra (K), ficou em branco.

As letras "U" e "W" também não lembrei de nada em português que pudesse fazer uma pergunta. Se alguém tiver sugestões para essas letras, agradecemos.

Estou dizendo tudo isso para explicar porque eu mudei a tradução. Na verdade usei a maioria das perguntas e respostas do original e adaptei as que não deram certo ao nosso idioma. Caso contrário, não fecharia o jogo.

Como sei que, às vezes, vocês não conseguem salvar em boa resolução, vou colocar o jogo na pasta de atividades em formato word, assim vocês também podem mudar as letras, se quiserem. Se encontrarem algum erro, favor me avisar. Não se acanhem.



Instruções: Corte 25 quadrados ou escreva as letras do alfabeto de um lado. No lado de trás, imprima, ou escreva, a descrição/pergunta e a referência da escritura. Agora, existem 2 maneiras de se jogar:

1) Coloque todos os quadrados num saquinho e peça às crianças que retirem um a um e respondam.

2) Coloque-os na lousa com as letras viradas e peça às crianças que as retirem de lá e respondam.

Cada letra é a primeira letra da resposta à pergunta. As respostas podem ser encontradas nas escrituras de referência. Esta atividade pode ser divertida em um noite familiar. Quem acertar mais letras é o vencedor.

Tempo de Compartilhar - 4º Tópico de abril 2009

Pra quem já deu o 3º tópico, aqui está o último do mês, também disponível no site Sugardoodle.

Novidade!!!

A partir de hoje, deixamos de ser um trio e passamos, oficialmente, a ser um quarteto. A Flavinha foi convidada por nós para fazer parte do Primária SUD Online. Como ela já participa de maneira significativa, tomamos a decisão de convidá-la para redigir ela própria suas postagens e ela nos deu a honra de aceitar. Em breve teremos uma foto dela junto com as nossas. Bem-vinda, amiga e irmã!

Tempo de Compartilhar - 3º Tópico de Abril 2009

O Tempo de Compartilhar deste domingo já está disponível no site Sugardoodle, em português. Clique aqui para acessá-lo.

Oração de uma criança

video

Fonte: créditos no final do vídeo

domingo, 19 de abril de 2009

Tempo de compartilhar - maio/2009

Para as ansiosas, o tempo de compartilhar de maio já no site em inglês. Ainda não vamos traduzir porque no mês de abril todas as idéias foram traduzidas nas publicações oficiais em português. Depois que tivermos as publicações de maio em mãos, se faltar alguma, nós traduziremos.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cartão de leitura: Livro de Mórmon

Por Flávia Lemos

Vou colocar também na pasta "Marcadores de leitura" (ou clique no título)


quarta-feira, 15 de abril de 2009

Jornalzinho de abril enviado!

O jornalzinho de abril foi enviado hoje, por e-mail. Quem estiver inscrito(a) e não recebeu, favor avisar por e-mail. Quem não estiver inscrito(a) e quiser receber, faça a mesma coisa, rs.

Tempo de compartilhar

Mais um Tempo de Compartilhar enviado pela Flavinha. Obrigada!!!

Posso ser reverente

De vez em quando nos pedem placas de sinalização de reverência. Lembrei de um livrinho que saiu na O Amigo de agosto/2008, pág. A8 e A9. Vocês podem fazer um livrinho para cada criança ou recortar os quadradrinhos e ampliar cada um em uma folha única, grande.

Cartazes de hinos

A irmã Cintya Moreira Cesar, nos enviou muuuuuuitos cartazes de hinos com cliparts lindos. Eles estão na pasta "Hinos - cartazes". Alguns só tem a primeira estrofe mas aí cada uma completa como achar melhor. Os cartazes são lindos de viver! Se eu fosse vocês ia correndo baixar! Obrigada Cintya!!!!

Se alguém tiver mais cartazes lindos assim e quiser compartilhar, serão bem-vindos.

Tempo de compartilhar

A Flavinha, minha "irmã" morena, vai acampar com os valorosos no feriado. Gente, eu amei essa idéia, mas não teria essa coragem, pra ser sincera. Isso é mais um motivo para eu admirar minha maninha. Eu queria tanto ser uma mosquinha pra ir neste acampamento. Vou ficar aqui me corroendo de invejinha e curiosidade e deixá-las com o Tempo de Compartilhar que a Flavinha preparou para o acampamento, enquanto aguardo ela voltar com fotos semana que vem.

Querida, obrigada por compartilhar conosco.


Por Flávia Lemos

Quero demonstrar-lhes que nossa vida deverá ser como um grande circulo, viemos da presença do Pai Celestial e devemos nos esforçar para voltarmos pra lá, nossa vida precisa ser digna para isso, então fiz algumas plaquinhas para colocar em cada parte do bambolê que vamos montar durante a atividade até que ele se feche....separei algumas citações sobre família para irmos lendo a medida que formos montando este grande circulo com as plaquinhas coladas.

Eu comprei um bambolê daqueles desmontáveis e por sorte com as cores da primária(vermelho,amarelo e azul) lindo né, rs então falarei um pouco sobre nosso propósito e sobre o tema do mês que é graças a Jesus Cristo poderemos voltar a presença do Pai Celestial, e depois iniciaremos esta brincadeira de montagem do bambolê formando o circulo de nossa vida, no intervalo de cada parte da montagem pretendo fazer perguntas para as crianças para irmos debatendo sobre o assunto, Colocarei também aquela gravura do mundo espiritual e irei separar algumas relacionadas ao assunto.

Quero fazer algo legal que ajude-os a aprender algo importante para a vida deles, e caso haja tempo derei uma folhinha linda que eu fiz lá em casa (acima) para eles escreverem o que poderão fazer para ajudar suas famílias depois que voltarem do acampamento.

No final, entregarei uma listinha de "Como Ajudar a Família" colada em um pirulito para cada criança.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Tempo de Compartilhar - 2º Tópico de abril

Eu ía colocar só o link mas como ele tem falhado às vezes, achei melhor copiar tudo aqui no Blog. Espero que ajude.

Tenho um testemunho de que Jesus Cristo é meu Salvador.

Comece perguntando às crianças 5 a 7 perguntas sobre Jesus Cristo. (Por exemplo, "Onde Jesus nasceu?", "Quais eram os nomes dos pais de Jesus?", etc) . Em seguida, pergunte: "Qual é a diferença entre saber as respostas destas questões e ter um testemunho?" (Você pode conhecer todas as respostas, mas ainda não ter um testemunho. Ganhar um testemunho exige ação).

Compartilhe a história por de trás de "Sou um filho de Deus". Originalmente a letra dizia "Ensinai-me tudo o que eu preciso saber para viver com Ele um dia," mas o Presidente Spencer W. Kimball disse que isso não é suficiente, temos de fazer. (ver a história no último parágrafo). Antes de "conhecer" a verdade, temos que "acreditar". Uma pequena criança perguntou à mãe o que significava a palavra acreditar. A mãe explicou-lhe o melhor que ela podia. Por fim, a criança olhou-a com uma expressão em seu rosto de que havia compreendido e disse: "Oh, eu compreendo, acreditar é ouvir no meu coração!"

O sentimento em seu coração de que o Pai Celestial vive e que Jesus é o Cristo, é chamado testemunho. Você pode ter um testemunho de que o evangelho é verdadeiro e que Pai Celestial e Jesus te amam e querem que você seja feliz
Um testemunho é adquirido pouco a pouco, tal como um edifício é construído tijolo por tijolo. Podemos comparar ganhar um testemunho à construção de um edifício. Por exemplo, poderia colocar um tijolo por ter um testemunho da importância de frequentar a Igreja, mais um tijolo por um testemunho do Livro de Mórmon, e ainda mais um tijolo por um testemunho da oração.

Se quisermos ter um testemunho de Jesus Cristo, o que precisamos fazer? (Orar e pedir para saber isto por si, ler as escrituras, frequentar igreja, etc). Escreva as respostas das crianças no quadro negro e desenhe um retângulo ao redor de cada uma, representando um tijolo (como na foto à direita). Quando temos uma dúvida, e o sincero desejo de saber e de agir de acordo com o que aprendemos – o Pai Celestial irá responder às nossas orações.

CANÇÃO - "Ler, Ponderar e orar" (MC pág. 66)

Utilize duas gravuras para contar a história abaixo. A de uma Redwood, ou uma árvore muito grande e de uma muda de árvore. Como as que se encontram no fim da sugestão.

Elder Marcus B. Nash partilhou o seguinte: "Às vezes os jovens me dizem," Eu realmente não sei se tenho um testemunho. "Eles estão procurando por uma grande e gloriosa experiência como um relâmpago. Eu pergunto-lhes, "Você já viu uma árvore gigante (Redwood)?" É uma magnífica árvore. Elas tem milhares de anos. Elas são gigantescas. Elas são grandes o suficiente para que alguém possa abrir um túnel e atravessá-lo com um carro. Alguns jovens acreditam que o seu testemunho não é um testemunho, se não for como essa árvore gigante.

Por outro lado, quero também perguntar-lhes, "Você já viu uma muda de árvore, bem nova, apenas cinco centímetros de altura?" É uma árvore também. Alguns testemunhos são grandes como uma árvore gigante, alguns são pequenos como uma muda. Mas, grandes ou pequenos, ambos são testemunhos. Se você está se perguntando se tem um testemunho, pergunto-lhe “Vocês acreditam que Joseph Smith foi um profeta? Você ora? Você sente paz quando ora? Você acredita que o Livro de Mórmon é verdadeiro? Você acredita que você tem um Pai no Céu? Você acredita que Jesus Cristo é o Filho de Deus? Se você disser sim a qualquer destas perguntas, então você recebeu um testemunho da verdade. Você tem um testemunho,. basta nutri-lo!

Nossos testemunhos são nutridos e cultivados de maneiras simples. Quando você levantar da cama de manhã, orar de joelhos ao seu Pai no Céu, e escutar. Quando se levantar e enfrentar os desafios do dia e tentar viver o evangelho e ser bom para os outros. Quando o dia terminar, ter outra palavra de oração, expressar o amor ao Pai Celestial, agradecer-lhe, e pedir a sua ajuda.
Entre estas duas orações, despenda tempo a cada dia para ler e pensar sobre as escrituras. Jejuar nos domingos de jejum e frequentar igreja toda semana.

Se você simplesmente viver assim, em pouco tempo o seu testemunho vai crescer, de uma pequena muda para se tornar uma árvore gigantesca. Isto é como um testemunho é nutrido e cresce."



RESUMO - Partilhe o seu testemunho de Jesus Cristo e que Ele nos ama. Ele deseja que cada um
de nós tenhamos o nosso próprio testemunho dele. Desafie as crianças a ganharem ou fortalecerem seu testemunho de Jesus Cristo.

FONTE: Dez 1991 Sharing Time Cultivando um Testemunho

Ensina-me tudo o que devo fazer para viver com Ele um dia.
Quando "Sou um filho de Deus", foi primeiramente escrito lia-se: "Ensinai-me tudo o que eu preciso saber para viver com Ele um dia." No entanto, a irmã Randall mudou as palavras por uma sugestão feita pelo Presidente Kimball.

Vários anos atrás, antes de Spencer W. Kimball se tornar presidente da Igreja, ele estava visitando uma conferência na Califórnia onde as crianças da Primária cantaram esta canção. Mais tarde, ele disse a um membro do conselho geral, "Eu amo esta música das crianças, mas há uma palavra que me incomoda. Será que Irmã Randall se importaria em trocar a palavra saber pela palavra fazer?"

A mudança foi feita, o Presidente Kimball tinha assinalado uma verdade muito importante, que, embora seja importante saber o que é certo, é mais importante fazer o que é certo. Só desta forma poderemos ter a certeza de voltar um dia para o nosso lar celestial e viver para sempre com nosso Pai, o Seu Filho Jesus Cristo, e nossos entes queridos.

Que alegria vem a nós quando entendemos plenamente o significado das palavras "Sou um filho de Deus!"

Fonte: site Sugardoodle