segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Heal the world (Cure o mundo)

Vocês já viram este vídeo? Olha o sentimento com que
ela canta e preste atenção na letra da música! É quase uma súplica.
Alguém tem dúvida se as crianças menores podem cantar?

Tradução

Cure o mundo
Torne-o um lugar melhor
Para você e para mim
E toda a raça humana

Há pessoas morrendo
Se você se importa o suficiente com a vida
Torne-o um lugar melhor
Para você e para mim

Setembro: Obedeço a Jesus Cristo porque O amo

Se não funcionar, clique aqui.


Fonte: desconhecida

TC 1ª e 2ª semanas de setembro: Demonstro amor quando guardo os mandamentos

Tradução enviada por e-mails às inscritas no mailing list do jornalzinho:

Servos obedientes de Deus (The Friend, Maio/1991)
Por Laurel Rohlfing

domingo, 29 de agosto de 2010

TC 1ª e 2ª semanas de setembro: Bênçãos da Obediência

Por Pat Graham
The Friend, maio/1982
The Friend, junho/1982

Eu e o Biel fizemos esta atividade para uma
noite familiar aqui em casa.

Tradução enviada por e-mails às inscritas
no mailing list do jornalzinho.

Vocês também podem imprimir um garoto ou uma garota para cada criança e pedir-lhes que escrevam ou desenhem atrás as formas que eles acham que podem demonstrar obediência.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Nós estamos no Facebook

Passe lá porque rolam uns papinhos e
umas coisinhas que não rolam por aqui!

Primária Sud

Criar seu atalho

Setembro: obediência

Se não abrir, clique aqui.

TC última semana de agosto

Por Helen Klinger

Se não conseguir baixar, clique aqui.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

No ar: The Friend set/2010

A The Friend de setembro já está disponível no site oficial. Saiu uma partitura nova (build an ark) que não saiu na versão em português. Acredito que seja publicada em breve mas não temos como ter certeza.

Compartilhando algumas dicas

Em um dos grupos do Yahoo do qual faço parte foi comentado recentemente sobre dificuldades comuns em toda Primária, independente da cidade ou mesmo país em que vivamos. Hoje compartilho com vocês as sugestões que foram dadas por Kathy Kimball , Amanda, Annie, Lisa Clegg, Tina A Williams, Lori Ficklin e Lynelle Klein no grupo Primary Page

Crianças saindo da sala constantemente e causando problemas em sala
1. Junte as crianças na frente da sala da Primária e diga-lhes gentilmente que a Primária não tem uma porta giratória. Que se eles quiserem beber algo ou ir ao banheiro, devem ir naquele momento, antes de entrar na sala da primária porque não poderão sair depois que começar.
2. Um membro da Presidência poderia ficar no corredor quando as crianças estiverem saindo do Tempo de Compartilhar para as salas e lembrá-las de que este é o momento para beber algo e usar o banheiro.
3. Quando as meninas chegam a uma certa idade elas tentam ir ao banheiro uma após a outra e ficam fora da sala por um longo período conversando. Na primeira vez que este comportamento surgir devemos pará-lo. Tragam-nas de volta para sala.
4. Peça aos pais/professores que levem as crianças ao banheiro/bebedouro antes de levá-los à sala.
5. Retirem os pais de suas aulas para que levem seus filhos ao banheiro, não importando a idade da criança. É preciso fazer isso apenas uma ou duas vezes e os pais passam a se incomodar com isso e a lembrar os filhos de irem ao banheiro ANTES da aula. Se a criança estiver fazendo isso apenas porque está entediado, os pais podem lidar com a situação e ver o que ele querem.
6. Se ainda assim o problema persistir, institua um passe para banheiro e para o bebedouro. As crianças não podem sair sem o passe, o que garante que saia da sala apenas uma criança por vez.
7. Peça aos professores que busquem a ajuda dos pais antes de nós. Elas podem levar a criança até os pais ou convidar o pai a se sentar com a criança na sala da primária. Os pais são os responsáveis pelo comportamento da criança na Primária. Se eu sei que tenho que sentar em uma classe da Primária com meu filhos por causa de problemas de comportamento, isso não acontecerá uma segunda vez. Conversem com seu Bispo a respeito disso. Durante um 5º domingo, quando o Sacerdócio e a Sociedade de Socorro estiverem reunidos ele poderia mencionar que a Primária tem uma nova política e se uma criança não se comporta, o pai será convidado a se sentar na sala da Primária.
8. Tenha avisos de portas. Se uma professora precisar de ajuda, ela o colocará na maçaneta do lado de fora da sala e então um membro da Presidência intervém. Dessa maneira não interrompemos a aula entrando para verificar como as coisas estão indo.
9. Como Presidência, revezem-se sentando perto das crianças que causam problemas com frequência. Se persistir, chame os pais.
10. Fale em particular com a criança que causa problemas. Faça-o sentir-se importante chamando-o como ajudante. Algumas crianças apenas precisam/querem atenção. Fiquem atentas a estas crianças e verbalmente deixem que elas saibam que as amamos.
11. Talvez seja o caso dos professores mudarem sua maneira de dar aula.


Professores que faltam
1. Tenham uma substituta (ou mais de uma) permanente ou dê aos professores uma lista de substitutos, aprovados pelo Bispo. Peça aos professores que avisem antecipadamente sobre quem vai substituí-los no dia em que faltarem.
2. Tenho duas professoras para cada classe.
3. As Conselheiras devem se preparar para ensinar a cada domingo caso a professor falte. Quando muitas professoras faltarem, reúna as classes.
4. Faça um encontro com todos os professores para que se conheçam e falem sobre as metas que a Presidência estabeleceu aquele ano para a Primária. Deixem claro o que esperam deles e mostrem ao Bispo o seu plano de ação.
Além disso, alguém já perguntou aos professores o que eles esperam da Presidência?
5. Envie e-mails ou mensagens pelo celular para todos os líderes, professores, líder de berçário, regente etc. para verificar se estão prontos para o domingo e se será necessário alguma substituição ou se precisam de ajuda com algo.


Crianças que não preparam os discursos
1. A secretária e/ou a conselheira poderia ligar durante a semana para os pais para lembrá-los dos discursos e de que ele será guardado para o programa da Primária. Se ela não liga e a criança esquece, façam ajustes.
2. Tenha um baú do tesouro a cada semana com as designações da semana seguinte. As crianças gostam quando seu nome é sorteado do baú. Os professores também poderiam lembrar os pais durante a semana sobre a designação.
3. Quanto ao jornalzinho, inclua um calendário com os aniversariantes do mês e outros avisos necessários para os pais. Por exemplo, um lembrete de que as crianças devem trazer as escrituras aos domingos, a data da apresentação na sacramental e datas dos ensaios. Os professores poderiam entregar os jornais para os pais quando eles vierem pegar seus filhos na sala.
4. Quando mesmo avisando a criança não traz o discurso, simplesmente pule esta parte e use o tempo para cantar ainda mais. 

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Parabéns!!!

Hoje, aniversário da Primária, queremos aproveitar para parabenizar todas as irmãs que servem na primária. Embora eu não sirva atualmente na primária, já servi em vários chamados: secretária, professora dos valorosos (quando ainda eram luzeiros, rs), professora do berçário, líder do berçário, presidente da primária da ala e presidente da primária da estaca. Bem, praticamente todos os meus chamados foram na primária e posso dizer que aprendi muito com cada um deles.

Há quase 2 anos, deixei esta organização maravilhosa para aprender coisas novas em outras organizações. Foi meio difícil sair mas, ao mesmo tempo, tive a sensação de dever cumprido. Não vou dizer que aprendi tudo sobre a primária pois isso seria, como diz uma ex-conselheira que tive, uma inverdade. Entretanto, posso dizer que naquele momento em que fui desobrigada era o momento de deixar que novas irmãs fossem abençoadas nesta organização tão querida por todas nós. Não adianta querer se prender somente ao chamado que nos sentimos confortáveis por já termos algum conhecimento. Se ficarmos "presas", seremos impedidas de aprender e crescer em outros chamados. E posso dizer que nestes quase dois anos longe da primária, estou aprendendo muito e me sinto muito feliz por poder ajudar o reino do Pai Celestial de várias formas. O principal é servir e, ao sair da primária, acabei adquirindo novos talentos pois lá eu já tinha desenvolvido os talentos que o Senhor requereu de mim em todos os anos que nela servi.

Sou muito grata à organização da primária, às crianças, às líderes, às mães e, principalmente, ao Pai Celestial por ter me chamado para estar por tantos anos entre aqueles que são os melhores nesta Terra. Não é fácil servir na primária. Confesso que já cheguei até ao ponto de querer desistir. Quem serve ou já serviu na primária sabe o que isso significa. Mas, as bênçãos superam quaisquer dificuldades e, no fim, quando saímos...lamentamos.Como eu sempre digo, a gente sai da primária mas a primária nunca sai de nós.

Sei que já falei muito mas não posso deixar de agradecer a todas vocês que nos ajudam a manter o blog com seus talentos, seu apoio e amor. Vocês não imaginam como somos abençoadas por vocês! Às lideres, professoras, auxiliares, mães e crianças da primária, deixamos nosso agradecimento e os parabéns por todo o ESFORÇO (maiúsculo mesmo porque é grande) e empenho que vocês dedicam à primária. Nós sabemos o quanto vocês são importantes e o quanto vão além do que acreditavam ser capazes. Não é fácil! E o Senhor também sabe disso.

PARABÉNS PRIMÁRIA!!!!!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Errata: TC 4ª semana de agosto

Atenção meninas, a Rebecca acabou de nos avisar que o TC que postamos como sendo do próximo domingo é, na verdade, da 3ª semana. Como não servimos mais na primária, a gente confere o conteúdo antes de postar mas eu não conferi o calendário, desculpem.

Vou procurar alguma coisa para este domingo e, se achar, eu coloco para vocês.

Primária 132: logos ao longo da história

Novamente, mais curiosidade sobre a primária: vejam os logos da primária ao longo da história.

Primária 132 anos: A Primária ontem e hoje

Na revista "O Amigo" (ago/2003, p. 14-15) tem uma matéria bem legal sobre a história da primária. Vale a pena ler, saber e usar.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cartazes Temas Mensais e Escrituras 2011!!

Olá Meninas(os) Preparei cartazes simples com o Tema e a Escritura do Mês se alguém quiser se adiantar e já imprimir estão disponíveis!!

TC 4ª semana de agosto

Por Helen Klinger

Se não funcionar, tente aqui.



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Primária 132 anos

Um pouco de história em comemoração ao 132º aniversário
da primária que se aproxima.

Capela onde foi realizada a primeira reunião da Primária

Presidentes da Primária:
Aurelia Spencer Rogers - fundadora
Eliza R. Snow - 1878 -- 1889
Louie B. Felt, 1880--1925
May Anderson, 1925--1939
May Green Hinckley, 1940--1943
Adele Cannon Howells, 1943--1951
LaVern Watts Parmley, 1951--1974
Naomi Maxfield Shumway, 1974--1980
Dwan Jacobsen Young, 1980--1988
Michaelene Packer Grassli, 1988--1994
Patricia Peterson Pinegar, 1994--1999
Coleen Kent Menlove, 1999--2005
Cheryl Clark Lant, 2005--2010
Rosemary Mix Wixom, 2010...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sites legais

Hoje temos mais 2 indicações. A primeira tenho certeza que ainda não indiquei: Book of Mormon for Toddlers e a segunda, não tenho certeza se já indiquei aqui mas sei que linkei no nosso facebook, é o Scriptures 4 kids. Ambos são muito legais e tem materiais gratuitos para download e, também, materiais pagos. Esperamos que sejam úteis.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ilustrações das escrituras

Olhem que recurso maravilhoso para ensinar crianças sobre as escrituras!!! Eu achei por acaso e adorei. As ilustrações podem ser usadas para aula, noite familiar, tempo de compartilhar, etc. Ainda não vi todas mas gostei das que vi.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Anúncio: Festival de Talentos

Estaca: SP Ipiranga
Tema: Sustentabilidade
Organização: Primária
Data: 28/08/2010 (sábado)
Horário: 16h
Endereço: Avenida Dom Pedro I, 1204 próximo ao Museu do Ipiranga - São Paulo/SP

As Placas do Livro de Mórmon

Traduzimos a peça das Placas do Livro de Mórmon que, originalmente, foi criada para o seminário. Entretanto, acho que vocês podem gostar e, como também temos moças que nos visitam, achei que valia à pena postar.

Como esta atividade não é do site oficial da igreja, estamos postando diretamente nos arquivos do blog ao invés de enviar por e-mail. Além disso, o jornalzinho de agosto já foi enviado, então fiz uma edição extra.

Vejam como estamos em sintonia...o site que a Flavinha indicou sobre personagens foi super útil e usei um mapa de lá para complementar esta atividade. Espero que gostem.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ensinando os Raios de Sol!!







Como agora temos a classe dos Raios de Sol, podemos ensinar músicas a eles de uma forma diferente e simples assim quando chegarem ao CTR já estarão craques. Achei lindo o cartaz que encontrei no Primary Singing Ideas e resolvi fazer um igual...não trabalho mais na primária mas adoro essas coisinhas fofas!!

Este cartaz ensina o Hino - "Fé"
Fé é saber que o Sol trará um novo amanhecer..
Fé é saber que Deus ouvirá as preces que eu fizer...
Como a semente a Fé plantada irá crescer....
Fé é a paz em meu coração, quando bom procuro ser.

Se quiserem fazer um para seus pequeninos podem baixar os recursos aqui.

TC 3ª semana de agosto: Jesus Cristo tem poder sobre a morte

Enviado por Helen Klinger

Estamos testando o google docs para postar os documentos. Aqui deu certo. Se não conseguirem baixar, por favor, tentem aqui ou avisem nos comentários.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

sábado, 7 de agosto de 2010

Gosta de ver os personagens??

Para as criancas as histórias ficam mais divertidas quando conseguem ver os personagens e eu, particularmente, também gosto de ver seus rostinhos, tem um site muito legal com as gravuras dos personagens do Livro de Mórmon...deem uma espiadinha. Sei que irão amar!!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Atividade Fé em Deus!!

Esse cartao pode ser entregue como lembrancinha no final da atividade.
Bom meninas(os) esta foi minha ultima semana de licenca entao como fazia tempo que nao abria meus e-mail`s do grupo do yahoo que participo resolvi fazer uma faxina e dar uma olhada no que tinha de interessante por la encontrei muitas coisas legais que ainda estou organizando para postar para voces!!
Pra comecar,vamos la encontrei esta atividade que achei super legal, pode ser que voces ja conhecam, mas pra quem ainda nao conhece pode ser interessante.

Área Cultivar talentos
Meta: Relacione cinco coisas que pode fazer para ajudar nas tarefas de casa. Converse a respeito da importância de obedecer e honrar seus pais e aprender como trabalhar.
Escritura: D&C 88:119
Introdução: Pergunte às crianças como elas se sentem quando vêem a casa limpa e arrumada. Mostre a gravura de um templo. Peça que descrevam a aparência do templo e ao redor dele. Discuta por que os templos são tão limpos e bonitos. Peça para uma criança ler D&C 132:8. Depois faça as seguintes perguntas:
1. Por que o Pai Celestial exige que Sua casa seja uma casa de ordem?
2. Como podemos manter a limpeza e a organização em Sua casa?
3. Como vocês acham que estas instruções do Pai Celestial podem ser aplicadas tanto nos templos como em nosso lar?
Peça que diferentes crianças leiam Moisés 3:15, D&C 90:18, D&C 42:41. Debata o que estas escrituras nos ensinam sobre a limpeza e a organização em nosso lar. Peça que imaginem como seria o céu sem leis. Explique que a organização é essencial no céu.
Conte a História: “A casa feliz” se desejar utilize as figuras abaixo de acordo com os numeros a medida que for contando a historia para ilustrar, com certeza ficara mais divertido.






Atividade: Pergunte às crianças quais são algumas das responsabilidades que elas tem de cumprir no lar, obedecendo aos pais e sendo prestativos e bondosos com os membros de sua família. Diga que irão participar de um joguinho que os ajudará a lembrar-se de algumas coisas que foram discutidas. Peça às crianças que se sentem em um círculo. Mostre a gravura de uma família e diga “Como membro de minha família, tenho responsabilidades importantes. Para ter uma família feliz, posso ajudar a lavar a louça”. Passe a gravura para uma criança e peça-lhe que repita tudo o que você disse, acrescentando algo que ela pode fazer, e depois peça que passe a gravura para outra criança. Cada criança continua a repetir o que foi dito, acrescentando alguma coisa que pode fazer. Deixe que as crianças continuem até que alguém se esqueça de algumas palavras. Depois, comece novamente o jogo com outra criança.
Encerramento: Peça às crianças que imaginem se Jesus Cristo fosse visitá-las amanhã. O que fariam para deixar a casa mais agradável? Devemos deixá-la tão limpa e organizada que Ele gostaria de ali morar. Às vezes, fazer as tarefas de casa pode parecer chato e difícil, mas tudo se torna mais fácil e divertido se todos fizerem a sua parte, ajudando a tornar o lar um pedacinho do céu.
No final entregue um cartaozinho para cada crianca para que se lembrem de manter sua casa limpa e organizada assim como e o templo!!

Dicas de Lembrancinha!!













Recebi um arquivo das mocas de um grupo que participo e achei que poderiamos usar na primaria tambem pra espantar esse frio de SP, rsrsr(brincadeirinha) e um sol que pode ser usado como um mimo ou lembranca de alguma aula ou tempo de compartilhar!!

As fotos sao os que eu imprimi e escrevi a minha mensagem, mas se quiser colocar a sua mensagem ou imprimir igual a minha clique aqui e baixe o arquivo em ppt.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sabem o que me desmotiva?

PLÁGIO!

Como fazer buscas no blog

Meninas(os), temos uma ferramenta de busca do google no blog no menu ao lado das postagens. Vocês podem procurar por assunto e será mostrado tudo o que foi postado com a palavra-chave que vocês procuram.

Outra maneira de procurar, um pouco mais difícil e menos eficiente, é olhar as postagens antigas clicando em "postagens mais antigas" no final da página inicial.

Eu não gosto muito dos marcadores de postagem porque acho que ocupam muito espaço e prejudicam um pouco a estética do blog desnecessariamente. Então, acho que as opções acima são as melhores.

Informe

Meninas, a partir de agora postaremos as dicas e idéias para o tempo de compartilhar somente com alguns dias de antecedência. Acontece que quando postamos com muita antecedência, às vezes, algumas irmãs não olham as postagens anteriores e acabam nos solicitando o que já foi postado. Entendemos que quanto maior a antecedência melhor é a preparação mas, desta forma, evitamos trabalho repetido.

Outra coisa, estamos com um problema de espaço para armazenar arquivos no 4shared pois já utilizamos todo o espaço gratuito disponível, por isso ultimamente não postamos materiais enviados em arquivos. Como não temos interesse e disponibilidade de pagar ($$$) para aumentar o espaço, estamos pensando e trabalhando em novas alternativas para os arquivos e, em breve, daremos uma solução.

Com relação ao jornalzinho, estou com problemas de tempo para fazê-lo mas não me esqueci. Assim que for possível (que não sei quando será), darei continuidade ao mesmo.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Reparando uma grande falha!!


Minhas queridas, hj 4 meses depois limpando minha caixa de e-mail`s vi que cometi uma grande falha, a Si postou a noticia do nascimento do meu filho, eu recebi recadinhos carinhosos mas nao agradeci, me perdoem por favor, tanta coisa aconteceu e eu passei despercebida nisso, obrigada a todas pelo carinho e pelas oracoes durante o tempo que ele ficou no Hospital, hj ele esta super bem e eu muito feliz com ele ao meu lado, com ja disse anteriormente espero que esse Blog sobreviva para que meu filho receba as bencaos dele!!


Desculpem mais uma vez e obrigada por voces existirem!!

Sei que as escrituras são verdadeiras

Sei que está longe mas, para não correr o risco de esquecer depois, vou falar agora. Bem, a Dani já revelou o tema da primária de 2011 e, para ajudar, quero indicar o esboço de 1998, que foi o mesmo tema, para vocês guardarem caso queiram complementar alguma atividade em 2011.

Apesar dos esboços atuais serem bem mais completos e modernos em termos didáticos, os princípios ensinados são os mesmos pois, afinal, o evangelho é único e verdadeiro. Então vamos ao esboço de 1998...sei que as escrituras são verdadeiras.

Atividade TC 2ª semana: perguntas sobre os 10 leprosos


Use após contar sobre a cura dos leprosos (A Amigo, jun/02, p. 6-11 ou estude em Lucas 17:12-19):

1. Quantos leprosos agradeceram o Salvador?
2. Qual o nome da doença que causa grandes feridas pelo corpo?
3. O que o leproso grato disse ao Salvador?
4. Qual o nome da cidade para onde Jesus estava indo?
5. Quantos leprosos foram curados?
6. Qual o nome do livro do Novo Testamento que conta a história dos dez leprosos?

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TC 2ª semana de agosto: Jesus Cristo pode curar os doentes


Dicas para ajudar na preparação do Tempo de Compartilhar do próximo domingo:

Para colorir: Fé em Jesus Cristo (O Amigo, Junho/2005, p. A12)
Jesus Cristo cura um cego (The Friend, Outubro/1999)
Jesus Cristo tem o poder de curar (Primária 2, lição 16)
Jesus Cristo cura os doentes e abençoa as criancinhas (Primária 4, lição 35)
Jesus Cristo realizou milagres (Primária 7, lição 16)
Os dez leprosos (O Amigo, Abril/2003, p. 6-7)

Aniversário da primária

Por falar em aniversário da primária...o que vocês estão planejando de atividade? Dividam conosco, por favor.

Música na primária - um pouco de história

Em abril, a Irmã Patrícia Cavalcanti (Estaca Kalilândia, de Feira de Santana/BA) nos pediu materiais e informações sobre a história da primária para fazer uma atividade e eu enviei algumas coisas que tínhamos. No último final de semana encontrei uma atividade bem legal que inclue um pouco de história de quatro hinos e, como estamos no mês de aniversário da primária, achei que poderia interessá-las.

ATENÇÃO: Esta publicação foi removida por motivo de plágio!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

The Friend - Agosto/2010

Quem quiser ver a revista em inglês, que é mais completa do que em português, basta acessá-la no site oficial.

Dia dos Pais!!

Encontrei um cartaozinho do dia dos pais se alguem ainda precisar!!
Fonte:http://blogdacrisgalvao.blogspot.com

Hino "As portas da capela"

Nossa amiga Cristina Krueger nos enviou os cartazes para este hino (que não está no hinário da Primária).
Obrigada, Cris!



O cartaz foi feito pela Irmã Roberta, do blog Eu amo a primária