quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Um blog de milagres

Recebemos de uma irmã que pediu para mantermos os nomes e o local anônimos. O título da postagem é o título da mensagem dela própria.

"Nós entregamos o caderno das noites familiares para cada família da ala e entregamos também para as famílias que não estavam presentes no dia, até levei na casa de algumas depois, mas uma família não estava vindo à Igreja já há alguns meses por motivos que eu desconhecia, não sei por que, não entreguei e nem fui levar pra eles o livrinho com o CD dos hinos.

Ao sair para fazer visitas de professora visitante com a minha companheira (conselheira da Sociedade de Socorro), ela me lembrou que deveríamos levar o livrinho das noites familiares para aquele jovem casal que tem dois filhos pequenos na primária e não me senti muito animada mas, da outra vez que saímos para fazer nossas visitas, decidi levar um exemplar e entregar àquela irmã e assim fizemos.

Depois de algumas semanas aquela família estava na Igreja, o jovem pai me encontrou no corredor e me cumprimentou, mas fez questão de apertar minha mão. Ao final da primária a mãe veio até a porta e perguntou se poderia me dar um abraço, me abraçou apertado e disse ao meu ouvido: 'obrigada, irmã, por ter lembrado de mim e da minha família. Nós estamos fazendo as noites familiares e este é motivo por estarmos aqui hoje e viremos agora todos os domingos'.

Isso já faz uns meses e me sinto muito feliz em vê-los todos os domingos na Igreja. Aquela irmã sempre me abraça e me beija quando me encontra nos corredores. Como evangelho do Senhor é maravilhoso! Sei que este trabalho que vocês fazem é um trabalho de amor e aprovado pelo Pai Celestial. Pude ver nos olhos dessa irmã a gratidão por um material tão especial que ela nem sabe quem preparou, quantas horas gastou...

Por isso quero que todas as irmãs que trabalham arduamente para manter um blog atualizado e para todas que dedicam seu tempo e talentos, que enviam materiais tão especiais, saibam que seu trabalho não é em vão. Ele ajuda a modificar vidas e a edificar lares que talvez estivessem desfeitos. Um grande beijo com o meu agradecimento e o meu amor a todas vocês."

Só para esclarecer o material que a irmã se refere não foi feito por nós, só foi postado. Ele foi enviado por uma de nossas leitoras/colaboradoras.

Estou viva!

Oi meninas(os)! Desculpem meu sumiço. Passei para dizer que não morri (e nem pretendo fazê-lo tão cedo, rs) mas eu ando mais ocupada do que o habitual e não está sobrando tempo para servi-las. Eu não desisti de blogar, ok!? Sei que vocês também são super ocupadas e, portanto, vão entender meu sumiço. Para vocês terem uma idéia, faz 3 semanas que não consigo levar meu filho aos ensaios da sacramental porque estou trabalhando das 7h30 às 19h-19h30 e quando chego em casa já são 21h. A coisa tá feia mas acredito que semana que vem melhore.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dia das crianças - sugestões para os pais

Nossa amiga Fabi Bezerra, do grupo  mulheres_sud_online, nos deu permissão para postar uma mensagem referente ao Dia das Crianças que a Presidência da Primária da Ala Caiuá vai colocar no jornalzinho e depois distribuir para os pais. Obrigada, Fabi!

"Queridos Pais.
Dia 12 de outubro é feriado. Dia da Criança. Aproveite esse dia para brincar com seus filhos, pois afinal é dia deles! Eis algumas sugestões:
- Pic-nic no parque, com toalha estendida na grama!
- Passeio de bicicleta juntos;
- Momento de brincar: amarelinha, boneca, futebol, vivo ou morto, dança da cadeira, cantigas de roda, pular corda, etc;
-  Façam todas as refeições deste dia juntos. Aproveite esse momento para conversar com seu filho e ficar sabendo o que acontece na vida dele;
- Reserve um momento para orar individualmente com cada filho;
-  Conte histórias ou cante uma canção para ele na hora de dormir;
-  Leia as escrituras com seu filho. Ajude-o, se for da classe dos valorosos, a fazer uma meta do livro Fé em Deus;
- Ouça o que seu filho tem a dizer, dê uma atenção especial para ele;
- Observe as coisas boas que ele estará fazendo durante o dia e elogie-o;
- Demonstre amor pelo seu filho. Diga que você o ama, abrace e beije. Mesmo se já estiver grande, pegue no colo um pouquinho. Temos certeza que eles vão gostar!

Existem muitas coisas que vocês podem fazer juntos neste feriado. Essas dicas são simples, mas podem ser inesquecíveis na vida de seus filhos e tornar o Dia das Crianças mais Feliz!
Bom Feriado.
Com Amor,
Presidência da Primária da Ala Caiuá."

domingo, 26 de setembro de 2010

Dica para os hinos na sacramental


A irmã Sacha , líder de música da primária da estaca Casa Amarela, deu algumas dicas para usar com as crianças na sacramental da primária.

Confira:

  • 1° estrofe- só meninas , 2° estrofe - só meninos, Refrão cantado pelos dois (Como no hino "Faze-me, ó Pai, perdoar")
  • 1° estrofe começando com uma criança que tem uma boa voz, 2° estrofe com todas as crianças. Refrão pelos dois.
  • Após cantar o hino todo, pode-se repetir novamente a última parte/frase cantada.
(Como no hino "Fé". repetir a frase "Fé é a força que cresce em mim, vencendo todo o mal.")
  • Alternar o volume: Hinos mais animados, geralmente são cantados mais fortes. Hinos mais suaves podem ser cantados mais baixos e doces.
  • O refrão deve ser mais acentuado que as estrofes comuns dos hinos. Um final mais suave convida o espírito a permanecer. (como no hino "O Espírito Santo". pode terminar sussurrando "que ama todos nós" e "o certo vou fazer")
  • Entregar um caderninho com as letras dos hinos e um cd com os hinos a decorar para que possam ensaiar em casa.
Dicas para a regente:

  • Fazer exercícios de relaxamento ou alongamento. (Para você também!!rsrsrss)(Pode fazer coisas simples como pedir para levantarem, esticar os braços, mover o pescoço.), ajuda a prender a atenção das crianças.
  • A regente pode abrir e acelerar os braços nas partes mais fortes. (ex refrão). a regente pode fechar e desacelerar os braços nas partes mais lentas. (um hino reverente.)
  • Ensaiar a regencia com a mesma pessoa e ensiná-los a seguir sua mão no final do hino. Nada de trocar de líder de música perto da sacramental da primária. nada de ensaiar com uma pessoa e trocar no dia da apresentação. A regente é a segurança do hino.
  • É primordial saber os hinos mas isso só não basta, a regente precisa ensaiar a regencia e os gestos ANTES de ensinar. Isso dará confiança a você mesma e passará confiança para as crianças.
  • Durante o ensaio ter domínio e aproximar-se de cada criança. Isso incentiva-as a cantar mais alto,
  • Se houver alguma crianças que está desafinando (Uma voz muito grave) pedir delicadamente para cantar mais baixinho.
Lembrar às Crianças:

  • Postura (Coluna reta)
  • Não tomar água gelada
  • Não comer chocolates e doces (Incluindo bombons e pastilhas) antes da apresentação.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Crianças e religião

Ontem foi publicado no blog Mamíferas um texto que escrevi sobre o assunto. Quem quiser conferir e comentar é só clicar aqui. O texto é bem diferente dos que escrevo aqui porque aqui escrevo, basicamente, para SUDs e lá escrevi para o mundo sobre minha experiência pessoal. Espero que gostem.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tempo de Compartilhar - 4º Tópico de Setembro

Sugestão enviada por Helen Klinger

Obedeço a Jesus Cristo por que O amo
Semana 4: Meu amor por Jesus Cristo aumenta quando estudo as escrituras


1. Ensine às crianças que, quanto mais conhecemos alguém, mais temos capacidade de admirar e amar esta pessoa. É por isso que o estudo das escrituras nos ajuda a aumentar nosso amor por Jesus já que passamos a conhecê-Lo assim como seus ensinamentos.
Coloque uma gravura de Cristo no centro da lousa. Prepare corações de papel e peça a cada criança que escreva algum ensinamento deixado pelo Salvador através das escrituras. Cada criança deve ir à frente, falar o que escreveu e anexar seu coração na lousa em torno da figura.
2. Leve um exemplar de cada livro de escrituras: Velho Testamento, Novo Testamento, D&C e Livro de Mórmon. Providencie gravuras representativas das histórias mais conhecidas das escrituras. Deixe as gravuras voltadas para baixo e permita que uma crianças por vez escolha uma gravura e diga em qual dos livros a história se encontra. Desafie as crianças a conhecerem e compartilhar as histórias das escrituras com suas famílias.

3. Escreva em tiras de papel pedaços do versículo 3 do capítulo 32 de 2 Nefi:
. Banqueteai-vos
. com as palavras
. de Cristo
. pois eis que
. as palavras
. de Cristo
. vos dirão
. todas as coisas
. que deveis fazer

Misture as tiras e peça às crianças que montem a escritura corretamente. Ajude-as a marcarem esta passagem no seu Livro de Mórmon.
4. Mostre uma fotografia do Presidente Spencer Kimball e conte a história ´Spencer e a Leitura da Bíblia´ para incentivar as crianças a lerem as escrituras diariamente. Desafie os valorososo a colocarem isso como uma meta do program Fé em Deus.
5. Utilize a história ´As Escrituras de Roberto´ para debater com a crianças como a leitura das escrituras nos aproxima do Salvador fazendo-nos viver padrões elevados de conduta.
6. Veja as idéias e dicas do livreto contendo o Esboço para o Tempo de Compatilhar 2010.

Spencer Kimball e a leitura da Bíblia
Spencer Kimball foi profeta da Igreja há alguns anos atrás. Quando ele tinha 14 anos, foi a uma conferência de sua estaca. Susa Gates, irmã do profeta Brigham Young, fez um discurso. Ela perguntou à congregação:
- Quanto de vocês já leram a Bíblia?
Spencer olhou em volta: havia cerca de 1000 pessoas no salão mas apenas 5 ou 6 levantaram a mão.
Ele pensou: ´Sempre leio os quadrinhos do jornal e já li muitos outros livros, mas nunca li a Bíblia Sagrada. Por quê?´
Quando saiu da reunião, Spencer foi para casa com a firme determinação de começar a ler a Bíblia.
Chegando em casa, encontrou a Bíblia da família, subiu até o sótão em construção onde ele dormia, acendeu a luz e abriu o livro no primeiro capítulo de Gênesis. Leu todas as noites, mesmo quando não entendia o que estava lendo. Ele tinha certeza de que deveria continuar e que valeria a pena todo seu esforço. Pelo menos teria uma idéia do que a Bíblia contém.
Um ano depois, ele fechou o livro tendo-o lido de capa a capa. Ele não só aprendeu mais sobre a Bíblia mas também aprendeu que podia estabelecer a meta de ler as escrituras diariamente.

As Escrituras de Roberto
Paulo desceu correndo as escadas porque estavam atrasados para ir à Igreja. Pegou as escrituras que estavam na estante e saiu.. A caminho da capela, começou a folhear a Bíblia a fim de encontrar sua escritura favorita sobre batismo. Queria lê-la na abertura da Primária. Ficou surpreso ao ver que o versículo já estava sublinhado em vermelho e que havia uma data escrita ao lado. Perguntou à mãe o que havia acontecido naquele dia.
- Hum, pensou ela, deve ter sido o batismo de seu irmão Roberto.
Roberto era o irmão mais velho de Paulo e havia casado há pouco tempo.
No primeira página da Bíblia, Paulo viu o nome de Roberto escrito com letra de criança. ´Acho que Roberto costumava levar estes escrituras à Primária quando era menino´, pensou ele.
Paulo carregou as escrituras do irmão com alegria.
Na aula dos Valorosos, quando a professora pediu que lessem uma passagem de D& C, Paulo descobriu um velho marcador de livros na página indicada e que seu irmão havia escrito ao lado da página ´Todo rapaz deve servir como missionário´. Roberto havia feito missão no México e desde garoto economizara dinheiro para isso. Muitas outras páginas estavam marcadas e tinham anotações importantes. Paulo sabia que seu irmão tinha grande amor pelo Salvador, sempre fora um bom rapaz e se casara no Templo.
Ao chegar em casa, escreveu uma cartinha para Roberto:
´Obrigada por me emprestar suas escrituras hoje. Vou fazer os mesmo com as minhas escrituras: estudar e marcar todas as coisas importantes e as coisas que eu quero fazer quando for mais velho: servir como missionário e me casar no Templo. Obrigado por ser um ótimo exemplo para mim.´

Dinheiro, Orçamento, finanças

Com, a proximidade de atividades da estaca, sacramental da primária, fim do ano ..... todas nos deparamos com o seguinte dilema: como pedir o dinheiro para o bispo???




Algumas possuem aquele jeito especial de fazer tudo caber dentro do orçamento, outras aquele jeito de fazer a primaria ser mais importante do que todas as organizações (em muitas alas, é mesmo, envolve todas as famílias ¬¬) mas para mortais e alas que não dispoem de tantos recursos financeiros:


1° deixar o bispo bem feliz!! Sabe aquele cartaz super legal de corações "Eu amo o bispo" feito pelas crianças?? pois é uma ótima idéia para preceder a discussao sobre a atividade! rsrsrs



2°Uma outra idéia que costuma dar certo é incentivar a ORM e o Quórum de Elderes a fazer atividades sem custo!!! ¬¬


brincadeiras a parte, o que com certeza é primordial é a organização das finanças da primária. A presidente precisa dar conta das notas fiscais, precisa saber o que foi gasto com o que foi gasto, no mes passado, nesse mes, no ano todo. Precisa do orçamento com ANTECEDENCIA. O que nem sempre é fácil pois os dias de atividades ficam por conta de uma conselheira, ou quem saiu pra comprar foi fulana, tem os lanches das atividades mais enfeites da primaria, lembrancinhas enfim.. Uma primaria desorganizada não é uma organização, é uma desorganização.Pode ter todo dinheiro do mundo e ainda não conseguir alcançar os objetivos.


Planejar no início do ano é o ideal para grandes atividades como as trimestrais com toda a primária. Eventualidades acontecem como a atividade da estaca que atrasa e fica no orçamento do mês seguinte, e geralmente param-se os dias de atividades só para ensaiar.


Bem, o que eu gosto de lembrar sempre sobre o dinheiro é que é o dinheiro do dízimo. É o dinheiro do trabalho dos membros da ala, não é para ser gastado de qualquer maneira ou com leviandade. Aprendi que numa atividade a menor parte vem do dinheiro da igreja pois a maior parte é serviço nosso. Se pudermos andar 1 km para economizar 10 centavos andaremos. (Eu já paguei 10 centavos de dízimo quando era da primária ¬¬).


No fim do mês o bispo sempre fica assim:

Obrigada pelas Boas Vindas!!!

numa palavra foi CALOROSA! me senti muito querida, obrigada!! Recebi até um abraço da Fabíola da minha estaca e leitora do blog!!

Espero poder contribuir com idéias e comentários sobre a nossa primária tão querida e amada. Estou servindo na primária como presidente faz 1 ano, acho que estou começando a pegar o jeito das coisas!

Desde que conheci o blog da Primária sud online a 2 anos, bato ponto aqui toda semana! até 3 ou 4 vezes eehehee buscando dicas, idéias.. tem de tudo!! Fantástico! Amo essas mulheres especiais, amo a primária, amo todas que servem na primária, temos as maiores bençãos!! (depois do bispo, é claro.)

Grandes bjus a todas

TC 4ª semana de setembro: Meu amor por Jesus Cristo aumenta quando estudo as escrituras

1. Veja idéia de atividade postada no blog em setembro/2009.
2. Amo as escrituras (Olhai para vossas Criancinhas, Aula 23)

sábado, 18 de setembro de 2010

Grafico de Leitura Livro de Mormon!!


A Michele C.Paiva compartilhou conosco uma idéia do marido dela, é um acompanhamento da leitura do Livro de Mórmon que tem o tamanho certo para colar na capa ou contra-capa do livro, achei muito bacana!
Obrigada Michele!!

Etiqueta para o CD 2011!!

Ola meninas(os) no Blog da Didi encontrei a etiqueta para o CD 2011 e adaptei para nos, ou se quiserem baixar em branco clique aqui!!

Obrigada Didi.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Reverência na Primária

Idéia postada no Sugar Doodle, ontem, por Marla Crestani, de Sandy, Utah.

Marla disse:
"Há um artigo MARAVILHOSO na Ensign chamado 'dar às crianças a chance de servir'. Então decidimos tentar. Designamos 7 valorosos para 7 crianças mais jovens e enérgicas. Foi divertido observar as crianças mais velhas seguir as mais jovens até seus assentos e sentarem-se ao lado delas. Elas as mantiveram quietas durante toda a Primária. As professoras gostaram e nossa Primária estava muito reverente. Pedimos a um valoroso que é cheio de vida que se sentasse ao lado de um Raio de Sol e pedimos-lhe que ajudasse a mantê-lo reverente. Funcionou perfeitamente. Também tivemos um que recebia todas as crianças quando chegavam. Ele levou a sério sua designação e apertou a mão de cada criança e deu boas vindas com um grande sorriso. Foi maravilhoso. Outra criança ficou responsável por ligar e desligar o microfone e controlar o volume durante o Tempo de Compartilhar. Ele fez um ótimo trabalho. Duas crianças foram designadas para juntar o lixo da sala. Outra grudava referências de escrituras no quadro. Havia um espírito diferente na Primária, nem acredito na diferença que foi. Mal posso explicar o sentimento que tivemos. Foi maravilhoso!!! Outras crianças também vieram pedir uma designação. Teremos uma criança ajudando a reger a música neste domingo, bem como outra tocando o prelúdio. Estamos na 3ª semana e ainda está sendo maravilhoso!!!"

Uma Idéia para a Sacramental 2010!!


Olá Meninas,
Sei que já deve estar tudo pronto para a sacramental da primária mas recebi um esboço de um grupo que participo e resolvi compartilhar com vocês, quem sabe pode dar uma luz para alguém!!
Recebi da Irmã Simone Calazans Silva - Ala Cobilandia - Estaca Vila Velha
Se quiserem dar uma olhadinha, baixem aqui!!

Recurso TC Novembro 2010!!


Pra quem já quiser se adiantar, encontrei um recurso para usar nas ilustrações do TC de Novembro cujo tema é " Quando Servimos ao Próximo, servimos a Deus", está em branco mas se quiserem podem usar a imaginação!! Eu achei super legal, se conseguir bolar algo compartilho com vocês!
Encontrei no Blog da Didi

domingo, 12 de setembro de 2010

Olhai para Vossas Criancinhas!!!

O Salvador, com lagrimas nos olhos, pediu aos nefitas que "(olhassem) para (as) criancinhas" (3 Nefi 17:23), E interessante notar que ele não disse "deem uma espiada nelas", "observem-nas de vez em quando" ou " olhem apenas de relance", Ele pediu que as contemplassem. No meu entender, isso significa que devemos abraça-las com os olhos e com o coração; devemos ver e compreender quem realmente são: filhos espirituais do Pai Celestial, com caracteristicas divinas.

(Palavra do Elder M. Russell Ballard, do quorum dos doze, Apostolos na epoca)
Hoje como mãe posso entender isso, e lendo hoje este discurso da A Liahona de Outubro de 1994 pude refletir ainda mais, incentivo a todas as lideres da primaria e pais que acompanham o Blog a lerem neste dia de adoração.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Nova autora do blog

Como anunciei há alguns dias no facebook, o blog acaba de ganhar uma nova autora, a Rebecca. A Rebecca reúne qualidades e talentos que nos acrescentarão muitas bênçãos. Após alguns dias com o pensamento incessante de convidá-la, e após alguns e-mails inspirados que ela nos enviou, não havia meio nem razão para desprezar este sentimento. Então, decidi convidá-la e, para minha alegria, ela aceitou.
Rebecca é uma pessoa firme aos princípios do evangelho, talentosa, exigente e dedicada em tudo o que faz e, também, é muito querida por nós. Desejo que vocês a recebam com o mesmo amor que nós. Bem-vinda Rebecca!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

TC 2ª semana setembro

Por Helen Klinger

Se não conseguir baixar, clique aqui.


TC 2ª semana de setembro

Por Narayana Donadio

Se não conseguir baixar, clique aqui.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Jejum pela liberação de vistos dos missionários

Carta do Pres. da Estaca Ponta Negra
Clique na imagem para ler

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Obediência aos mandamentos

Use na noite familiar para reforçar os princípios do tempo de compartilhar da 1ª semana do mês.
Fonte: desconhecida