sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Labirintos de halloween


Eu já ouvi algumas pessoas polemizando que não devemos "comemorar" o halloween porque é Dia das Bruxas. Polêmicas à parte, não quero aqui debater nem dar minha opinião porque eu detesto essas discussões sem propósito e que não me acrescentam nada e todas nós temos coisas mais importantes para nos preocupar.

Apesar de ser uma tradição norte-americana, as festas já tem feito parte do cotidiano brasileiro há alguns anos. Então, se os seus pequenos, como o meu, gostam e você não tem nada contra a data, seguem algumas sugestões fofas da The Friend. Não é aula, nem pra ensinar nada, são SOMENTE atividades (labirintos) para diversão. É só clicar nos links e imprimir:

Shortcut home
(The Friend, out/1989, p. 23)
Halloween maze (The Friend, out/1980, p. 5)
Bat maze (The Friend, out/1979, p. 37)
Dobradura: Abóbora em 3D (The Friend, out/2001, p.26)
Encontre os objetos (The Friend, out/2008, p. 35): eu já traduzi esta uma vez, vou ver se acho para quem não lê inglês.
Labirinto de abóboras (The Friend, out/2008, p. 26)

Vocês podem entregar no final da aula para as crianças fazerem em casa, por exemplo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Marcador da Didi!!

A Si já postou, mas como tinha feito, estou postando também!!





Treinamento mundial de liderança

Clique na imagem para ampliar
Fonte: Site oficial

The Friend - Novembro

Já está online, no site oficial, a revista de novembro e ela traz a partitura de um novo hino (estou aprendendo os caminhos de Jesus; p.22).

Ainda não olhei a revista em português, que é bem mais reduzida em conteúdo, mas espero que tenha o hino também. Adoro hinos novos.

Olhando a revista de novembro, acabei de me lembrar que a Dani me mandou algumas traduções de outubro para fazer o jornalzinho e eu, descaradamente, esqueci. Desculpem. Vou fazer hoje e mandamos pra vocês por e-mail.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Marcadores de página 2011

A Didi fez marcadores de página com o tema de 2011 para o berçário e nos enviou as imagens em branco para fazermos em português.

Ao invés de fazer em português, preferi postar como ela mandou assim vocês podem fazer como desejarem, incluindo o nome da ala, por exemplo, ou até utilizá-las de outra forma. Nos marcadores dela está escrito o tema do ano: eu sei que as escrituras são verdadeiras.

Fofa, né!? Obrigada Didi!!!



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lembrancinha da Sacramental

Dia 17 foi a apresentação da primária na sacramental da minha ala e eu nem tive tempo de postar antes a lembrancinha que as líderes fizeram.
as balas não aguentaram esperar a foto,
por isso a latinha está vazia, rs

domingo, 24 de outubro de 2010

Atividade Fé em Deus!!




Essa atividade eu recebi de um grupo, na verdade foi feita para os jovens, mas acho muito legal fazer com os valorosos para incentiva-los a estudar as escrituras e testar seu conhecimento desde agora porque se a mente deles estiver vaga, outras coisas a ocuparão!! Se não for com o Bem sera com o Mal.

Sugestão:Uma semana antes voce poderá dar uma lista de escrituras para os valorosos para que eles estudem e fiquem craques nas historias, assim no dia da atividade saberão exatamente o que responder e voce saberá se eles estudaram mesmo.

Faça um convite bem chamativo e coloque o nome de cada uma para que se sintam importantes.
Relação das Escrituras:

1 Néfi 4
1 Néfi 17
Mosías 27
Enos
Alma 20
Mosías 13-18
1 Néfi 16
1 Néfi 18
1 Néfi 5
1 Néfi 8

Para baixá-la completa clique aqui!!

Lembrancinha para a Sacramental da Primária

Por Simone Calazans Silva


Essa é a lembrancinha da minha ala, para as crianças no domingo. Vamos entregar esse modelo para as crianças que estarão nos visitando. Já as crianças que fazem parte da nossa Primária irão receber uma foto com a mesma gravura porém tem a imagem de cada criança na gravura.Foi feita uma montagem.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Música para 2011

Em meu ramo constumávamos gravar cds com as músicas para a apresentação na sacramental e as sugeridas para o Tempo de Compartilhar no esboço a cada ano e dávamos uma cópia do cd para cada família. Assim elas poderiam aprender as músicas já desde o começo do ano e usá-las nas reuniões familiares a cada semana.

Também já vi Presidências de Estaca que, em suas reuniões com as Alas ao final do ano, entregavam uma cópia do cd e ensinavam a música tema do ano seguinte.

Pra quem interessar, a Melanie Day do sugardoodle postou as músicas sugeridas para 2011.

Devo lembrar que o Esboço para o Tempo de Compartilhar de 2011 em português ainda não está disponível, de modo que o temos postado é resultante de uma tradução nossa. Pode ser que a versão oficial venha um pouco diferente porque a Igreja faz algumas adequações. Já vi diferenças, por exemplo, entre hinos na versão em inglês e português, há alguns anos.

Janeiro: Se eu escutar com o coração, de Sally DeFord
MP3 versão oficial (cantada) (instrumental)
MP3 vocal de Colleen Thliveris
Versão não oficial em português. A letra pode vir diferente na versão oficial.

Fevereiro: "Vou cumprir o Plano de Deus”
Partitura: Música para crianças, pág. 86
MP3 versão oficial (cantada) (instrumental)

Março: "Sê fiel”
Partitura: Música para crianças, pág. 81
MP3 versão oficial (cantada) (instrumental)

Abril: Canção de sua escolha

Maio: "Hoje ao Profeta Rendamos Louvores”, versos 1 e 3
Partitura: Hinário, nº 14
MP3 versão oficial (cantada, em inglês) (instrumental)

Junho: Canção de sua escolha

Julho: "Eu gosto de ver o Templo"
Partitura: Música para crianças, pág. 99
MP3 versão oficial (cantada) (instrumental)

Agosto: "O Senhor deu-me um Templo”
Partitura: Música para crianças, pág. 73
MP3 versão oficial (cantada) (instrumental)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Lembrancinha para a Sacramental da Primária

Por Nilvania Braga, do Paraná

Oi meninas,
Domingo foi nossa apresentação da Primária na Sacramental e foi linda, acredito que conseguimos cumprir o objetivo e todos puderam sentir um espírito muito forte. Segue em anexo o modelo de lembrancinhas. Fizemos chaveirinhos nas cores da primaria, não consegui tirar fotos de todos, somente do que eu peguei pra mim, mas dá pra ter uma idéia. Ah fizemos uns broches nas cores da primária tbm para as lideres e as meninas!A gravura que foi impressa para os chaveiros (...) quem fez a arte pra nós foi a minha sobrinha Claudinha. Bjs.
Nil



terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tempo de Compartilhar - 3º Tópico de Outubro/2010

Por Helen Klinger

Semana 3: Nós nos achegamos a Cristo quando nos arrependemos de nossos erros

1.Utilize a história ´Retornar com Segurança à presença do Pai Celestial´ para ensinar às crianças que sempre podemos abandonar nosso comportamento incorreto para ficarmos mais próximos do Pai Celestial.

2. Leia com as crianças a parábola do filho pródigo (Lucas 15); se possível, leve objetos simples para serem utilizados em uma encenação.
Enfatize que o Senhor sempre nos aceita de volta mediante nosso arrependimento.

3. (Valorosos).Imprima uma cópia do diagrama no final do documento para cada criança; forneça também um lápis colorido para cada uma.
Peça-lhes que pintem os quadradinhos que não contém letras. Ao final, devem descobrir o quatro passos para o arrependimento.

4. Veja mais histórias e idéias na lição 10 do manual Primária 3.

5. Veja as idéias e dicas do livreto contendo o Esboço para o Tempo de Compatilhar 2010.

Retornar com Segurança à presença do Pai Celestial (Pres. Dieter F. Uchtdorf)

“Durante meu treinamento para ser piloto de aviação comercial, tive de aprender a conduzir uma aeronave por longas distâncias. Alguns desses vôos sem parada podem durar até 14 horas e cobrir uma distância de cerca de 14500 Km.

Há um importante momento de decisão durante esses longos vôos, geralmente conhecido como o ponto de retorno seguro. Até este ponto, a aeronave tem combustível suficiente para fazer a volta e retornar com segurança ao aeroporto de partida. Mas, depois de passar o ponto de retorno seguro, o capitão não tem mais essa opção e precisa continuar. É por isso que muitas vezes se diz que esse é o ponto sem retorno.

Satanás quer que pensemos que, quando pecamos, chegamos ao ´ponto sem retorno´ e que é tarde demais para mudar o curso.

Cristo veio para nos salvar. Se seguirmos o curso errado, a Expiação de Jesus Cristo garante-nos que o pecado não é um ´ponto sem retorno´. O retorno é seguro e possível se seguirmos o plano de Deus para nossa salvação.

O dom da Expiação de Jesus Cristo concede-nos em todos os momentos e em todos os lugares as bênçãos do arrependimento e do perdão. Graças a esse dom, a oportunidade de deixar o curso desastroso do pecado e fazer um retorno seguro está ao alcance de todos nós.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lembrancinha para a Sacramental da Primária

Por Crix Freire
Pres. da Primária da Estaca Boa Vista

Dia dos professores



Nossa leitora Bette Affonso nos enviou uma mensagem pelo Dia dos Professores. A data já passou, mas a homenagem continua atual sempre. Obrigada, Bette, pela mensagem e obrigada a todas vocês que são professoras em seus lares, trabalhos e em Sião! 
 
Olá meninas!!!
Sei que algumas de nós somos profissionalmente professoras. Porém, sei também que TODAS, de uma forma ou de outra, de uma maneira bem especial, somos mestres e professoras. Professoras avós, professoras mães, professoras amigas, professoras vizinhas, professoras tias, professoras da Primária, dos jovens, das mulheres, professoras dos maridos, dos pais, professoras visitantes, enfim, há uma verdadeira mestre em cada uma de nós. E sou imensamente grata e privilegiada pelo exemplo grandioso de cada uma de vocês e pela influência eterna de seus ensinamentos. PARABÉNS E OBRIGADA. Esse dia certamente é de cada uma de vocês!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cortinas para sala da primária

Para enfeitar, dar aquele levante principalmente no berçário! Foi usado tnt do mais fino, embora do mais grosso fique melhor:
Os laços: Corte tiras de 1 metro por 30 cm. Faça bordas onduladas. Dobre as duas pontas no centro, passando um pouco da metade:

Dê um laço com outra tira de cor diferente.


Babadinho superior: Aquela mesma tira do laço, corte na metade do compimento e cole uma cor na outra. Note que a cola quente marca o tnt fino.


Para fazer as cortinas em si, foi utilizado 1metro por 1 metro de tnt.


Também fica muito legal como cenário em atividades. Veja lá no blog da ala casa forte.



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Desafio- TC Semana 2 - Outubro

Semana 2: Pregar o evangelho ajuda as pessoas a achegarem-se a Cristo.

Entregue uma cartela como esta para cada criança com nossa principais crenças e desafie as crianças a ensinarem a um amigo nao membro, sei que sera uma experiencia maravilhosa, se alguem desejar no proximo domingo podera prestar seu testemunho, mas em especial que anotem a experiencia em seu diario.

Para Casa - Outubro!!

Um lembretinho para fazer em casa e se lembrar do Tema do Mes durante a Semana!!

Aulas Soc Socorro!!

Sei que a postagem não tem nada a ver com a primária, mas como todas nós pertencemos a Soc Socorro fica como dica, estou postando as aulinhas no meu Blog, se alguém quiser dar uma estudada no resumo, esta semana postei a aula 20 Batismo.
bjinhos e ótimo dia das crianças.

Enfeite de porta para o Natal

Simone calazans compartilhou conosco uma sugestão de enfeite de Natal. Pode não parecer, mas o Natal está aí, às portas. 
Ela disse:
"(...)Eu ensinei as irmãs da soc. soc. de minha ala um enfeite de natal para colocar na porta. Espero que goste.
Receita da Árvore de Natal.
34 tampinhas de garrafa PET.
34 Pedaços de tecido cortado em círculo (pode ser malha fria, malhar ,vicolicra ou chita, mas o melhor para fazer é com a malha ou viscolicra)
34 Lacinhos, miçangas, bolinnhas, lantejouças
, fica a critério de cada um.
Cola quente

Encape as tampinhas com o tecido cortado em círculo (coloca a tampinha no centro do círculo e vai alinhavando como se fosse fuxico). Vai alinhavando e depois franze até cobrir a tampinha toda. Faça isso com todas as 34.
Depois de todas encapadas, faça 7 carreiras com as tampinhas e vai colando em formato de árvore de natal.
A primeira carreira com 1 tampinha,
a segunda carreira com 2 tampinhas, terceira com 3, quarta com 4, a quinta com 5, a sexta com 6 e a sétima carreira com 7 tampinhas.
Para fazer o tronco faça 3 carreiras com 2 tampinhas cada carreira.
Depois de tudo colado é so ir colando os lacinhos e as bolinhas, o que você tiver aí.
Pronto aí está o enfeite para a porta."

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Lembrancinha para a Sacramental da Primária

Nossa leitora Simone Oliveira nos enviou uma sugestão de lembrancinha para a apresentação da Primária na Sacramental.  

 Ela escreveu:
 "Olá meninas.
Tô mandando o modelo da lembrancinha que fizemos para a nossa sacramental especial. Nós a fizemos colorida por causa das cores da primária.
Nossa intenção era fazer em uma loja e já imprimir no imã, mas como não tínhamos verba, acabamos imprimindo no papel canson e colocando o plástico contact, aí compramos imã por metro que é vendido em armarinhos e no final ficou uma gracinha.
Demos para todas as famílias da ala.
Espero que possa ajudar.
 Bjus"

Com certeza vai ajudar, Simone. Obrigada por compartilhar!

Tempo de Compartilhar - 1º Tópico de Outubro 2010

Por: Helen Klinger

Obedeço a Jesus Cristo por que O amo
Semana 1: Seguir o profeta nos ajuda a achegar-nos a Cristo

1. Explique às crianças que o discurso do Elder Claudio Costa na primeira sessão de sábado da conferência abordou 14 itens a respeito de profetas, entre eles:
´O profeta vivo e a Primeira Presidência: Siga-os e receba as bênçãos; rejeite-os e sofra´
Debata com as crianças o significado deste ensinamento e como seguir ao profeta nos aproxima de Cristo.

2. Escreva coisas que o Profeta ensinou nas sessões da última conferência em tiras de papel:

. Não julgar os outros (sessão geral da Sociedade de Socorro)
. Praticar a caridade (sessão geral da Sociedade de Socorro)
. Orar, ouvir o Espírito Santo e estudar as Escrituras para fazer escolhas certas (Sessão do Sacerdócio)
. Precaver-nos contra as mentiras e atrações de Satanás (Sessão do Sacerdócio)
. Comprometer-nos a alcançar metas elevadas e tomarmos decisões corretas (Sessão do Sacerdócio)
. Arrependermo-nos de nossos erros e voltar ao caminho correto (Sessão do Sacerdócio)
. Ser grato (Sessão da manhã de domingo)
. Perseverar e guardar os mandamentos (Sessão da tarde domingo)
Coloque todas as tiras de papel numa caixa de sapato e faça com que as crianças formem um círculo com suas cadeiras. A caixa com os papéis deve ir sendo passada de criança para criança enquanto a organista (ou use o CD da Primária) toca o hino ´Segue o Profeta´. Quando a música parar, a criança que estiver com caixa deve tirar um papel e identificar o ensinamento do profeta (explique melhor sempre que necessário). Fixe as tiras de papel na lousa ao lado da figura do profeta Monson.

3. Providencie figuras ou fotos de diversos profetas e distribua entre as crianças cartões com seus ensinamentos; as crianças devem associar cada profeta com seu ensinamento. Debata com elas como cada ensinamento nos ajuda a aproximar-nos de Cristo.

a. O Livro de Mórmon é a pedra fundamental de nossa religião; devemos ´inundar´ a terra com o Livro de Mórmon.  (Presidente Ezra Taft Benson)
b. ´Quando estais a serviço de vosso próximo, estais a serviço de vosso Deus. ´    (Profeta e rei Benjamim)
c. Divulgação da Proclamação sobre a Família.    (Presidente Gordon B. Hinckley)
d. Os Dez Mandamentos   (Moisés)
e. Abrir as janelas do céu através do cumprimento da Lei do Dízimo  (Presidente Lorenzo Snow)
f. ´Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar´   (Presidente David O. Mackay)
g. Devemos alargar nossos passos na obra missionária  (Presidente Spencer Kimball)

4. Veja as idéias e dicas do livreto contendo o Esboço para o Tempo de Compartilhar 2010. 

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Bingo da reverência


Novas versões para o bingo da reverência, esse foi especial para a conferencia mas pode ser utilizado nas sacramentais. As crianças prestam atenção e se divertem quietinhas. Clique no título para ver. A idéia original não me lembro de onde foi, se alguem souber coloca aqui.
Grande bju.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Hoje é dia de festa!

 Hoje é uma data muito especial porque é o aniversário da Si, minha irmã do coração!
Mana, te desejo muita paz, amor, saúde, felicidades, dinheiro no bolso, enfim... todas as bênçãos de que precisares porque você merece!