quinta-feira, 31 de março de 2011

Cartaz da Páscoa!!

Na A Liahona de Abril de 2004 tem uma dica de cartaz muito legal que conta a história da páscoa só com gravuras, para baixa-lo clique aqui!!

Você pode deixa-lo exposto na sala da primária no domingo de páscoa e incentivar os pais a terem um em casa também!!

Atividade 14 Dias Andando Com Cristo!!


Postei a Atividade 14 dias Andando com Cristo no meu Blog Pessoal, se alguma líder quiser baixar!! Para as crianças acho que é meio cedo, mas fica como idéia!!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mais Atividades Para Conferência Geral!! Oba

Achei que não teríamos muitas postagens pra conferência este mês mas as idéias estão aparecendo!!

Participo de alguns grupos da Internet, então resolvi checar meus email's e lá estavam duas idéias bacanas de livro para a conferêcia, uma para o CTR e outro para o Berçário ou Raios de Sol, espero que seja útil pra alguém!!

Mais Atividades Para Conferência Geral!!

Me recordo de já terem sido postadas essas atividades, mas dá pra usar novamente este ano!!



Ideia para Noite Familiar sobre Testemunhos

Ideia postada em inglês por Shauna, do blog My mix of six.

"Fizemos ontem à noite e achei que deveria compartilhar já que é uma Noite Familiar divertida de fazer  com ovos durante a época da Páscoa (...) A parte ilustrativa da lição é feita usando-se 03 ovos - um normal, um cozido e um vazio. Você pode desenhar rostos neles e os vesti-los também. Fale então sobre cada um. Eggna (ovo vazio) nunca vai para a Igreja, ela quase nunca ora. Eggata (ovo cozido) costumava ir à Igreja, mas agora fica dormindo em casa aos domingos ou está muito ocupada para ir... Eggberto (ovo normal) vai para a Igreja e se esforça de verdade para ouvir e aprender. Ele ora e guarda os mandamentos.
Então você abre os ovos para ver o interior. Eggna está vazia porque ela não colocou nada dentro de si mesma. Ela é vazia por dentro. Eggata tinha os princípios dentro de si para construir um testemunho mas parou de usá-los e ficou dura por dentro. Endureceu seu coração. Já Eggberto é útil. Ele está em seu estado natural e pode ser usado em inúmera receitas. O Senhor pode usá-lo para o bem porque ele é saudável e tem um forte testemunho.
Kaylee disse: "a gema é como a luz dentro de nós...".  Amo essa menina!
Falamos sobre como construir um testemunho e como podemos ter um testemunho de tantos aspectos diferentes do Evangelho. Stephen então desafiou as crianças a prestarem seus testemunhos no próximo domingo de jejum. Foi uma lição divertida! 

Noite Familiar da Páscoa!!


Que tal incentivar os pais a ensinarem algo especial na semana da páscoa, assim as crianças já estarão familiarizadas!!

Recebi este arquivo de uma grande amiga Lucélia Gonçalves de Fortaleza, e estou compartilhando com vocês!!

Vocês podem entregar uma cópia para cada família incentivando a fazerem em casa,então no domingo de páscoa as crianças terão algo para compartilhar se desejarem!!

Para baixar o arquivo clique aqui!!

terça-feira, 29 de março de 2011

Atividades Conferência no site Oficial da Igreja!!

Meninas e Meninos,


Não esqueçam que no site oficial da Igreja também tem muitas atividades legais para a conferência!!

Livro de Atividades Conferência Geral!!


Como todos sabemos no próximo final de semana 02 e 03 de Abril de 2011, teremos a Conferência Geral da Igreja!!

Recebi duas atividades para nossos pequeninos!!
CTR


Boa Conferência para nós!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Um Mimo para as Professoras do CTR usarem a Imaginação!!



Jarra de Escrituras usando canções do hinário da Primária


 Ideia postada em 22 de fevereiro de 2008 por Vicki Hall, no site sugardoodle.net

"Fiz uma jarra de escritura a partir de uma jarra de plástico comprada no Wal-Mart por uns poucos dólares. Ela é redonda e transparente com uma tampa branca. Use sua imaginação. O hinário de canções da Primária tem referências escriturísticas ao final de cada página. Eu digitei as referências e títulos das canções e fiz uma lista.
Se houver mais de uma referência por hino, eu faço uma lista em separado. (...) Após listar todas as que meus filhos conhecem e umas poucas nas quais eles precisam de prática eu imprimo a lista em papel colorido. (...) Eu recorto as tiras e então as enrolo ao redor de um lápis para que fiquem bem curvas. Coloco todas na jarra e colo nela uma etiqueta que diz “JARRA DAS ESCRITURAS”. Voilá! Uma jarra das Escrituras. Um de meus filhos retira uma tira de papel a cada noite para o estudo das Escrituras em família e oração. Lemos a Escritura e depois tentamos adivinhar que canção combina com ela e então a cantamos.
Isso funciona bem com o hinário dos adultos também. As crianças mais velhas podem aprender ou já sabem alguns poucos hinos. Também é bom procurar no hinário por aquelas que a crianças já conhecem ou que estão aprendendo na Primária.
Descobri que, embora este método de estudo das escrituras em família seja curto, eles estão aprendendo sobre elas enquanto debatemos seu significado para adivinhar a canção correspondente"

quarta-feira, 23 de março de 2011

Crocodilos espirituais: Tempo de compartilhar da quarta semana de março


Uma irmã compartilhou no blog lds little ideas uma ideia muito bacana para o Tempo de Compartilhar desta semana. Aqui está o que ela disse, já traduzido:

"Usamos este tópico semana passada para podermos usar o tema da primeira semana de abril nesta semana, assim não perderemos nada durante o final de semana de Conferência. Contei a estória que Elder Packer compartilhou na Conferência de 1976 sobre crocodilos espirituais. Usei um chapéu de safari e meus binóculos. Eu tinha gravuras relacionadas com a história para manter a atenção das crianças. Depois falei sobre como somos como Elder Packer e o Profeta é nosso guia. Ele pode ver coisas que não podemos e se seguirmos seu conselho estaremos seguros. Então entreguei a cada criança um papel com o desenho de um crocodilo onde estava escrito “crocodilos espirituais”. Fiz então com que cada criança escrevesse ou desenhasse algo no qual eles precisavam melhorar (por exemplo, linguajar ruim, ser mau com os irmãos etc.) e então prometi a eles que, se eles assistissem diligentemente à Conferência, os Apóstolos e o Profeta compartilhariam algo que os ajudaria a evitar seus crocodilos espirituais.

Aula 13 CTR!!

As Aulinhas do CTR já estão todas nos arquivos do Blog, para baixar a aula 13 clique aqui!!


Aula 13 Valorosos!!

A Aula 13 dos valorosos está pronta, para baixar clique aqui!!

terça-feira, 22 de março de 2011

Presente de aniversário

Queria compartilhar com vocês o presente que meu filhão ganhou de aniversário da Presidência da Primária do meu ramo.


Não é fofo? Uma bolsa de EVA, com desenhos para colorir, giz de cera e uma flauta de brinquedo. Simples, mas fofo. Meu curumim adorou.. Foi obra de minhas amigas Silvia, Elaine e Doranice.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Aula 12 Valorosos!!


Preparei alguns recursos simples para aula 12 dos Valorosos, para baixar clique aqui!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Sê Fiel - Dica

Bem simples e prende a atenção. Nesse hino é possível fazer um cânone. 1 voz começa no meio da outra. As crianças vão ficar tão ocupadas em entrar na hora certa que vão aprender a cantar a melodia sem nem perceber. Se você entende de música é mais fácil, mas se não entende não se preocupe, ensaie com uma conselheira primeiro e dá tudo certo.

Divida a primária em duas partes vermelho e azul:

Se queres merecer o céu
falou o profeta sê fiel, sê fiel

Juntos:
No agir, no falar Na treva ou na luz
Se queres merecer o céu

Sê fiel sê fiel seguindo a Jesus
falou o profeta sê fiel, sê fiel

Se queres merecer o céu
No agir, no falar Na treva ou na luz

falou o profeta sê fiel, sê fiel
Sê fiel sê fiel seguindo a Jesus

No agir, no falar Na treva ou na luz
Se queres merecer o céu

Sê fiel sê fiel seguindo a Jesus
falou o profeta sê fiel, sê fiel

No agir, no falar Na treva ou na luz
Sê fiel sê fiel seguindo a Jesus.


Atividade sobre Templos e Serviço

Foi perguntado no grupo Faith In God Activity Days qual a sua atividade da Primária favorita e uma irmã americana mencionou esta que segue abaixo. Não me recordo se já a postei mas, de qualquer forma, vale a pena ver de novo.
Obs.: uma vez me disseram que havia uma recomendação para não levar grupos de crianças da Primária para visitar o terreno do Templo. Não sei se é verdade e/ou se ainda está valendo, mas eu adoraria fazer esta atividade com meus meninos. Meu problema aqui é a distância do Templo: 24 hrs de ônibus, em direção à Venezuela (suspiro). Em breve teremos um Templo em Manaus, a 720km de distância de minha cidade. Quem sabe numa dessas consigo fazer. 

Uma de minhas favoritas foi quando fizemos biscoitos e montamos sacolinhas com 2 biscoitos em cada, onde se lia 'Enquanto você servia ao Senhor, estamos servindo você', e o nome da Ala. Fomos ao Templo e nos sentamos nos jardins e falamos sobre serviço e o que é feito no Templo. Depois caminhamos até a entrada e entregamos os biscoitos aos oficiantes quando eles saíam. Os voluntários do jardim do Templo estavam podando as árvores e nós lhes entregamos biscoitos também. As meninas adoraram. Os oficiantes até abraçaram as meninas. Voltamos para o carro e falamos sobre a atividade durante todo o trajeto para casa. 

quarta-feira, 16 de março de 2011

Não Desanimar em Nossos Chamados!!

Meninas, se tiverem com problemas ou desanimadas em vossos chamados por coisas que as vezes não estão dando certo, coloquem em prática o conselho do Presidente Monson quando era primeiro conselheiro na Primeira Presidência em um discurso proferido ao sacerdócio, é uma frase que gosto muito:

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cartaz TC 3 Semana de Março - Somos guiados por um profeta vivo hoje.

As mensagens dos profetas de hoje são tão valiosas como as dos profetas antigos! Em meio a um mundo de tantas mentiras os conselhos do profeta Monson para nós hoje são:




Se quiser dar uma cópia para as crianças clique aqui para baixar!!

domingo, 13 de março de 2011

Sê Fiel - Tempo de cantar

Uma idéia muito legal para ensinar para CTR e também Berçário. Os valorosos gostam se você deixar eles mexerem.


Clique aqui para baixar o arquivo com as figuras paramontar:


Montagem e preparação:
Faça cortes com estilete ou tesoura nas laterais das janelas. Na porta e na janela do meio os cortes foram na horizontal:


Recorte as tiras com gravuras que ficarão escondidas atras da janela.

Passe as tiras por trás da casa:
Eu dobrei as tiras para que elas não ficassem se misturando. O efeito final deve ficar assim:

Agora é só cantar:
Comecei falando sobre a casa no céu onde a familia eterna vai morar:
Se Queres merecer o céu:

Falou o profeta:

Sê Fiel, Sê Fiel! (pode sumir e aparecer novamente quando repetir "Sê fiel")

No agir (a figura mostra um irmão cuidando do outro)
No falar (a figura mostra uma avó conversando com a neta)

Na treva (a figura mostra uma oração numa noite chuvosa)
Ou na Luz (um dia ensolarado com arco iris)


Sê Fiel, Sê fiel (sumir e aparecer a frase)


Seguindo a Jesus

Pode fazer um para cada criança para acompanharem enquanto canta, ou deixar que elas montem em casa. Ou pedir aos valorosos um por vez que abram as janelas da casa, assim canta o hino umas 5 vezes. Ou pode repetir as frases fechando e abrindo as janelas.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Refletir!!

Sei que as Lideres frequentadoras do Blog sempre se preparam bem para servir em seu chamado, mas sempre podemos ser melhores... a dica para este domingo é se preparar ainda mais para ser um domingo muito mais especial a cada semana!! Amo esta historinha, por isso quis compartilhar, ela é um pouco triste mas ajuda-no a refletir sobre as coisas que podemos fazer enquanto é tempo,sei que muitas ja devem ter ouvido...mas sempre é bom relembrar!!

Eu posso fazer mais que isso!

A mãe de 26 anos parou ao lado do leito de seu filhinho, que estava morrendo de leucemia.Embora o coração dela estive pleno de tristeza e angústia, ela também tinha um forte sentimento de determinaçãoComo qualquer outra mãe, ela gostaria que seu filho crescesse e realizasse seus sonhos. Agora, isso não seria mais possível, por causa da leucemia terminal. Mas, mesmo assim, ela ainda queria que o sonho de seu filho se transformasse realidade. Ela tomou a mão de seu filho e perguntou, “Billy, você alguma vez já pensou o que você gostaria de ser quando crescer?Você já sonhou o que gostaria de fazer com sua vida?””Mamãe, eu sempre quis ser um bombeiro quando eu crescer.”A mãe sorriu e disse “ Vamos ver se podemos transformar esse sonho em realidade.”Mais tarde, naquele mesmo dia, ela foi ao corpo de bombeiros local, na cidade de Phoenix, Arizona, onde se encontrou com um bombeiro de enorme coração, chamado Bob. Ela explicou a situação de seu filho, seu último desejo e perguntou se seria possível dar ao seu filhinho de seis anos uma volta no carro dos bombeiros em torno do quarteirão.O bombeiro Bob disse “Veja, NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO!Se você estiver com seu filho pronto às sete horas da manhã, na próxima quarta-feira, nós o faremos um bombeiro honorário por todo o dia. Ele poderá vir para o quartel, comer conosco, sair para atender as chamadas de incêndio!””E se você nos der as medidas dele, nós conseguiremos um uniforme verdadeiro para ele, com chapeú, com o emblema de nosso batalhão, um casaco amarelo igual ao que vestimos e botas também. Eles são todos confeccionados aqui mesmo na cidade e conseguiremos eles rapidamente.Três dias depois, o bombeiro Bob pegou o garoto Billy, vestiu-o em seu uniforme de bombeiro e escoltou-o do leito do hospital até o caminhão dos bombeiros. Billy ficou sentado na parte de trás do caminhão, e foi levado até o quartel central.Ele estava no céu. Ocorreram três chamados naquele dia na cidade de Phoenix e Billy acompanhou todos os três. Em cada chamada ele foi em veículos diferentes: no caminhão tanque, na van dos paramédicos e até no carro especial do chefe do corpo de bombeiros. Ele também foi filmado peloprograma de televisão local.Tendo seu sonho realizado, todo o amor e atenção que foram dispensadas a ele acabaram por tocar Billy tão profundamente que ele viveu três meses mais que todos os médicos haviam previsto.Uma noite, todas as suas funções vitais começaram a cair dramaticamente e a enfermeira-chefe, que acreditava no conceito de que ninguém deveria morrer sozinho, começou a chamar ao hospital toda a família.Então, ela lembrou do dia que Billy tinha passado como um bombeiro, e ligou para o chefe e perguntou se seria possível enviar algum bombeiro para o hospital naquele momento de passagem, para ficar com Billy.O chefe dos bombeiros respondeu “NÓS PODEMOS FAZER MAIS QUE ISSO! Nós estaremos aí em cinco minutos. E faça-me um favor? Quando você ouvir as sirenes e ver as luzes de nossos carros, avise no sistema de som que não se trata de um incêndio. É apenas o corpo de bombeiros vindo visitar, maisuma vez, um de seus mais distintos integrantes. E você poderia abrir a janela do quarto dele? Obrigado!”Cinco minutos depois, uma van e um caminhão com escada Magirus chegaram no hospital, extenderam a escada até o andar onde estava Billy e 16 bombeiros subiram pela escada até o quarto de Billy. Com a permissão da mãe, eles o abraçaram e seguraram e falaram para ele o quanto eles o amavam.Com um sopro final, Billy olhou para o chefe e perguntou “Chefe, eu sou mesmo um bombeiro?””Billy, você é um dos melhores”, disse o chefe.Com estas palavras, Billy sorriu e fechou seus olhos pela última vez.E você, diante do pedido de seus amigos, filhos e parentes, tem respondido

quinta-feira, 10 de março de 2011

Sacramento e Reverência

Olá, pessoal! Como foram de feriado? Que pena que acabou, não? Adoro ficar em casa com meus tesouros.
Imagino que a reverência durante a Reunião Sacramental seja um problema comum a muitos então trago hoje a tradução de uma atividade postada no grupo Faith in God Acitvity Day, por Gigi. Ai, que vontade de estar na Primária pra fazer a atividade! Quem fizer, mande fotos por favor!

-->Tivemos uma aula sobre a importância do Sacramento e especialmente a importância da reverencia durante o sacramento. E também que a reverencia não é somente para nós, assim outros não terão distrações/pertubações etc. e poderão sentir o Espírito ou ponderar sobre a vida e sacrifício do Salvador.
Depois as meninas fizeram “livros de reverencia”. Apenas livros em formato de sanfona (…). As meninas recortaram gravuras de edições antigas das revistas Friend ou Ensign
[O Amigo e A LIAHONA] (pedimos aos membros da ala por doações) e colaram as gravuras em seus livros de reverencia'. Foi interessante ver que gravuras elas escolheram e o porquê Todas adoraram seus livros”.
Nesta semana teremos uma atividade complementar na qual faremos pão para o Sacramento. Trarei um pão já pronto e um pouco de geléia ou manteiga para o lanche, mas faremos a massa e mostrarei como sovar etc. durante a atividade
".

quarta-feira, 2 de março de 2011

Dado musical







Enviado por Pâmela Diniz
Ala Mathias Velho, Estaca Canoas/RS

Estou enviando em anexo algumas fotos do dado musical que eu fiz para animar o tempo de cantar com as crianças. E ele foi bem simples de fazer.

Usei uma caixa de papelão quadrada, se não tiver exatamente quadrada, dá pra cortar e juntar outra parte. Usei para envolver a caixa EVA de várias cores, para colar foi preciso apenas fita adesiva transparente(durex), depois colei as figuras de uma menina cantando, um menino cantando, um Coral, " Lá lá lá ", " huuumm", e um rosto com interrogação. Foi tudo colado com fita adesiva, pois eu estava sem cola quente, mas deu bem certo com a fita e quase nem aparece.

O dado foi um sucesso na primária, enquanto cantávamos o hino de ensaio, um voluntário atirava o dado para cima e se caisse uma menina, só as meninas cantavam, se caisse o rosto com interrogação, alguém cantava sozinho ou em dupla, que é escolhida pelo voluntário que está atirando o dado, e assim íamos cantando de acordo com as gravuras no dado. Foi muito divertido, e consegui repetir o hino várias vezes com as crianças. Elas adoraram tanto que todas queriam participar.