quarta-feira, 27 de julho de 2011

Reflexão para os professores da primária e professores do Lar, assim como eu!!

Para ler o discurso completo da irmã Gayle, clique aqui!!

Lembrete Aulas CTR!!



Algumas estacas estão na 28 podem baixa-las aqui, e outras que estão na 29 aqui!!

domingo, 24 de julho de 2011

Sugestão de Cartão para o dia dos pais

Nossa leitora Miche Barbosa nos enviou um passo a passo com fotos para fazer este cartão-camisa. Obrigada, Miche!

Oi, Irmãs,
Aqui é uma ideia simples mas linda para Dia dos Pais. É uma camisa da igreja, com gravata e por dentro vai o cartãozinho feito para as criancas.
Os passos são assim.... (é mais fácil acompanhar olhando as fotos)


1. Pegue um papel branco normal de imprimir. Corte um pouco, mais ou menos 2 cm no lado menos comprido.

2. Depois vai medir o papel 11.5 e dobrar, e mais 14 cm e dobrar. Você vai estar deixando um espaco em cima para dobrar depois.

3.Agora dobre o papel no meio para ficar bem longo. Vai ser mais ou menos 5.5cm cada lado. (não dobre o papel naquele espaco em cima, depois vai virar o colar da camisa e vc não quer mostrar a marca onde dobrou.)



4. Abre o papel e o espaco em cima que vai virar a gola. Então, aquele espaco você vai dobrar com um ângulo.

5. Dobrando o colar você vai ter que manipular o papel um pouco. Mas dobre o papel naquele ângulo e depois traga as pontas do papel para você. Agora você tem um papel com apenas a gola da camisa feita.
6. Dobre a parte do papel que mediu 11.5.
7. vira para que o colar da camisa esteja na mesa. Agora vamos fazer as mangas da camisa.
8. dobre o papel para fazer um "v" e vai fazer a manguinha da camisa.
9. Agora a camisa está feita. Pegue um papel colorido de qualquer tipo para fazer a gravata. A gravata é 11.5cm e tem a parte cumprida e o nó. Cortar e colar.

10. E daí é so pegar um papelzinho (mais grosso é melhor) e fazer o cartão para o pai. Vou deixar as criancas desenhar e escrever alguma coisa. Depois coloca o cartão em dentro da camisa.

*Também estava pensando seria interesante fazer a gravata branca e mandar as criancas pintar e desenhar a gravata. :)












sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tempo de Compartilhar - 4ª semana de julho/2011

Enviada por Lilian Vaz

Viverei hoje de modo a ser digno de ir ao templo e farei minha parte para ter uma família eterna.
Faça as crianças imaginarem que foram convidadas para visitar a casa de alguém que elas admiram muito e que gostariam muito de ir. Diga que você foi convidada para jantar com esta pessoa e que eles tem uma casa maravilhosa! Como seria a preparação para este evento especial? (decidiria com que roupa ir, quais acessórios usar, como se portar, o que falar etc.). Pergunte como você se sentiria se fosse para lá sem preparo algum. Como seria diferente se houvesse um grande preparo antes do jantar?
Assim é como se preparar para ir ao Templo. Que coisas precisamos fazer para nos preparar para entrar no Templo? Que coisas devemos fazer para estarmos realmente em sintonia espiritual? Como este preparo afetará sua experiência no Templo?

Lição com objeto: Mostre à classe um lindo embrulho de presente. Realmente lindo! “Este é um belo presente! Eu adoraria ganhar, e vocês?” Escolha uma criança e peça para abrir o presente. Quando ela abrir encontrará a caixa vazia. “Não é exatamente o presente que vocês imaginaram que iriam receber, certo? Se o presente representa a preparação de vocês para o templo e será dado para sua futura família, vocês o darão assim, vazio? Sem nada mais? Então, com que coisas podemos encher nossa caixa de presentes? Quais são as coisas que vocês podem fazer AGORA para se prepararem para entrar na casa do Pai Celestial?

Atividade (menores): Prepare tiras de papel suficientes para cada uma das crianças e mais uma tira para cada membro da família deles. Leve cola ou fita adesiva e giz de cera. Peça a cada criança que desenhe cada membro de sua família em cada tira de papel começando pela mãe e pai. Coloque os dois na corrente. Conte às crianças que quando seus parentes se casaram, eles se selaram e formaram uma corrente entre eles. Ajude as crianças a fazer a si mesmas e aos irmãos e acrescente-os à corrente, fechando em um círculo quando o último tiver sido colocado. Conte às crianças que quando os membros da família são selados no templo, eles ficam unidos para sempre juntos. Eles se tornam uma família eterna, assim como um círculo que é eterno.

Atividade (maiores) : Bingo da preparação para o Templo. 
Dê a cada criança uma cópia de cartão de bingo em branco. Depois coloque os cartazes de forma que todos consigam ver. Estas são palavras ou frases tiradas das Regras de Fé que prepara cada um de nós a ser merecedor de entrar no Templo. Cada criança escreverá cada palavra em cada quadrado do cartão, deixando um em branco onde quiserem. Enquanto eles copiam dê a cada criança um saquinho com feijões, pedaços de papel, algo para marcar as palavras escolhidas. Tenha uma cópia das palavras do cartaz  cortadas para colocá-las dentro da caixa (usada na lição com objeto). Quando todos terminarem, pegue as palavras ou frases uma a uma e deixe as crianças marcarem a escolhida. Prossiga até que alguém complete 5 alinhadas. Pode-se fazer a atividade mais vezes caso o tempo permita. Quando terminar a atividade, erga a caixa com as palavras e diga: “Quem gostaria de dar um presente como este para sua futura família? Uma pessoa honesta, virtuosa, fervorosa...?”
(Uma outra idéia seria entregar o cartão já com as palavras para as crianças somente marcarem as escolhidas, que reduz o tempo da brincadeira).

Música: Ensine as crianças a cantar a primeira estrofe e o coro do hino: As famílias poderão ser eternas. Debata a letra do hino. Peça para as crianças ficarem de pé para cantar ou recitar o hino.

Encerramento: Preste testemunho dos templos. Explique que a única maneira de obter a bênção de ter uma família unida para sempre é sendo selados no templo. Encoraja as crianças a tentar fazer suas famílias felizes durante a semana dizendo coisas amáveis a eles e obedecendo aos pais prontamente. Preste testemunho sobre as bênçãos do casamento no templo e da felicidade de ver que as crianças estão se preparando para num futuro entrar na casa do Senhor.

Palavras usadas:
Honesto;Verdadeiro; Casto; Benevolente; Virtuoso; Obediente; Fé; Visão; Suportar; Arrependimento; Batismo; Espírito Santo; Ordenanças;Adorar; Revelação; Consciência; Amável; Fazer o bem; Renovada; Honra; Autoridade; Procurar; Receber; Pregar.

Tempo de Compartilhar - 4º tópico do mês de julho/2011 (Atividade)

Obrigada a Lilian Vaz que compartilhou conosco uma sugestão de atividade  para o 4º tópico deste mês, "Posso preparar-me para ser digno de ir ao Templo".
Eis o que ela disse:

"ESCOLHAS QUE NOS LEVAM AO TEMPLO"
A idéia da atividade é debater com as crianças o que precisamos fazer para seguir com sucesso o caminho que nos leva ao Templo, particularmente com as crianças menores.Desenhe na lousa ou no chão uma ‘estrada’ e coloque uma gravura do Templo no ponto final.As crianças devem montar os carros com as peças faltantes enquanto relacionam coisas que nos levam pelo caminho que nos conduz ao Templo e coisas que fazem com que não tenhamos sucesso nesta ‘viagem’. Utilize Meus Padrões no Evangelho e outros exemplos de boas e más escolhas.

As crianças montarão dois carros, de cores diferentes. Um perfeito que as levará até o Templo e outro com defeitos. Infelizmente não poderemos postar as imagens por respeito aos direitos autorais, mas vocês podem procurar no google (ou mesmo desenhar) por gravuras de carros e cortá-los em pedaços.
Lilian tinha as seguintes gravuras:
parte lateral da frente do carro (2x)
parte lateral traseira do carro (2x)
pneus perfeitos (2x)
pneus furados (2x)
calotas das rodas (2x)
calotas amassadas ou arranhadas (2x)
parachoques (4x)
vidros laterais perfeitos (2x)
vidros laterais quebrados (2x)
porta lateral (1x)
porta lateral amassada (1x)

Nossos arquivos

Frequentemente recebemos emails de leitoras pedindo por músicas, peças, atividades etc. Todos o nosso  "baú" está disponível para download a partir de nossa pasta de arquivos. Basta clicar na imagem da pasta (logo abaixo das leitoras) e depois clicar na sub pasta com o nome da categoria do item que vocês desejam. 
Por exemplo, se precisam de um hino cantado, cliquem na subpasta "hinos-áudio".
Bom final de semana a todas!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Jogo da memória - link consertado

Nossa amiga Nil informou sobre o problema com o link pro jogo da memória em uma de nossas postagens desta semana. Creio que agora já esteja funcionando.
Obrigada, Nil!

Revisando músicas na Primária

Os hinos do programa são muito importantes para a Apresentação da Primária na Reunião Sacramental. É preciso ensiná-los bem e revisar com as crianças sempre, para que eles estejam familiarizadas com a letra e harmonia.
Que tal fazer isto de uma forma divertida? Esta foi a ideia de Christy Hilton, também do grupo Primusic. O nome da brincadeira é "Clap, Snap, Slap" ("Bater palmas, estalar dedos e dar um tapa na perna/colo").
Ela fez assim:

Usei esta idéia com os valorosos por que ela funciona melhor com crianças que sabem ler.
Copiei figuras de mãos batendo palma, estalando os dedos e dando tapas (esta última eu fiz desenhando uma linha para representar seu colo e dez barras curtas representando os dedos descendo em direção ao colo). Eu tinha 10-12 cópias de cada gravura e coloquei uma gravura ao lado de uma palavra de cada um dos pôsteres das canções. Então, à medida que cantássemos faríamos as ações apropriadas. Foi um desafio bacana para os valorosos. Gosto de encontrar maneiras de envolver tanto suas mentes quanto seus corpos.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Para porta - Templo!!


Vídeo Sobre o Templo!!

Para visualiza-lo clique aqui!!

Música da Primária e os pioneiros - parte 2

Jennifer Jenkins compartilhou o seguinte no grupo Primusic:

"Vou contar a história sobre o milagre das gaivotas e dos gafanhotos. Imprimi uma grande gravura de uma gaivota e coloquei um pino com imã no bico. Também imprimi alguns gafanhotos e preguei clips de papel de metal no verso (de forma que eles podem ser apanhados e depois cuspidos pela gaivota como é contado na estória). Cada gafanhoto tem uma pergunta sobre a história e uma canção que cantaremos juntos após responder à pergunta."

Ela também criou um jogo da memória com este tema.
Há uma gravura desta história (Gravura 5-47, O Milagre das Gaivotas) que vem junto com o manual Primária 5: Doutrina e Convênios. Não postaremos aqui por questões de Direitos Autorais. A história das gaivotas e dos gafanhotos pode ser encontrada neste mesmo manual, lição 41, pág. 241.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Música da Primária e os pioneiros

Duas ideias bacanas foram compartilhadas no grupo Primusic, do qual faço parte. Ambas estão relacionadas com o dia dos pioneiros (próximo domingo), mas também podem ser adaptadas para outras canções.  Hoje posto a primeira e amanhã a segunda.
PS. A tradução é minha.
PS2.Aqui tem a gravura de um carroção.
“Fiz carroções de cartolina e desenhei um mapa da trilha dos pioneiros no quadro. Fiz um concurso entre as classes (CTR e Valorosos) para ver que classe conseguiria levar seu carroção a Salt lake mais rápido enquanto revisávamos as canções  pioneiras que cantaremos na Reunião Sacramental como número musical especial e também algumas da canções do programa da apresentação especial na sacramental deste ano.
Para a canção “Eu gosto de ver o Templo” estou ensinando a linguagem de sinais que aprendi assistindo no site da Igreja.”

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cartõezinhos/Lembrancinhas Templo








Cartõezinhos para lembrancinhas do TC, se quiser baixar todos em PDF clique aqui!!

Tempo de Compartilhar - 3ª semana de julho/2011

Esta sugestão veio da Primária Estaca Campinas Brasil Castelo. Obrigada, irmã Lilian Vaz!

Semana 3 – Os Pioneiros trabalharam muito e fizeram sacrifícios para construir templos.
Decore a sala com figuras dos pioneiros.
Estude sobre a construção dos Templos de Kirtland e Salt Lake e do Templo de Campinas.

Templo de Campinas
Os planos para construir o Templo de Campinas foram anunciados em 3 de abril de 1997. Este foi o quarto templo a ser construído no Brasil.
A cerimônia de abertura da terra e a dedicação do terreno foram feitas em 1º de maio de 1998. A cerimônia foi presidida por James E. Faust, um membro da Primeira Presidência que serviu como missionário mórmon no Brasil na década de 1940. O terreno do templo tem 25.010 m² (6,18 acres). O templo situa-se no topo de uma colina do qual se pode ver boa parte da cidade de Campinas, possuindo um total de 4.469m² (48,100 sq.ft.), que inclui quatro "salas de ordenanças " e três "salas de selamento". Centenas de pessoas vieram à cerimônia de abertura da terra e à dedicação do terreno.
O Templo Mórmon foi aberto ao público de 20 de abril a 11 de maio de 2002. Dezenas de milhares de pessoas puderam conhecer o templo e saber mais sobre sua importância para a religião. O presidente da Igreja, Gordon B. Hinckley, dedicou o templo de Campinas em 17 de maio de 2002. Quatro sessões foram realizadas, o que permitiu a milhares de pessoas assistirem à dedicação. Antes da dedicação, o presidente Hinckley encontrou-se com um grande grupo fora do templo e a pedra de esquina final foi assentada. A construção estava enfim oficialmente completa.
(Fonte – Wikipedia)
Templo de Kirtland e Templo de Salt Lake – informações no manual Primaria 5, lições 25 e 44.
Não se esqueça de levar fotos dos templos para a aula. Se quiser seguir as instruções no esboço para o tempo de compartilhar convide pessoas diferentes para contar a história de cada templo.
Cantem "Eu gosto de ver o Templo"
Usem os dedoches dos pioneiros para ajudar a contar as histórias durante a aula. Use a figura do sacrifício dos pioneiros (homens cortando lenha, mulheres fazendo roupas) para ilustrar também, Se achar necessário use um dos auxílios como atividade para pintar e levar para casa.


Tempo de Compartilhar - 4º tópico de julho/2011

Darcee, do blog  Perglers Primary Place, resolveu reforçar um princípio que nos ajuda a nos mantermos dignos de irmos ao Templo. Ela falou sobre arrependimento e este é o Tempo de Compartilhar que ela preparou (minha tradução) :

Semana 4: Posso preparar-me para ser digno de ir ao templo.
Este é Bearry. (mostre o ursinho para as crianças).

Tem algo de errado com Bearry? Sim, ele está coberto de pontinhos vermelhos. Hmmm. Será que nossa primária pode ajudá-lo a se livrar destes pontos? Ei, talvez o tempo de compartilhar de hoje o ajude.
Leia 3 Néfi 27: 20
Bearry, enquanto você está se preparando para ser batizado, você fez coisas erradas ou cometeu pecado? (urso acena com a cabeça) Oh, eu entendo. Você cometeu pecados e precisa se tornar digno de ser batizado e permanecer digno para entrar no Templo Sagrado! Você precisa aprender sobre arrependimento. Ótimo, acho que nossa primária pode te ensinar e te ajudar a se livrar desses pontinhos.
Vamos ensiná-lo os passos do arrependimento primeiro. O primeiro passo (coloque ponto vermelho próximo da primeira escada) é entender que você fez algo errado.
Faça com que uma criança coloque o segundo degrau próximo da escada. “Eu confesso ou digo o que fiz de errado à pessoa que ofendi e prometo não fazer novamente”
#3- “vou corrigir o erro ou tentar consertar e pedir desculpas ou dizer que sinto muito à pessoa.”
#4- orar ao Pai Celestial e pedir perdão.
#5- Prometer ser bom (viver os mandamentos) e encontrar alegria
#6- perdoar a si mesmo, e como diz em Mormón 9:6… “em nome de Jesus, para que talvez possais ser declarados sem mancha, puros, formosos e brancos naquele grande e ultimo dia.”

Vamos trabalhar em alguns destes pontinhos. Vamos selecionar um ponto que tem um pecado do qual Bearry precisa se arrepender e tentar ajudá-lo a ser perdoado.
Faça com que uma criança escolha um ponto. Então retire a gravura do quadro que corresponde ao ponto e conte rapidamente uma historia de algo errado que foi feito. Então repasse os passos do arrependimento até limpar e remova o ponto. Continue com os outros pontos.
#1- trapacear (valorosos)- Bearry estava fazendo uma prova e decidiu olhar no papel de outra pessoa porque ele não tinha certeza de suas respostas.
Mandamento- Não furtar

#2- furtar- Tony estava vendendo brinquedos para um amigo doente. Bearry queria muito um boneco então ele o pegou quando Tony não estava olhando.
Mandamento- Não furtar.
#3- brigas(CTR)- Bearry e uma amiga queriam brincar com o mesmo brinquedo e ele começou a bater nela.
Mandamento- Amar uns aos outros
#4- fofoca- Bearry e seus amigos estavam cantando na primária e um dos meninos não tinha uma voz bonita, então ele escolheu se juntar aos outros para caçoar do colega.
#5- quebrar coisas/mentir- a irmã de Bearry saiu para a escola e quanto ela estava fora, Bearry foi até o quarto dela, entrou debaixo da cama, abriu o baú e brincou com as coisas da irmã, bagunçou todo o quarto e ainda quebrou um brinquedo. Depois ele disse que não tinha feito aquilo.

Mandamento- Amar ao próximo como a nós mesmos, não mentir.
#6 Desobedecer- Bearry e seus amigos foram até o riacho sem dizer a sua mãe onde estavam indo. Enquanto estavam lá, Bearry decidiu subir uma torre perigosa mesmo depois de seus pais terem dito para nunca fazer isso.
Mandamento: honrar pai e mãe
#7- mentir Bearry estava jogando baseball e quebrou a janela do vizinho. Ele não contou a ninguém e quando lhe perguntaram, ele disse que não sabia de nada.
Mandamento- não mentir.
#8- não ser gentil- Bearry foi ao parque e estavam fazendo uma caçada aos ovos de páscoa. Ele correu muito rápido e pegou todo o doce deixando as crianças menores sem doces em suas cestas.
Mandamento- Amar ao próximo como a nós mesmos


Bearry parece estar muito melhor agora e está mais preparado para ser batizado ou ir ao Templo.
Leia D&C 59:9.
Espero que todos nós nos esforcemos para vivermos sem as manchas do mundo a cada dia.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dia dos Pioneiros

 
Em 24 de julho é comemorado o Dia dos Pioneiros, dia em que Brigham Young e o primeiro grupo de pioneiros sud entrou no Vale do Lago Salgado em 1847.
Em homenagem a este dia, encontrei e traduzi um programa que encontrei no site Mormon Share. Fica para os arquivos de vocês! Quem sabe dá tempo de preparar?

Programa Dia dos Pioneiros

1. História de família pioneira que atravessou as planícies: lida por uma criança da classe dos valorosos.
2.Canção: "Crianças Pioneiras
(Pioneer Children Sang as They Walked)", pág. 137 de Música para crianças.
3. Fatos pioneiros: (lido por crianças da classe dos valorosos).
Fato #1: Pioneiros costumavam beber água dos riachos. Eles não tinham água corrente como temos hoje.
Fato #2: Pioneiros criavam jogos para brincar enquanto viajavam. Porque tinham deixado seus brinquedos para trás, eles tinham que criar seus próprios brinquedos a partir de coisas que encontravam.
Fato #3: À medida que viajavam, os pioneiros encontravam muitas montanhas e Colinas. Escalá-las era trabalho duro!
Fato #4: Os pioneiros viajavam em todo o tipo de clima. Algumas vezes estava muito quente!
Fato #5: Pioneiros também enfrentaram frio tão forte que tirou a vida de muitos deles.
4. Canção: “Canção do Carrinho de Mão(The Handcart Song),pág. 136 de Música para crianças.
5. Fatos sobre os pioneiros: (lido por crianças da classe dos valorosos)
Fato #6: Pioneiros não comiam dentro de casa. Eles cozinhavam sobre fogueiras e comiam suas refeições ao ar livre.
Fato #7: Pioneiros não tinham chuveiros. Eles tomavam banho em rios e riachos 

Fato #8: Após um longo dia de viagem, os pioneiros colocavam seus carroções em um círculo, então faziam fogueiras. Com frequência eles cantavam e dançavam ao redor dessas fogueiras.
Fato #9: Os pioneiros raramente tinham o suficiente para comer. Eles muitas vezes ficavam com fome e tinham de racionar a comida. Temos a sorte de ter tanta coisa para comer
6. História de família Pioneira que não conseguiu cruzou as planícies: lida por criança da classe dos valorosos.
7. Canção: "Pra ser um pioneiro(To Be a Pioneer)", pág. 138 de Música para Crianças.
8. Todas as crianças dizem: "Feliz Dia Dos Pioneiros!"

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tempo de Compartilhar - 3º Tópico de julho/2011













 Darcee postou em seu blog uma atividade para o Tempo de Compartilhar entitulada "Templos nos Últimos Dias". Eis aqui a tradução:

Os Pioneiros se sacrificaram muito para ajudar a estabelecer a Igreja como a conhecemos hoje. Eles seguiram o Profeta quando lhes foi dito para seguirem sua fé,  deixarem suas casas, construir templos e ajudar a construir o Reino de Deus.
Vamos aprender sobre alguns dos primeiros templos e os sacrifícios que foram feitos, a fim de sermos capazes de receber as bênçãos do templo hoje.
Vamos mover essas crianças Pioneiras e fazê-las caminhar, caminhar e caminhar e aprender sobre esses templos. Vamos movê-las a cada espaço. Na parte de trás de cada espaço, há um envelope que tem um fato sobre o templo para o qual eles estão viajando. Quando chegarmos ao templo, você verá uma imagem de sua aparência durante a construção. Vamos começar!

Templo de Kirtland - Fatos nos envelopes.
Fonte: Manual Primária 5
O Templo de Kirtland está localizado em Kirtland, Ohio.
O Templo de Kirtland foi o primeiro templo construído nesta dispensação (D&C 88:119;95). Neste templo, Joseph Smith teve uma visão do Reino Celestial.
Em 3 de abril de 1836, o Salvador apareceu e aceitou o templo como um lugar em que Ele iria revelar a sua palavra ao seu povo (D&C 110:1-10).
Após esta aparição, Joseph Smith e Oliver Cowdery receberam visitas de Moisés, Elias, e Elias, o profeta, os quais lhes deram certas chaves do sacerdócio e informações importantes (D&C 110:11-16), e deram permissão para fazer o trabalho do templo.
Alguns disseram que o templo deveria ser construído de troncos. Mas Joseph Smith teve uma visão e viu como o templo deveria ser construído. Os Santos esmagaram vidro e porcelana para o reboco aplicado nas paredes exteriores do Templo de Kirtland, que brilhava ao sol. Durante a construção, o Templo de Kirtland era guardado à noite para proteger o prédio das turbas e pessoas que queriam danificá-lo.
Este templo serviu aos Santos por cerca de dois anos antes deles terem que fugir de Kirtland quando foram expulsos.
Casamentos e batismos pelos mortos não foram realizadas neste templo. Este templo é propriedade agora da Igreja Comunidade de Cristo.
Mostre a imagem da construção de templo de Kirtland para as crianças
 
Templo de Nauvoo - fatos nos envelopes
Fonte:
Lição 35: Primária 5: Doutrina e Convênios: História da Igreja Lição 33, Primária 5: Doutrina e Convênios: História da Igreja 
O Templo de Nauvoo era quase 17 metros mais alto que o Templo de Kirtland. Do lado de fora foram esculpidas figuras do sol, a lua e as estrelas, representando os três graus de glória. Sobre as portas em letras de ouro foi escrito A Casa do Senhor, construída pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Início  06 de abril de 1841. Santidade ao Senhor. O templo terminado era um dos mais belos edifícios da área. Dinheiro do dízimo foi usado para pagar material de construção, e os membros também pagavam tudo o mais que podiam para comprar suprimentos. Cada uma das Mulheres da Sociedade de Socorro contribuiu um centavo por semana para comprar vidros e pregos, acabando por recolher 50 mil moedas de um centavo (500 dólares).  Estas moedas de um centavo pesavam 155 quilos e meio!
As mulheres cozinhavam as refeições e costuravam roupas para os homens da construção do templo.
Salas do templo de Nauvoo foram dedicadas e usadas assim que foram concluídas. 
Porque a fonte batismal estava no porão do templo, ela ficou pronta para uso antes do resto do templo ser concluída.Batismos pelos mortos foram iniciados no templo, em novembro de 1841, quando as paredes exteriores do templo ainda não tinham atingido as janelas do primeiro andar. Quase seis mil membros da Igreja receberam suas investiduras no Templo de Nauvoo.
Em setembro de 1846 uma multidão de 1.500 inimigos da Igreja assumiu o controle do templo e o estragou. Eles faziam apostas, bebiam bebidas alcoólicas e fumavam dentro do templo. Eles destruíram o mobiliário e as paredes e faziam piada com as ordenanças do templo sagrado.
Logo um raio atingiu o campanário e quebrou o eixo que segurava a figura de um anjo no topo do templo. Mais tarde, os inimigos da Igreja pagaram um homem para incendiar o templo. Tudo queimou menos as paredes externas, que eram feitas de pedra. Dois anos mais tarde, um furacão derrubou três das paredes. O templo foi agora restaurado e ordenanças são feitas lá.

Mostre às crianças a imagem do templo de Nauvoo sendo construído no verso do templo acabado.

Templo de Salt Lake City fatos nos envelopes

Fonte: Lição 44: Primária 5: Doutrina e Convênios: História da Igreja 
Demorou quase 40 anos para construir o Templo de Salt Lake City. Os imensos blocos de granito para o templo foram cortados em uma pedreira em um cânion há 32 quilômetros do local do templo. Os blocos pesavam várias toneladas cada e tinham que ser transportados em vagões puxados por equipes de boi.Às vezes levava quatro dias para levar um bloco do cânion para o local do templo. Muitas vezes, os vagões se quebravam ou os blocos pesados ​​caíam dos carroções e rachavam ou quebravam.Quando a ferrovia chegou a Utah em 1869, tornou mais fácil mover muitos blocos durante um dia.
Em seguida, os blocos eram esculpidos e moldados. (mostre a gravura das pedras cortadas na pedreira e os bois carregando a pedra,disponível em www.lds.org) para as crianças visualizarem a dificuldade da construção do Templo.Demorou 14 anos para completar a camada inferior/fundação do templo. Eles trabalharam por cinco anos e depois tiveram que recomeçar porque a fundação não era forte o suficiente e o templo poderia rachar ou cair.
Cyrus Edwin Dallinb é o artista do anjo Moroni no topo do Templo de Salt Lake. Ele não era um membro da igreja. O anjo é uma estátua de quase 4 metros e mais templos em todo o mundo têm este símbolo no topo. (www.lds.org)
Mostre a gravura do local de construção do Templo de Salt Lake City no verso da gravura do templo terminado.
 
Templo de Manaus – fatos no envelope 
Fonte: www.lds.org/newsroom  
(use fatos relativos ao Templo mais próximo de sua área)
Compartilhe uma memória, experiência ou sentimento que você tem sobre o Templo de Manaus. Mostre o local de construção do Templo para as crianças.

Caminho que conduz a imagem de Jesus com as crianças no templo
Existem mais de 134 templos em funcionamento em todo o mundo.  
Como somos abençoados por ter um  perto de nós.
O Salvador voltará ao seu templo. Ele virá para o templo santo e eu digo essas coisas em nome de Jesus Cristo, amém.

Tema de Agosto

Nossa querida Didi tem criado cartazes para os temas mensais da Primária. Pra quem ainda não tem uma ideia para Agosto, aqui está o link para a versão de nossa criativa amiga.
PS. Ainda detesto escrever idéia sem acento!!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TC 3ª Semana de Julho!! Os Pioneiros trabalharam muito e fizeram sacrificios para construir Templos


O TC desta semana tem como base os pioneiros, o sacrifício que fizeram para a constução de templos, o esboço menciona as aulas 25 e 44 como auxílio, já postamos elas aqui no Blog, caso queira utilizar os recursos Aula 25 - Construção do Templo de Kirtland e Aula 44- Construção de Dedicação do Templo de Salt Lake

Outras Dicas - Encontrei um link bem legal da Revista Friend de 1984 com atividades para colorir sobre os pioneiros.

Outro da Revista Friend de 1996 e no Blog Primária Kits, tem algumas gravuras e atividades também.

Busquem inpiração para fazer deste tempo de compartilhar fluir um sentimento de gratidão pelos pioneiros.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Templo Para Colorir!!

Templo para Colorir!!

Defina 3 metas que deverá cumprir a fim de estar digno de ir ao templo!!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tempo de Compartilhar - mais uma ideia

Para abrir a mensagem do Tempo de Compartilhar, traduzi uma parte da ideia que encontrei no blog Little LDS Ideas:
Pensei em mostrar uma gravura de uma família (ou uma foto de minha ou de uma das crianças da Primária) e perguntar como elas se sentiriam se não pudessem viver com suas famílias. Então eu perguntaria às crianças o que acontece quando morreremos... Nossa família continuará junta depois?
Então mostrarei a foto de um Templo. Talvez você pudesse colocar a gravura dentro de uma sacola de presentes ou embrulhar em uma caixa e dizer que o Pai Celestial nos deu um presente (nos abençoou) para que pudéssemos viver com nossa família para sempre.
 e então eu mostraria a gravura do Templo.
Pedirei a uma criança que leia as duas últimas frases da Proclamação. Direi às crianças que hoje vamos debater estas ordenanças sagradas.
Ao final da lição direi a elas que por causa destas ordenanças sagradas nossas famílias está unida e que isso significa que ficaremos unidos para sempre e seremos capazes de viver com nosso Pai Celestial novamente.

Dia dos Pais Chegando!!

Bom Meninas, o Dia dos Pais é em agosto, mas se quisermos algo especial devemos nos preparar já!! Preparei um modelo de cartão e marcador de páginas para as crianças escreverem ou desenharem o que quiser, para baixar em pdf clique aqui.

Em 2009 fizemos uma postagem do Hino - PAIS, nos arquivos do Blog temos a partitura e o audio instrumental, hoje recebi um e-mail de nossa leitora Sheila Venditti com o audio cantado em Inglês, se quiserem apresentar um hino diferente!

Ahh, se alguém tiver a ele cantando em português e quiser nos enviar...sei que muitas ficarão gratas e felizes!!

Porque Eu Amo o Templo!!

Leia a Citação acima e diga existem muitas razões pelo qual desejamos estar no templo, imprima a figura abaixo recorte as partes e entregue para cada criança, dupla ou grupo para que eles escrevam porque amam o templo, depois monte no quadro negro o templo e explique que o templo existe para que todos esses motivos que temos de ama-lo se fortaleça cada vez mais, sendo assim cada dia que passa nos tornamos mais dignos de habitar na presença do Senhor, pois se somos dignos de entrar no templo,somos dignos de viver ao lado de nosso Pai Celestial e Jesus Cristo.

Se é tão bom estar no templo, imaginemos como deve ser estar ao lado de nosso Pai Celeste para sempre, vamos nos esforçar para isso.
Se desejar distribua uma miniatura para cada criança escrever seus motivos pessoais de amar o templo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tempo de Compartilhar - 2ª semana de julho de 2011

Encontramos uma ideia no blog Los Colores de Nuestra Primaria e traduzimos para o blog.
Espero que ajude! Alguém mais tem uma ideia para compartilhar?

Semana 2: As famílias são abençoadas por meio das ordenanças sagradas do Templo.
Um domingo, durante a reunião de testemunhos, Angie, de nove anos, disse à congregação que a sua música favorita era "As famílias poderão ser eternas." Ele falou sobre o quão grandioso é que nosso Pai Celestial tenha um plano maravilhoso para que possamos estar juntos para sempre.
Os pais  de Angie não haviam sido selados no templo.
Pouco tempo depois daquele dia, Katie, a irmã de Angie, deixou um bilhete no travesseiro de seus pais pedindo para que fossem ao Templo.
Angie e Katie tinham muito desejo de que a sua família fosse selada no templo.
Seus pais oraram sobre isso e todos se esforçaram muito para se preparar; quando chegou o momento, eles puderam ir ao templo e foram selados para sempre.
Mesmo se sua família não foi selada, um dia você poderá ir ao Templo.
Uma vez que você tenha doze anos, poderá realizar batismos pelos mortos no templo. A fim de se preparar desde agora, você deve guardar os mandamentos e viver “Meus Padrões do Evangelho”.
Quando somos batizados, fazemos convênios com nosso Pai Celestial para obedecer Seus mandamentos.
Se os guardarmos, algum dia poderemos ir ao templo para fazer convênios, participar de ordenanças sagradas (cerimônias especiais de significado espiritual) e receber bênçãos.
Ordenanças do templo criam famílias eternas. Pelo selamento no templo, famílias inteiras -  irmãos, irmãs, pais, avós, bisavós e outros parentes - podem ficar juntas para sempre.
Prepare-se agora para viver corretamente e aprender sobre a história da família.
Quando você completar 12 anos de idade poderá ir ao templo e ser batizado por seus antepassados, para permitir a eles que se unam à sua família para sempre.
Você também pode se preparar para viver com sua família eterna ao tratar os outros com amor e bondade.
Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou: "A fim de receber as bênçãos que nosso Pai Celestial nos deu, devemos obedecer aos mandamentos e conduzir-nos de tal forma que a nossa família queira estar conosco na eternidade".
Explique que as crianças podem ajudar suas famílias a ficarem juntas para sempre ao serem sábios.
Fale sobre Salomão, que pediu a Deus um coração sábio (veja 1 Reis 3:5, 9-12).

Discuta o que significa ter um coração sábio. Recorte vários corações de papel e escreva diversas situações em cada um. Por exemplo:
- Seu irmão feriu o braço;
- Sua mãe se atrasou para fazer o jantar, porque ela estava ajudando uma vizinha;
 
-Seu amigo quer que você continue brincando, mas você vê o seu pai trabalhando no quintal.
Explique às crianças que elas têm um coração sábio e pergunte-lhes o que eles fariam em cada situação.
Cante "As Famílias Poderão Ser Eternas".
Ajude as crianças a fazer cartões para dar a suas famílias.
Antecipadamente escreva: "Posso ter um coração sábio ao ...." Peça às crianças para escrever ou desenhar nos cartões o que podem fazer para serem mais sábias.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

TC Segunda Semana de Julho!!

Na segunda semana de Julho falaremos sobre as bençãos que a família recebe através das ordenanças do templo, imprima uma cópia da ilustração do hino Eu Gosto de Ver o templo (figura abaixo) para cada criança, deixe que elas completem com as frase do hino de acordo com o que sabem, dê um tempo para elas fazerem mas se precisarem ajude-as a escreverem as legendas, depois que todas já estiverem prontas peça para que cantem a segunda estrofe e mencionem uma grande benção que nossa família recebe se for digna de acordo com o hino.

Diga que todas as crianças que estão na sala da primária devem se sentir gratas por terem a oportunidade de se prepararem desde cedo para entrar e receber as bençãos do templo.

Se possível, faça um quadro para cada criança com a família proclamação ao mundo para que coloquem em seu quarto ou em algum lugar de sua casa, o modelo abaixo eu copiei do Blog MaeSud, e como achei lindo estou compartilhando aqui!!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mais Tempo de Compartilhar, Obaaa!!

O mês está gelado(pelo menos aqui em SP) rs mas o Blog está pegando fogo,recebemos duas idéias de atividades da nossa querida Helen Klinger, uma é a atividade liga pontos do tempo(imagem abaixo) e outra são auxílios visuais para ilustrar a importância dos templos já que é o tema na primeira semana com seus respectivos profetas, eles estão em PFD para baixar clique aqui!!



Eu amei tudo,obrigada Helen!!