sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Relembrando a Conferência!!


Após a conferência podemos aproveitar o tema do mês que é Oração para relembrar as coisas que aprendemos na conferência incentivando as crianças a orarem pedindo ao Pai Celestial que as ajude a cumprirem as instruções do profeta para elas como diz a 9º estrofe do hino Segue o Profeta.

Encontrei no Blog da Emma alguns lembretinhos bem legais que podem nos auxiliar neste TC.

Um é a folhinha do Profeta Monson - que você pode baixar aqui!

O outro é um cartãozinho com os pézinhos que pode ser dado como lembrancinha que você pode baixar aqui!

Ou pode baixar os dois juntos em um único arquivo aqui!!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

caça palavras da Conferência Geral

Encontrei um site que, dentre outras coisas, monta caça-palavras e fiz um pra Conferência Geral. Não é assim "nossa, que fofo", mas dá pro gasto. Além disso, é gratuito.
Cliquem aqui para ver o site, aqui para ver o caça-palavras que criei em html e aqui para ver em pdf.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

lembrancinha para a Apresentação na Sacramental

Nossa leitora Vera Lopes, da Estaca Taboão, gentilmente compartilhou conosco os marcadores que foram feitos por sua filha. Obrigada, Vera!
O arquivo está formatado de modo que, ao imprimir, já tenhamos 6 marcadores. Depois é só recortar.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Livrinhos para a Conferência Geral!!

Todos sabemos que na próxima semana teremos a Conferência Geral da Igreja, então preparei dois livrinhos que as crianças podem levar para ajuda-las na reverência.



Lembrando que tem o Livrinho Oficial publicado no site da Igreja e outros que já publicamos aqui no Blog que também podem ser usados.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Esboço para Apresentação Sacramental 2011!!

A irmã Adna, nos enviou este esboço de apresentação para a Sacramental especial, quem ainda não fez o seu pode adaptar a sua Ala, o legal é que já tem os hinos digitados também, mais fácil para as crianças ensaiarem tanto na sala da primária quanto em casa.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

TC 4ª Semana de Setembro!!

Na Revista A Liahona de Outubro de 2001 tem um jogo super legal que pode ajudar as crianças no TC deste mês.

Para baixá-lo clique aqui ou vá direto ao site. Se quiser, pode dar para eles um saquinho com M&M's simbolizando que todo Membro é um Missionário junto com o cartãozinho que eu preparei. Pode baixá-lo aqui!!

sábado, 17 de setembro de 2011

Atividade de Reconhecimento - esclarecimentos

Há alguns dias postamos uma atividade entitulada "Noite do Reconhecimento" e algumas leitoras fizeram perguntas a respeito deste tipo de evento. Podemos ler sobre isto no livreto do Programa Fé Em Deus, pág. 19:

"ORIENTAÇÃO E RECONHECIMENTO
(...)
O reconhecimento pelas realizações deve ser contínuo, como se segue:
(...) Pelo menos duas vezes por ano, um dia de atividade da Primária deve incluir oportunidades para as crianças compartilharem o que aprenderam e realizaram. (...)"

Vejam bem, não estamos falando de um evento como a "Noite de Excelência" das moças, (embora eu ache que este evento também poderia ser algo mais singelo, algo mais pais e moças) é algo que pode ser simples, mas que mostre às crianças (e aos pais) que seu esforço em cumprir os requisitos é importante e o quanto nós, enquanto pais e líderes, nos orgulhamos deles.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fé Em Deus adaptado ao novo Manual 2: Administração da Igreja

Quando o novo Manual 2: Administração da Igreja foi entregue à liderança, surgiram perguntas sobre o programa Fé Em Deus, como, por exemplo, os requisitos relativos às atividades trimestrais. Recentemente, visitando o site, encontrei uma orientação oficial sobre a  adaptação do programa ao novo manual.
Eis a tradução, feita por mim (não oficial, ok?). Quem quiser ver em inglês, clique aqui.

Para pais e líderes da Primária
Adaptando o Programa Fé Em Deus

O propósito do Programa Fé Em Deus é o de ajudar cada criança da Primária, com idade entre 8 e 11 anos, a se tornar tudo o que o Pai Celestial quer que ela se torne e é uma parte importante de sua responsabilidade. Incentive cada criança a completar os requisitos. À medida que fizerem isso, as meninas estarão preparadas para dar continuidade a seu crescimento espiritual no programa das Moças e os meninos estarão dignos e prontos para receber o Sacerdócio Aarônico.
Para alinhar o Programa Fé Em Deus com o novo Manual 2, alguns requisitos foram omitidos ou revisados:

Fé Em Deus para meninas
Pág. 9, item 08: Omitir (atividades trimestrais não são mais realizadas).
Pág. 18, parágrafo 2: Omitir (atividades trimestrais não são mais realizadas)

Fé Em Deus para meninos
Pág. 9, item nº 7: Leia a décima segunda regra de fé. Converse a respeito do significado de ser um bom cidadão e como suas ações afetam outras pessoas.[NÓ]
Pág. 9, item 8: Omitir (atividades trimestrais não são mais realizadas).
Pág. 12, item nº 2: Leia D&C 20:57–60 e Cumprir Meu Dever para com Deus para os Portadores do Sacerdócio Aarônico, página 7. Converse ...
Pág. 18, parágrafo 2: Omitir (atividades trimestrais não são mais realizadas).

Official Web site of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints
© 2011 Intellectual Reserve, Inc. All Rights Reserved

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

TC 3ª Semana de Setembro!!

Preparei esses recursos para auxiliar no TC descrito no esboço para esta semana( 3ª Semana de Setembro), um é papel para descreverem como podem se preparar para ser um missionário e o outro um cartãozinho com a escritura que menciona como Amon se preparou, para baixa-los clique aqui!!

Curriculum para 2012

Além do Esboço para o Tempo de Compartilhar, a Igreja também disponibilizou o curriculum de 2012. Quem quiser ver o arquivo (em inglês) clique aqui.

Aqui está a lista dos manuais que serão usados em 2012, com link para visualizá-los na página oficial da Igreja:

Berçário (crianças de 18 meses a 2 anos em 1º de janeiro de 2012)
Olhai para vossas Criancinhas: Manual do berçário

Tempo de Compartilhar (crianças de 3 a 11 anos em 1º de janeiro de 2012)
Esboço para o Tempo de Compartilhar 2012: Escolher o Certo.

Raios de Sol (crianças de 3 anos em 1º de janeiro de 2012)
Manual Primária 1: Sou um Filho de Deus

CTR (crianças de 4 a 7 anos em 1º de janeiro de 2012)
Manual Primária 2: Conserva Tua Rota A

Valorosos (crianças de 8 a 11 anos em 1º de janeiro de 2012)
Manual Primária 4: Livro de Mórmon

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Esboço 2012 em Português!!

Oba, já temos o esboço em português também, para as ansiosas como eu, podem baixa-lo aqui!!




Já foi postado!

O esboço para o Tempo de Compartilhar de 2012 foi postado no site oficial. Por enquanto só em inglês. Para ver, cliquem aqui.

Tempo de Compartilhar - 3º Tópico de Setembro 2011

Semana 3: Posso preparar-me agora para servir em uma missão.

Faça alguns sinais de interrogação grandes em papel amarelo ou dourado.Na parte de trás de cada interrogação escreva uma pergunta que uma pessoa que não seja membro da Igreja poderia fazer. Por exemplo:
- Eu ouvi dizer que os Mórmons não bebem café ou chá, ou álcool, nem fumam. Por que?
- os mórmons tem outras Escrituras além da Bíblia? Quais são?
- Pra que servem os templos?
- O que é a Primária?
- Quem foi Joseph Smith?
- Por que a Igreja Mórmon tem Doze Apóstolos?
- Por que os mórmons têm um profeta?

Como uma introdução à apresentação, diga às crianças que os profetas pediram a todos para serem missionários. Pergunte o que é um missionário e permita que várias crianças respondam. Através de suas respostas chegue à conclusão de que a maioria dos missionários são jovens, homens e mulheres, entre 19 e 25 anos quesaem de casa, vão para outra cidade ou país e ensinam aos outros as verdades do evangelho.Fale sobre os casais mais velhos, que são missionários. Fale sobre os missionários em sua vizinhança, com os quais as crianças estão familiarizadas.
Cantem todos juntos “Eu quero ser um missionário”
Você precisa ter 19 anos para ser missionário?(Não) Pergunte como as crianças podem ser missionários. Uma maneira é estar alerta para o surgimento das "perguntas de ouro". O que é uma pergunta de ouro. É uma pergunta que uma pessoa que não é membro faz sobre a Igreja. Há perguntas de ouro que mesmo as crianças podem responder.
Peça a duas crianças que venham ate a frente. Coloque em uma a placa que diz "membro" e na outra a placa que diz "Não membro". Mostre as perguntas de ouro que você preparou. Peça ao "não Membro" que pegue uma e leia para o “membro”, e este último deve tentar responder. Se a criança não souber responder, peça às outras crianças que tentem lhe ajudar com a resposta. Mesmo que a criança "Membro" consiga responder corretamente a questão, convide as outras crianças a comentarem sobre isso.
Depois de ter respondido a questão, permita que os participantes voltem a seus assentos e repita o processo com duas outras crianças.
Como resumo, incentive as crianças a estarem atentos às perguntas de ouro que podem ajudar a conversar com alguém sobre a igreja e incentive-nas a também a ouvir com atenção as aulas da Primária, os discursos da Reunião Sacramental, e em seus lares para saberem as respostas.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Esboço para o Tempo de Compartilhar de 2012

Eu sei, tá cedo, nem demos conta ainda da Sacramental deste ano... mas é que eu não me aguento de ansiedade! (risos) Preciso contar pra vocês como vai ser o ano que vem na Primária, então aí vão os temas e escrituras mensais de 2012. A tradução é minha, portanto, não oficial e sujeita a erros, ok?
 
Conserva Tua Rota
"Escolhei hoje a quem sirvais...; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”  Josué 24:15

Janeiro
Tema: O livre arbítrio é um dom para escolhermos por nós mesmos.
Escritura: "Portanto os homens são livres... para escolher a liberdade e a vida eterna, por meio do grande Mediador de todos os homens". 2 Néfi 2:27
Canção: "As a Child of God" , de Janice Kapp Perry (nova)

Fevereiro
Tema: Somos abençoados quando escolhemos o que é certo.
Escritura: "se guardardes Seus mandamentos, Ele vos abençoará e far-vos-á prosperar." Mosias 2:22
Canção: “Faze o Bem, escolhendo o que é certo”, Hinos 148

Março
Tema: Os profetas vivos me ensinam a escolher  o que é certo.
Escritura: "Oh! Lembra-te, meu filho, e aprende sabedoria em tua mocidade; sim, aprende em tua mocidade a guardar os mandamentos de Deus! ".  Alma 37:35
Canção: “Sê fiel”, Música Para Crianças pág. 81

Abril
Tema: Jesus Cristo ensina-me a escolher o que é certo
Escritura: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”,  João 13:15
Canção: Canção de sua escolha sobre Jesus Cristo, do livro de canções

Maio
Tema: Escolho o que é certo quando sou batizado e confirmado membro da Igreja.
Escritura: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”,  Atos 2:38
Canção: Quando eu for Batizado, Música para Crianças pág. 53

Junho
Tema: Escolho o que é certo ao viver os princípios do Evangelho.
Escritura: "Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas." 1 Néfi 3:7
Canção: “Néfi era valente”,  Música para crianças pág. 64

Julho
Tema: Escolho o que é certo ao viver os princípios do Evangelho
Escritura: "Sejamos, portanto, fiéis aos mandamentos do Senhor." 1 Néfi 3:16
Canção: O sábio e o Tolo, Música Para Crianças, pág. 132 ou Canção de sua escolha do livro de canções.

Agosto
Tema: Escolho encher minha vida com coisas que convidam o Espírito.
Escritura: "Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos."13ª Regra de Fé
Canção: Eu quero ser como Cristo, Música Para Crianças pág 40.

Setembro
Tema: Os 10 mandamentos ensinam-me a amar a Deus e a Seus filhos
Escritura: “Se me amares, servir-me-ás e guardarás todos os meus mandamentos”. Doutrina &Convênios 42:29

Outubro
Tema: As bênçãos do Sacerdócio estão disponíveis para todos.
Escritura: “E também todos os que recebem este sacerdócio a mim me recebem, diz o Senhor”, Doutrina&Convênios  84:35

Novembro
Tema:Posso escolher ser um missionário agora.
Escritura: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”, Marcos 16:15

Dezembro
Tema: Jesus Cristo é o Filho de Deus.
Escritura: “Eis que eu sou Jesus Cristo, o Filho de Deus. Eu sou a vida e a luz do mundo.”, Doutrina&Convênios  11:28

Sacramental Especial da Primária 2011!!

Estamos nos aproximando do último trimestre do ano e com ele as apresentações na sacramental da primária também chegam, algumas Alas já estão dando incício aos ensaios e a preparação, grifei algumas diretrizes que na verdade todas já devem conhecer, mas deixo apenas como lembrete para essa sacramental, para baixa-las clique aqui.

Não devemos esquecer do carater sagrado desta reunião, ela é apresentada pelas crianças da primária mas não deixa de ser uma reunião sacramental.

Em um discurso proferido pelo Elder Dallin H. Oaks ele menciona... A ordenança do Sacramento torna a reunião sacramental a mais sagrada e importante reunião da igreja(...) Seu conteúdo,além do sacramento,sempre deve ser planejado e apresentado de modo a concentrar nossa atenção na Expiação e nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. Para ler o discurso na íntegra clique aqui.


E boa sacramental para todos!!

Convite para discurso na Sacramental

A Renata Honório e a Renídia Dutra do blog Primária Grajaú criaram um convite muito fofo para as crianças que irão discursar na Apresentação da Primária na Sacramental. Quem quiser ver, clique aqui.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Atividades para o TC 3º Semana de Setembro/2011





Posso preparar-me agora para servir em uma missão!!

domingo, 11 de setembro de 2011

Noite do Reconhecimento

A Noite de Reconhecimento geralmente acontece uma vez ao ano para as crianças mostrarem a suas famílias o que tem aprendido nos dias de atividade.
Quase ninguém fala sobre isso e às vezes penso que esta atividade fica meio negligenciada. Hoje encontrei uma postagem sobre um roteiro simples, mas eficaz. E vocês? Como tem realizado este evento?
PS. A atividade foi feita somente com as meninas. É que nos Estados Unidos eles costumam separar.

Noite do Reconhecimento (Ideia do blog Lds Activity Day Ideas)
O tema para nossa noite de reconhecimento foi "Florescendo juntas nos Dias de Atividade".
Sempre temos uma atividade de preparação antes de uma grande atividade combinada. Durante esta preparação, as meninas fizeram os convites, se reuniram com a líder para marcar os livretos do Fé Em Deus e praticaram o programa, incluindo as canções que cantaríamos.
Eis o convite em forma de flor que combina com nosso tema.:
Frases no convite:
Florescendo Juntas nos Dias de Atividade
Programa: Noite do Reconhecimento
Você é convidado a
Vir e apreciar o que aprendemos
este ano durante os dias de Atividade
use roupa padrão de domingo

Todas as pétalas estavam tracejadas em um pedaço de papel para as meninas cortarem. O miolo da flor tinha uma cor diferente.  As palavras estavam em outro pedaço de papel. As meninas escolheram se queriam escrever as palavras ou cortar e colar. Tudo ficou preso por um grande colchete. Muito simples e deu às meninas a oportunidade de fazer todo o convite!
Foi assim que ficou nosso programa: As meninas conduziram tudo. Uma menina deu as boas vindas, depois todo o grupo cantou “FÉ”. Uma das meninas tocou piano e outra regeu a canção. Após isto, tivemos a oração de abertura. Então fizemos com que cada grupo (tínhamos 3) recitasse uma escritura juntas e 02 meninas de cada grupo falaram sobre 02 atividades que elas gostaram durante este ano. Algumas mostraram fotos ou coisas que elas fizeram durante os dias de atividade e então compartilharam seus testemunhos. Terminamos com todas as meninas cantando "Sou um filho de Deus" e uma oração.
Todo o programa durou apenas 20 minutos. Foi curto e doce. Foi ótimo ver as meninas jovens conduzirem um programa, cantar, falar, e prestar testemunho do evangelho. Temos uma juventude maravilhosa na igreja hoje!
Nosso programa aconteceu na capela em um domingo à noite. Depois todos se reuniram para receber um delicioso cupcake (mini bolo) de pirulito à medida que saíssem da capela!
-->
Para fazer o cupcake de pirulito basta apenas fazer sua receita favorita de cupcake, colocar uma cobertura e enfiar um pirulito.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Canções para 2012

Sonya, do grupo Primusic,  recebeu a cópia do esboço para o Tempo de Compartilhar do ano que vem e informou a lista de canções. Pode ser que haja uma ou outra diferença da versão em português, então teremos que esperar para confirmar. Mas aqui vai a lista pra quem, como eu, está se mordendo de curiosidade (bem que eu podia voltar pra Primária. Ai, ai...):

Janeiro: "As a Child of God" , de Janice Kapp Perry (nova)
Fevereiro: "Faze o Bem, escolhendo o que é certo", hino nº 148
Março: "Sê fiel", pg 81
Abril: canção de sua escolha sobre Jesus Cristo do livro de canções
Maio: "Quando eu for batizado", pg 53
Junho: "Nefi era valente", pg 64
Julho: "O sábio e o Tolo", pg 132 ou uma canção de sua escolha do livro de canções
Agosto: "Eu quero ser como Cristo", pg 40

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mais recursos para o tema deste mês

Postamos anteriormente alguns recursos para o tema deste mês.Vocês podem encontrá-los aqui e aqui.

Tempo de Compartilhar - 2º Tópico de Setembro/2011 - outra ideia

A Obra Missionária abençoa a todos 
ideia de Little LDS Ideas

Para dar início a seu Tempo de Compartilhar, leve um prato de biscoitos ou outro lanchinho e deixe-o na mesa. Coma um e mostre o quanto está gostoso dizendo bem alto 'Hummmm...' ou 'Este é o melhor biscoito que já comi', ou algo do gênero. Finja não notar as crianças e depois que terminar de comer, olhe para elas e diga "Oh, vocês não querem um destes, não é? OK, então eu vou continuar comendo”. 
As crianças provavelmente ficarão um pouco desapontadas e dirão algumas coisas. Quando isso acontecer, pare de comer e pergunte às crianças se elas querem que você compartilhe com elas seu lanchinho.
Então pergunte às crianças: se vocês tivessem algo maravilhoso, não gostariam de compartilhar com outras pessoas? Todos nesta sala têm algo maravilhoso, algo tão especial que deveríamos querer compartilhar com as pessoas que conhecemos. Alguém sabe do que estou falando? O Evangelho! 
Somos abençoados por termos o evangelho em nossas vidas e deveríamos ter o desejo de compartilhá-lo com os outros, mas como podemos fazer isto? Através da obra missionária. 
A obra missionária abençoa a todos. Hoje teremos alguns convidados especiais compartilhando conosco algumas experiências de como a obra missionária abençoou suas vidas. Nesse momento você pode chamar seus convidados e eles poderão compartilhar suas histórias.
Se você não quiser levar pessoas para a Primária, você pode pedir à algumas pessoas que escrevam uma história para ser lida na sala. Então você poderia lê-las durante o Tempo de Compartilhar.
Algumas sugestões de como compartilhar as histórias missionárias:
- Você poderia esconder as histórias embaixo de algumas cadeiras para as crianças encontrem-nas
- Imprima gravuras de pessoas missionárias e numere cada uma no verso. Para cada missionário, um história/experiência. Você poderia encontrar a gravura e as histórias na internet, nas escrituras, ou com as pessoas de sua Ala/Ramo. Esconda os missionários pela sala da Primaria e faça com que as crianças os procurem e então compartilhe a história.
- Você poderia conseguir um globo e colocar um adesivo no lugar onde a história acontece. Por exemplo, se você encontrar uma história que tenha a ver com um missionário servindo no  México, coloque um adesivo no México. Convide uma criança para vir à frente e girar o globo e encontrar um adesivo. Quando ele/ela tiver encontrado o adesivo/lugar, compartilhe a história.
Aqui vai outra sugestão: 
Para seu lanche, você poderia usar pipoca. Então para sua história de trabalho missionário, encontre um vídeo sobre a obra missionária e distribua a pipoca enquanto as crianças assistem ao vídeo.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Confirmado o tema para 2012!!




Confirmado o Tema para 2012 - "Conserva Tua Rota", para saber mais acesse o link no site oficial da Igreja.

Tempo de Compartilhar - 2º Tópico de setembro/2011

A Obra missionária abençoa a todos
Ideia traduzida do blog  Los Colores de Nuestra Primaria

Diga às crianças que depois da ressurreição de Jesus, Ele apareceu a Seus discípulos e lhes deu algumas instruções importantes. Peça a uma criança que leia Mateus 28:19-20, e aos demais que escutem o que Jesus queria que os discípulos fizessem. Explique-lhes que nestes versículos Jesus lhes pediu que fossem missionários.
Pergunte: Quem está aqui hoje por causa de um missionário?
Explique que todos os que estão nesta sala são membros da Igreja graças a um missionário. Quem sabe não tenha sido um missionário comum, talvez este missionário tenha sido um membro que vivia os princípios de sua religião e dava um bom exemplo.
Se souber de uma história de conversão entre as crianças, peça à criança que conte sobre como se uniu à Igreja, caso contrário conte sua própria história de conversão.
Pergunte: Quem está aqui hoje por causa de um missionário? (dessa vez deverá haver mais respostas positivas do que na primeira vez em que a pergunta foi feita).
Entregue a cada criança um quadro genealógico e peça-lhes que escrevam nele todos os nomes que conheçam. Incentive-os a averiguar quem foi a primeira pessoa de suas famílias a aceitar o evangelho e que circulem em seu quadro genealógico o nome dessa pessoa.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tempo de compartilhar - 1º tópico de setembro/2011 - Maleta missionária

Ideia do blog Pergler's Primary Place, inspirada pela postagem do site "MormonMissionPrep"

Diga às crianças que o Pai Celestial quer que o evangelho seja pregado em todo o mundo e eles podem se preparar agora para ser missionários.
Vamos aprender a nos prepararmos para ser missionários hoje na Primária. Oh, há uma mala aqui. Será que ela pertence a alguém? É de vocês? Vamos ler a etiqueta e descobrir de quem é. Ela diz Elder Servo. Hmm... Há um bilhete que diz: "permissão para abrir" Isso significa que podemos olhar lá dentro. (Toda animada) Ei, talvez isso nos ajude a aprendermos como ser um bom missionário.
Itens na mala:
Uma Frigideira: Este é um lembrete de que os missionários precisam ser capazes de cozinhar para si próprios. Os jovens podem começar agora a aprender a cozinhar, ajudando sua mãe ou pai a fazer o jantar.
Um despertador: Os missionários têm uma rotina rigorosa que precisa ser mantida, incluindo ir para a cama às 22h30min e se levantando às 6h30min. Precisam ter um despertador. E os jovens podem começar já a aprender a seguir o conselho do Senhor. Ei, tem um bilhete no despertador relógio! Aqui diz Doutrina e Convênios 88:124 (leia).
Uma plaqueta Missionária: A plaqueta missionária com o nome simboliza como os missionários são representantes do Senhor Jesus Cristo e de Sua Igreja. Os jovens podem começar já a aprender a manter os convênios batismais e os convênios do sacramento de tomar sobre si o nome de Cristo. Oh, outro bilhete! Doutrina e Convênios 20:77 (leia). Ei eu ouvi isso várias vezes na reunião sacramental aos domingos!
Um cofrinho: O custo da Missão SUD para rapazes e mulheres no Brasil é em torno de um salário mínimo por mês (R$ 550,00), o que significa mais ou menos 13 mil Reais para uma missão de 02 anos. Nunca é cedo demais para os jovens começarem a guardar todo o dinheiro que puderem para sua missão.
As escrituras: Missionários ensinam a plenitude do evangelho a partir da Bíblia e do Livro de Mórmon. Os jovens podem começar agora a leitura das escrituras individualmente e com suas famílias. Ao fazer isso, eles estarão mais familiarizados com as escrituras e serão missionários mais preparados.
Sapatos: Os missionários precisam estar preparados para andar... muito! Estes sapatos são um lembrete para os jovens se manterem saudáveis e fortes e guardar a palavra de sabedoria de modo que... Mais um bilhete!! Ele diz (leia Doutrina e Convênios 89:20)
Um hinário: Missionários cantam hinos um monte de vezes no início das palestras, a fim de trazer a companhia do Espírito Santo. As crianças pequenas podem começar cedo a conhecer e apreciar os hinos da Igreja. Ei, um marcador de texto! Ele diz Doutrina e Convênios 25:12 (leia)
Gravura de Jesus Cristo: Como missionários "falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo... para que nossos [investigadores] saibam em que fonte procurar a remissão de seus pecados." (2 Néfi 25:26 ) Os missionários devem ter um firme testemunho do Salvador Jesus Cristo e os jovens podem começar a desenvolvê-lo através do estudo das escrituras, oração e participação em atividades da Igreja e contar aos outros sobre Jesus, ou apenas seguindo o Seu exemplo.
Uma foto do Templo: Missionários batizam as pessoas, a fim de que elas comecem a trilhar o caminho estreito e apertado que conduz à vida eterna. Um dos próximos grandes passos espirituais, que traz ainda mais alegria para os missionários, é ver os conversos irem ao templo para receber estas ordenanças. Os jovens podem começar agora a aprender sobre o templo e estabelecer metas para lá entrar um dia.
Revista O Amigo: revistas da Igreja são um grande recurso para a edificação da fé e para aprender o evangelho, o que ajudará na preparação para a missão. Todos os jovens devem ler revistas da Igreja.
Kit de costura: Quantas pessoas sabem como costurar um botão? Isso pode ser uma habilidade útil em uma missão, porque (sussurrando) sua mãe não vai estar lá para colocá-lo de volta para você!
Envelope do dízimo: É importante pagar o dízimo sobre todo o dinheiro que você ganha e você pode começar a obedecer a este mandamento agora. Não tem que ser muito, mas 10% do que você ganha vai para o Senhor para ajudar a construir templos e igrejas onde você talvez sirva uma missão.
Gostaríamos de agradecer Elder Servo por compartilhar sua mala e nos deixar espiar seu conteúdo. Parece que ele está pronto para ser um servo do Senhor e ser um grande missionário. Espero que isso tenha ajudado a preparar vocês para servirem uma missão um dia.
Leia Doutrina e Convênios 109: 3. Espero que possamos encontrar formas de ser Seus servos e pregar o evangelho, em nome de Jesus Cristo, amém.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tempo de compartilhar - 1º tópico de setembro/2011 - outra ideia

por Little LDS Ideas 

Alguém conhece uma pessoa que esteja servindo uma missão agora? Faça com que algumas crianças compartilhem onde seus familiares/amigos estão servindo. O serviço missionário é muito importante. 
Leia Doutrina e Convênios 133:37. O que esta escritura nos diz? Ela diz que o evangelho deve ser pregado somente em um único lugar? Os missionários servem missão só no Brasil? NÃO! Este evangelho será “pregado a toda nação e tribo e língua e povo”.(Você poderia explicar um pouco para que eles entendam o que diz a escritura). 
Missionários são enviados a todo lugar do mundo para pregar o evangelho de Jesus Cristo.  Eles são enviados e ensinam o evangelho em todo tipo de línguas diferentes. Mas há alguns lugares ainda em que não há missionários. O trabalho missionário é muito importante.
Tenha um mapa mundi (um mapa básico, com o traçado de cada continente, como esse aqui)
Então tenha um cópia de cada continente impresso em diferentes pedaços de papel colorido. Isso será um quebra cabeças. Os continentes no papel colorido serão os pedaços que você vai grudar no traçado do mapa mundi.Para cada continente/país, estado, você vai precisar de uma estória missionária curtinha ou uma frase que as crianças possam dizer na língua nativa daquele país.
 
Você também poderia compartilhar fatos/fotos sobre aquele país. Se você conhece alguém que tenha servido em outro país e trouxe alguns souvenirs para casa, peça-lhes para que mostrem às crianças.Tenha as história/frases/fatos escritos/impressos em um cartão. Seria divertido fazer o cartão parecer com um cartão postal, como se as crianças estivessem recebendo um cartão postal de um missionário. Você poderia ter uma gravura/foto na frente do cartão e no verso a informação junto com a peça do quebra cabeça. Você até poderia criar uma pequena caixa de correios e ter todos os seus cartões lá dentro. Apenas peça às crianças virem à frente, checarem o correios e pegar um cartão de cada vez. Compartilhe a estória/frase/fato com as crianças e então lhes peça que juntem sua “peça” ao “quebra cabeças” do mundo.Tenha pedaços apenas para as áreas onde os missionários estão servindo. No final, do tempo de compartilhar você terá áreas em branco no seu mapa. Mostre às crianças que nestas áreas não há missionários da Igreja. Explique que Pres. Monson pediu-nos que orássemos para que estas áreas fossem abertas para podermos compartilhar com todos a alegria do evangelho. (Conferência de Outubro de 2008).  
Preste seu testemunho da importância do trabalho missionário e incentive as crianças a orarem pela abertura das missões. Incentive-as a viver suas vidas de modo correto, para que um dia elas possam servir ao Senhor.