sábado, 25 de fevereiro de 2012

Primaria 4 aula 8

Primaria 4 aula 8 : Serém contende com o profeta Jacó
Figura: Liahona Março 2012

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Atividade sobre o Templo

Inspirada pela notícia de que o Templo de Manaus será dedicado em junho, no final de semana em que meu filho completa 8 anos, decidi traduzir esta atividade e compartilhar aqui no blog.
Pra quem não sabe, moro na Região Norte, onde há não muitos anos os membros precisavam fazer viagens  de ônibus e de barco, que duravam uma semana inteira só pra chegar a  São Paulo. Muitas são as histórias de sacrifícios realizados por nosso povo para ir a casa do Pai Celestial. Pessoas que venderam tudo para poder ir, ao menos uma vez, ao Templo. Ter um Templo em Manaus é a consequência de uma longa jornada de sacrifícios e de trabalho árduo. Hoje eu canto "Eu gosto de ver o Templo, ali eu hei de entrar...". (acho que até junho já morri desidratada de tanto chorar de alegria)
 Ontem tivemos uma atividade em falamos sobre o Templo e como as crianças estão se preparando hoje enquanto trabalham nos requisitos do Fé Em Deus, e com o que aprendem com suas famílias e na Igreja, para ir ao Templo. Eu lhes disse sobre como Pres. Hunter  nos falou que todos nós devemos nos esforçar para sermos dignos de ir ao Templo, quer tenhamos condições de ir ou não.
Além de falar um pouco sobre dignididade para ir ao Templo e as bênçãos que recebemos por guardar todos os convênios que fazemos com o Pai Celestial, também falei sobre o Templo ser um lugar de  paz, onde mesmo com toda a escuridão e negativismo existentes no mundo exterior, podemos ir ao Templo para nos sentirmos próximos do Pai Celestial e Jesus e sentirmos Seu amor. Quando temos perguntas ou preocupações, podemos ir lá para sentir o Espírito nos ajudar a entender o que devemos fazer. Eu compartilhei algumas experiências pessoais.
Eu tinha gravuras de alguns Templos na sala, então eu lhes mostrei desenhos bem simplificados que eu fiz para elas usarem como modelo. Desenhamos os Templos que elas escolheram em papel  depois usamos tinta para fazer o fundo escuro e cores claras para os templos. (inspiração para o trabalho artístico aqui)
Eu também tinha estas citações:
"Moças, rapazes e crianças. Rogo-lhes que sejam dignos, que sejam firmes e olhem para frente com grande expectativa para o dia em que receberão as ordenanças e bênçãos do Templo." - David A. Bednar

"Prepare-se agora para o Templo, a montanha do Senhor. Nunca permitam que a meta do Templo esteja fora de sua visão." - Elaine S. Dalton

As meninas escolheram uma para incluir em sua arte.

Dica de Site com partituras!!

Encontrei um site bem legal com partituras, pena que tem só em Ingles e Espanhol, mas ajuda bastante, se acharem interessante deem uma passadinha !!

Uso de cartazes para ensinar hinos às crianças

Foi dito a uma de nossas leitoras, recentemente chamada como líder de música, que não se pode mais usar cartazes para ensinar hinos às crianças e que esta diretriz teria sido dada em um treinamento de liderança recente. 
Aconteceram, de fato, treinamentos recentes em algumas cidades do País, mas desconhecemos esta mudança de orientação. O que sabemos é que não se pode utilizar auxílios visuais na apresentação na Sacramental.
Alguém poderia nos dar uma luz sobre o assunto? Fonte oficial, por favor.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Novos cartazes

Karen Suderio Ribeiro  e Conceição Viana Mendes nos enviaram cartazes para muitos hinos, tanto do Música para crianças quanto do Hinário.
Adriana Lucas alterou a versão do cartaz de "Por Ser Filho de Deus" que ela havia nos enviado, agora usando uma fonte maior.

Para vê-los e outros mais, confiram nossa pasta de arquivos, clicando aqui

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Faze o Bem Escolhendo o Que é Certo - cantado

Gisele, da Ala Vila União, nos enviou uma versão cantada do hino Faze o Bem escolhendo o que é certo.
Para ouvir ou baixar, clique aqui.
Obrigada, Gisele!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Quando tudo o mais falha

Hoje serão vocês a opinar.
Uma de nossas leitoras, professora dos Valorosos, nos fez a seguinte indagação:
"estou enfrentando dificuldades com algumas crianças que não estão querendo ser reverentes na oração, pois ficam o tempo todo de olho aberto e fazendo barulho de propósito. Já tentei de tudo, orei, conversei, falei com os pais, mas não adiantou, será que você tem alguma ideia do que eu posso fazer?".

O que vocês tem feito ou já viram ser feito que teve resultados em suas unidades? 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dúvida do Fé Em Deus

A Renata Honório postou uma dúvida no blog Primária Grajaú (que, por sinal, é muito fofo) sobre o símbolo que aparece em alguns dos requisitos do Fé Em Deus: Um nó. Tenho certeza que já viram.
Renata, tentei responder via comentário no teu blog, mas só dava erro, culpa da minha internet com certeza. Então respondo aqui: Nos EUA o programa dos Escoteiros é praticado pelos meninos valorosos, como parte do programa da Igreja. 
Então, no livreto Fé Em Deus, onde tem o nó é porque tem um requisito equivalente no programa dos Escoteiros.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Primária 4 aula 7




Divulgando: Novo blog da Primária

Miche Nicole é uma de nossas leitoras queridas. Brasileira de coração, ela também ama a Primária e sempre compartilha material conosco. Agora é nossa vez de ajudar, divulgando o blog que ela criou .
Quem quiser dar uma espiada no Primária SUD Detalhes, clique aqui.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Partituras simplificadas dos hinos 2012

Já pensando na sacramental especial ou então apenas para entusiasmar os pequenos, no blog Singing in the rain  estão disponíveis partituras simplificadas dos hinos de 2012. Estão em ingles mas as partituras são realmente simples.  A de "Quando eu for batizado" pode ser tocada por uma criança com 2 meses de aula de piano.


Há uns 3 anos, quando estava servindo como encarregada de música na estaca foi me dada uma idéia muito interessante. Trabalhosa, rara e fantástica para aqueles que souberam aproveitar. Solicitamos aos bispos 3 valorosos de cada ala para montar um curso de 4 meses de flauta doce, com encontro 1 vez na semana.

Naquela época, apenas 1 ala da estaca possuia pianista, e 2 possuiam regentes que sabiam reger de fato. A música era muito fraca na estaca toda. Se refletindo nas líderes de musica da primaria. Foi um trabalho de sementinha com as crianças, de desenvolver o gosto pela música e a tradição do ensino da música nas familias da igreja.

Meu coração foi todo alegria quando eu via as crianças tocando tudo bonitinho, sabia que algumas alí nunca sonhariam em pagar um curso, muitos pais por nao saberem mesmo pensavam que era coisa do outro mundo aprender um intrumento..

Ao final de 4 meses apresentamos o hino "As famílias poderão ser eternas"  na sacramental da primária ("Minha família eterna"2009  lembra?) ao som de Flautas. Lindo!! Só assinaturas no Fé em Deus.

É muito gratificante ajudar a desenvolver um talento tão bonito numa criança, principalmente numa que talvez teria uma oportunidade dessa. Lembro que senti bastante o amor do Salvador por estar dedicando um pouco do meu tempo e da minha atenção para um bem na vida de outra pessoa.

Amo este evangelho.
Bju!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Novos Vídeos do Livro de Mórmon

Quem já leu a Liahona de fev 2012 e chegou na penúltima página "disponíveis novos videos do Livro de Mórmon"  deve ter dados pulos de alegria! Eu corri na mesma hora pra entrar no site da igreja e procurar .. já imaginando as aulas da primária....  só encontrei em inglês...  Mas como se a Liahona fala que tem em portuguÊs... pois é... estou a 1 semana procurando e só hoje esbarrei por acaso,  indo pelo site antigo da igreja, opção de vídeos em ingles ... aí no vídeo tem a opção de mudar a língua.... bla blá bla´...

Pra que não tenham o mesmo problema , aí vai o link! E já vou dizendo que ADOREI!!

Vídeos do Livro de Mórmon em PORTUGUÊs

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Faze o bem, Escolhendo o que é certo - Joguinho para ensinar

Confira a idéia original (Inglês)

Note que as 3 estrofes do hino são sobre o mesmo tema: Escolher o certo. Então dá pra ensinar tudo num dia só. Claro que as crianças não vão sair cantando tudo mas vão ter uma idéia do que o hino fala.
Este jogo é de trilha com o objetivo “alcançar a exaltação”, que é a última frase da 3° estrofe.
Explicando o jogo:
São 12 quadrados chamados de casas como na figura abaixo:


Cada casa possui uma frase e uma figura do hino. AS frases e figuras já estão disponíveis para download. Veja o exemplo das primeiras 4 frases na figura abaixo:

Você pode dividir as crianças em grupos ou fazer um grupo só com a primaria toda. Cada grupo deve ter um marcador (Uma figura, um pino, algo que vai andando de casa em casa na trilha.), originalmente foi feito com imãs de geladeira, pode ser feito com velcro, ou pode simplesmente colocar o jogo no chão e usar um pino de algum outro jogo que você tenha em casa. Ou você pode ainda colar as casas no jogo deixando um lado aberto para encaixar a figura do jogador em cada casa. No arquivo para download tem figuras como sugestão de marcador.
Prepare um saquinho a parte para sorteio. Dentro do saco deve ter as mesmas figuras utilizadas no jogo.

Como Jogar:
 Todos os marcadores começam na primeira frase. (cada marcador representa um grupo, se for a primaria toda só terá um marcador). Convide um membro do grupo para vir até o saco e sortear  uma figura. A figura é igual a alguma outra da trilha, se o grupo conseguir cantar a frase que está na figura sorteada pode colocar o marcador naquela casa. 

Lembre que o sorteio só vale para casas vizinhas a casa em que o grupo já está, mesmo que seja uma casa voltando. por exemplo; o jogador está em "para inspirar-te a decisão " e sorteou a figura  do "busca alcançar a exaltação"... ahhhh... conseguiu sortear a última frase!! mas não vale pois não é vizinha.  sorteou novamente e foi "O Espírito Santo estará perto", se ele conseguir cantar deve ir para aquela casa mesmo que seja voltar. Note que voltar não é ruim pois há muitos caminhos para percorrer neste jogo. Quanto mais vezes eles cantarem as frases do hino melhor!!
Sugestões para utilizar o jogo nas 4 semanas do mes:
1-    Você pode começar explicando as frases, uma idéia é misturar as figuras(aquelas do saco de sorteio) no chão mesmo e cantar cada frases por exemplo "faze o bem, escolhendo o que é certo" e peça para que as crianças escolham a figura que mais se aproxima do que você está cantando, (o escudo CTR). "porque?" "Fala escolher o certo". "Ah! vamos colar essa figura com a frase (a do jogo) aqui" e cola no local correto na trilha. Assim você vai montando o jogo na primária. 
Ou você pode começar com o jogo todo montado e fazer apenas a parte do "qual figura parece com o que estou cantando".
Canta o hino todo. Pede para as crianças tentarem cantar com você.

2- Diga para as crianças "Hoje vamos fazer um jogo com o hino Faze o bem, escolhendo o que é certo", quero ver quem lembra de como cantar". Cantem o hino todo.  Tenha se preparado para fazer o jogo com a primária toda como um grupo só. Diga "Muita atenção para as regras do jogo. Nós todos vamos ser esse bonequinho (mostre o marcador que representa o grupo da primária) e vamos começar na primeira frase (leve o marcador até a primeira casa), e vou chamar alguém pra vir aqui sortear a próxima casa. Se sortear essa aqui ó(e leve o marcador até uma casa distante) não vale, só vale se sortear uma dessas que pode as vizinhas (e mostre as casas vizinhas). ahhhh!!!  mas se fosse sortear é muito fácil, a gente só vai conseguir ir até lá se cantar a frase!!! E a gente  tem que conseguir chegar aqui ó.. alcançar a exaltação (leve o marcador até a ultima enquanto fala).  Da primeira vez eu vou ajudar a cantar.... quero ver se a gente vai conseguir chegar hoje, se  não a gente só vai chegar semana que vêm!!  vamos lá ?!?! 

Exemplo:  "vem fulano sortear " "cadê essa frase..  -lê ou canta rapidinho a frase -ahhh tá longe não vale , pega outra, ahhh (canta rapidinho )tá longe, mais uma vez, mexe bem.... ahh essa sim vou cantar só uma vez (canta) cadê vocês?? (eles cantam) .. ihhhhhh.....  num tá bom não... tem que ser o grupo todo cantando pra passar! vou dar mais uma chance por que foi a primeira vez hein! vou cantar só mais uma vez...canta... cadê vcs? ahh agora tá bom., vem sortear cicrano..."
3 - Hoje tem jogo!!! Vamos ver se lembram do hino?? Canta 1 vez. Se não tiver terminado na semana anterior continua. e Vamos agora dividir em grupos! Pode utilizar os balões vermelho, amarelo e azul como marcadores para 3 grupos. (disponível no arquivo para download). Agora fica mais animado pois elas já sabem o hino, e estão competindo.  Ao terminar cantem o hino novamente.
4 -Hoje tem jogo!!! Crianças contra as tias!!! Ahhh eu gosto desse!! "Aí num vale, as tias sabem muitoo mais" "Oxente!! vocês num já disseram que já sabem o hino!!?? quero ver!! " ... Há! é divertido!
Algumas primaria são abençoadas com crianças que pegam os hinos muito rápido, que ja tem experiencia e talento para aprender hinos, algumas já ouviram esse hino diversas vezes na sacramental ou em casa em reuniao familiar. É provável que logo na primeira semana vão aprender o hino, jogar junto com a primaria toda e começar a jogar de novo como grupos. Tudo em 20min! Não duvido!
Esse foi o cartaz que fiz pra nossa primaria com os baloes como marcadores:



Sugestões de Regras novamente pra ver se você entendeu tudo:
2- Todos os jogadores começam na primeira frase. O jogador vem até um saco e sorteia uma figura. A figura é igual a alguma outra da trilha  que será a nova casa do jogador.
3- Só pode se mover para casas vizinhas da sua casa, ou direita ou esquerda ou cima ou baixo ou alguma diagonal. Se a figura sorteada não for nenhuma dessas, repita o sorteio.
4- Antes de sortear o jogador deve cantar a frase da casa onde está. Após sortear, o jogador só pode se mover se cantar a frase da casa para onde quer ir.
5- Se o jogador alcançar alguma frase final de estrofe pode pedir para cantar o refrão. Se conseguir tem direito de sortear mais uma vez.
6- Ganha quem “alcançar a exaltação”.

Baixe o arquivo com as frases, figuras, marcadores e instruções do jogo (4shared ou dropbox)


Tempo de Compartilhar 1 semana Fev 2012


Hino do mês: Faze o Bem Escolhendo o Que é Certo

Se alguém quiser um cartaz para o hino deste mês, pode encontrar um modelo na postagem que fizemos aqui.
Para mais cartazes, incluindo de outros hinos, basta fazer uma visita à nossa pasta de arquivos, clicando na imagem da pasta, logo abaixo das "Leitoras". Lá vocês encontrarão subpastas com cartazes, partituras e áudios. Aliás, tem muitas outras coisas também. Fiquem à vontade para pegar o que quiserem.

Outra dica é usar a ferramenta de busca do GOOGLE, logo abaixo do "Fale Conosco". Digitem o que precisam e ele vai mostrar links para postagens anteriores feitas aqui no blog.