segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Regras de Fé - cartão de controle

Achamos muuuuitas ideias para ajudar e incentivar as crianças a decorarem as Regras de Fé. Aos poucos postaremos aqui no blog.

A primeira é um cartão com os números de 1 a 13. A ideia é furar os números à medida que a criança nos passar a Regra de Fé decorada. O original está em  lds.about.com. Este aí abaixo é minha versão.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Valorosos - Primária 04, Lição 33

Alguns recursos:
Mapa Mundi
Gravuras para usar na aula. (Revista Friend de Outubro de 1992)

CTR: Primária 02, Lição 33 - Dízimo

Há duas atividades bem bacanas e também instruções para fazer um cofrinho para o dízimo na revista A Liahona de fevereiro de 2010, págs. 72 e 73.
Cliquem aqui para ver a revista.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fé para obedecer aos mandamentos

Esta ideia é da Jenny Smith e poderia ser usada no Tempo de Compartilhar do 1º domingo de setembro, uma aula sobre obediência, ou sobre fé (Original em inglês aqui).
Coloquei meus objetos em uma mesa e disse que precisava de um voluntário, um que tivesse fé em minhas instruções. Pedi ao voluntário que seguisse exatamente minhas instruções e disse-lhe que não poderia falar ou demonstrar emoção durante toda a duração da tarefa que eu lhe proporia. Relembrei ao voluntário seu compromisso e da necessidade de fé. Pedi-lhe que pegasse o pote com terra e plantasse a flor/sementes. Enquanto o voluntário estava plantando, eu falei sobre "fé" e como ela muito se parece com o ato de plantar uma flor ou semente. Perguntei o que seria necessário para manter a planta em crescimento e saudável etc. e permiti que um pequeno debate acontecesse. Após o plantio estar terminado, lembrei ao voluntário mais uma vez de que ele não poderia falar ou demonstrar emoção, apenas ter fé e me obedecer. Então eu disse aos alunos que um estudo recente afirmava que aquele tipo de terra, embora incomum, era comestível. Eu lembrei ao voluntário novamente de sua promessa de não demonstrar emoção, ou falar, apenas obedecer. Então pedi-lhe que tivesse fé no que eu estava dizendo e que comesse uma colher daquele solo. As crianças neste momento estavam ansiosas e gratas de que não tinham sido chamadas para serem voluntárias. Entretanto... o voluntário a este ponto já teria sentido o aroma de oreos (biscoito de chocolate) e não teria problemas em comer um pouquinho. Quando o voluntário comeu, toda as crianças se contorceram. Então eu fiz uma ligação entre ter fé e me obedecer e ter obediência ao Pai Celestial. Algumas vezes Ele nos pede para fazer algo que simplesmente não queremos fazer. Ou parece que é muito difícil. Ele nos pede para nos vestirmos com recato, fazermos orações e estudo das escrituras em família, fazer nossas orações diariamente etc. Se tivermos fé e obedecermos a nosso Pai Celestial, será uma doce experiência e seremos abençoados. Perguntei ao meu voluntário se o que eu estava dizendo era verdade. Então contei à turma de que era feita a terra.

Tempo de Compartilhar: 1º Tópico de setembro/2012

1) Mais uma ideia, desta vez da Melanie Day, dona do Sugardoodle:
Objetos necessários: 2 laranjas, recipiente de preferência transparente, com água.
Com antecedência, descasque uma das laranjas e separe em gomos.
A laranja com casca representa a pessoa com a "armadura de Deus". Coloque-a (com casca e tudo) dentro de um recipiente com água. Ela flutuará. Depois pegue a segunda laranja descascada. Cada gomo/fatia representará alg que nos afasta de Deus: violação à Palavra de Sabedoria, vestir-se sem recato, faltar à Igreja, dizer meias verdades etc. A medida que você mencionar o que cada gomo representa, coloque-o no recipiente com água, e cada um vai descer até o fundo.
Somos erguidos pela armadura e proteção de Deus. Podemos nos erguer acima dos desafios que atravessam nosso caminho com Sua ajuda. Ele não nos deixará afundar a menos que não façamos nossa parte e não nos protejamos.

2) Gravura de Moisés com as tábuas.

3) Atividade: Sorvete dos 10 mandamentos (ideia da Melanie Day também).
Faça duas cópias da página com as bolas de sorvete. Escreva um mandamento dentro de cada uma das bolas. Monte as duas páginas dentro de uma pasta como esta:
Pinte e plastifique, se desejar. Faça com que a criança combine o mandamento com o número. 
Clique aqui para o arquivo com as bolas de sorvete.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tempo de Compartilhar - 1º Tópico de Setembro 2012

Achei alguns auxílios e ideias para o Tempo de Compartilhar sobre os dez mandamentos.

1) Tempo de Compartilhar e placas, na A Liahona de setembro de 2010, págs. 62 e 63. Cliquem na imagem para abrir a revista.


2) Modelo de marcador de livros com os dez mandamentos

3) Ideia de Tammie Jones, postada no Sugadoodle:
"(...) recortei uma grande 'tábua' de papel, no formato das tábuas de pedra de Moisés. Escrevi 5 mandamentos de cada lado, deixando bastante espaço entre as linhas para que as crianças desenhassem ilustrações. As crianças gostaram muito de pensar a respeito dos mandamentos e fazer as ilustrações. Depois colocamos no mural para que todos vissem."


CTR: Primária 02, Lição 32


Ideia tirada do Sugardoodle.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Valorosos: Primária 04, Lição 32

Ideia de Heather Nuffer, postada no Sugardoodle

Heather diz: Aqui está uma folha com gravura de pistas para uma atividade para chamar a atenção. Diga às crianças que você vai dar algumas pistas sobre um evento que aconteceu há muitos anos atrás. Peça-lhes que ergam suas mãos quando souberem que evento as pistas estão descrevendo.
Covide as crianças a virem até a frente da sala e segurarem as gravuras à medida que você as entregar. Quando as crianças tiverem adivinhado que o evento é o nascimento de Jesus Cristo, deixe a estrela no quadro. Explique que esta lição ensinar sobre um lugar longe de Jerusalém onde o povo assistiu aos sinais do nascimento do Salvador e viu a estrela.
Tem ainda uma estrela ornamental que foi inspirada na postagem de Jenny Compton, Star Scripture Puzzle. A ilustração é de Enchanted Learning, e eu adicionei as palavras "Levanta a cabeça e tem bom ânimo" (3 Néfi 1:13) no centro. As crianças vão decorar a estrela, recortá-la, dobrar nas linhas e colar as duas metades juntas (com a volta de um laço grudado dentro para poder pendurar a estrela).

Clique na imagem para ampliar e baixar. Clique aqui para ver documento original em inglês.

Dia das crianças: O Circo.

Neste post, ao invés de sugerir algo, vamos pedir a opinião de vocês para ajudar uma de nossas leitoras, cuja Estaca está com uma programação para o dia das crianças com tema "O Circo". 
Nossa leitora precisa de ideias do que sua Ala poderia apresentar, envolvendo todas as crianças.
Alguma sugestão?

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tema da Primária para 2013 em português


O esboço para o Tempo de Compartilhar de 2013 já está disponível em português no site oficial da Igreja.
Cliquem aqui para visualizar e baixar.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CTR: Primária 02, Lição 32


Atividade da revista Friend, de junho de 1996.
Para ver a versão traduzida do google, clique aqui
Para o original em inglês, clique aqui.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Valorosos: Primária 04, lição 31 - Samuel o lamanita




Regras de Fé - Jogo da memória

Na revista Friend de agosto de 1987, tem um jogo de memória com as Regras de Fé muito bacana. A revista explica:
O primeiro jogador vira duas cartas para cima. Se as cartas não combinarem (palavra chave e gravura para a mesma Regra de Fé), as cartas devem ser viradas para baixo e é a vez do próximo jogador. Se as cartas combinarem, marque um ponto e retire as cartas do jogo. O jogador tem  mais uma jogada após fazer uma combinação. Dê pontos extras se a ciança recitar por inteiro a Regra de Fé de cada combinação.
Para baixar o jogo, clique aqui.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Valorosos: Primária 04, Lição 31 - Samuel, o lamanita.

Ideia de Jodie Howard (original em inglês aqui, no Sugardoodle):
Clique nas figuras para fazer o download.
 

Dobre o papel no meio. As crianças poderão colorir a parte da muralha. Dobre na linha pontilhada e faça um corte na dobra. Você pode então colar a figura de Samuel em um palito de picolé e Samuel então poderá "caminhar" ao longo da muralha da cidade, quando você movimentar o palito de uma por outro por dentro da fenda. Funcionará melhor se Samuel for impresso ou colado em papel cartão.



Gravuras para contar a história (Revista Friend, 1988)
Jogo Labirinto (Revista Friend, jul 1996, Terri Adams, “Samuel the Lamanite Maze”): Ajude Samuel, o lamanita, a subir na muralha pelas escadas (Start), cruzar a muralha e depois descê-la (End).

PS. As atividades da Revista Friend ou O AMIGO são protegidas por copyright e não devem ser publicadas sem autorização prévia, por isso colocamos somente o link, ok?

terça-feira, 14 de agosto de 2012

CTR - Primária 02, Lição 30

Atividade extra: Ideia original de Melanie Day, original em inglês no Sugardoodle.
Distintivos: Ideia de Ashley Crummett, original em inglês no Sugardoodle.

A Melanie Day, do Sugardoodle, também sugere uma atividade para revisão:
Explique que Néfi foi um grande exemplo de obediência. Ele nem sempre teve as respostas, mas sabia onde ir buscá-las. Com a ajuda do Pai Celestial, ele construiu um barco e navegou para a terra prometida com sua família.  
Desenhe um barco similar no quadro. Faça perguntas que revisem a lição. À medida que elas responderem corretamente, elas podem desenhar uma linha de um ponto ao outro. Quando o desenho estiver completo, compartilhe seu testemunho de que a obediência traz bênçãos.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Feliz dia dos Pais!!







Você pode baixar também o arquivo em power point e fazer alterações:


Tempo de Compartilhar - 3º e 4º Tópicos/Ago 2012- Guardar o Dia do Senhor

Semanas 3 e 4: No Dia do Senhor, devo fazer coisas que me ajudarão a ficar próximo do Pai Celestial.

Sugestão do esboço:
Identificar a doutrina (decorar uma escritura): Diga às crianças que vai dar-lhes algumas dicas para que descubram uma mensagem muito importante. Escreva a primeira letra de cada palavra de Êxodo 20:8 no quadro ( L D D D S P O S ). Explique-lhes que as letras são a primeira letra de cada palavra da passagem. Dê a dica seguinte mostrando uma gravura de Moisés e os Dez Mandamentos. Depois, peça às crianças que procurem Êxodo 20:8 e leiam essa escritura juntos. Deixe que as crianças descubram a relação que existe entre as letras no quadro e a escritura. Ajude as crianças a decorar a escritura apontando para as letras no quadro, enquanto elas repetem as escrituras várias vezes. 
Incentivar a compreensão (discutir e colorir): Divida as crianças em quatro grupos. Designe a cada grupo um parágrafo da seção “Observância do Dia do Senhor” de Para o Vigor da Juventude para ler. Peça-lhes que discutam o parágrafo em seu grupo e depois compartilhem com as outras crianças o que aprenderam. Dê a cada criança uma folha de papel e peça que desenhem algumas coisas boas para fazer no Dia do Senhor. Peça a algumas crianças que mostrem seu desenho para o restante da Primária. Incentive-as a compartilhar com os familiares em casa as coisas que aprenderam. 
Incentivar a compreensão (realizar uma atividade das escrituras): Antes da Primária, prepare uma cesta cheia de pedaços de papel que representam o maná para ser usado nesta atividade. Escreva as seguintes perguntas no quadro:
Que alimento o Senhor forneceu aos israelitas no deserto?
Quanto eles deviam juntar a cada dia?
O que deviam fazer no sexto dia?
O que era diferente no Dia do Senhor?
Peça às crianças que procurem ouvir as respostas, à medida que você conta a história de quando os israelitas coletavam o maná (ver Êxodo 16:11–31 ). Peça-lhes que fiquem de pé quando ouvirem a resposta a uma das perguntas. Deixe que uma criança conte a parte da história que inclui a resposta da pergunta. Depois, continue com o restante da história. Quando tiver terminado, converse com as crianças sobre a razão pela qual o Senhor não quis que os israelitas coletassem o maná no Dia do Senhor. Peça às crianças que fechem os olhos e finjam que estão dormindo. Rapidamente espalhe o “maná” pela sala. Peça às crianças que abram os olhos e juntem sua porção do maná (um ou dois pedaços). Peça às crianças que coloquem o maná de volta na cesta. À medida que cada criança fizer isso, peça-lhe que diga um modo adequado de santificar o Dia do Senhor.

Sugestão extra
Ideia 1: Encoraje as crianças a guardarem o domingo ao escrever cartas e fazer desenhos para ajudar outros a ficarem felizes. Você pode convidar pais de missionários de sua ala para virem a Primaria e falarem de seus filhos e como as cartas são importantes para eles!
Ideia 2: Tenha gravuras das seguintes coisas e abaixo delas escreva: "Caçar e pescar no Dia do Senhor não é santificá-lo. Plantar, cultivar a terra ou colher no Dia do Senhor não é santificá-lo. Fazer piqueniques ao ar livre, assistir a jogos, rodeios, corridas, espetáculos ou outras formas de diversão nesse dia não é santificá-lo.” (Capítulo 16 de Ensinamentos do Presidente Spencer W. Kimball)
Estas são coisas que não deveríamos fazer no domingo!
Divida as crianças em grupos e peça-lhes que desenhem coisas que DEVERÍAMOS fazer no domingo. Depois peça-lhes que venham à frente para tirar as gravuras com coisas erradas e em seu lugar colocar gravuras de coisas certas para se fazer no domingo.
Finalize com esta citação (também do capítulo 16):
“Não estou criticando as atividades recreativas legítimas — esportes, piqueniques, jogos e filmes. Tudo isso tem o potencial de revitalizar a existência, e a Igreja como organização promove ativamente essas atividades. Contudo, há um momento e um lugar certos para todas essas coisas saudáveis: hora de trabalhar, hora de jogar, hora de louvar ao Senhor. (…).”

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CTR - Manual Primária 02, Lição 29

Pra não dizerem que eu só posto recursos para os Valorosos: na revista A Liahona de março de 2011 há uma atividade sobre ser um bom exemplo, exatamente o tema da aula 29 do Manual Primária 02. 
Para ver a revista, cliquem aqui.

Valorosos: Primária 4, Lição 30 - O Livro de Mórmon

A Debra Nelson disponibilizou no Sugardoodle e eu fiz uma versão brasileira do arquivo.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Esboço para o Tempo de Compartilhar 2013 - pdf


Pra quem é como eu, ou seja, já está se mordendo de curiosidade pra ver o programa do ano que vem, a Melanie Day do Sugardoodle já postou a versão em inglês aqui.
Eu vou baixar minha cópia e se houver novidades, ou se eu encontrar uma versão em português, correrei pra avisar.
Pra quem não viu, postei os temas e canções mensais aqui.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Lembrancinha para o TC Agosto/2012!!

2013 - o que nos espera

Muito bem, muito bem. 
Antes que acontecesse uma revolta aqui no blog (risos), eu consegui a confirmação do tema da Primária para 2013. 
Tema central, músicas e os temas mensais.  Lembrando que a informação me chegou em inglês e a tradução é minha, viu? Na versão oficial pode haver diferença nas palavras, mas não no sentido.

E o tema é ....
Tchan tchan tchan tchan...
Sou um Filho de Deus  (I am a Child of God):

Jan: Sou um Filho de Deus e Ele tem um plano para mim (I Am a Child of God, and He has a plan for me).
Música: Sou um Filho de Deus #2 (I am a Child of God)

Fev: A Terra foi criada para os filhos do Pai Celestial (The Earth was created for Heavenly Father's Children)
Música: Meu Pai Celestial me tem afeição #16 (My Heavenly Father loves me)

Mar: Jesus Cristo é nosso Salvador (Jesus Christ is Our Savior)
Música: Se ao meu lado Ele estivesse - Esboço para o Tempo de Compartilhar de 2008 (If the Savior Stood Beside me)

Abril: Jesus Cristo restaurou Sua Igreja nos últimos dias (Jesus Christ restored His church in the latter days)
Música: Canção de sua escolha

Maio: Os Profetas nos ensinam a viver o Evangelho restaurado (Prophets teach us to live the restored Gospel)
Música: Canção de sua escolha 

Jun: Seguirei o plano do Pai Celestial ao ser batizado e confirmado (I will follow Heavenly Father's plan by being baptized and confirmed)
Música: Quando eu for batizado #53 (When I am Baptized) 

Jul: As Famílias são parte do plano do Pai Celestial (Families are part of Heaveny Father's plan)
Música: As famílias poderão ser eternas #98 (Families can be together forever) 

Ago: Pai Celestial ouve e responde minhas orações (Heavenly Father hears and answers my prayers)
Música: Oração de uma criança #6 (A Child's Prayer) 

Set: Servirei a Deus com todo meu coração, poder, mente e força (I will serve God with all my heart, might, mind and strength) 

Out: Vou compartilhar o Evangelho com todos os filhos de Deus (I will share the Gospel with all of God's children) 

Nov: Devemos ser gratos a Deus por todas as coisas (We are to thank God in all things) 

Dez: Sei que Cristo virá novamente (I know that Jesus Christ will come again)

Fonte: Grupo PRIMUSIC do yahoo

domingo, 5 de agosto de 2012

Regras de Fé: páginas de colorir

Dica do Margem SUD: Livro de colorir grátis sobre as Regras de Fé, no site http://ldscoloringbook.com. Os desenhos são do cartunista mórmon Arie Van De Graaff (sou fã dele).
Download em formato pdf feito aqui.

Há outros livros de colorir disponíveis. Vale a pena vasculhar a página. Desça a página até ver uma lista entitulada Extensive Variety. Cada um dos itens é um livro. Enjoy!