quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Lembrancinha para a Páscoa I

Gente, mês que vem já é Páscoa!!
Em meu ramo já sabemos o que vamos fazer. Mais um pouco e eu conto aqui no blog. 
Hoje vim falar que no Dicas pra Mamãe encontrei o molde de uma caixinha com tema da Páscoa para ser montada e depois enchermos de bombons.
Pessoalmente, não gosto de usar o coelho como símbolo da Páscoa, mas... 
Para ver o molde e baixá-lo, visite o site clicando aqui.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Valorosos: Lição 09 do manual Primária 05




1. Gravuras para contar o relato histórico podem ser encontradas na revista The Friend de agosto de 1984 ou aqui também.



2. Leve para a classe um item que os estudantes não esperem que você tenha (por exemplo, um cheque falso de uma grande quantia de dinheiro, um item diferente de porcelana ou uma jóia etc.). Leve algumas poucas crianças para fora da sala e mostre-lhes o item que você levou. Faça com que estas mesmas crianças voltem para a sala e digam às outras o que viram. Fale sobre o que uma testemunha faz, em especial o que as Três testemunhas e as Oito testemunhas fizeram.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sugestões para o Tempo de Compartilhar da 1ª semana de março

Semana 1: Jesus Cristo ensinou o evangelho e deixou um exemplo para nós

1. Revista O AMIGO de março de 2007.
- Tempo de Compartilhar na página A5;
- Página de colorir na página A12.

2. Página de colorir na página A16 da revista O AMIGO de setembro de 2007.

3. Atividade nas págs. 64/65 da revista A Liahona de julho de 2010.

4. Como posso seguir o Salvador?, pelo Élder Quentin L Cook, na pág. 59 da revista A Liahona de dezembro de 2011.

5. Desafio para as crianças cumprirem durante a próxima semana:
Nesta semana, encontrarei uma oportunidade de ser um bom exemplo.

Hinos:
Amai-vos uns aos outros
Jesus criança já foi também, MC 34
Brilhando, MC 38
Batismo, MC 54
Eu andarei contigo, MC 78
Sou como uma estrela, MC 84
O Batismo de Jesus Cristo

Escrituras:
João 10:27
3 Néfi 12:48

Lição 09 do Manual Primária 05 e o Fé Em Deus


Fé Em Deus - Meu Testemunho
Convide as crianças a serem testemunhas e escreverem seu testemunho do Livro de Mórmon.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Treinamento da Auxiliares

A Didi deu o aviso e eu repasso:
Em conjunto com a Conferência Geral de abril deste ano, as Presidências Gerais das Auxiliares darão treinamento para líderes de estacas e alas. O treinamento é para ajudar os líderes a aprender suas responsabilidade e apresentar materiais de apoio que podem ser utilizados para treinamento de auxiliares e Sacerdócio.
Os treinamentos ocorrerão em Salt Lake City/Utah. Para cada organização haverá transmissão via webcast e os vídeos poderão ser assistidos ao vivo ou depois, no site da Igreja.
A transmissão será feita em inglês, obviamente, e tradução para o espanhol estará disponível.
A Didi postou o calendário com horários no blog dela aqui.
Obrigada, Didi!

Cartão da Lição 09 do manual Primária 05 - Doutrina e Convênios

Por Melanie Day, do Sugardoodle.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Arquivos do blog

Por algum motivo desconhecido, o 4shared marcou as pastas de arquivo do blog como de acesso privado. Só percebi isso porque nossa amiga Michele Romero, do As Tontas Vão Ao Céu, deu o alerta.
Obrigada, Michele!
Agora o problema já foi solucionado e os arquivos estão novamente acessíveis através da Pasta de Arquivos, logo aí, no lado direito da tela, viu?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Reaproveitando e inovando

Já postamos aqui uma sugestão de como reciclar aqueles toquinhos de giz de cera que sobram. Hoje encontrei no Pra Gente Miúda uma outra maneira de reutilizá-los. 

Quem quiser conferir o passo a passo, clique aqui.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

CTR - Lição 08 do manual Primária 03

1. A revista Friend de abril de 2008 e a de março de 2011 tem páginas de colorir que combinam com o tema desta aula. Os dizeres em inglês no final da página dizem:
Página na edição de abril de 2008:
Eu seguirei o Profeta
"Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3:7).

Página na edição de março de 2011:
Os Profetas falam em nome do Pai Celestial.

"O que eu, o Senhor, disse está dito (...), seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo." (D&C 1:38).
 
2. Gravuras do Rei Benjamim na revista Friend de junho de 1992.
 
 

Lição 08 do Primária 05 - Ofícios do Sacerdócio

Por Virginia Shepherd, postado no Sugardoodle.
Clique na imagem para ampliar.

Atividades sugeridas para o tempo de Compartilhar sobre guardar os mandamentos (4º tópico de fevereiro)

Ideias da Sheena, do Little LDS Ideas
{Atividade:}

Use uma dessas atividades para debater os diferentes mandamentos e o que eles significam.
Atividade #1:
Biscoitos dos mandamentos: Se você usar minha 2ª ideia para iniciar seu Tempo de Compartilhar, você poderia incorporá-la em sua atividade.
Pergunte às crianças se foi difícil fazer biscoitos sem instruções. Depois pergunte se seria difícil escolher o certo se não tivessemos regras/padrões/instruções do nosso Pai Celestial. Como saberíamos a coisa certa a fazer?
Explique que hoje você vai conversar sobre alguns destes mandamentos importante enquanto você faz deliciosos biscoitos dos mandamentos.
Agora, uma vez que há somente 4 referências escriturísticas, você vai precisar misturar alguns ingredientes ou usar uma receita de biscoito que use bolo de caixinha{receita abaixo}.
Faça o seguinte:
Dentro de 4 sacolas de papel coloque seus ingredientes. Na frente de cada sacola coloque uma gravura que represente cada escritura.
Convide uma criança para ler a primeira referência escrtiturística. Depois, faça com que elas escolham qual gravura combina com aquela escritura em particular. Faça com que abram a sacola para revelar o ingrediente e adicione-o à tigela.
Convide outra criança para ler a 2ª escritura e repita o procedimento anterior.
Depois que todas as 4 escrituras tenham sido lidas, você terá todos os seus ingredientes misturados na tigela.
Diga às crianças que a medida que seguirmos as "instruções" do Pai Celestial, seremos abençoados, e que a bênção de voltarmos a viver com Ele é a bênção mais doce que poderíamos receber. Feito isto, traga alguns cupcakes ou biscoitos (o que quer que você tenha usado como exemplo) para representar as bênçãos que recebemos quando seguimos os mandamentos.
{Você poderia criar um pequeno fogão a partir de uma caixa de papelão se você  quiser ser realmente divertida e criativa. :)}

Receita de biscoitos de chocolate feito de bolo de caixa
1 (18.25 oz.) pacote de mistura para bolo branco ou amarelo {eu gosto mais do branco}
1/3 xícara de óleo ou manteiga amolecida
2 ovos
1-2 xícara de gotas chocolate

Em uma tigela grande, coloque a mistura para bolo, o óleo ou manteiga e os ovos até tornar-se uma mistura homogênea. Adicione as gotas de chocolate e mexa até misturar. Coloque uma colher de sopa de medida da massa por vez sobre uma assadeira untada (...). Asse por 9-11 minutos ou até dourar. (...)
Atividade #2 :
Quente & Frio: Selecione 4 gravuras para representar as escrituras do esboço {D&C 1:37, D&C 10:5, D&C 59:9–10, e D&C 119:4.}.
Diga às crianças que hoje elas vão brincar de quente & frio para conversarmos sobre esses importantes mandamentos que nosso Pai Celestial nos pediu que seguíssemos.
Convide uma criança a vir à frente e faça com que ela saia da sala. Convide outra criança para vir à frente e entregue-lhe uma das gravuras. Faça com que a criança esconda a gravura.
Traga de volta a criança que saiu. A medida que ela caminhar pela sala procurando pela gravura faça com que as crianças cantem "Guarda os mandamentos”, e faça com que cantem mais alto à medida que a criança se aproximar da gravura e mais baixo à medida que se afastar.
Quando a criança encontrar a gravura, faça com que ela diga às outras o que é aquela gravura. Faça com que a criança leia a escritura em voz alta. Converse sobre o que ela significa e o que podemos fazer para seguir aquele mandamento em particular.

Sei que as crianças vão amar os biscoitos dos andamentos porque que criança não ama biscotios!?!
Espero que minhas ideias possam lhes inspirar a ajudar a ensinar às crianças a importância de guardar os mandamentos.

Sugestões para o TC da 4ª semana de fevereiro

Ideias da Sheena, do Little LDS Ideas


"Hoje eu tenho 2 ideias diferentes que você poderia usar para iniciar seu Tempo de Compartilhar e 2 ideias para uma atividade. Acho que as crianças gostariam de qualquer uma delas!
Para começar (lição com objeto - 2 ideias diferentes)
Coloque vários objetos (4-6) em uma mesa na frente da sala. Alguns exemplos: meias, luvas, xampu, calda de chocolate etc. Tenha instruções simples para cada objeto escritas em um pedaço de papel. Aqui está um exemplo que você poderia usar:
Xampu: Abra o recipiente e coloque uma pequena quantidade em seu cabelo. Esfregue seu cabelo até obter espuma. Assegure-se de espalhar o xampu por todo o cabelo para que seu cabelo fique bonito e limpo. Depois enxague com água em abundância.
Explique às crianças que cada um dos objetos tem instruçõe/regras para nos ajudar a saber como usá-los corretamente. Convide uma criança a vir à frente e escolher um item. Depois leia as instruções.
Acho que seria divertido misturar as instruções, então se uma criança escolhesse a calda de chocolate, você leria as instruções do xampu. Apenas assegure-se de que elas não coloquem mesmo a calda de chocolate na cabeça. Elas provavelmente rirão e dirão: "estas são as instruções erradas!”. Você poderia perguntar-lhes a que item a instrução pertence.
Então convide outra criança a vir à frente e escolher outro objeto. Leia as instruções.
**Acho que esta seria uma ótima maneira de conversar sobre a importância de seguir as instruções corretamente.
Depois que você tenha feito a atividade, diga às crianças : “Precisamos de regras/instruções para muitas coisas em nossas vidas. Há algumas outras regras muito importantes que precisamos seguir. Darei uma dica pra ver se vocês conseguem adivinhar.”
{Então faça a atividade do esboço: Identifique a Doutrina}
Somos todos filhos do Pai Celestial. Explique que Ele nos ama e nos deu regras/instruções ou mandamentos também. Se seguirmos estas regras, elas nos manterão em segurança e felizes.

2ª Ideia para iniciar seu Tempo de Compartilhar:
Na frente da sala tenha uma tigela grande com vários ingredientes para fazer um bolo, biscoito, ou outro doce. Convide as crianças a virem à frente e sem prover instruções, peça às crianças que façam um bolo.
Quando elas começarem a fazer perguntas sobre como fazer o bolo, explique que as instruções são necessárias para serem capazes de fazer o que você lhes pediu. Depois converse sobre como regras e leis são como instruções. Explique que as crianças poderiam fazer um bolo mesmo se não seguissem instruções, mas talvez elas não quisessem comê-lo. Mas se elas seguirem cuidadosamente as instruções de uma boa receita, o bolo ficaria bom para comer.
Explique que as regras são necessárias em outros aspecto de nossas vidas. Peça às crianças que citem algumas regras que deveríamos seguir para estarmos em segurança, para termos boa saúde, para termos um bom relacionamento com as pessoas, ou para ter a vida eterna. Ressalte que as regras trazem ordem à nossa vida e são necessárias para que saibamos como viver felizes. (Levemente adaptado da lição 21 do manual Primária 06).
-Depois você poderia dizer: “Precisamos de regras/instruções para muitas coisas em nossas vidas. Há algumas outras regras muito importantes que precisamos seguir. Darei uma dica pra ver se vocês conseguem adivinhar.”
{Então faça a atividade do esboço}
{Identificar a Doutrina} Escreva no quadro: “Se guardar os mandamentos, poderei viver com o Pai Celestial novamente". Sussurre "Guarda os Mandamentos" (MC, p. 68).
Convide as crianças a ficarem em pé quando reconhecerem o hino e a sussurrar com você. Pergunte: “O que precisamos fazer para viver com o Pai Celestial novamente?”. Escreva “mandamentos”no espaço em branco no quadro. Convide as crianças a cantar o hino com você.
Pergunte: “O que acontece quando obedecemos aos mandamentos do Pai Celestial?”. Escreva algumas das respostas das crianças no quadro.Explique-lhes que, do mesmo modo que eles ficam em segurança ao obedecerem às regras dos pais, obedecer aos mandamentos do Pai Celestial também traz segurança a eles. Preste seu testemunho de que se obedecermos aos mandamentos, poderemos voltar a viver com Ele novamente.
 
 
Mais tarde eu postarei as duas atividades que a Sheena sugeriu.

Dicas para o Tempo de Compartilhar da 4ª semana de Fevereiro - Guardar os mandamentos

Sugestões de hinos:
Guarda os mandamentos
Faz-me andar só na luz

Escrituras:
Provérbios 4:4
Jarom 1:9

Atividade: O mestre mandou
Diga às crianças que elas receberão um prêmio/doce ao final de brincadeira se elas se esforçarem para obedecer às instruções do mestre. Relacione isso com as bênçãos que recebemos por guardar os mandamentos.

Desafio:
Pense sobre um mandamento que seja difícil para você guardar. A cada dia desta semana, faça um esforço especial para cumpri-lo. Semana que vem, na Noite Familiar, compartilhe sua experiência com sua família.

Fonte: Livro "I am a Child of God - a year of family night lessons", de Kimiko Christensen Hammari

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mais ideias para a Lição 08 do manual Primária 05

Lição 8 Restauração do Sacerdócio

Ideias da Melanie Day, do Sugardoodle.
1. Divida classe em dois grupos. Faça com que um dos grupos use o Guia de Estudo das Escrituras e procure por "Sacerdócio Aarônico" e anote tudo o que puderem. Faça com que o outro grupo procure por "Sacerdócio de Melquizedeque" e anote o máximo que puderem no quadro, de acordo com a coluna.

Joseph Smith e Oliver Codery recebem o Sacerdócio
Sacerdócio Aarônico/Sacerdócio de Melquisedeque

2. Dê a cada criança uma pequena quantia de massinha de modelar. Faça com que elas modelem uma chave. Talvez você queira entregar um palito de dente para cada criança poder fazer os detalhes nas chaves. Entretanto, enquanto elas estão trabalhando, converser sobre o signifiado de chaves e fechaduras. Somente a chave correta abrirá uma fechadura. De que serve uma chave que não combina com a fechadura? Relacione isso com o Sacerdócio.

3. Crie perguntas para revisar a lição. Enrole-as e coloque-as no bolso de um paletó. Faça com que as crianças se revezem vestindo o paletó e sorteando uma tira de papel. Converse sobre cada uma à medida que forem escolhidas.
 
4. Comece sua aula com as luzes apagadas. Pergunte se alguém notou algo diferente. Ligue as luzes. Fale sobre o poder da electridade (fogões, geladeiras, ventiladores, ferramentas etc). Explique que você vai falar sobre um diferente tipo de poder, um poder mais forte que a electricidade: o poder do Sacerdócio de Deus.

Lição 08 do Manual Primária 05 e o Fé Em Deus

Para fazer em sala de aula ou incentivar os alunos a fazerem em casa durante a semana:
PREPARAÇÃO PARA O SACERDÓCIO
1. Aprenda sobre a restauração do Sacerdócio Aarônico ao ler D&C. 13, 107:20 e Joseph Smith-História 1:68–73.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Auxílios para Tempo de Compartilhar da 4ª semana de fevereiro

"Quando escolhemos o certo, somos abençoados"
"Jogo do CTR"
Página de Colorir "Néfi foi abençoado por escolher o certo"
(Dica da Sofia:  as crianças poderiam facilmente encenar as diferentes maneiras pelas quais Néfi guardou os mandamentos!)

Tudo na revista A Liahona,edição de  fevereiro de 2012, págs. 64, 65 e 73.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Auxílios visuais para o hino Se ao meu lado estivesse o Salvador

Encontrei um novo blog (novo ao menos para mim) com gravuras para o hino de março. Para cada frase há uma folha e a ideia é espalhar pela sala e as crianças, a medida que vão cantando as frases do hino, vão colocando as gravuras em ordem no quadro.
Quem quiser conhecer o blog da Erin Isenberg, ou baixar os auxílios visuais, clique aqui.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Fé Em Deus e as lições dos Valorosos

O professor da classe dos Valorosos pode e deve ser um instrumento para ajudar as crianças a cumprirem as metas do programa Fé Em Deus.
Ao longo do ano, é possível associar o tema das aulas dos Valorosos com os requisitos e cumpri-los em sala de aula, total ou parcialmente, ou, ainda, o professor pode convidar/desafiar as crianças a cumprirem uma meta específica na semana seguinte.
Eu tenho uma lista na qual estou trabalhando, relacionando os temas mensais e os requisitos e hoje encontrei uma outra, específica para as lições do manual Primária 05. 
De pronto, já deixo uma sugestão para a lição deste domingo:

Lição 07. Joseph Smith traduz as placas de ouro.
Aprender e viver o Evangelho
Item 3. Ler em sala de aula sobre o Espírito Santo em João 14:16–17, 2 Néfi 32:5 e Morôni 10:5. Conversar sobre as maneiras que o Espírito Santo nos ajuda.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Auxílios para a Lição 07 do Manual Primária 05

1. Joseph Smith e Oliver Cowdery - Gravuras

Ideias 2 e 3 de Melanie Day, dona do Sugardoodle
2. Você poderia desenhar um liga pontos similar a este no quadro.

Faça perguntas para revisar a lição. A cada vez que uma criança responder corretamente, ela pode desenhar a linha de um ponto a outro.

3.  Usando uma folha de papel grande, poste o seguinte código:
Escreva algumas frases da lição usando este código. Faça com que as crianças traduzam a frase. Fale sobre o que a palavra traduzir significa. Discuta com a classe que o Pai Celestial ajudou Joseph a traduzir as placas de ouro.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Regras de Fé por Michele Romero

A Michele Romero, do As tontas Vão ao Céu, fez vários auxílios para ensinar/decorar as Regras de Fé que podem ser usados na Primária ou em nossos lares.
Quem quiser conferir, clique aqui.

Variações para o Tempo de Compartilhar da 3ª semana de fevereiro

Por Amy Jensen. Original em inglês aqui.
Prepare uma caixa ou tigela com tiras de papel contendo partes do corpo (como descrito no Esboço para o Tempo de Compartilhar…joelhos, orelhas, mente, olhos, pés, mãos, coração, boca). Convide uma criança por vez para vir à frente e escolher uma tira de papel. Convide as crianças a pensarem em algo que podem fazer com aquela parte do corpo para obedecer aos ensinamentos do Pai Celestial (OU você poderia incluir uma ação na tira de papel que elas teriam de encenar/desenhar). Peça-lhes que sussurrem-na para você. Faça com que elas ou encenem ou desenhem silenciosamente no quadro a ação que elas criaram. Convide outras crianças a levantarem as mãos quando souberem qual é a ação que a criança está encenando ou desenhando. Escolha alguém para responder. Repita à medida que o tempo permitir.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Jornalzinho dos Valorosos e gravuras - Primária 05 Lição 07

Debra Nelson tem, constumeiramente, postado um jornalzinho semanal para os Valorosos no Sugardoodle, como uma forma de revisar a aula. Eu também o usaria para enviar às crianças que faltaram no domingo. 
Na medida do possível eu farei uma versão em português. Quem quiser ver a versão original, em inglês, da lição 07, clique aqui.
Mais tarde eu postarei a minha versão em formato word.
Fica aqui uma dica que também encontrei no Sugardoodle: gravuras para falar sobre o episódio das 116 páginas.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Lições aprendidas com a perda das 116 páginas - Lição 06 do manual Primária 05

por Nan Hinton, publicado no Sugardoodle.

Lições que Joseph aprendeu como resultado da 116 páginas perdidas
Doutrina & Convênios Seção 3:

1 – Versículo 1
As obras e os desígnios e os propósitos de Deus não podem ser frustrados.
Deus se preparou com antecedência para esta situação, sabendo o que aconteceria vários milhares de anos antes deste evento.

2 – Versículo 4
Nunca "ignorar os conselhos de Deus e seguir os ditames da própria vontade e de seus desejos carnais". Já havia sido dito duas vezes a Joseph que a resposta era "Não." Podemos continuar a cansar o Senhor até conseguirmos a resposta que queremos, mas será somente para nossa  condenação.

3 – Versículo  7
Nunca tema o homem mais que a Deus

4 –  Versículo 9
Somos escolhidos, mas por causa da transgressão, se não estivermos atentos, cairemos e outro será escolhido em nosso lugar

5 – Versículo  12
"E quando entregaste aquilo que Deus te deu visão e poder para traduzir, entregaste o que era sagrado nas mãos de um homem iníquo". Seja cuidadoso com as verdades sagradas que nos foram confiadas.

6 – Versículo 14
"E essa é a razão pela qual perdeste os teus privilégios por certo tempo". O pecado sempre tem consequências.

7 – Versículo 10
Deus é miserircordioso. Se nos arrependermos, podemos ser perdoados.

Gravuras (ou não) para o Tempo de Compartilhar do 2º domingo de fevereiro - A Queda

A Jill Revelli, do Hatch Patch Creations, disponibilizou gravuras para ilustrar a mensagem e para o jogo da memória sugerido no esboço. Para ver ou baixar, cliquem aqui.

Uma outra dica, dessa vez de Lexie Borg, para quem não quer/puder usar gravuras:
"Para os valorosos, eu usarei as frases, mas ao invés de gravuras, usarei 7 escrituras também (...).
Abaixo de cada escritura está a frase que combina então eu a cobrirei com uma tira de papel. Eu distribuirei as referências escriturísticas com antecedência para que as crianças já as tenham lido na hora da mensagem do Tempo de Compartilhar.
A primeira vez que uma escritura for virada, a criança que tiver a referência vai se levantar e ler a escritura. Vamos debatê-la brevemente e eu removerei o papel que cobre a frase assim ficará mais fácil para as crianças se lembrarem e encontrarem o par (...).
Basicamente é a mesma ideia, mas isso ajuda os Valorosos a verem como o que nós ensinamos se relaciona com todas as obras padrão e nos dá uma chance de usar mais as escrituras."

Resumindo, ele terá em um papel a escritura e a bênção recebida por causa da Queda e noutro papel a bênção. Primeiro, as crianças lerão a referência para poder identificar qual a bênção, a qual, em um primeiro momento, estará coberta por uma tira de papel. Identificada a bênção, as crianças terão de achar o par dela.
Fica mais ou menos assim:

Eu juntaria tudo: folha com escritura e a bênção e o par, com a bênção e a gravura. =)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cartão da Lição 06 do Manual Primária 05 - Valorosos

Como eu já disse, a Melanie Day, do Sugardoodle criou cartões das lições do Manual Primária 05 e me autorizou a postar uma versão traduzida por mim. Vamos começar pela lição 06, a desse próximo domingo.

Não custa lembrar: Não postem os cartões nos blogs de vocês sem antes terem uma permissão da autora. Se quiserem divulgar, coloquem um link pra cá ou entrem em contato com a Melanie do Sugardoodle.


Atividade de tradução (Primária 05, lição 06)

Por Julia Gibson de Dallas, Texas. (publicado no Sugardoodle)

Julia escreveu: "Eu planejo dar à classe a primeira página para traduzir sem qualquer explicação ou ajuda. Eu lhes darei a lista de códigos se eles pedirem por ajuda.  Espero que isso conduza à discussão de porque devemos buscar a orientação do Pai Celestial quando oramos." (original em inglês aqui)

 Lista de códigos

Tradução: O Livro de Mórmon é outro testamento de Jesus Cristo

Valorosos: Fazendo uma revisão durante a lição 06 do manual Primária 05

Andrea Stewart deu a seguinte sugestão:
(Ideia encontrada o Sugardoodle. Tradução minha)
"Esta é uma ideia para revisar lições passadas. Eu a usarei com a Lição 06 como uma revisão de lições prévias mas poderia ser usada com qualquer uma das lições. Vou montar um varal na sala de aula. [corda/pregadores]. Farei com que as crianças se revezem pendurando as gravuras no varal na ordem cornológica (esquerda para direita), usando pregadores de roupa. Pedirei a elas que digam, brevemente, o que está acontecendo na gravura. Não me preocuparei com datas específicas, apenas que elas saibam em que ordem as coisas ocorreram. Você também poderia colocar as gravuras no quadro, ao invés de um varal.

As gravuras que usarei estão no pacote de gravuras que acompanha o Manual de lições Primária 05. A maioria delas também é encontrada no Kit de Gravuras do Evangelho." (clique aqui (GAK).
Gravuras:

1)  GAK 402 ou 5-4 (Joseph Smith busca sabedoria na Bíblia) – 1820
2)  GAK 403 or 5-6  (Primeira Visão) – 1820
3) GAK 404 or 5-8 (Morôni Aparece a Joseph Smith em seu quarto) – 1823
4)  5-10 (Joseph Smith ensina sua família) – entre 1823-1827
5) GAK 406 or 5-11 (Joseph Smith Recebe as Placas de Ouro) – 1827

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Valorosos: Primária 05, Lição 06

Joseph Começa a traduzir as placas.

Quanto mais diversos forem os métodos de ensino, melhor será o aprendizado das crianças. detalhes como usar o quadro, cartazes, objetos etc. ajudam bastante a deixar a aula variada e manter a atenção das crianças.
A Melanie Day, do Sugardoodle, deu uma sugestão (tradução minha):
"Diga à classe que Joseph Smith perguntou ao Senhor por 3 vezes se Martin Harris poderia evar para casa as 116 páginas. Faça tiras de papel parecidas com estas:
No: Não
Yes: Sim
Lost the 116 pages: As 116 páginas foram perdidas

Faça com que eles coloquem as tiras de papel com as colunas escritas no quadro.

Joseph asked the Lord: Joseph pediu ao Senhor
"Pergunte à classe o que, na opinião deles, Joseph e Martin fizeram de errado. O que aconteceu devido eles não terem obedecido ao Senhor na primeria vez? Coloque a tira de papel "As 116 páginas foram perdidas" no quadro.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tempo de Compartilhar - 2ª semana de fevereiro

Semana 2: A Queda fazia parte do plano de Deus

A Sheena, do Little LDS Ideas tem uma ideia para o jogo da memória:
“(…) uma vez que estamos falando de Adão e Eva, eu pensei que seria divertido termos uma árvore (uma macieira) (…). Então, primeiro você vai precisar fazer uma grande árvore usando papel verde e marrom. Apenas recorte o papel para parecer com a copa da árvore, e depois recorte o papel para parecer com o tronco. Depois, você terá de recortar várias maçãs (certifique-se que tenha um número par de maçãs já que faremos o jogo da memória). Prepare vários pares de frases ou gravuras representando as bênçãos que experimentamos na mortalidade (por exemplo, um corpo, famílias, escolher entre o bem e o mal, oportunidades para aprender, saúde e doença, felicidade e tristeza, alegria e dor). Estas gravuras/frases ficarão no verso de cada uma das suas maçãs. {Para os valorosos você poderia até mesmo adicionar algumas poucas referências de escrituras ao invés de frases}. Uma vez que você tenha gravuras/frases presas nas maçãs, monte sua árvore e prenda as maçãs à arvore.
Agora a parte divertida! Convide uma criança à frente para escolher duas maçãs e mostrar o verso delas. Se for uma combinação, fale sobre a bênção e depois coloque as maçãs em um recipiente ou em outro quadro para todos verem. Se a criança virar duas maçãs que não sejam iguais, faça com que a criança as vire de volta, e convide outra criança a ir à frente e escolher outras duas maçãs.
Depois que todas as combinações tiverem sido encontradas, relembre às crianças novamente de que a Queda foi necessária e preste seu testemunho.
Creio que as crianças vão apreciar este jogo da memória e aprenderão as muitas bênçãos que recebemos durante esta vida"

Cartões das lições do Manual Primária 05 por Melanie Day

A Melanie Day, dona do Sugardoodle criou cartões para as lições dos Valorosos. A ideia é montar 4 por folha e entregar para os alunos fazerem em sala (se sobrar tempo), em casa ou guardarem como lembrete da aula.
Sobre os cartões, ela disse:
"Eu criei estes handouts como uma maneira de desafiar as crianças e ajuda-las a tirar mais de suas aulas. Muitas das ideias para cada cartão veio diretamente das atividades Enrichment activities encontradas no manual. Os cartões tem uma designação de leitura e, ocasionalmente, um desafio extra.
Eu sugeriria laminar a folha de rosto e um pedaço de papel cartão para a última folha. Isso protegeria mais os papéis de dentro. (...) Espero que achem os cartões úteis!

Na medida do possível, vou tentar traduzir os cartões que ela criou. Já pedi a autorização dela para postar no blog. Enquanto isso, se alguém quiser, eu envio por email.

-------------------------------------------------------------------------------------------
Atualizando em 08.02.2013:
Já obtive a permissão da Melanie Day (autora dos cartões e dona do Sugardoodle) para postar aqui no blog. Só um lembrete, tá gente? Não postem no blog de vocês sem antes terem uma permissão. Se quiserem divulgar, coloquem um link pra cá ou entrem em contato com a Melanie do Sugardoodle.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Tempo de Compartilhar: 2º tópico de Fevereiro - A Queda


Semana 2: A Queda fazia parte do plano de Deus.
A Mabel Avalos, do Hola Mormon, deu a dica: na revista The Friend de fevereiro de 2010 tem uma página de colorir mostrando Adão ensinando seus filhos.