sexta-feira, 24 de maio de 2013

Lição 20 do manual Primária 05 e o Fé Em Deus


Manual Primária 05, Lição 20 - Joseph Smith Traduz a Bíblia e Outras Escrituras (aula do manual)
Fé Em Deus - Memorizar Regra de Fé
Ajude as crianças a aprender a Oitava Regra de Fé e analise com elas porque cremos na Bíblia “desde que esteja traduzida corretamente”.

Você pode usar o cartão da lição 10 para ajudar as crianças a memorizarem a 8ª RF. Clique aqui.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Fé Em Deus - Atividade sobre o dízimo

Só vi agora, mas ainda dá tempo de fazer este mês:
Na A Liahona de fevereiro de 2010 há uma sugestão para as crianças fazerem um pote para o dízimo. Está na pág. 72.
Isso poderia ser feito em uma atividade dos Valorosos. Começaria com uma mensagem explicando o que é o Dízimo e a importância de cumprirmos este mandamento. Poderíamos inclusive pedir que uma criança ou um membro da ala contasse uma experiência relacionada com o dízimo e prestasse seu testemunho (não esqueça de pedir autorização do Bispo antes de convidar um membro da Igreja).
Ah, e que tal ensinar a preencher a papeleta do dízimo? Por várias vezes meus valorosos vieram me pedir ajuda para preenchê-la. 
Depois as crianças poderiam fazer o pote do dízimo, como sugerido aqui, na A Liahona, cuja ideia é da Paula Weed, e o material utilizado é um pequeno pote de vidro, elásticos ou fios coloridos, e papel colorido. Não tem vidro pra todo mundo? Usem outro  material. Garrafa pet, por exemplo. Já fiz cofrinho de pote plástico descartável.

Na mesma página da revista A Liahona (a 72, lembra?) tem ainda uma atividade para encontrar as moedas no desenho e dizer quantas a menininha deve entregar para o Bispo como dízimo.

Ah, antes que estranhem, não colocamos as imagens por causa dos direitos autorais, viu? Tipo assim, 12ª e 13ª Regra de Fé, ok?

Atividade para o Tempo de Compartilhar da 3ª semana de maio - Dízimo

A Victoria Lima, da Estaca Recife Brasil, nos deu a dica:
Achei uma sugestão de atividade no blog So You Think You Can Learn e traduzi. É um labirinto sobre o dízimo. Anexei o arquivo, mas ele também pode ser encontrado no meu blog.

Eu já estava de olho neste labirinto mas faltou-me tempo para trabalhar nele. Acabei por encontrá-lo na edição de fevereiro de 2010 da revista A Liahona.
Quem quiser conferir, clique aqui para ir para ver a versão no blog da Victoria ou aqui para ver a versão oficial da Igreja (vá até a pág. 73).





Programa Fé Em Deus e as lições 18 e 19 do Manual Primária 05


Fé Em  Deus - Servir ao Próximo, item 05.
Incentive as crianças a que, com boa vontade, compartilhem seu tempo e talentos para entreter crianças pequenas com canções ou jogos que tenham aprendido ou inventado.

Fé Em  Deus - Memorizar Regra de Fé
Ajude as crianças a aprender ou repassar a Sétima Regra de Fé.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Lição 18 do Manual Primária 05

Ideias sugeridas no Sugardoodle

DESENHO NO QUADRO
Desenhe algo similar ao quadro abaixo e depois recorte as figuras. Coloque as gravuras no quadro. Quando você explicar o que é a Lei de Consagração, mova alguns dos itens de um lado do quadro para o outro, dizendo "fulano não precisa deste item, e ciclano poderia usa-lo".




JOGO
Imprima um grupo de cartas do jogo para cada criança da classe. Imprima um para você e coloque as cartas no chão, com a face virada para baixo. Deixe que as crianças se revezem virando as cartas. Quando uma criança escolher uma carta e já tiver uma igual na mão, ela deve dizer à classe "eu não preciso de roupas, alguém precisa?". Então ela entrega a carta para outra pessoa. Continue até que todas as cartas tenham sido distribuídas. Explique que embora alguns tenham recebido várias cartas de um mesmo item, elas escolheram compartilhar e todos se beneficiaram, sendo este o propósito da lei da consagração.   

Clique na imagem para ampliar e baixar.
Cartões originais aqui, no Sugardoodle, em inglês e português.

Tempo de Compartilhar: 3º tópico de maio de 2013 (Dízimo)

Leve as crianças a um passeio pelo salão sacramental e explique que a capela, os móveis e todas as coisas dentro do prédio são pagos com os dízimos. Mencione às crianças o que são os fundos para construção e manutenção de templos, para a obra missionária, para publicar as Escrituras, para a obra de redenção dos mortos e para muitos outros fins decididos pela Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos. Mostre às crianças onde se pode encontrar as papeletas de dízimos e ofertas. Explique que eles sempre devem dar seu dízimo e suas ofertas a um membro do bispado ou da presidência do ramo.
(ideia sugerida no blog Los Colores de nuestra Primaria, e traduzida por mim)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Valorosos: Cartões para as lições 18 e 19 do Manual Primária 05


A ideia é "colar" vários em uma folha a4 (4 por folha, por exemplo) e tirar cópias em número suficiente para as crianças de sua Primária/família, para que elas revisem a lição durante a semana.
Clique na imagem para baixar.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

CTR - Lição 17 do Primária 03

Flavinha postou e nós relembramos:

Para baixar a aula 17 do CTR - Cremos Ser o Livro de Mórmon a Palavra de Deus, clique aqui!
Na aula do CTR pede para cantar a 8ª Regra de Fé. Se alguém não souber e precisar pode baixar a partir do mesmo link.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aula 17 do Primária 05 - Cartão de Edward Patridge, por Morian Mahoney

Lição 17 Edward Partridge É Chamado Como Primeiro Bispo


Morian Mahoney é um rapaz sud muito talentoso. Há alguns anos ele criou cartões para a Primária, com personagens como Joseph Smith, Emma, dentre outros.
Como esta aula falará sobre Edward Patridge, seria bem bacana entregar às crianças, ou talvez imprimir bem grande e colocar no quadro, a arte que o Morian criou (clique aqui) que o Morian criou.
Infelizmente, ele parou com os cartões.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Lembrancinha para o Dia das Mães!!


Meninas faz tempo que não apareço aqui, por falta de tempo e ideias mesmo, fiz um livrinho para uma aula da organização das moças e achei que pode ser uma bela lembrança para o dia das mães pois fala sobre grandes mulheres do passado e das escrituras e no final cada crianças poderá desenhar ou escrever sobre sua própria mãe, espero que seja útil para alguém, para baixar clique aqui! Se quiser visualizar o livrinho impresso das moças pra ter uma ideia de uma olhada no meu Blog clicando aqui!

Tempo de Compartilhar - 1º tópico de Maio

Algumas sugestões:

Segue o Profeta
A verdade restaurada
Graças damos, ó Deus, por um Profeta

Gravura

Efésios 4:11
D&C 43:3
D&C 21:5
D&c 1:38
Amós 3:7

Desafio
Esta semana eu aprenderei os nomes dos membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos.

Lição 17 do Primária 05 e lição 16 do Primária 03

 Cliquem aqui para verem o material que a mana Flavinha preparou e postou aqui no blog.