domingo, 30 de junho de 2013

Tema de Julho e o Programa Fé Em Deus


As Famílias São Parte do Plano do Pai Celestial

“A família foi ordenada por Deus” (“A Família: Proclamação ao Mundo”, parágrafo 7).

Neste mês há vários requisitos do Fé Em Deus, relacionados com o tema mensal, que podem ser trabalhados com as crianças:


Aprender e Viver o Evangelho
Prepare um Gráfico de Linhagem com seu nome, com o nome de seus pais e avós. Prepare um Registro de Grupo Familiar e conte uma história a respeito de sua família para outras pessoas.


Cultivar Talentos:
Relacione cinco coisas que pode fazer para ajudar nas tarefas de casa. Converse a respeito da importância de obedecer e honrar seus pais e aprender como trabalhar.

Preparar-se para a Organização das Moças ou Preparação para o Sacerdócio:
Leia “A Família:Proclamação ao Mundo”. Prepare uma lista de coisas que pode fazer para ajudar a fortalecer sua família e ter um lar feliz. Mostre a lista para seus pais ou líder da Primária.



sábado, 29 de junho de 2013

Como encontrar recursos no blog

Lembrando o que a mana Simone falou, uma orientação para os navegantes:
Já deu pra perceber que estou com saudade tua, né, Si?

Temos recebido muitos pedidos de coisas que já postamos. Como sugestão para facilitar para vocês (que não terão que esperar nossa resposta) e para nós (que teremos mais tempo para fazer buscas de novos materiais para vocês), lembramos que vocês podem fazer buscas no blog das seguintes maneiras:
  1. Utilizando a ferramenta de busca (um campo do google) na barra ao lado;
  2. Olhando em nossos arquivos do 4shared que estão separados por assunto na barra ao lado. Os arquivos têm nomes fáceis de identificar justamente para que vocês não precisem ficar abrindo tudo e perdendo tempo.
  3. Clicando em "postagens antigas ou older posts" no final da página. Este é o jeito mais difícil mas também é uma das formas disponíveis.
  4. Último recurso: se mesmo assim você não encontrar o que procura, mande-nos um e-mail ou escreva no formulário, não esquecendo de deixar seu e-mail.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Apresentação da Primária na Reunião Sacramental

Em maio de 2009, mana Simone tratou do asunto e expressou perfeitamente a posição do Primária SUD Online sobre o assunto.

A apresentação da primária na reunião sacramental é o acontecimento mais importante da organização pois mostra resumidamente os princípios aprendidos durante o ano, conforme instruções contidas no Esboço para o Tempo de Compartilhar e a Apresentação da Primária na Reunião Sacramental.
Esta apresentação é uma das maiores preocupações das líderes mas o que eu quero dizer é que esta apresentação não tem segredos se seguirmos as "diretrizes para a apresentação na reunião sacramental" que estão nas páginas 1 e 2 do esboço.
A apresentação na sacramental não exige tanto quanto vocês imaginam e a preparação não é feita 2 ou 3 meses antes. A preparação é feita durante o ano todo, daí a importância de enfatizarmos o tempo de compartilhar e o ensino dos hinos. É à partir disso que sairá a apresentação. Tendo isto em mente, fica mais fácil.
Quero comentar algumas diretrizes:
- A segunda diretriz diz que as crianças devem se apresentar "com base nos temas mensais do TC". Vocês sabem que na última página do esboço tem uma folha de planejamento do tempo de compartilhar. Se vocês preencherem esta folha semanalmente terão um registro a mais que poderão recorrer na hora de fazer o roteiro. Esta folha de planejamento é muito importante e ela não existe por acaso. Meu conselho é: usem o planejamento.
- A terceira diretriz recomenda que anotemos "as experiências das crianças e o que elas disseram nos discursos". Estas experiências são de valor inestimável e vocês não imaginam o quanto serão valiosas na hora de fazer o roteiro.
- A quinta diretriz diz que os ensaios não devem tomar tempo desnecessário das famílias. Novamente vale a importância de ensaiarem os hinos, principalmente, durante o ano. Assim, as crianças precisarão de menos ensaios. Até porque alguns pais têm dificuldades para levar seus filhos aos ensaios.
Estas diretrizes estão no esboço para nos guiar e se a seguirmos tudo ficará mais fácil. Vocês serão guiadas pelo Espírito. Vocês são líderes escolhidas e o Senhor preparará o caminho para que vocês realizem a apresentação e cumpram suas designações. Não se esqueçam que vocês tem a liderança local (bispo, conselheiro, presidente da primária da estaca e conselheiras) que podem ajudá-las e terão prazer em fazê-lo.
Desta forma, gostaria de dizer que o Primária SUD Online não disponibilizará modelos prontos para a apresentação, já que ela deve ser feita por inspiração e não temos autoridade para receber revelação que não seja para os nossos chamados. Não é que não queiramos ajudar mas não queremos passar por cima nem substituir o chamado de suas líderes. Nós podemos e queremos ajudá-las, só não podemos disponibilizar modelos prontos. Contamos com a compreensão de todas.
 
Apenas para atualizar o que não precisa ser mudado, Sister Costa (esposa do Élder Costa, Pres. da Área Brasil), quando esteve em Manaus/AM, disse que não se devem realizar ensaios de todo o roteiro com as crianças. Que os hinos são ensaiados aos domingos durante os 20 minutos do Tempo de Compartilhar, e que podem ser realizados 1 ou 2 reuniões apenas para que as crianças saibam a ordem da apresentação (sua vez de falar, de cantar etc.).

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Lição 25 do Primária 05 e o Fé Em Deus

Lição 25 Construção do Templo de Kirtland

Fé Em Deus - Preparação para a Organização das Moças

3. Testifique que quando fazemos o que o Senhor nos pede, mesmo quando que para isso seja requerido um grande sacrifício de nossa parte, Ele nos ajudará e abençoará. Convide as crianças a escrever em seus diários a forma com que podem servir ao Senhor a medida que defendem a verdade e a retidão.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Valorosos: Lição 24 do Primária 05


Original em inglês postado pela Melanie Day, do Sugardoodle

Clique na imagem para ampliar.

Valorosos: Lição 24 do manual Primária 05 e o Fé Em Deus


Fé Em Deus - Aprender e viver o Evangelho7. Fale de como nosso Pai Celestial nos abençoa quando fielmente guardamos a Palavra de Sabedoria. Ajude as crianças a planejar e a realizar uma atividade para ensinar a Palavra de Sabedoria a outras pessoas.

Tempo de Compartilhar: 4º tópico de junho - Arrependimento e Perdão

Semana 4: Se eu me arrepender, posso ser perdoado.
Sugestão da Roberta Pavanelo. Obrigada, Roberta!

"(...) gostaria de compartilhar uma dica para o TC do próximo domingo, ainda em tempo! Usar essas ilustrações para contar a história do filho pródigo! Eu vou imprimir cada uma e colar num papel duro para contar às criancas, usando técnicas de contação de histórias! É uma historia muito marcante! (..)
Segue o link:






segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fé Em Deus - sugestão para Cultivar Talentos

O 4º requisito da seção Cultivar Talentos fala em criar um objeto em madeira, metal, tecido ou outro material, ou ainda desenhar, pintar ou esculpir uma obra de arte. 
Eu mesma teria problemas para cumprir tal item porque criatividade e talentos manuais não são meu forte, então fico caçando na net coisas que as crianças poderiam fazer.
A Michele Romero postou uma sugestão para o dia das mães, mas acho que também poderíamos usar para cumprir este requisito.
A Michele dá mais detalhes de como foi feito. Quem se interessou, clica aqui
Alguém já fez uma atividade para este requisito?
Se sim, escreve para primariasudonline@yahoo.com.br e nos conte como foi.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Valorosos: sugestões para a lição 23 do Manual Primária 05 - Doutrina e Convênios

Lição 23 O Profeta Tem uma Visão dos Três Graus de Glória

 Sugestões do Sugardoodle:

1. Organize a classe em três grupos. Designe cada grupo a estudar um dos reinos até que os membros do grupo saibam muitas coisas sobre aquele reino. Peça a um membro de cada grupo que compartilhe as coisas que aprenderam sobre seu reino. Escreva o que as crianças mencionarem no quadro, abaixo do reino correspondente.
Reino Celestial/Reino Terrestrial/Reino Telestial

2.  Prepare estas tiras de papel:

Prepare perguntas que possam ser respondidas com o nome de um dos três reinos. Por exemplo:

~ Onde o Pai Celestial e Jesus vivem?
~ Para onde irão as pessoas que não acreditaram no Evangelho quando o conheceram aqui na Terra?
~ Para onde irão as pessoas que obedeceram alguns dos mandamentos de Deus?

3. Emma tem uma lembrancinha para imprimir. O arquivo está em inglês, mas esta é a tradução. 

Estes são aqueles cujo corpo é celestial, cuja glória é a do sol, sim, a glória de Deus, a mais elevada de todas, sendo que o sol do firmamento é citado como o símbolo dessa glória.
 - Doutrina e Convênios
76:70
 
Dá para clicar aqui, baixar no formato word e digitar, ok? Por que eu ainda não fiz isso? Porque ainda não obtive a autorização dela, uai!



quinta-feira, 13 de junho de 2013

Valorosos: Lição 23 do Primária 05 e o programa Fé Em Deus



Fé Em Deus - Memorizar Regra de Fé
Ajude as crianças a memorizar a Quarta Regra de Fé 
"Cremos que os primeiros princípios e aordenanças do Evangelho são: primeiro, b no Senhor Jesus Cristo; segundo, cArrependimento; terceiro, dBatismo por imersão para eremissão de pecados; quarto, Imposição de fmãos para o gdom do Espírito Santo."
As canções das Regras de Fé encontram-se em nossos arquivos. Basta clicar na imagem da pasta, logo abaixo das leitoras.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tema de junho e o Programa Fé Em Deus

Vou Seguir o Plano do Pai Celestial Sendo Batizado e Confirmado

“Vinde a mim e sede batizados em meu nome, a fim de que recebais a remissão de vossos pecados e recebais o Espírito Santo” (3 Néfi 30:2).

Neste mês há dois requisitos, relacionados com o tema mensal, que podem ser trabalhados com as crianças:

Aprender e Viver o Evangelho
1. Explique como tomar o sacramento a ajuda a renovar seu convênio batismal. Em uma noite familiar, ensine outras pessoas a respeito do que podemos fazer para permanecermos fiéis.

3. Marque estes versículos a respeito do Espírito Santo em suas escrituras: João 14:16–17, 2 Néfi 32:5 e Morôni 10:5. Converse a respeito das maneiras como o Espírito Santo a ajuda

Tempo de Compartilhar: 3º tópico de junho - Sacramento

Semana 3: Quando tomo o sacramento, renovo meus convênios batismais.
Ideia compartilhada no Sugardoodle por Athena Vander Meyden


"A terceira semana de junho é sobre o sacramento. Esta lição se encaixa perfeitamente com os requisitos do Dever Para Com Deus para diáconos, mestres e sacerdotes. Planejo falar sobre a relação entre batismo e sacramento, mas depois quero que cada menino venha à frente e fale sobre seu papel no sacramento, e maneiras pelas quais podemos demonstrar reverência e nos lembrar-nos do Salvador. Abaixo está a carta que lhes entregarei. Usarei 3 meninos dos CTRs e outros três dos Valorosos. Desta maneira mais meninos cumprirão os requisitos do Dever Para Com Deus. Meu Presidente dos Rapazes adorou a ideia!"

Diácono:
Precisamos de sua ajuda no Tempo de Compartilhar do dia ________________. Se você quiser ajudar, gostaríamos que você lesse Doutrina e Convênios 20:76-79, Lucas 22:19-20, 3 Néfi 18:1-11. Depois fale, por 2 minutos, durante o Tempo de Compartilhar, sobre o papel de um diácono com relação ao  Sacramento, o que a ordenança do Sacramento significa para você, o que você pode fazer para ter uma experiência significativa com o sacramento e como você pode distribuir o Sacramento de forma a demonstrar reverência pelo Salvador e Sua Expiação. Verifique a página 24 do livreto Dever Para Com Deus. Muito obrigada! Você também será capaz de completar este requisito no Dever Para Com Deus!

Mestres:Precisamos de sua ajuda no Tempo de Compartilhar do dia ________________. Se você quiser ajudar, gostaríamos que você lesse Doutrina e Convênios 38:42, Mateus 26:26-28. Depois fale, por 2 minutos, durante o Tempo de Compartilhar, sobre o papel de um mestre com relação ao Sacramento, o que você pode fazer para preparar o sacramento de uma maneira reverente e digna e como você pode dar um bom exemplo para os diáconos quando lhe for pedido para distribuir o sacramento.
Fale também sobre o que o sacramento significa para você. Verifique a página 48 do livreto Dever Para Com Deus. Muito obrigada! Você também será capaz de completar este requisito no Dever Para Com Deus!

Sacerdote:
Precisamos de sua ajuda no Tempo de Compartilhar do dia ________________. Se você quiser ajudar, gostaríamos que você lesse 3 Néfi 18:1-11, Mateus 26:26-28. Leia as orações do sacramento (D&C 20:77,79). Depois fale, por 2 minutos, durante o Tempo de Compartilhar, sobre o papel de um sacerdote com relação ao Sacramento, o significado dos convênios e das palavras sagradas nas orações. Fale sobre como você pode ser um bom exemplo para os outros portadores do Sacerdócio Aarônico e o que você pode fazer para tornar o sacramento uma experiência mais significativa para os membros da congregação. Verifique a página 72 do livreto Dever Para Com Deus. Muito obrigada! Você também será capaz de completar este requisito no Dever Para Com Deus!