terça-feira, 31 de dezembro de 2013



Valorosos: Quadro de leitura do Velho Testamento (parte 1)

Fonte: aqui
Tradução nossa.



Clique na imagem para ampliar e aqui para baixar.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Tempo de Compartilhar: 1º tópico de janeiro

Nossa, e não é que janeiro já está aí?!
Ano novo, Tema novo e eu amei o tema de 2014!

Encontrei no blog da Mabel, o HolaMormon algumas sugestões dadas pela Igreja para o 1º tópico deste mês e vocês podem vê-las clicando aqui. Há desde histórias a gravuras. Vale à pena conferir! Ah, já estão em português.



Sugestão de meta para as crianças em 2014

A Ideia foi postada originalmente no blog da Michele Romero, o As Tontas Vão ao Céu, e autoria é da Primária da Ala Mutuá, em São Gonçalo/RJ. A irmã Domilene Brandalize enviou a foto da lembrancinha que foi entregue às crianças na Apresentação na Reunião Sacramental desse ano.
Eu gostaria de usar a ideia já agora no começo do ano em minha unidade. Trata-se de um cofrinho, feito com aquelas latinhas de achocolatado. As crianças guardarão dinheiro no cofrinho para realizar uma atividade com a família, tipo um passeio ou uma ida ao Templo.



Também gostaria que nossas atividades em 2014 incluíssem  a participação das famílias, mas ainda não decidimos como.
E vocês, o que tem planejado para 2014?

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Tempo de Compartilhar sobre metas

Ainda está em fase de elaboração, mas no Tempo de Compartilhar deste domingo quero falar sobre metas, e utilizar este auxílio que a mana Flavinha postou aqui, sobre metas para ser digno de ir ao Templo.

Valorosos em 2010

A mensagem da mana Simone Montalvão é de 2009, mas continua importantíssima:
Gostaríamos de levantar uma ponto de reflexão sobre o ensino para a classe dos valorosos em 2010. No próximo ano esta classe estudará o manual Primária 6 - O Velho Testamento.
Gostaríamos de deixar uma dica importante: cuidado em 2010 ao fazerem buscas na internet para auxílios para as aulas! Certamente vocês encontrarão diversos materiais, inclusive de outras crenças, mas lembrem-se sempre que devemos utilizar materiais oficiais e aprovados pela igreja. Os manuais e as revistas oficiais (antigas e recentes) têm TUDO o que precisamos. Portanto, recomendar atenção e cuidado nunca é demais.
Vocês podem estar se perguntando porque estou falando uma coisa óbvia mas, acreditem, nem tudo é óbvio para todos.
Para as presidentes que quiserem dar treinamento para novos professores, sugerimos a leitura do capítulo Auxílios para os Professores, no próprio manual (após o sumário). Para os professores, sugerimos também que leiam e consultem sempre este capítulo que, com certeza, é de grande importância e ajuda.



Tempo de Compartilhar: 5ª domingo de dezembro!

Ainda não bolei meu Tempo de Compartilhar porque quero falar sobre metas com as crianças, mas se você ainda não sabe que mensagem deixar com as crianças neste último domingo de 2013, pode dar uma olhada na sugestão que a Victoria Lima, do Apenas Uma Secretaria: a mensagem da Seção Infantil da A Liahona de setembro de 1995.
Se você não tem a revista, clique aqui para ver a versão da Victoria.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Calendário de aulas para as classes do Raios de Sol, CTR e Valorosos em 2014

Montei um único calendário de aulas para os manuais Primária 1, 2 e 6, e para acessá-lo, basta clicar aqui. Ele está no formato word (.doc), de modo que vocês poderão alterá-lo de acordo com as datas de Conferências de suas Estacas. No meu constam as datas das Conferências locais porque não tive acesso ainda ao calendário de 2014.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal a todos os amigos do Primária SUD Online!

Natal é dia de alegria, de celebrar a família, os amigos, próximos ou distantes, as bênçãos recebidas, mas para mim, principalmente e acima de tudo, é dia de celebrar o aniversariante do dia, nosso irmão, Senhor, Salvador e Redentor, que nasceu, morreu e ressuscitou por nós, para que nos fosse concedida a possibilidade de voltar para nosso Lar Celestial. E que presente daremos a Ele?
Que seu Natal seja repleto de luz e de paz e que nos esforcemos em ser cada vez mais como Jesus Cristo, que nos deu o exemplo perfeito em tudo! 
 FELIZ NATAL!

Dica de hino para o mês: Quando Jesus voltar.

Victoria Lima, do blog Apenas Uma Secretária, deu  a dica do artigo publicado na revista A Liahona deste mês e também criou um livretinho complementar, já que a revista fala apenas da primeira estrofe do hino.
Quer conferir? Clique aqui.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Olha quem também voltou!

Flavia Daniella voltou para a Primária e retomou as postagens no Ouvindo o Cantar de um Passarinho. Passem lá para conferir!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Tempo de Compartilhar: 4º Tópico de dezembro

Pessoalmente, eu prefiriria montar um Tempo de Compartilhar específico sobre o Natal.
Aqui tem a sugestão do esboço. Se o tempo deixar, trarei um TC sobre Natal e outro sobre o tópico.

Semana 4: Tenho um testemunho de que sou um filho de Deus.

Sugestão do Esboço
Identificar a doutrina (jogo de adivinhação): Escreva no quadro, "Tenho um ____________". Diga às crianças que ouçam as seguintes pistas, cruzem os braços e levantem-se quando acharem que sabem como preencher a lacuna:
• Isso nos dá um sentimento bom, de felicidade ou alento.
• O Espírito Santo nos dá isso.
• Isso nos ajuda a querer fazer boas escolhas.
• Podemos compartilhar isso com outras pessoas quando fazemos discurso na Primária, falamos na noite familiar e na reunião de jejum e testemunho. Pergunte: "O que é essa coisa maravilhosa?"
Preencha a lacuna com a palavra testemunho e diga às crianças que elas podem adquirir um testemunho de que são filhas de Deus.
Incentivar a compreensão (cantar um hino): Convide as crianças a cantarem "Sou um Filho de Deus" (MC, pp. 2–3) e peça a elas que reflitam sobre seus sentimentos enquanto cantam. Peça a algumas crianças que compartilhem como se sentiram. Explique-lhes que os sentimentos bons que elas tiveram vêm do Espírito Santo, diga-lhes que elas são realmente filhas de Deus. Explique-lhes que saber que isso é verdade é ter um testemunho. Explique-lhes que há muitas maneiras de saber que somos filhos de Deus. Pergunte: "Como você sabe que é um filho de Deus?"
Incentivar a aplicação (ouvir testemunhos): Pergunte às crianças: "Por que é importante ter um testemunho de que somos filhos de Deus? Como o fato de ter um testemunho nos ajuda a fazer escolhas corretas?" Compartilhe seu testemunho e convide algumas crianças e alguns adultos a compartilhar o testemunho de que somos todos filhos de Deus.

Canções:
Sou um Filho de Deus
Eu sei que Deus vive

Gravura: Jesus Cristo

Escritura:
Mateus 5:48
Gálatas: 4:7

Desafio: Prestarei  meu testemunho durante a próxima reunião de testemunhos.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Você está pronto(a) para 2014?

-->
Vejamos se você já tem tudo para o ano que está às portas:

Esboço para o Tempo de Compartilhar de 2014

Agenda das reuniões de domingo e atividades.

Cartaz com o tema do ano: Aqui e Aqui

Cartazes com os temas e escrituras mensais: Aqui, aqui e aqui

Músicas do programa para 2014: aqui e aqui.

Ideias para o Mural da sala da Primária

Poster e capa para cadernos: aqui, aqui, aqui

Marcadores de leituras: aqui e aqui

Lembrancinhas

Faltou listar calendário de aulas, mas ainda estou traduzindo e montando um pra nós. Fico devendo!

Cartões com os temas e escrituras mensais por Amber Tilley

Vasculhando o Sugardoodle, encontrei o link para um blog muito bacana, o Just Another Idea, da Amber Tilley. Ela tinha um material muito fofo para 2014 e perguntei se ela não faria uma versão em Português. Pois bem, ela fez e o link para download pode ser encontrado aqui. Desça a página e procure por PORTUGUESE. Tem em francês e espanhol, caso alguém precise.

Não esqueçam de dizer "Thank you from Brazil" nos comentários da página dela, ok?

domingo, 15 de dezembro de 2013

Tempo de Compartilhar sobre Natal

A Michele Romero postou uma ideia ano passado que eu achei bacana. Pena ter visto só depois do Natal. Fica a dica pra este ano. Clique aqui para ver o que ela fez.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Mais uma ideia para Tempo de Compartilhar do 3º domingo.

Semana 3: Vou me preparar para viver com o Pai Celestial e com Jesus Cristo novamente.

Canções:
Vou seguir o Plano de Deus
As famílias podem ser eternas
Faz me andar só na luz

Escrituras:
João 3:14
2 Néfi 9:39

Lição:
Jesus Cristo nos ama muito. Através da Expiação, Ele tornou possível ressuscitarmos e vivermos com Ele novamente um dia. Mas devemos fazer nossa parte. Devemos ter fé em Jesus Cristo, nos arrepender de nossos pecados, e guardar os mandamentos. devemos fazer tudo o que pudermos para seguir Seu exemplo e perseverar até fim. Viver com Jesus Cristo e o Pai Celestial novamente é o que chamamos de Vida Eterna. Eles querem muito dar este dom para nós. Em Moisés 1:39, o Senhor disse (leia as escrituras). Isso significa que o Pai Celestial e Jesus Cristo estão trabalhando duro para nos ajudar a voltar a nosso lar celestial.
Você se lembra de quando aprendeu sobre Enos? Depois de orar todo o dia e toda a noite, ele recebeu perdão por seus pecados. Quando ele envelheceu, ele soube que logo morreria. Mas ele não estava com medo porque ele sabia que tinha vivido uma boa vida e estaria com Jesus Cristo novamente.
Leia e discuta Enos 1:27.
Por que Enos não estava com medo de morrer?
O que ele quis dizer quando mencionou que descansaria com seu Redentor?Como podemos ter uma fé tão forte quanto a de Enos?

Atividade:
Opção 1: Cante hinos de natal para seus vizinhos.
Opção 2: Faça biscoitos de natal para um vizinho.

Desafio: Neste Natal, dê à alguém um presente que lembre de Jesus Cristo e que não custe dinheiro. Você poderia escrever uma carta, com seu testemunho, fazer um presente com suas próprias mãos ou realizar um ato de serviço.

(tradução nossa do livro I Am a Child of God - 52 Family Night lessons, de Kimiko Christensen Hammari)

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Atividade de Natal, Meta das Regras de Fé e mais duas lembrancinhas

Teremos nossa última atividade do ano nesse próximo sábado e falaremos com as crianças sobre a importância de focalizar não no que ganharemos de Natal, mas no serviço ao próximo. Depois de uma breve mensagem, as crianças farão cartões e enfeites de Natal para serem doados.

(árvore-cartão lá do Bela Sião)
Se houver tempo, faremos uma brincadeira com balões de água e teremos um lanche especial de celebração pelo cumprimento da meta das Regras de Fé. Graças à nossa professora do Valorosos, Sandra Tsukuda, quase 100% deles decorou as 13 Regras de Fé este ano.
Teremos cupcakes de Natal, brownies e sorvete. A Sandra também terá alguns brindes que serão sorteados (escrituras, bolsas de escrituras, chaveiros etc).

Se você ainda não sabe o que fazer como lembrancinha, aqui tem mais duas sugestões, além da que já postamos no blog.
Árvore de Natal de feltro e Árvore de Natal de corações de EVA ou Papel, todas do Pra Gente Miúda.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Materiais para 2014 da Michele Romero

Tenho certeza que você já viu, mas para ter certeza de que ninguém perdeu, aqui vai uma dica: visite o blog da Michele Romero, o As tontas vão ao Céu. Ela tem feito muito material para 2014 para quase todos os chamados. Já vi material até pro Quórum!
É mais uma opção pra quem ainda está procurando auxílios para 2014.
Clique aqui!

Tempo de Compartilhar: 3º Tópico de dezembro de 2013


Semana 3: Vou me preparar para viver com o Pai Celestial e com Jesus Cristo novamente.

Sugestão do Esboço
Identificar a doutrina (jogo de adivinhação): Convide duas ou três crianças para fazerem um teatrinho representando que estão indo dormir, indo à Igreja ou indo viajar para longe. Peça às outras crianças que adivinhem o que elas estão fazendo. Debata com as crianças o que aconteceria se não nos preparássemos para essas coisas. Explique-lhes que uma coisa importante para a qual devemos nos preparar é para viver com o Pai Celestial e Jesus Cristo novamente.
Incentivar a compreensão (cantar hinos): Cantem a terceira estrofe de "Sou um Filho de Deus" (MC, pp. 2–3) e convide as crianças a prestar atenção em como podemos preparar-nos para viver com o Pai Celestial novamente. Convide as crianças a ficar de pé e cantar de novo a frase "Se cumpro sua lei aqui". Explique-lhes que alguns hinos da Primária nos lembram de coisas que podemos fazer a fim de nos preparar para viver com o Pai Celestial e Jesus Cristo novamente (por exemplo, "Vou Cumprir o Plano de Deus" [MC, pp. 86–87], "Guarda os Mandamentos" [MC, pp. 68–69], "A Bondade por Mim Começará" [MC, p. 83] e "Quando Eu for Batizado" [MC, p. 53]). Peça para a pianista tocar algumas notas de um desses hinos e peça às crianças que adivinhem qual é o hino. Convide as crianças a cantar o hino e ficar de pé sempre que cantarem algo que seja um modo de preparar-se para viver com o Pai Celestial. Faça o mesmo com os outros hinos.
Incentivar a aplicação (desenhar): Peça às crianças que pensem em maneiras de preparar-se para viver com o Pai Celestial e Jesus Cristo. Dê a cada criança um pedaço de papel, e convide-as a desenhar o contorno da mão. Depois peça a elas que escrevam ou desenhem em cada dedo uma coisa que elas possam fazer para preparar-se. Peça para as crianças escolherem uma das coisas e fazê-la durante a semana. Diga a elas que vai perguntar sobre isso no próximo domingo.

SUGESTÕES DO BLOG SOFIA'S PRIMARY IDEAS

* Convide um médico para vir à Primária. Sim, um médico de verdade se você tiver como. Ou um enfermeiro. Pergunte-lhes se eles eram capazes de começar a curar as pessoas quando decidiram se tornar médicos. Do que eles precisavam para se tornar médicos? É preciso muito trabalho duro e preparação! E eles não pararam de se preparar, eles estão constantemente aprendendo e se esforçando para melhor ajudar as pessoas. É o mesmo com a vida eterna. Podemos nos preparar para viver com o Pai Celestial e Jesus Cristo novamente.
Depois que o medico sair, tenha uma sacola de remédios com coisas como band aid, Neosporin, estetoscópio, abaixador de língua etc. Convide as crianças a virem escolher um dos itens e dizer maneiras pelas quais podemos nos preparar para viver com o Pai Celestial e Jesus novamente. Assim como uma pessoa se prepara para ser médico, devemos nos preparar para a Vida Eterna e ajudar outros ao longo do caminho!

* Faça um jogo para chamar a atenção como adivinhe a letra. É como o jogo da forca, mas não desenhamos o homem enforcado, apenas escrevemos 4 X's.
Serão necessários 8 espaços em branco para a palavra PREPARAR.
Peça que leiam D&C 1:12.
Divida a classe em grupos e peça às crianças que adivinhem as letras em seu próprio grupo. Os professores deverão ajudar. Entregue-lhes papéis com espaços em branco para as seguintes frases -
Estudar as escrituras com frequência
orar diariamente
Ser batizado
Ir ao Templo
Fazer boas escolhas
Servir aos outros fielmente
Após alguns minutos, convide uma criança de cada grupo para compartilhar uma das maneiras pelas quais podemos nos preparar para viver com o Pai Celestial e Jesus novamente!

* Traga para a sala alguns itens de seu armazenamento doméstico. Pergunte às crianças se elas tem armazenamento de alimentos em casa. Convide um amigo da primária para compartilhar o que é o armazenamento doméstico e porque o profetas nos tem pedido para termos comida extra em casa.
É bom estar preparado? Tenha algumas perguntas, escrituras e canções escritas em papel e presos nos diferentes itens de armazenamento para as crianças escolherem e lerem/cantarem/responderem. Termine com uma breve recapitulação da história do irmão de  Jarede. Mostre uma gravura. O Senhor disse-lhe que eles atravessariam águas muito profundas. O irmão de Jarede estava preocupado porque eles não teriam luz. Leia o que o Senhor disse em Éter 2:25. Sabemos que o irmão de Jarede conseguiu então algumas pedras e o Senhor as tocou e eles foram capazes de atravessar o mar com luz.
O Senhor vai ajudar a preparar Seus Filhos! E precisamos preparar a nós mesmos, com a ajuda Dele, para voltar a viver com Ele!! Ele nunca nos deixará na escuridão se nos voltarmos para Ele.

* Leia Alma 34:32-33. De acordo com essa escritura, quando devemos nos preparar para encontrar com Deus? Quando tivermos 50 anos de idade? Somente nos anos que terminem em 3? Qualquer dia desses? Porque precisamos sempre nos preparar para encontrar o Pai Celestial e Jesus?
Escolha um amigo da Primária para sentar no final de uma fileira de cadeiras. Ele(a) deverá pensar em algo que devemos fazer para nos prepararmos para encontrar o Pai Celestial e Jesus. Então eles sussurrarão para a pessoa ao lado deles, o qual dirá para a pessoa ao lado até chegar no final da fileira. Vejamos quanto tempo demora! Continue até a próxima fileira. Registre o tempo. Uau! O tempo voa quando estamos pensando e fazendo as coisas que nos levarão de volta ao Pai Celestial e Jesus!
"Irmãos e irmãs, precisamos ser constantes. Não obtemos a vida eterna de repente — esta é uma corrida de perseverança. Precisamos aplicar repetidamente os divinos princípios do evangelho. Precisamos nos dedicar a eles dia após dia, tornando-os parte de nosso cotidiano". (Élder Uchtdorf, O caminho do Discípulo, A Liahona de abril de 2009)

* AQUI tem um tempo de Compartilhar bem bacana, em inglês, da revista Friend, relacionado com a parábola da Dez Virgens.