sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Lembrancinhas de cupcake do Cantinho Alternativo

Olhem que coisa mais fofa!
A ideia original é dar de lembrancinha, mas pode ser usado no mural de aniversariantes ou mesmo criar um adesivo para as crianças aniversariantes usarem na roupa durante as reuniões na Capela.
Mais fotos e molde aqui no Cantinho Alternativo.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cartaz do Hino Assombro me causa e sugestão para o Tempo de Compartilhar da 1ª semana de março

Vocês já tem o cartaz do hino do mês de março? Eu ainda não tinha conseguido parar pra bolar um, mas hoje encontrei lá Primária Ala Liberdade o cartaz que a Cris Brito fez. Já baixei minha cópia.
Se quiserem conferir, é só clicar aqui.
Aproveitem e vejam o material que ela preparou para o Tempo de Compartilhar deste domingo.

Cestinhas para guloseimas de Páscoa

Lá no Cantinho Alternativo há vários modelos. Vocês podem clicar aqui para ver todos. Meu favorito é esse aí de baixo.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tem Primária na Cozinha!

A ideia foi da Matilde Portela, de Manaus/AM, que agora serve na Primária. Em fevereiro ela fez uma atividade com as crianças na qual ela ensinou a fazer biscoito recheado no palito.
Olhem o mural fofo que ela criou:

Para mais detalhes e fotos, cliquem aqui e visitem o blog Bela Sião.

Mais um pouco e a Páscoa chega!

Bacaninha, não é? A ideia é do Painel Criativo e encontrei no Pra Gente Miúda. Dá um pulinho lá pra ver como faz.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Valorosos: Lição 09 do manual Primária 06

Jeová Faz Convênios com Abraão

Gravura sugerida:
6–9: Um Anjo Salva Abraão (Pacote de Gravuras do Evangelho, 104; 34730)
gravura 6–10: Fac-símile Nº1 do livro de Abraão.

Cartazes com a citação mencionada na atividade complementar nº 05.





As letras da palavra Convênio, como sugerido na atividade complementar nº 04.



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sugestões de atividades para março


Durate o mês de março, seguindo o tema mensal, falaremos sobre Jesus Cristo, Testemunho, Expiação, Arrependimento e Perdão, Ressurreição e Reverência.

Dois requisitos do Programa Fé Em Deus se encaixam no tema: 
6º requisito de Aprender e Viver o Evangelho (história de fé no Livro de Mórmon)
3º requisito de Cultivar Talentos (poema, história ou esquete)

Nesse mês, as crianças também poderiam aprender a fazer pão para o sacramento: Os missionários poderiam vir e falar sobre o Sacramento. As crianças mediriam os ingredientes e num outro dia fariam pão para ser usado na Reunião Sacramental do domingo seguinte. Poderia ser trazido um pouco de massa de pão congelada já pronta para assar e assim comeríamos pão quentinho com manteiga, geleia ou mel.

Mas, faremos diferente. Tivemos vários treinamentos este ano e o foco está em dízimo, jejum e ofertas de jejum e é sobre isso que trataremos este mês. 
Depois darei maiores detalhes, agora queria mesmo era ouvir de vocês. O que estão planejando para março?


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Uma última sugestão para o Tempo de Compartilhar sobre arbítrio

O esboço sugere que as crianças encenem algumas situações e façam escolhas. Já pensaram em quais situações?

Lá no Hatch Patch Creations encontrei algumas:

1. Um amigo te pede para colar em uma tarefa da escola;
2. Seus pais pedem que você limpe seu quarto;
3. Você recebeu troco a mais em uma loja;
4. É hora da oração familiar, mas você não quer perder seu programa de TV favorito;
5. Sua irmãzinha pegou seu brinquedo favorito;
6. Você ouviu alguém contar uma piada suja na escola.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Tempo de Compartilhar: 4º tópico de fevereiro/2014

Semana 4: O arbítrio é o dom de escolher por mim mesmo.

Sugestões e auxílios sugeridos/criados por  Hatch Patch Creations:
1. Leve dois embrulhos para a sala. Um bem simples, por exemplo, um saco de pão, ecom algo bem gostoso dentro. O outro embrulho deve ser bem bonito, e dentro dele ponha algo não tão gostoso, como uma bolacha cream cracker. Deixe uma criança escolher um dos embrulhos. Explique como algumas vezes a escolha que parece mais legal e benéfica pode não ser tudo isso que achamos.

2. Fatie uma cebola como se fatiasse uma maçã. Depois banhe as fatias em caramelo. Deixe secar. Fatie uma maçã. Deixe as crianças escolherem.

Cartaz

Sugestão de jogo usando escolhas
Cole no chão gravuras de pedras formando um caminho. Tenha tiras de papel com situações descrevendo escolhas, boas e ruins. Divida a classe em dois times e escolha uma criança de cada time para vir à frente. Elas serão as "andadoras". Posicione-as no caminho. Depois, chame uma criança de cada time por vez para ler uma escolha. Se for uma boa escolha, a criança no caminho avança uma pedra. Se for uma escolha ruim,  ela volta uma pedra. Continue até que o tempo acabe ou uma delas chegue ao final. A cada escolha, discuta com as crianças como isso seria "escolher Vida Eterna" ou "Escolher cativeiro".

Exemplos de escolhas:
a) Seu amigo queria que você furtasse bombons de uma loja. Você disse a ela que isso não era certo. Bom trabalho!
b) Um menino na escola pediu para copiar as suas respostas da tarefa. Você disse não! Fabuloso!
c) Um grupo de amigos te ofereceu bebida alcóolica. Você disse-lhes educadamente que não bebe. Parabéns por ter coragem de assumir o que acredita ser certo!
d) Você acordou numa manhã de domingo e não estava com vontade de ir para a Igreja. Mas você foi mesmo assim. Parabéns por ser obediente!
e) Você quer ir para a casa de um amigo, mas sua mãe disse não. Você então pede a seu pai e diz a ele que sua mãe concorda.
f) Você e seus amigos decidem dirigir até uma avenida e derrubar latas de lixo. Que bagunça vocês fizeram!! Vocês deveriam amar a seu próximo!
g) Seus amigos te oferecem cigarro. Você pega o cigarro só para que seus amigos não pensem que você é covarde. Você deveria obedecer à palavra de sabedoria!
h) Enquanto joga basquete com seus amigos, você machuca seu dedo e diz um palavrão.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Tempo de Compartilhar: 4º tópico de fevereiro de 2014 - Arbítrio

O arbítrio é o dom de escolher por mim mesmo.

Sugestão da Marci, do Primary In Zion.
"Escreva em tiras de papel algumas boas escolhas e más escolhas que uma criança poderia fazer. Coloque as tiras em um recipiente. Faça com que as crianças formem duas filas, uma fila da "escolhas" e outra da "consequências". Faça com que a primeira criança em cada fila venha até a frente da sala enquanto todos cantam  a primeira estrofe de "Faze o bem, escolhendo o que é certo".
Faça com que a criança da fila "escolhas" sorteie e leia uma das tiras de papel. Em seguida, faça com que a criança da outra fila dê uma possível consequências daquela escolha. Diga ao restante das crianças que digam se foi uma escolha boa ou se foi uma escolha ruim. Repita enquanto o tempo permitir."

A Marci também deu sugestões de escolhas (original em inglês aqui)

* Susie vê uma aluna nova sentada sozinha na hora do recreio e se senta ao lado dela.
(Possíveis consequênciasque as crianças poderiam mencionar: ela se sinta bem por ter feito isso; alguém poderia ajudá-la algum dia quando ela for nova em um local também)
* Samantha reclama por ter de fazer suas tarefas. (Possíveis consequências: ela provavelmente terá de fazer suas tarefas do mesmo jeito, e isso só ficará mais difícil e menos divertido para todos)
* Stanley cuida de sua irmãzinha enquanto sua mãe faz o jantar. (Possíveis consequências: o jantar ficará pronto mais rápido, todo mundo fica mais feliz)
* Samuel ignora seus pais quando eles lhe dizem para acordar e ir para a escola.(Possíveis consequências: ele vai perder o ônibus, ou chegar atrasado; será uma manhã mais difícil para todos)
* Shane observa que seu amigo trouxe para a escola fotos de pessoas vestida de forma não recatada. Ele olha para o outro lado e conta para a professora.(Possíveis consequências: ele se sentirá melhor sabendo que escolheu manter sua mente e corpo puros, lendo e vendo somente coisas que são agradáveis ao Pai Celestial. Vide "Meus padrões do Evangelho" no livreto Fé Em Deus)
* Sarah vê seu bombom favorito na loja, mas ela não tem dinheiro, então ela esconde um em seu bolso quando ninguém está olhando.(Possíveis consequências: ela poderá se meter em encrenca; mesmo que ela não tenha problemas, ela terá sentimentos ruins que vem quando ela entender que Jesus sabe que ela fez uma má escolha)
* Steven é reverente e presta atenção nas aulas da Primária.(Possíveis consequências:  ele se sente bem; ele ajuda a convidar o Espírito de modo que todos possam ter uma boa experiência na Primária).
* Sheila retira a neve da calçada da entrada do vizinho.(Possíveis consequências: ela se sentirá bem sabendo que ajudou alguém, como Jesus nos disse para fazermos; seu vizinho poderá ficar contente com a ajuda)

Valorosos: Lição 08 do manual Primária 06

Original em inglês no Sugardoodle.net.
Clique na imagem para ampliar e baixar.


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Valorosos: cartão para a lição 12 do manual Primária 06

Lição 12 Isaque e Rebeca
Original postado no Sugardoodle.net em inglês.
Clique na imagem para ampliar e baixar.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Dias de Atividade: Culinária

As crianças precisam aprender a ler e seguir receitas de culinária então este mês vamos ensina-las a fazer cookies.
Quando elas chegarem, vamos entregar-lhes o "Questionário do aprendiz de cozinheiro" e depois vamos colocar a mão literalmente na massa.
A atividade "Sou um cozinheiro" faz parte da apostila que está em nossos arquivos (clique aqui) e este é o modelo de convite e cartaz que usaremos.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Divisão das classes durante o Tempo de Compartilhar

Você separam as cadeiras dos CTRs e dos Valorosos durante o período do Tempo de Compartilhar ou deixam as crianças escolherem onde sentar?
Isso é algo que ainda não vingou em minha unidade. Certa vez até fizemos por uns meses e depois nem me lembro porque mudamos de ideia.
Vi esta capa para assento feita pela Alisson do Cut Sew Repeat  e me deu vontade de tentar de novo de tão linda que ela é:

No blog dela tem mais fotos e modelos, viu? Clique aqui para ir visitar.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

"Vitral" de papel de seda

Dá pra fazer como lembrancinha ou mesmo como atividade do programa Fé Em Deus para cumprir o requisito 04 da Seção Cultivar Talentos: "Prepare um trabalho em madeira, metal, tecido ou outro material, ou desenhe, pinte ou esculpa um objeto de arte. Mostre seu trabalho, quando terminado, para outras pessoas."


A postagem original foi feita pela Brandy do blog Gluesticks.
Dá pra fazer em formato de flor, árvore, estrela, abóbora...
Você vai precisar de:
2 cópias do formato que você vai fazer (coração, flor etc.) em papel cartão.
Papel colorido e fino, como por exemplo o papel de seda, recortado da forma que quiser.
Tesoura
Papel contato ou fita adesiva trasparente
Cola bastão ou grampeador.

Cubra a  abertura do desenho no papel cartão com algumas tiras de fita adesiva ou papel contact. Isso vai criar um lado grudento. Use este lado para grudar seus papéis coloridos.
Vire o desenho, recorte o excesso de fita das bordas (se houver) e comece a grudar seus pequenos pedaços de papel (nesse caso, em formato de coração). Sobreponha-os e certifique-se de cobrir cada parte para um colorido máximo.
Agora, coloque mais fita adesiva, somente em cima dos papéis coloridos. Isso vai criar uma superfície suave sobre seus papéis coloridos.
Agora cole ou grampeie o outro pedaço de papel cartão para "emoldurar" seu trabalho.

Tempo de Compartilhar: 3º tópico de fevereiro de 2014

Na revista Friend de fevereiro de 2005 tem uma atividade bem bacana. Infelizmente não me recordo onde vi esta dica. Se alguém souber, por favor me diga.
Não podemos postar a atividade aqui porque a Igreja não permite, mas vocês podem ver/baixar clicando aqui.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Valorosos: Lição 07 do manual Primária 06

Cartão de revisão da aula.
Clique na imagem para ampliar e baixar.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Tempo de Compartilhar: 2º tópico de fevereiro de 2014

O Pai Celestial ordenou a Jesus Cristo que criasse a Terra para ser o lar de Seus filhos.

Seguirei o esboço oficial, apenas incluindo umas coisinhas.
No início, desenharei o plano de Salvação no quadro para lembrar às crianças o porquê da criação da Terra.
As gravuras tirei do material gratuitamente oferecido no site Hatch Patch Creations. O pdf pode ser baixado clicando aqui. Caso o link não funcione, clique aqui e depois clique em Week 2: Heavenly Father commanded Jesus Christ to create the earth as a home for His children.

No mesmo site tem a sugestão de que, ao invés das crianças desenharem sua criação favorita, façamos um jogo tipo imagem e ação: elas escreverão em cartões qual é sua criação favorita. Estes cartões serão misturados e colocados num recipiente e uma criança é chamada à frente para sortear um cartão. As demais crianças terão de adivinhar qual é a criação enquanto a criança na frente da sala faz mímicas ou desenha no quadro.
Eu imprimir cópias da gravura abaixo para as crianças ou pintarem em sala ou levarem para casa como recordação da aula.

Valorosos: Lição 06 do manual Primária 06

Cartão de revisão da aula. Original em inglês no Sugardoodle.net

Clique na imagem para ampliar e baixar.
 

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Dias de Atividade: Fé Em Deus - apresentando o programa.

Por Juliana Souza - Primária da Ala Tibiri

"Oi. Segue a ideia de um Fé em Deus que fizemos aqui em nossa ala para podermos apresentar o programa Fé em Deus para as crianças.
Fizemos um caça ao tesouro com charada para eles. Depois que encontraram, passamos para parte de explicar o programa e seu objetivo. Procurar as pistas ficou muito legal e eles se divertiram bastante."
"Dentro da caixa que era o tesouro colocamos varios chocolates e o livreto do programa no qual seria nosso tesouro."

*************** Atualizando: A Juliana nos enviou as pistas do Caça ao Tesouro:

 PISTAS:


Podemos sempre orar através de um hino (esconder dentro de um hinário)
A sala que mais gostamos de ficar nos domingos as aulas nos ensinam a nos aproximar do Pai Celestial. (esconder dentro da sala da primária)
No primeiro domingo de cada mês sempre prestamos nosso testemunho. (esconder perto do púlpito)
Quando fazemos 8 anos de idade podemos ser batizados (esconder próximo à pia batismal)
Adoramos brincar com nossos amiguinhos e correr bastante (esconder no jardim)
No domingo posso aprender mais sobre Jesus Cristo com todas as crianças acima de 8 anos de idade. (esconder o tesouro na sala dos valorosos onde todos participam do fé em Deus)
 

Vídeo da canção "Pipocas no pé de Jasmim"

A equipe do Jeito SUD lançou um vídeo animado da canção Pipocas no Pé de Jasmim. Quem quiser conferir, dá um pulinho no site http://jeitosud.com.br/

Livro de Batismo - Por Rosângela Aparecida Batista


Mais cartazes da Patrícia Oliver - Estaca BH

A Patrícia Oliver, Secretária da Primária da Ala Bandeirantes/Estaca BH, compartilhou conosco os cartazes que ela criou para o Berçário e o da escritura do mês de fevereiro corrigido. 
Obrigada novamente, Patrícia!
Para ampliar ou baixar, clique na imagem.

Respondendo à Letícia da Costa de Carvalho

Letícia da Costa de Carvalho, li seu comentário sobre a sua postagem "Tema de Novembro de 2013 e o Programa Fé Em Deus", a respeito de um vídeo com as atividades que foram realizadas na primária da Ala Campo Largo, Estaca Curitiba Iguaçu em 2013.
Infelizmente seu vídeo não chegou. Poderia enviar para o email? primariasudonline@yahoo.com.br. Obrigada!

Livros de Batismo: Acesso liberado.

Por algum motivo que me é desconhecido, o acesso a algumas de nossas pastas não estava disponível, mas isso já foi alterado. Nossa pasta de arquivos está configurada para acesso público novamente. 

Quem queria ver/baixar os modelos de livros de batismos que temos em nossos arquivos já pode acessá-los clicando aqui.