quinta-feira, 27 de março de 2014

Atividade de Páscoa - Ala Vila Maria/Estaca Jaçanã (SP)


A Stella Mafra é Conselheira da Organização da Primária na Ala Vila Maria e nos enviou o roteiro de uma atividade de Páscoa muito gostosa e divertida. Eis o que ela disse: 

"(...) Para a Páscoa, vamos fazer uma oficina de chocolates com a Primária e vamos incluir todas as crianças. Faremos da seguinte forma:
Os valorosos vão ficar com a parte de derreter o chocolate, colocar o chocolate derretido nas forminhas e colocar para gelar.
Os pequenos (CTR e Raios de Sol) vão ficar com a parte de desenformar e embrulhar (colocar confeitos também). Nesta parte, teremos a ajuda das professoras, para que eles consigam fazer.
Todos vão usar um avental feito de TNT, para se sentirem cozinheiros de verdade! :D Vamos fazer com as cores da primária (inclusive, se vc tiver um modelo de avental, eu ficaria muito grata).
O lanche da atividade será pão com patê mesmo, só para ter algo salgado, já que a felicidade deles vai ser o chocolate! Estamos vendo a viabilidade de colocar até uma cascata de chocolate para eles comerem com fruta, mas ainda não conseguimos isso.
Espero que nossa ideia possa ajudar! :D
Mando fotos depois!
Bjinhos e mais uma vez, muito obrigada.
Stella Mafra"
Stella, obrigada por compartilhar conosco sua atividade.
Vamos esperar ansiosas pelas fotos!

Alguém tem uma atividade para compartilhar ou então um molde de avental para a Primária da Ala Vila Maria?

Correção feita: Stella é da Vila Maria, e não Vila Mariana, como eu havia mencionado antes.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Canções das Regras de Fé

Várias pessoas nos pediram as canções das Regras de Fé, em especial a 4ª, mas há duas para as quais não conseguimos enviar pelo email fornecido.
Se você é uma delas e ainda precisa da canção, peço que nos envie uma mensagem novamente, ok?

Tempo de Compartilhar: 5ª semana de março - Primária Ala Liberdade


Ih, o mês tem cinco domingos e você não tem ideia do que fazer no quinto domingo? 
Então corre e dá uma olhada na ideia que encontrei no Primária Ala Liberdade. As irmãs irão reforçar o tema reverência com uma excursão pela capela e um marcador de leitura.
Ficou interessada? Então clique aqui para ver o post.

terça-feira, 25 de março de 2014

Tempo de Compartilhar: 1ª semana de abril

Sugestões da Sofia

 1. "A unidade familiar é fundamental … para nossa esperança de vida eterna. Começamos a praticar na família, a unidade menor, o que se espalhará para a Igreja e a sociedade na qual vivemos neste mundo". Presidente Eyring "The Family" Ensign, Feb. 1998, pág. 18
 Leve uma tigela com água e uma pedra pequena para a sala. O que é o "efeito cascata"? Faça com que uma criança jogue a pedra e mostre que a pedra cria ondas que chegam até as bordas da tigela. O que fazemos em nossa família é como aquela pedra e se espalha pelo mundo como disse o Presidente Eyring! Na verdade, ela se espalha até mesmo pelas eternidades se trabalharmos duro o suficiente!!
Tenha um recipiente cheio de pedras, alguns pintados com cores diferentes e um número nele. Convide uma criança para escolher uma pedra. tenha perguntas, canções ou escrituras relacionadas com famílias que correspondam àquele numero. 10 seriam suficientes. Depois que responderem a pergunta ou cantarem a canção, deixe que joguem a pedra na tigela para ver o efeito cascata.

2. "Observando cuidadosamente e.... vivendo de acordo com os padrões de uma família justa na terra é o cerne de nossa busca para conhecer o Pai. O Pai celestial e a família estão inseparavelmente conectados."
Elder Quentin L Cook, The Doctrine of The Father Ensign Feb. 2012
(...) Tenha escrituras, canções ou perguntas relacionadas com famílias. Faça BOAS perguntas. Perguntas simples demais como "as famílias são importantes?" ou "devemos ser bons com nossas famílias?" são desperdício. Estas crianças são espertas! Respostas como sim ou não podem por vezes ser muito fáceis e causar tédio.
Diga três coisas que você deveria fazer em sua família para ter certeza de que podem ser uma família eterna?
Cite 4 lugares diferentes onde você pode ir para começar uma família eterna. (Eles deverão citar nomes de 4 templos diferentes)
Havia famílias no mundo pré-mortal? Como sabemos disso? (sim, porque tínhamos um Pai Celestial e uma Mãe celestial e as escrituras dizem que somos Seus filhos)
Se as crianças não souberem responder, diga-lhes que peçam ajuda à outra criança da Primária!



Sugestões da Jill
Identificar a doutrina:
Esconda todas as palavras do tema embaixo das cadeiras. Peça às oito crianças que encontrarem uma palavra embaixo de suas cadeiras que venham à frente. Veja quanto tempo elas levam para colocar a frase na ordem correta.Você também poderia fazer um desafio dizendo: eu cronometrei o tempo que _____ (outra pessoa ou você mesma) levou para montar a frase e foram 30 segundos. Vejamos se vocês conseguem ser mais rápidos que ________. Ou ainda, você poderia imprimir duas cópias das palavras e fazer uma corrida entre as crianças e um dos professores.

Incentivar a compreensão :
Fale às crianças sobre seu carro e sobre como ele é importante no seu dia-a-dia. Como todos os seus planos não funcionariam sem ele. Depois pergunte "o que aconteceria se meu carro não tivesse pneus?". Continue perguntando como seria o carro sem partes importantes. Explique que a família é essencial para o plano do Pai Celestial. Ele não funcionaria sem a família. Continue a seguir o esboço: Explique que essencial significa “uma parte necessária”. Peça às crianças que mostrem com os dedos quantos membros há na família delas e conversem sobre como todos fazemos parte de uma família. Cantem “As Famílias Poderão Ser Eternas” (MC, p. 98).

Jogo: Divida a Primária em dois times. Tenha em uma mesa dois dados. Cada time será representado por cinco crianças. Estabeleça um limite de tempo. Três minutos seria suficiente. Cada time forma uma fila em um dos lados da mesa, de modo que q primeira pessoa de cada fila esteja de frente para o outro time. Quando você disser "já", a primeira pessoa na fila deve listar em voz alta todos os membros de sua família. Então ela deverá jogar o dado até conseguir o número que represente a quantidade de pessoas em sua família. Feito isso, ela passa o dado para a pessoa atrás de si e se senta. Jogue até que um dos times tenha terminado ou o tempo tenha se esgotado.

Incentivar a aplicação : Siga o esboço: Peça às crianças que desenhem um grande círculo e depois, no centro do círculo, desenhem sua família. Incentive as crianças a levarem o desenho para casa e ensinarem sua família que a família é essencial ao plano de Deus.
Se ainda  houver tempo, você poderia desenhar um círculo no quadro e pedir a uma criança que desenhe sua família. As outras crianças teriam de adivinhar quem é quem no desenho. Você mesma poderia desenhar sua família.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Berçário: sugestão para as aulas 9 e 10

Quase nunca postamos ideias para a classe do Berçário, é verdade. Vem tudo tão mastigadinho que nem consigo imaginar como incrementar. Mas sempre dá para melhorar. Exemplo disso são as sugestões que a Flavia Daniella, do Ouvindo o cantar de um passarinho postou para as aulas 9 e 10 do manual Olhai Para Vossas Criancinhas.
Quem quiser ver só precisa clicar aqui.

Valorosos: cartão para lição 13 do manual Primária 06

Lição 13 Jacó e Esaú
Original no Sugardoodle.net

quinta-feira, 20 de março de 2014

Tempo de Compartilhar: 4ª semana de março

Desculpem a demora nas postagens. Tive minha conta no blogger bloqueada porque tentei acessar enquanto estava viajando e, pra piorar, meu pc de casa pifou. Volta hoje ou amanhã. No trabalho, não dá pra fazer muita coisa por razões óbvias, mas aqui vai uma sugestão para o TC deste domingo. A ideia vem da Sheena, do LDS Little Ideas.

Primeiro, a sugestão do esboço:

Semana 4: Posso mostrar respeito pelo Salvador sendo reverente.
Incentivar a compreensão (ver gravuras): Mostre gravuras de lugares sagrados, como o Jardim do Getsêmani, o sepulcro de Jesus, o Bosque Sagrado, um templo e uma capela. Ao mostrar cada gravura, pergunte: “Por que este lugar é sagrado ou especial? Como deveríamos nos comportar se estivéssemos lá?” Discutam sobre o que é reverência e como ações reverentes demonstram nosso amor e respeito pelo Salvador. Explique que, quando somos reverentes, podemos nos sentir próximos a Ele.
Incentivar a aplicação (pensar em exemplos): Escreva as palavras “Reverente” e “Irreverente” no quadro. Divida as crianças em vários grupos. Dê a cada grupo alguns pedaços de papel e peça às  crianças que escrevam nos papeizinhos coisas que demonstrem reverência ou que não demonstrem reverência na Igreja. Peça que cada grupo leia seus papéis, um de cada vez. Peça às crianças que cruzem os braços se o exemplo for de reverência ou que mexam os dedos se for de irreverência. Depois peça a um membro do grupo que coloque o papel abaixo da palavra correta no quadro.

Sugestão da Sheena, do Little LDS Ideas.

Mostre gravuras de diferentes lugares ou eventos, reverentes e outros em que você não precisa estar reverente. A medida que mostrar as gravuras, peça às crianças que cruzem os braços quando a gravura mostrar um lugar/situação em que devemos estar reverentes, e peça-lhes que se mexam quando a gravura mostrar um lugar/situação em que não temos de estar reverentes.
Exemplos: Igreja, Templo, Noite Familiar, evento esportivo, no quintal etc.
Mostre a gravura de um Templo ou Igreja novamente e pergunte: "Por que este lugar é sagrado ou especial?", "Como vocês se comportariam se estivessem lá?". Discuta o que é reverência e como ações reverentes demonstram nosso amor e respeito pelo Salvador. Explique que quando somos reverentes, podemos nos sentir mais próximos Dele.
 
Atividade com as minhocas
Tenha várias gravuras de minhocas (clique aqui) e no verso de cada uma escreva uma frase com um comportamento reverente ou irreverente.
Aqui estão alguns exemplos:
·  Você pensa sobre Jesus durante o Sacramento.
·  Você ergue a mão para falar durante a aula da Primária.
·  Você presta atenção durante a Primária e participa da aula.
· Você e seu amigo apostam corrida até a sala da Primária.
· Você grita durante o Tempo de Cantar para fazer os outros rirem.
· Sua professora lhe faz uma pergunta durante a aula. Você dá uma resposta boba que faz todas as outras crianças rirem.

Aqui estão algumas maneiras diferentes pelas quais você poderia brincar com as minhocas:
“Pescando minhocas”
Faça uma pequena vara de pescar e use como anzol um ímã amarrado em um barbante ou linha de pescar. recorte as Minhocas e coloque um clipe de papel em cada uma.
As crianças se revezam na "pescaria". Faça com que elas leiam as frases no verso das minhocas e decidam se algo reverente ou irreverente. Tenha dois recipientes com etiquetas de “Reverente” e “Irreverente”. Peça-lhes que separem as minhocas de acordo com suas respostas na jarra apropriada.

“Caçada aos vermes”
Espalhe minhocas por toda a Primária: nas paredes, embaixo das cadeiras etc. Diga às crianças que você derrubou as minhocas e agora as minhocas reverentes estão misturadas com as irreverentes!
Faça com que as crianças se revezem para procurar uma minhoca. Faça com que ela leia a frase no verso e então toda a Primária decide se ela é  reverente ou irreverente.Tenha dois recipientes com etiquetas de “Reverente” e “Irreverente”. Peça-lhes que separem as minhocas de acordo com suas respostas na jarra apropriada.

“Cavando minhocas"
Para esta atividade a Sheena pegou uma caixa e fez alguns buracos nela, com a ajuda de um copo. Depois ela cobriu a caixa com papel verde, e refez os buracos. Dentro deles, ela colocou copos descartáveis com uma minhoca em cada, e depois cobriu o buraco do copo com papel marrom, para parecer a terra. Ela até colocou algumas flores na caixa. As crianças se revezam para cavar, procurando a minhoca. Uma vez encontrada, lê-se a frase, e decide-se se é reverente ou não, colocando a minhoca no recipiente correto.
Clique aqui para ver a caixa da Sheena.

terça-feira, 18 de março de 2014

Valorosos: Lição 12 do manual Primária 06

A Cris Brito postou recursos para a aula sobre Isaque e Rebeca lá no Primária Ala Liberdade. Tem atividades, lembretes com citações e indicação de leitura.
Quem quiser conferir, clique aqui.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Tempo de Compartilhar: 3ª semana de março

As postagens aqui estão um pouco devagar porque estou sem pc em casa. Tentei acessar de outro dispositivo e consegui bloquear minha conta. Dããããã.
No trabalho, o blogger me deixa postar alguma coisa, mas por razões óbvias, não é toda hora que consigo.
Como tivemos Conferência em meu Distrito no último domingo, estou postando a ideia que encontrei no blog da Flavia Daniella, o Ouvindo o  Cantar de um Passarinho. É o Tempo de Compartilhar do dia 16/03 ainda, tá?
Cliquem aqui e aqui para ver as ideias da Flavia Daniella.

Valorosos: cartão para lição 12 do manual Primária 06

Lição 12 Isaque e Rebeca
Original no Sugardoodle.net

Clique na Imagem para ampliar e baixar.

terça-feira, 11 de março de 2014

Caderninho da Primária

Essa é uma coisa que eu gostaria de já ter implantado em minha unidade mas ainda não aconteceu: um caderninho para cada criança onde elas colariam lembrancinhas da aulas, e nós poderíamos colar designações e lembretes. A experiência em outras unidades é sempre a mesma: ou funciona ou acaba esquecido num canto da casa das crianças e/ou os pais nem lembram de olhar durante a semana.
Um dia eu poderei contar como foi a experiência em meu ramo.
Por hora, alguns modelos:

Este é da Cynd Albuquerque (Goiânia-GO), o qual ela enviou para a Michele Romero do As Tontas Vão ao Céu. Cliquem aqui para ver o caderninho por dentro.

Estes encontrei no Primaria Sud Ramo Planalto. As irmãs fizeram uma atividade com os valorosos e eles decoraram a sala e ganharam vários presentinhos.
 
Este é mais um do As Tontas Vão Ao Céu, mas é da Michele mesmo. Ela tem outros modelos e fotos do interior do caderno. Cliquem aqui para ver.
Este foi a mana Flavinha quem postou aqui mesmo no blog. É para Noite Familiar, mas bem poderia ser para a Primária.






Lembrancinha de Páscoa com marshmallow

E então? Como andam as ideias para a Páscoa? Por aqui ainda não decidimos o que fazer, mas é uma questão de dias, porque a Pásoa já está aí, virando a esquina.
Já postamos algumas ideias aqui no blog e hoje eu trago mais uma, lá do Pra Gente Miúda (adoro esse site! Já me salvou várias vezs!). Ó, que fofo:
 O molde está lá no site, e você pode acessá-lo clicando aqui.

Para ver o que já postamos sobre a Páscoa, é preciso apenas encontrar a ferramenta de pesquisa do google, aqui no canto direito do vídeo, escrever na caixinha de pesquisa "Páscoa" e, voilá, o google vai mostar tudo o que já postamos.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Valorosos: cartão para lição 11 do manual Primária 06

Lição 11 - Abraão e Isaque

Clique na imagem para ampliar e baixar.
Original postado no Sugardoodle.net