quinta-feira, 31 de julho de 2014

Tempo de Compartilhar: 1ª semana de agosto de 2014

Para ver a sugestão do Esboço, clique aqui.

Na revista Friend de setembro de 2008 tem uma atividade relacionada à oração familiar. Não podemos publicar aqui no blog por causa dos direitos autorais, mas aqui está o link para a postagem original.
O texto em inglês diz: Hora da Oração Familiar. Mostre a cada criança o caminho correto a seguir para que ele ou ela se juntem à família na oração familiar. Depois pinte a gravura.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Vale à pena ver de novo: Lembrancinha para a Apresentação na Reunião Sacramental

Postado em 16.10.2009

Por Cristiany Vaine, da Ala Horto Florestal, Maringá/PR
"Eu fiz para as famílias das crianças da minha ala, aqui em Maringá, uma foto 15x21, depois colei um imã adesivo atrás, que pode ser colocado na geladeira. Usei o Templo de Curitiba, pois é o que frequentamos."

Cartazes de agosto e Regras de Fé da Cris Brito, do Primária Ala Liberdade

Amigos, a Cris Brito também disponibilizou modelos de cartazes para o mês que se aproxima.
Para ver e baixar, clique aqui.
Aproveitem e vejam o cartaz fofo que ela fez para as Regras de Fé (aqui).

Valorosos e Fé Em Deus: Atividade sobre educação, do Ramo Caçarí/Roraima.

Objetivo: Cumprir o 6º Requisito da Seção cultivar Talentos, integrar e nos despedir das férias!
 
1º momento:
Mensagem e debate sobre a importância da educação conduzida pela profª da Classe dos Valorosos, Sandra Tsukuda.
Ela levou vários livros e as crianças puderam manuseá-los e lê-los. A parte das brincadeiras demorou a começar porque elas queriam ver os livros!


2º momento:
As crianças levaram um jogo e lanche para compartilhar. Depois da mensagem, elas puderam brincar livremente. 


 3º momento: Hora do lanche!
Cupcakes de chocolate (sem cobertura, para ficar maisl light. Rs), bolos, pão de queijo e suco de morango.

Mais cartazes !

Já postamos em meses anteriores, mas não custa nada relembrar alguns links para cartazes com os temas e escrituras de 2014.
 
Simply Fresh designs (os cartazes tem as gravuras e nós podemos acrescentar as palavras)

terça-feira, 29 de julho de 2014

Cartaz da escritura de agosto, por Victoria Lima do Apenas Uma Secretária

Mês novo, cartazes novos no mural.
Se você ainda não tem o seu, pode dar uma olhada no que foi feito pela Victoria Lima, do Apenas Uma Secretária.
http://apenasumasecretaria.blogspot.com.br/2014/07/escritura-do-mes-de-agosto.html

Clique aqui para ir até a postagem original.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Valorosos: Lição 29 do Manual Primária 06 - Velho Testamento

Na revista A Liahona de julho de 2010, ná página 72, há uma página de colorir com a gravura de Davi e Golias.
Clique aqui para ter acesso via internet.
 
P.S. Não pulicamos aqui porque a imagem é protegida por direitos autorais e só pode ser publicada mediante autorização prévia por scrito da Igreja. Sim, cremos em ser honestos, verdadeiros....

domingo, 27 de julho de 2014

Tempo de Compartilhar: 1ª semana de agosto de 2014

Agosto: Participar de Atividades Salutares Fortalecerá Minha Família.  

Semana 1: “Orai ao Pai no seio de vossa família (…) a fim de que [vossa família seja abençoada]”  Identificar a doutrina (ver gravuras e recitar uma escritura): Mostre uma gravura de Jesus Cristo e diga às crianças que Ele ensinou: “Orai ao Pai no seio de vossa família (…) a fim de que [vossa família seja abençoada]” (3 Néfi 18:21). Repita essa escritura com as crianças algumas vezes. Mostre a gravura de uma família orando e converse sobre ela com as crianças. Explique que, na oração familiar, agradecemos ao Pai Celestial por nossas bênçãos e pedimos a Ele que ajude e abençoe nossa família.

Incentivar a compreensão e aplicação (cantar e compartilhar ideias): Peça que as crianças formem um ou mais círculos. Cantem “Oração Familiar” (MC, p. 101). Peça que cada criança compartilhe algo que ele ou ela possa agradecer ou pedir ao Pai Celestial na oração familiar e depois entrelace o braço com o de outra criança do círculo. Quando todas as crianças estiverem de braços entrelaçados, saliente como a família permanece unida, é abençoada e fortalecida por meio da oração familiar. 

Algumas postagens já feitas no blog sobre oração familiar:

Tempo de Compartilhar - junho de 2009

2ª semana julho de 2013 

1ª semana de julho de 2009 


 


Valorosos: Lição 29 do Manual Primária 06

Lição 29 Davi e Jônatas



Fonte: Sugardoodle.
Tradução e adaptação: Dani Souza

Clique nas imagens para ampliar e baixar.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Vale à pena ver de novo: Lembrancinha da Apresentação na Reunião Sacramental

postado originalmente em 21/10/2010.
Por Nilvania Braga, do Paraná

Oi meninas,
Domingo foi nossa apresentação da Primária na Sacramental e foi linda, acredito que conseguimos cumprir o objetivo e todos puderam sentir um espírito muito forte. Segue em anexo o modelo de lembrancinhas. Fizemos chaveirinhos nas cores da primaria, não consegui tirar fotos de todos, somente do que eu peguei pra mim, mas dá pra ter uma idéia. Ah fizemos uns broches nas cores da primária tbm para as lideres e as meninas!A gravura que foi impressa para os chaveiros (...) quem fez a arte pra nós foi a minha sobrinha Claudinha. Bjs.
Nil
 

terça-feira, 22 de julho de 2014

Tempo de Compartilhar: 4ª semana de julho

Semana 4: Posso conhecer a verdade por meio do poder do Espírito Santo.

- Sugestão do Esboço aqui.

- Sugestões da Sofia, do Sofia's Primary Ideas
Observação nossa: Em julho de 1847, os primeiros pioneiros chegaram ao Vale do Lago Salgado. Aqui a tradição não é forte, mas no EUA comemora-se o Dia dos Pioneiros. Em Utah acontecem desfiles e vários outros eventos.

1. Um Tempo de Compartilhar muito fácil é ampliar esta atividade de desenhos escondidos (revista The Friend de julho de 2010)
Pergunte às crianças porque elas acham que os pioneiros decidiram se juntar à Igreja e rumar oeste: o Espírito Santo era forte em testificar a eles da verdade! Tenha gravuras, canções e perguntas sobre o Espírito Santo em um pequeno pedaço de papel. No outro lado das perguntas, escrituras e canções tenha estas palavras: um despertador, taco de beisebol, bola de boliche, boné, cenoura, taco de golfe,  joaninha, pincel, ervilhas, saleiro, pimenteiro, fatia de pão, fatia de pizza, fatia de melancia, torradeira, escova de dentes. (correlação um para um, pergunta/coisa para encontrar)
Depois que uma criança sortear um pedaço de papel, elas terão de responder a pergunta e então encontrar o item na gravura. Se precisarem de ajuda, eles podem convidar outras pessoas da primária (professores, regente etc.) para ajudá-los.
2. Conte algumas histórias dos pioneiros. Eles foram muito perseverantes! Eles agiram assim porque o Espírito Santo testificou-lhes a verdade! Aqui está o link para construir seu carrinho de mão e ajudá-lo a lembrar da historias de hoje!
Aqui está uma história, compartilhada pelo Élder Ballard, no artigo  A Fé e a Força dos Pioneiros — Ontem e Hoje, publicado na revista A Liahona de julho de 2013.
Phoebe Carter também teve que viajar 1.200 quilômetros de Scarboro, Maine, até Kirtland, Ohio, em 1835. Phoebe tinha 28 anos quando decidiu reunir-se aos membros da Igreja, mesmo tendo que fazer a jornada sozinha. Ela contou posteriormente: “Meus amigos se assombraram com minha decisão, tal como eu, mas algo me impelia a prosseguir. A tristeza de minha mãe por eu sair de casa foi quase maior do que eu podia suportar, e se não fosse pelo espírito que estava dentro de mim, eu teria desistido no final. Minha mãe me disse que preferia me ver enterrada a me ver indo assim sozinha para o mundo cruel. (…) ‘Phoebe’, disse ela, com seriedade, ‘você vai voltar para mim se descobrir que o mormonismo é falso?’ Respondi três vezes: ‘Sim, mãe, vou’. (…) Quando chegou a hora de eu partir, não ousei confiar em mim mesma para me despedir, por isso escrevi uma despedida a cada um, deixando-as sobre a mesa, desci as escadas correndo e pulei para dentro da carruagem. Assim, deixei o amado lar de minha infância para unir minha vida aos santos de Deus”.
Naquela ocasião, Phoebe não tinha ideia de que seus passos de fé a conduziriam a uma jornada de bem mais de 1.200 quilômetros até Kirtland. Ela se casaria com Wilford Woodruff e viajaria com ele através do Missouri até Nauvoo e depois na jornada de mais de 2.000 quilômetros, cruzando terras desertas, até o Vale do Grande Lago Salgado."
3. De nossa Conferência Geral mais recente, abril de 2014:
"Outra verdade que passei a conhecer é a de que o Espírito Santo é real. Ele é o terceiro membro da Trindade. Sua missão é a de prestar testemunho da verdade e da retidão. Ele Se manifesta de muitas maneiras, inclusive por meio de sentimentos de paz e confirmação. Também pode proporcionar consolo, orientação e correção, quando necessário. A companhia do Espírito Santo é mantida por toda a nossa vida, se vivermos em retidão.
O dom do Espírito Santo é conferido por meio de uma ordenança do evangelho. Uma pessoa que tem autoridade impõe as mãos sobre a cabeça de um membro novo da Igreja e profere palavras como estas: “Recebe o Espírito Santo”.
Essa ordenança por si só não nos muda de modo perceptível, mas, se ouvirmos e seguirmos a inspiração, receberemos a bênção do Espírito Santo. Todo filho e toda filha de nosso Pai Celestial pode vir a conhecer a veracidade da promessa de Morôni: “Pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5; grifo do autor).
Pres. Boyd K Packer, O testemunho.

4. Irmã Silvia H. Allred escreveu na revista The Friend a história de sua conversão: "quando eu tinha 14 anos, dois missionários bateram em nossa porta. Eles começaram a ensinar minha família sobre a verdadeira natureza de Deus. Nas visitas que se seguiram, eles nos ensinaram a orar. Eles também nos ensinaram sobre a Restauração e o Plano de Salvação. Depois da terceira ou quarta  visita, a maioria dos membros de minha família parou de ouvir os missionários, exceto por minha irmã de 17 anos de idade, Dina, e eu. Ambas sentimos o testemunho do Espírito Santo em nossos corações e recebemos a confirmação espiritual de que aquela mensagem era verdadeira.
Minha irmã e eu obtivemos uma cópia do Livro de Mórmon e começamos a lê-lo. Todos os dias aós a escola, nós corríamos para casa para ver quem pegava o liro primeiro. Enquanto a primeira a chegar em casa estava lendo, a outra esperava impacientemente até a hora da refeição, comia com pressa. e depois era sua vez de ler até a hora de dormir. Tal era a animação que sentíamos. "
Faça corridas reverentes! Convide duas crianças por vez a caminhar reverentemente, mas rápido até um ponto na sala. A primeira pessoa a chegar responde uma pergunta sobre uma história do Livro de Mórmon que fale sobre o Espírito Santo. Entretanto, se a primeira não estiver sendo reverente, a pergunta vai para a outra pessoa. Se for um empate, a regente decidirá quem responderá a pergunta. Certifique-se de ter gravuras que combinem com as perguntas.
Algumas perguntas poderiam incluir:
Néfi sabia de antemão o que ele deveria fazer quando foi pegar as placas de latão?
Que verdade o Espírito lhe testificou que ele deveria fazer quando encontrou Labão?
Como a liahona era parecida com o Espírito Santo?
Leia  Jacó 7:8. Sherém era um anticristo que queria um sinal de Deus. Ele era um mentiroso e muito malvado. Ele disse muitas coisas que eram erradas. Como o Espírito Santo ajudou Jacó?
Quais foram algumas das coisas que o Rei Benjamin testificou ao povo? 
O Espírito Santo testificou ao povo a verdade de suas palavras?
Veja se você consegue preencher a escritura que descreve esta experiência: "E aconteceu que depois de haverem pronunciado essa palavras, o Espírito do Senhor desceu sobre eles e encheram-se de _______________" (Mosias 4:3) Alegria! O Espírito Santo ajudou a mudar seus caminhos e ele nunca mais pecaram novamente! (Mosias 5:1-2)
O que o Espírito Santo fez por Abinádi? (Ele o protegeu pra que pudessem terminar sua mensagem - Mosias 13:3,5)
Quem foram Alma e Amuleque? Como eles se conheceram? Eles pregaram juntos a palavra de Deus e o Espírito Santo estava com eles. De fato, o Espírito Santo os ajudou muito. Veja Alma 8:30-32
Termine com a seguinte citação:
Elder Henry B. Eyring disse: "Aqui, então, está um pequeno sumário: a missão do Espírito Santo é testificar do Salvador. O Livro de Mórmon é um testamento de Jesus Cristo. Então o Espírito Santo sempre virá àqueles que leem e ponderam a mensagem do livro de que  Jesus é o Cristo." (How to Know the Truth, New Era, Maio 2004)

domingo, 20 de julho de 2014

Vale à pena ver de novo: lembrancinha para Apresentação na Reunião Sacramental

Ideia da Nilvania Braga, de Curitiba/PR, postado em 22/11/2011.

Nossa querida amiga Nil enviou fotos das lembrancinhas feitas para a Apresentação da Primária na Sacramental.
Segundo ela, "as flores foram broches da meninas, as escriturinhas no clips foram marcadores para crianças e líderes, e o marcador com fitinha para a congregação."
 
 

 
 
 
 
 
 
 
Se alguém quiser o passo a passo dessa lembrancinha é só clicar aqui.

Valorosos: Lição 28 do Manual Primária 06

 Lição 28 Davi e Golias

Fonte: Sugardoodle.Tradução e adaptação: Dani Souza

Clique na imagem para ampliar e baixar.

Sugestão para o dia dos pais - Tempo de Compartilhar

Kim Chase, do Life's Journey to Perfection, publicou um Tempo de Compartilhar especial em homenagem ao Dia dos Pais.
A ideia é fazer um jogo de adivinhação com as crianças da Primária. Tenha o desenho de quatro silhuetas no quadro com pistas no verso, como essas disponibilizadas pela Kim:

Explique que você vai dar pistas sobre Pais e as crianças precisam adivinhar quem é o pai. A inspiração veio da publicação "Every Day a Father’s Day", na Revista Friend de Junho de 1981.

- Pai Celestial: Este Pai é o Pai de seu espírito. Tudo o que você tem veio Dele. Ele te ama muito e quer que você fale com ele a cada dia em oração.
- Pai terreno: Este Pai é o seu pai aqui na Terra. Ele preside seu lar, te ama e ajuda a te ensinar e te ajuda a crescer.
- Pai do(a) Ramo/Ala (Presidente do Ramo/Bispo)- Este Pai tem a responsabilidade pelo bem estar da ala. Ele ama a cada membro do(a) ramo(ala) e ajuda a dar  apoio em seus chamados e famílias.
O quarto pai seria o "Pai de seus país", o qual teria a responsabilidade pelo bem estar do país. Mas, no caso do Brasil, temos uma mulher na presidência do país, então não tem como usar este item.
Debata com as crianças sobre como podemos demonstrar amor e apreço durante todo o ano a cada um dos Pais mencionados.
Entregue às crianças o questionário abaixo e faça com que elas preencham falando sobre seus pais. Encoraja as crianças a demonstrarem apreço por seus "Pais".

Cartão para o dia dos pais do Blog Artesanato

Clique na imagem para ver a postagem original  e baixar o arquivo.
http://blogartesanato.com/dia-dos-pais/cartao-de-dia-dos-pais-para-imprimir-e-desenhar-o-rosto

sábado, 19 de julho de 2014

Lembrancinha fácil para dia dos pais, por Brooke do Or So She Says

Por : Brooke, do Or So She Says


Material necessário:

01 sacola pequena de bombons (pode ser uma maior, mas serão necessários um bigode, gravata e etiqueta maiores)
01 recorte de bigode (clique aqui, dá para escolher entre tamanho pequeno, médio ou grande)
01 recorte de gravata (clique aqui , e se necessário, ajuste o tamanho quando imprimir)
01 etiqueta de ‘Pai’ (digite a sua ou faça com que seus filhos escrevam à mão)
01 pulseira de elástico pequena 
Fita adesiva (dá para usar cola quente)

Amarre o elástico no topo da sacola de bombons. Cole o bigode na frente da gravata, e depois cole a gravata na sacolinha. Pregue a etiqueta de "pai". Voilá!

E vocês, o que farão para o dia dos pais? Lembrancinha? Hino especial? Contem pra nós!!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Vale a pena ver de novo: início da (re)postagem sobre lembrancinhas da Apresentação na Reunião Sacramental

Postado originalmente em 13/11/2013 pela mana Flávia Lemos.

 
"Essa é uma ideia muito legal que pode ser usada no inicio do ano, um folheto com o resumo do que iremos aprender, uma pulseira e um lápis personalizado assim todos os dias na escola as crianças poderão se lembrar do tema da primária e das coisas que estão aprendendo durante a semana inteira!!
Vejam o link da ideia!"

quarta-feira, 16 de julho de 2014

09.04.2010


Soluções baratas para lembrancinhas



É muito comum em todas as primárias oferecermos lembrancinhas (em aulas, atividades, etc) mas, como nem sempre temos verba disponível, acabamos tendo que buscar alternativas mais viáveis, principalmente as alas/ramos que têm muitas crianças.

Encontrei 2 idéias legais (bem parecidas, inclusive) que podem ser úteis em alguma ocasião. Saquinhos de papel são super baratos e vocês podem usar cliparts com o tema que desejarem.


Fonte: Happy Papers

Lembrancinhas para a apresentação na Reunião Sacramental

Já pensaram em dar (ou não) algo como lembrancinha da Apresentação da Primária na Reunião Sacramental?
Tem unidades que fazem só para as crianças. Outras entregam também para os membros presentes no dia. De uma forma ou de outra, é preciso levar em conta uma série de pontos, como quantidade de crianças, orçamento, tempo etc.
Para ajudar vocês a ponderarem sobre o tema, vou postar novamente algumas sugestões que recebemos ao longo dos anos. E em troca, vocês nos mandam fotos do que estão fazendo, o que acham? Valendo, então!
Para começar a série "Vale a pena ver de novo", seguem as considerações da mana Simone Oliveira sobre o assunto:
 
(...) As lembrancinhas não tem regras, não é? Ela vai depender de várias coisas: criatividade, disponibilidade de vocês mesmas para prepará-las, verba para comprar (se este for o caso), quantidade de crianças (se vc tiver poucas crianças pode comprar/fazer uma lembrancinha mais cara/melhor, se tiver muitas precisa comprar/fazer algo mais acessível financeiramente), etc. A única coisa que eu acho é que não se deve dar doces, pois o manual diz que a única ocasião que se pode oferecer alimentos é quando fizer parte da aula ou no berçário mas, não sei por qual razão, ninguém respeita isso. Enfim, voltando ao assunto...
É meio difícil dar sugestões de lembrancinhas porque depende, além das coisas acima, do gosto e dos talentos de vocês. O que eu penso é que se é lembrancinha da apresentação o ideal é justamente fazer o que o nome diz: lembrar. A lembrancinha precisa, na minha opinião, lembrar a criança que ela participou da apresentação. Se vocês derem doces, por exemplo, que lembrança isso trará da apresentação? Enfim, é um exemplo hipotético. Não existe lembrancinha certa e errada!
Vou falar das lembrancinhas que já vi e me lembro agora: chaveiro com a foto de Jesus Cristo e a data da apresentação (o meu quebrou, senão tiraria foto pra vcs), foto das crianças juntas com o nome da ala e a data da apresentação, bolsa de escritura, lápis. Vocês podem ir nessas lojas de serviços fotográficos e fazer canecas, cadernos, bloquinhos. Podem fazer camisetas, carimbinhos do CTR, cartelas de adesivos, marcadores de páginas, chaveiros (criança não tem chave, mas podem colocar na mochila), CD com os hinos com o tema do ano impresso, aqueles negócios de pendurar na porta (esqueci o nome em português) etc.
No site sunbeam stamps vocês podem ver algumas idéias de produtos. Vejam também: o caderno que a Flavinha mandou fazer (eu tenho!!!) e as capas (se vcs costuram, podem fazer) que postamos o link uma vez e, também, as opções do free lds art. Ah, e hoje no blog da Sociedade de Socorro eu postei um ótimo para vocês baixarem muuuuuuuuitas fontes lindas que poderão ser úteis nessa hora.
Resumindo, a dica é: façam algo que as crianças gostem, que tenha utilidade para elas e que deixe lembranças da apresentação. Afinal, não é à toa que se chama LEMBRANCINHA. (...)"

terça-feira, 15 de julho de 2014

Despedida das férias: Tarde do Pijama

Procurando outras coisas no blog, encontrei esta atividade que nos foi enviada pela Ana Carla Lima, da Estaca Potengi, em Natal/RN, em 2009.
Ela séria ótima para este ano e poderia ser usada agora como despedida das férias ou mesmo no final do ano, como despedida das aulas. Ou a qualquer momento, fica a seu critério.
Achei que valia à pena republicá-la.

Programação Tarde do Pijama

Pijama, chinelo, pantufas, travesseiro, colchonete, escova, creme dental, toalha de rosto, coberta, bichinho de pelúcia... E muito mais para uma tarde de muita diversão com as crianças do CTR.

Literalmente... Uma tarde de tirar o sono!!!

Momento 1: Acolhida. A atividade começa com uma abertura espiritual (Hino e oração), em volta da mesa farta. Um lanche da tarde saudável e nutritivo: iogurte, leite, achocolatado, suco, torradas com patê, biscoitos, bolos, etc. As frutas serão presenteadas a um amiguinho (Estilo: amigo secreto – realizado na hora com as crianças).

Momento 2: Bate-Papo e Mini-Aula. As crianças participam de um agradável e descontraído bate-papo, sobre o evangelho e sobre elas mesmas (quebra-gelo), partindo em seguida para o início de mini-aula. Tema: Serei um super-herói em meu lar. (Todas as crianças participantes receberão uma capa de super-herói ao término da mensagem e aplicação de metas).

Momento 3: Pintando o se7e. Serão distribuídos kits (lápis, coleções, papéis e tintas) por grupo de crianças para confecção de desenhos e cartões. Os desenhos abordando o tema: Minha família eterna. Estes depois de concluídos deverão ficar expostos nos varais com os prendedores até o término da atividade, onde cada criança deverá levar seu próprio desenho e apresentar aos familiares. Os cartões: deverão ser confeccionados e entregues para os membros do bispado de suas unidades.

Momento 4: Intervalo. Será dada uma pausa: Escovação dos dentes, ida ao banheiro, água.

Na volta...

Momento 5: Olimpíadas do Evangelho. Perguntas e Respostas do evangelho (estilo passa ou repassa), Aprende de mim (Situações do cotidiano das crianças com aplicações do certo ou errado), Caça ao Tesouro das Escrituras (dica do blog Primária Sud Online) As atividades deverão atender a toda faixa etária das crianças presentes. O objetivo destas brincadeiras é incentivar as crianças no aprendizado e conhecimento dos ensinamentos do evangelho.

Momento 6: Batataokê. No aparelho de som os hinos da primária 2009 tocarão, o microfone (s/ fio) será passada de mão em mão das crianças, que estarão sentadas em grande círculo. Será dada pausa no áudio, a criança c/microfone em mãos dá continuidade ao hino do ponto pausado. As demais crianças e líderes, poderão ajudar, principalmente nos casos de timidez por parte da “criança-cantora”, ou não souber a letra. O objetivo é incentivar o aprendizado e a participação delas.

Momento 7: Encerramento. Hino e oração.

Momento 8: Cineminha / Cochilo. Inicío do filme. Distribuição de pipoca e refrigerante. (O Filme escolhido foi: Horton e o mundo dos Queens!)

Momento 9: Despedida. Encaminhar as crianças aos pais e/ou responsáveis, na medida em que as entrega o “beijinho de boa noite” = Guloseima + beijinhos...claro!!!

*       *       *
Se você que está lendo também quer compartilhar suas dicas e atividades, envie-nos por e-mail, por favor.

Tempo de Compartilhar: 3ª semana de julho de 2014

Sugestão do esboço:


Semana 3: O Espírito Santo me consola e me guia.
Identificar a doutrina e incentivar a compreensão (ouvir testemunhos): Peça às crianças que sussurrem: “O Espírito Santo me consola e me guia”. Peça a um professor (ou professora) que conte resumidamente sobre uma ocasião em que o Espírito Santo o consolou e o guiou.
Incentivar a aplicação (cantar um hino): Dê a cada criança uma folha de papel e peça que escreva algumas palavras que lhe vêm à mente quando pensa sobre como o Espírito Santo nos consola e nos guia. Peça que as crianças tentem ouvir algumas das palavras que escreveram enquanto cantam um ou os dois hinos a seguir: “O Espírito Santo” (MC, p. 56) e “Santo Espírito de Deus” (Hinos, nº 80). Peça que circulem as palavras quando as cantarem. Convide as crianças a dizerem as palavras que circularam e depois conversem sobre o significado de cada palavra. Você também pode pedir que as crianças digam as palavras que não foram circuladas. Peça a algumas crianças que contem sobre ocasiões em que o Espírito Santo lhes trouxe consolo e orientação.


Algumas postagens já feitas no blog com o mesmo tema deste domingo:

Tempo de Compartilhar da 4ª semana de junho de 2011
Gravura para 4ª semana de junho de 2011
Tesouros do Espírito
Lembrancinha
Tempo de Compartilhar da 3ª semana de junho de 2010
Mochila do Espírito por Narayana Donadio: aqui e aqui
Chegar à presença de Deus


E não esqueçamos que podemos ajudar nossas crianças a cumprir o requisito 03 da seção Aprender e viver o Evangelho, do programa Fé Em Deus: Ler em sala de aula sobre o Espírito Santo em João 14:16–17, 2 Néfi 32:5 e Morôni 10:5. Conversar sobre as maneiras que o Espírito Santo nos ajuda.