quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como vocês ensinam música?


Como, geralmente, quase ninguém comenta gostaria de pedir, por favor, que vocês se manifestassem sobre este assunto. Sabemos que o tempo de compartilhar é composto por:

- 20 minutos para música (que deve ser um dos recursos para o ensino do tema da semana)
- 10 minutos para mensagem (que pode incluir diferentes tipos de recursos didáticos)

Sinceramente, eu não entendo de música (mal sei cantar, na verdade) mas visito frequentemente os blogs (vide sessão de links) das líderes de música da primária (todos em inglês porque ainda não conheço nenhum em português) e fiquei pensando será que as líderes de música no Brasil também fazem atividades criativas para ensinar os hinos ou só usam os cartazes e CDs. Tenho certeza que usam mas não sei porque estão tão escondidinhas.

Então, por favor, vocês poderiam nos dizer como vocês ensinam música na primária, que recursos utilizam, qual o resultado que vocês vêem, etc. Respondam nos comentários, por favor. Se alguém tiver fotos de recursos didáticos e quiser compartilhar, favor enviar-nos por e-mail.

"Você não precisa ser músico profissional ou ter uma bela voz para fazer do canto uma parte divertida e significativa na Primária." (Esboço 2010, p. 26)

2 comentários:

SamantaTG disse...

Bem na minha época,eu sempre escolhia o hino pra esse tempo de acordo com a msg ou geralmente vem né no esboço ideias de hinos...uma vez o tempo de Compartilhar era sobre templo,então depois da msg q foi até uma atividade as crianças sentaram em circulo e coloquei o hino referente a msg e fomos cantando e depois de cantar por 2 x,fizemos o seguinte,escutamos e cada vez q eu parava o hino,a criança q estava segurando a foto do Templo tinha q dizer algo q poderiamos fazer pra nos prepararmos pra isso.Também já cantamos fazendo gestos,referente ao hino..achoq ajuda as crianças a aprenderem mais...Já usei tbm as tais carinhas q ensinam e cantamos a melodia do hino toda em óóó,depois ah....e assim pro diante,as crianças gostaram desta,até no inicio eu cantei alguns hinos assim usando somente as carinhas(ó,ah...) e elas adivinharam qual eram os hinos..
Bem acho q vai bem da criatividade,quantidade de crianças...sempre há o que se fazer...

Roberta Dal' Evedove Tartarotti disse...

Oie! No meu blog postei há um tempo atrás alguns recursos, entre eles o cubo de música que funciona super bem e as crianças adoram! Qdo puder dê uma espiadinha. Bjos. http://www.euamoaprimaria.blogspot.com