terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Tempo de Compartilhar: 4º tópico de fevereiro/2014

Semana 4: O arbítrio é o dom de escolher por mim mesmo.

Sugestões e auxílios sugeridos/criados por  Hatch Patch Creations:
1. Leve dois embrulhos para a sala. Um bem simples, por exemplo, um saco de pão, ecom algo bem gostoso dentro. O outro embrulho deve ser bem bonito, e dentro dele ponha algo não tão gostoso, como uma bolacha cream cracker. Deixe uma criança escolher um dos embrulhos. Explique como algumas vezes a escolha que parece mais legal e benéfica pode não ser tudo isso que achamos.

2. Fatie uma cebola como se fatiasse uma maçã. Depois banhe as fatias em caramelo. Deixe secar. Fatie uma maçã. Deixe as crianças escolherem.

Cartaz

Sugestão de jogo usando escolhas
Cole no chão gravuras de pedras formando um caminho. Tenha tiras de papel com situações descrevendo escolhas, boas e ruins. Divida a classe em dois times e escolha uma criança de cada time para vir à frente. Elas serão as "andadoras". Posicione-as no caminho. Depois, chame uma criança de cada time por vez para ler uma escolha. Se for uma boa escolha, a criança no caminho avança uma pedra. Se for uma escolha ruim,  ela volta uma pedra. Continue até que o tempo acabe ou uma delas chegue ao final. A cada escolha, discuta com as crianças como isso seria "escolher Vida Eterna" ou "Escolher cativeiro".

Exemplos de escolhas:
a) Seu amigo queria que você furtasse bombons de uma loja. Você disse a ela que isso não era certo. Bom trabalho!
b) Um menino na escola pediu para copiar as suas respostas da tarefa. Você disse não! Fabuloso!
c) Um grupo de amigos te ofereceu bebida alcóolica. Você disse-lhes educadamente que não bebe. Parabéns por ter coragem de assumir o que acredita ser certo!
d) Você acordou numa manhã de domingo e não estava com vontade de ir para a Igreja. Mas você foi mesmo assim. Parabéns por ser obediente!
e) Você quer ir para a casa de um amigo, mas sua mãe disse não. Você então pede a seu pai e diz a ele que sua mãe concorda.
f) Você e seus amigos decidem dirigir até uma avenida e derrubar latas de lixo. Que bagunça vocês fizeram!! Vocês deveriam amar a seu próximo!
g) Seus amigos te oferecem cigarro. Você pega o cigarro só para que seus amigos não pensem que você é covarde. Você deveria obedecer à palavra de sabedoria!
h) Enquanto joga basquete com seus amigos, você machuca seu dedo e diz um palavrão.

Nenhum comentário: