terça-feira, 19 de maio de 2009

Música no tempo de compartilhar

Uma das queixas mais frequentes das líderes de música é que algumas presidências não dão tempo suficiente para o ensino e prática dos hinos ou não dão a devida importância (o que dá na mesma, na minha humilde opinião). Como quem tem sempre razão é o manual, vamos conferir o que ele diz:

"Utilizem a música ao longo de todo o tempo de compartilhar para reforçar os princípios ensinados. Metade do tempo de compartilhar deve ser usado para cantar. Isso dará à líder de música tempo suficiente para ensinar hinos novos e fazer com que as crianças aprendam a gostar de cantar." (Fonte: Esboço do Tempo de Compartilhar e da Sacramental, p1)

Metade do tempo de compartilhar são 15 minutos. Não foi o Primária SUD Online quem disse, nem a irmã x, y, z. Está no Esboço oficial. Cada irmã trabalha na sua primária (ou qualquer organização) como acha melhor mas se seguirmos os manuais sempre estaremos certas.

Agora, queremos saber: vocês usam metade do tempo de compartilhar para músicas? Por favor, respondam na enquete ao lado. É anônima!

8 comentários:

Dani Queiroz de Souza disse...

Já votei, Si. Eu uso sim, todo domingo, metade do tempo do TC pra música. Até pq eu sou a Presidente-regente. hahahaha.

Simone disse...

hhuuummmm se vc é presidente E regente, então não vale... hahahaha...vc está com acúmulo de funções. Brincadeira! Obrigada por votar! bjs

Hermínia de Sousa disse...

Olá querida simone! Como está? Eu sou líder da música na primária, e se as líderes chegam tarde apenas tenho música ambiente(préludio), até que cheguem, e como o bispado acha que as crianças não podem apenas cantar,ou seja é mais importante fazerem as designações, nesses dias, só fazemos, o 1º hino e por vezes apenas um ou dois mais, porque então não teriamos tempo para a aula na 2ª parte. Há que chegar cedo e ter tudo preparado para poder aproveitar bem os 15 minutos. Mas isto continua e continuará a ser difícil, porque cada líder tem as suas dificuldades e limitações para chegarem mais cedo. Beijos!

Simone disse...

Olá irmã Hermínia! Estávamos sentindo sua falta. Verdade, cada ala tem suas dificuldades. O que não podemos é desistir de tentar fazer o certo. Estamos todos aprendendo sempre e precisamos nos esforçar para praticar o que aprendemos. Beijos e obrigada por compartilhar sua experiência!!!

Simone disse...

Irmãs, gostaria de lembrar que quanto mais cantarem no TC, menos ensaios serão necessários na época da apresentação da sacramental. Isso também está no esboço: devemos tomar o menor tempo possível das famílias e das aulas com ensaios. beijos

Jo Bueno disse...

Olá irmãs, vejo a preocupação de vocês a este respeito, mas penso que todos que trabalham na primária deveriam conhecer os hinos, o que já ajudaria nos ensaios. Outro ponto que poderia ajudá-las é preparar, já no começo do ano, os Cd´s com hinos e a letras, e estes seriam entregues às famílias, que poderiam usar estes hinos na noite familiar. Porque o tempo de múscia é curto. Vejam que para as crianças pequenas é mais trabalhoso ensinar, por isso precisamos da ajuda dos pais, lendo as frases dos hinos, cantando com eles para melhor fixação. E na primária, usar os cartazes de hinos, trabalhar a música com gestos, há crianças que são muito visuais e precisam disto para aprender. Depois de trabalhado o hino, usar o que aprenderam para cantar como
1º ou último hino na primária, para que a música possa sempre estar fresca na memória das crianças. Lembrem-se de que a metade, senão a maior parte da apresentação da primária é feita de hinos. Irmãs, eu deixo esta dica porque tenho larga experiência no assunto, minhas filhas sabem os hinos porque existe a prática deles em minha casa. E sei sem sombra de dúvidas que nossa maior lição na vida é praticarmos o nosso papel de "mãe" e/ou "líder".

Renata Honorio disse...

Não sei ao certo se gastamos os 15 minutos mas cantamos no minimo 4 hinos por domingo mas já cantamos até 6, eu particulamente adoro cantar e sei da importancia pois os hinos são orações ao Senhor, e quanto mais cantarmos no TC melhor vai ser a apresentação da Sacramental,O fato de fazer cds e as letras e dar para as crianças é otimo e logo se vê o resultado.
E eu concordo que toda a liderança tem que se esforçar para aprender os hinos pois na falta de uma pessoa a outra está pronta para subistituir e levar o trabalho adiante.

Simone disse...

Rê, 4 hinos deve dar 15 minutos sim. Penso que uns 3 já devem dar o tempo, dependendo do tamanho e grau de dificuldade dos hinos. Seu CD realmente ajudou bastante. O Biel pode até não querer cantar, mas ele sabe. Obrigada! Bjs