terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ideias para ensinar o hino de janeiro

Algumas idéias:

1- Quebra-cabeça. Já foi postado aqui. É uma ótima maneira de entreter as crianças enquanto ouvem o hino. Começam a aprender a melodia enquanto montam o quebra cabeça.

2- Sons da 1° estofe. Excelente idéia do Primary Chorister, ajuda o CTR a decorar a primeira estrofe com 4 sons, pode pedir pras crianças adivinharem o que é, ou tentar fazer o som de : 1- uma criança rindo (Eu quisera ter sido uma criança no tempo de Jesus) 2- Passos lentos, rápidos (Eu andaria ao lado Seu e O ouviria falar) 3- som de páginas virando num livro (Mas ao ler as escrituras suas palavras ão-me paz) 4- batidas de um coração (E se eu escutar com o coração eu ouço o Salvador). A irmã ainda disponibiliza 4 gravuras para associar aos 4 sons. E os audios dos sons para quem quiser gravar em cd e tocar na primaria.


3 - Interpretação de texto com lanterna . Após cantarem o hino pode convidar as crianças para dizer o que entenderam da letra. Quem consegue interpretar o texto. Os valorosos ficam loucos pra dizer o que entederam, as outras tias podem ajudar o CTR dizendo frases simples pra que repitam. Para ajudar a "ver" tem uma idéia muito legal no "Teaching LDS Children", imprimir ou desenhar as escrituras, o pres. Monson e "Sussurros do Espírito" em preto e branco num papel bem fino. (pode ser ofício). Colocar uma gravura de Cristo tb impressa em papel fino. Colocar uma lanterna atrás de forma que a gravura de Cristo apareça por trás do outro papel quando ligar a lanterna. Também funciona colocar na frente da janela iluminada pelo sol (dia) , ou colocar contra a lâmpada da sala (noite).




4- Decorando a 2 estrofe: mais uma idéia do Teaching LDS children, tenha recortado o pres. Monson, Jesus Cristo, um púlpito e balõezinhos de fala. Coloque o profeta no púlpito "Um profeta vivo fala a nós", Coloque Cristo ao lado do profeta "O que Cristo o inspirar", coloque Cristo sobre o profeta "E que se estivesse aqui ele mesmo iria afirmar" , pergunte o que Cristo nos ensinaria? deixe as crianças falarem. e escreva nos balões 'viver em retidão e em paz'. Coloque Cristo ao lado novamente e deixe o profeta aparecer e cante " seu servo ensina a viver em retidão e em paz" coloque Cristo novamente no púlpito "E se eu escutar com o coração eu ouço o salvador." Vamos de novo!!! coloca o profeta, coloca Cristo do lado, coloca Cristo sobre o profeta, coloca cristo ao lado, coloca o balão de fala, coloca cristo sobre o profeta. e Vamos de novo!!!! o CTR gosta de decorar assim.





5- Palavras em ordem: coloque as palavras de umas das estrofes em corações e esconda em baixo das cadeiras da sala. AS crianças tem que colocar as palavras em ordem. enquanto ouvem o hino. Pode ser a 3ª estrofe enquanto uma lider canta. Cuidado com o CTR pois só vão buscar os corações em baixo das cadeiras pois não sabem ler. pode separar algumas fileiras de cadeiras "esas cadeiras só o CTR pode procurar", ou deixar eles apenas com os artigos "a" e "o", se os valorosos sentirem falta de artigo pedem a eles.

Obs: Talvez dê muito trabalho colar todos os corações em baixo das cadeiras. Como eu cheguei em cima da hora nesse domingo, não deu tempo, então simplesmente joguei os corações pra cima e deixei as crianças recolherem para começarmos.


6- Os pequenos Raios de Sol!!! Essa idéia não é para o hino mas eu morri de rir quando eu vi e pode ajudar esses pequeninos durante a primária. A idéia do "I sing u sing"é mantê-los quietos durante a primaira. Desenhar ovos com o nome da criança e colocar no chão ou cadeira, a criança tem que sentar em cima e manter o ovo aquecido para chocar o passarinho, se levantar o ovo não choca. huahauhauauhu



é acho que agora deu uma clareada nas idéia para ensinar o hino não foi???? :D

3 comentários:

Cintya disse...

ADOREI!!!!!!!!

Luciene disse...

Como temos mulheres criativas na igreja!!
Obrigada por compartilhar essas coisas tão bacanas!
Com certeza irei utilizar ou adaptar algumas dessas idéias!
Beijo!

Wandyson Moreira disse...

Acho muito interessante o quebra-cabeça, as crianças ficam super interessadas e motivadas com o desafio.
Um abraço!!