segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Quando tudo o mais falha

Hoje serão vocês a opinar.
Uma de nossas leitoras, professora dos Valorosos, nos fez a seguinte indagação:
"estou enfrentando dificuldades com algumas crianças que não estão querendo ser reverentes na oração, pois ficam o tempo todo de olho aberto e fazendo barulho de propósito. Já tentei de tudo, orei, conversei, falei com os pais, mas não adiantou, será que você tem alguma ideia do que eu posso fazer?".

O que vocês tem feito ou já viram ser feito que teve resultados em suas unidades? 

2 comentários:

Claudinha disse...

Quanto ao barulho, sempre antes da oração cantamos o hino "pai que ama as crianças" e melhorou bastante. Muitas crianças ficam de olho aberto. para isso eu fico com o olho aberto e alerto com um pequeno sinal nos meus olhos e depois explico a eles que é importante fechar os olhos na hora da oração por que já que não podemos ver o Pai Celestial com os olhos, fechando os olhos podemos ver com o coração, tenho repetido isso todo domingo. Tem dado resultados muito bons.

Rebecca Diniz disse...

hum.... sabe que agora que vc falou.. eu nao sei se as crianças aqui fecham os olhos pois eu nunca abri pra ver!! rsrsrs que coisa não! E eu tenho a impressão que não fecham os olhos não....

mas eu diria que tem 2 problemas que podem ter causas diferentes; Não fechar os olhos e fazer barulho de propósito.

Barulho de propósito: Eles não gostam de você, não respeitam você. Você ainda não conseguiu alcançá-los, ser amiga deles. Penso que o proposito da primaria é levar as crianças à Cristo. Você vai levá-las,elas precisam gostar de você. gostar da sua aula, das suas brincadeiras. De forma que quando disser "por favor não", elas não farão. Dicas simples: chamar pelo nome, conversar sobre a familia delas, saber o nome dos amigos de cada um, dar abraço, mandar torpedo no celular (super eficaz).

Outro pro: Olho aberto. especialamente CTR ainda não se acostumou com os outros sentidos. A visao não é o primeiro sentido que desenvolvemos(é o tato) mas é do qual somos mais dependentes. é difícil para as crianças se concentrar em outros sentidos como audição.

Eu faria o seguinte: 1 aula dos valorosos inteira de olho fechado. Colocar um venda desde a primeira oração. Vai precisar de muita criatividade pra ensinar a aula deste jeito.
Uma idéia é pedir que olhem e memorizem durante 1 minuto para a gravura de jesus cristo com as crianças. Vc vai fazer perguntas só que é durante a aula. Coisas do tipo "quantas crianças tem na figura? descreva onde elas estão e o que estão fazendo, a idade delas, a roupa, assim as crianças vão melhorando a imagem na mente", dessa forma qnd fecharem os olhos vao pensar na gravura, pode usar durante a aula os videos do livro de mormon (só que eles só vão ouvir), para ler as escrituras corta as letras em alto relevo para eles lerem colocando a mão e sentindo as letras, uma escritura para cada e pedir para explicar o que entendeu. Usar tb o paladar e o olfato. Tenho certeza que seria muito divertido, mas o mais importante seria sentir o Espírito como um 6 sentido, na mente e no coração, Um testemunho de Jesus Cristo sempre é o mais espiritual. Terminar dizendo que quando fechamos os olhos prestamos mais atenção nos outros sentidos, e na oração para sentir melhor o Espírito dando a resposta do Pai Celestial. Faça eles repetirem bem alto "vou sempre fechar os olhos na oração para sentir o Espírito".

Acho que com isso fica amiguíssima deles e ainda força a usar outros sentidos. Eles vão sempre se lembrar.

Se não conseguir usar numa aula pode ser num dia de atividade. Eu gostei da ideia, vou dar um jeitinho de fazer por aqui... bju espero que tenha ajudado.