segunda-feira, 22 de junho de 2015

Berçário: Rotina e Tempo de Cantar, por Narayana Donadio.

Minha amiga Narayana Donadio, do Ramo Três Corações, da cidade de Três Corações/MG, foi chamada recentemente para a Primária e compartilhou no grupo Mulheres_SUD_Online do facebook a forma com que ela organizou a rotina e o tempo de cantar do Berçário. Ela disse:


"(...) até agora o que aprendi foi: A importância da gente manter uma rotina com as crianças e não ficar mudando a ordem das coisas. 
Fazendo um apanhado de tudo acabei vendo que o tempo é dividido basicamente em:
* boas vindas as crianças
* tempo de cantar
* lição
* atividades relacionadas com a lição
* Brincadeiras/Hora da história
* banheiro/lavar as mãos/tomar água
* lanchinho 

Como no meu ramo a sacramental é por último pensei em dar o lanchinho por último pq eles chegam de casa sem fome e acabam que nem comem nada.

Segundo, eu vi em vários blogs que as irmãs cantam com eles sempre os mesmos hinos, por serem pequenininhos e assim eles já passam pro raios de sol sabendo pelo menos aqueles. 
De acordo com o que vi, fiz essa listagem pra minha turminha, lógico que vcs podem adaptar de acordo com suas necessidades/realidade.

1 - Olá (assim que eles chegarem pra ser como uma boas vindas).
 
2 - Cabeça, ombro, joelho e pés (fazer os gestos).
 
3 - Eu gosto de ver o templo (levar figuras dos templos pra eles segurarem enquanto cantam).
 
4 - Sorrisos - fazer uma carinha feliz e uma carrancuda, colar num palito e levar pra eles segurarem e mostrar a carinha de acordo com que o hino fala.
 
5 - Se vc está feliz - fazer pulseirinhas com guizos (sininhos) pra eles colocarem nos bracinhos enquanto cantam.
 
6 - Era uma vez um homem de neve ou Pipocas no pé de jasmim ou Cai a chuva ao redor de acordo com o clima no dia. Perguntar pra eles "como o dia tá hoje? tá frio? tá calor? tá chovendo?" e cantar o hino de acordo com o clima.
 
7 - O sábio e o tolo (fazer os gestos).

8 - Sou um filho de Deus (um espelho decorado onde está escrito sou um filho de Deus) - Enquanto as crianças sentam reverentes, a líder vai cantando junto com eles e passando o espelho pra eles se verem e saberem que são filhos de Deus - pode até falar "a pessoa que está refletida é um filho de Deus".

9 - Brilhando - sóis pra eles segurarem (pode fazer também umas mascarazinhas com o centro recortado em formato de sol).

10 - Pensei em duas possibilidades: (1) cantar com eles uma parte do hino de ensaio do mês do TC ou (2) cantar Sou da igreja de Jesus Cristo - imprimir umas capelinhas e colar num palito pra eles segurarem enquanto cantam.

Nenhum comentário: