quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Tempo de Compartilhar - 1º Tópico de Dezembro

Gravura encontrada no blog A Janela do Saber
Faço parte de alguns grupos no Yahoo e no PrimaryST encontrei mais uma idéia. Infelizmente esqueci de anotar o nome da irmã que deu a idéia.

Jesus nasceu em uma família

Consiga uma grande gravura de José, Maria e o menino Jesus. Cole em um pedaço de papelão ou papel cartão. Recorte na forma de peças de quebra cabeças. No verso das peças tenha pistas sobre a família de Jesus ou canções que expliquem sobre a vida da família de Jesus. Esconda as peças pela sala e peça às crianças que as encontrem. Você pode ainda espalhá-las pelo chão. Quando as crianças responderem à pergunta ou cantarem a canção, elas podem montar o quebra cabeca. Quando ele estiver terminado será a gravura da família de Jesus. Compartilhe seu testemunho sobre como Jesus nasceu em uma família.

Ainda sobre este tópico, Sofia publicou algumas sugestões:

1. Consiga algumas gravuras de bebês de diferentes crianças da Primária. Reuna informação sobre como aquelas crianças nasceram. Mostre as fotos e conte as histórias. Deixe que adivinhem quem são os bebês. Diga-lhes que você tem mais uma história de outro precioso bebê: A mãe deste bebê foi visitada por um anjo, que também visitou o homem com quem ela ía se casar. Um rei malvado queria matar este bebê. Este bebê foi visitado por 3 homens poderosos e maravilhosos que vieram de muito longe, de camelo, para dar-Lhe presentes. Este bebê teve irmãos mais novos quando cresceu. Este bebê tinha um primo da mesma idade Etc. (Tenha pistas de histórias do Natal bem como pistas sobre os membros da família). Tenha gravuras para descrever as pistas. O nascimento de nosso Salvador foi bem diferente do nosso, mas podemos seguir Seu exemplo e tentar viver nossas vidas como a vida Dele e sermos bons como Ele é.

2. Cante um hino de Natal. (Na idéia original é sugerido que se cante "Christmas Bells") Distribua sinos de papel para as crianças e diga a cada uma para desenhar algo diferente sobre o nascimento do Salvador. Por exemplo uma criança desenha o anjo falando com Maria, outra criança desenha uma vaca ou uma ovelha que estavam no estábulo, outra desenha a estrela ou os pastores. Faça com que todos tragam à frente os seus desenhos e os coloquem em ordem no quadro. Reúna os sinos para fazer um Livro de Natal Especial para um amigo da Primária que não esteja frequentando há algum tempo.


3. Tenha folhas de papel branco ou cartolina para as crianças. Mostre-lhes como escrever letras maiúsculas grandes para a palavra FAMÍLIA. Para as crianças mais novas, tenha as letras prontas no papel. Cante "Natividade", pag. 32. Faça com que as crianças desenhem figuras sobre a história do nascimento de Jesus dentro de cada letra. Faça com que compartilhem quando terminarem. Faça um modelo no qual eles possam se inspirar.

Nenhum comentário: