quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Sacramental da Primária está chegando...

e começamos a arrancar os cabelos, não é? Pra mim era época de noites mal dormidas,  horas se perguntando "será que vai dar tempo", "será que precisamos de mais ensaios?", "será que vão faltar no dia" e outros intermináveis "E se...".
Hoje, passado todo o stress, que faz parte da minha personalidade neurótica por perfeição, assino embaixo do que duas irmãs de um grupo na internet disseram certa vez, sobre algumas coisas que podem ajudar para que o programa aconteça com tranquilidade:
1. Preparar com antecedência. Dar tempo suficiente pra que as crianças preparem seus discursos com os pais (ou com sua ajuda, caso os pais não apoiem a criança).
2. Ensinar o significado dos hinos. As crianças cantarão melhor quando o hino deixar de ser meras palavras que a "tia" mandou decorar.
3. Ter vários microfones. As crianças podem vir à frente e passar o microfone para a próxima, ao invés de só usarem o púlpito.
4. Marcar no chão com fita gomada o lugar onde você quer que as crianças se posicionem na hora de falar.
5. Fazer com que as classes mais jovens se utilizem do método "pergunta e resposta" (a professora faz uma pergunta e as crianças respondem com uma ou duas palavras), ou frases curtas.
6. Fazer com que a pianista toque suavemente um hino durante a fala de algumas crianças.
7. Somente alguns ensaios são necessários. Talvez uma hora de ensaio em um sábado (ou uma noite na semana, após a escola) e isso é tudo. Não forcem suas crianças a se sentarem por 2-3 horas de longos ensaios. Já vi alas em que se faziam 2-3 ensaios semanais além dos ensaios no domingo. Isso é demais e somente deixará nas crianças a certeza de que cantar e se apresentar são coisas chatas. Faça ensaios em número apenas suficientes para que suas crianças saibam, de um modo geral, o que fazer e onde ir de modo que não estejam nervosas demais no dia.
E agora o mais importante. Estão prontas? As apresentações da Primária não são o mais importante. Sim, você leu direito. O roteiro do programa não é o mais importante.
Por vezes colocamos tanta ênfase no "programa" que esquecemos que o que mais importa é fazer com que os princípios ensinados e a mensagem e espírito de cada canção penetrem nas mentes e corações das crianças. O programa é só a cereja do bolo.
A verdade é que o programa sempre funciona, sempre é maravilhoso por causa do Espírito que as crianças trazem. Mesmo que ocorra um grande erro, a congregação sorrirá e pensará que foi "fofo".
Sempre haverá pequeninos enfiando o dedo no nariz, acenando pra congregação etc. etc. É isso o que torna a Sacramental da Primária o dia mais especial do ano. Tenho certeza que o Salvador sorri muito nesta época do ano.
Então não fiquem nervosas, ansiosas demais sobre o assunto.
Tudo bem se nos ensaios as coisas não forem 100%. É o Espírito que torna a reunião um sucesso. 
Se as crianças tiverem um testemunho das canções,  tiverem sentido o Espírito, e você as tiver ensinado a reconhecerem aquele sentimento como vindo do Espírito,  as crianças se sairão bem.
Façam o que estiver ao seu alcance e confiem. O Espírito Santo fará o resto. E anjos estarão lá assistindo, como já fizeram na minha época da Primária. Disso eu testifico.

Um comentário:

Rafa disse...

Ao ler o q vc escreveu penso q estou me sentindo assim, nossa tive várias ideias do q fazer mas não consigo colocar no papel, obrigada pelas dicas, foram muito uteis pra mim.