segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Tempo de Compartilhar: 4º tópico de fevereiro de 2014 - Arbítrio

O arbítrio é o dom de escolher por mim mesmo.

Sugestão da Marci, do Primary In Zion.
"Escreva em tiras de papel algumas boas escolhas e más escolhas que uma criança poderia fazer. Coloque as tiras em um recipiente. Faça com que as crianças formem duas filas, uma fila da "escolhas" e outra da "consequências". Faça com que a primeira criança em cada fila venha até a frente da sala enquanto todos cantam  a primeira estrofe de "Faze o bem, escolhendo o que é certo".
Faça com que a criança da fila "escolhas" sorteie e leia uma das tiras de papel. Em seguida, faça com que a criança da outra fila dê uma possível consequências daquela escolha. Diga ao restante das crianças que digam se foi uma escolha boa ou se foi uma escolha ruim. Repita enquanto o tempo permitir."

A Marci também deu sugestões de escolhas (original em inglês aqui)

* Susie vê uma aluna nova sentada sozinha na hora do recreio e se senta ao lado dela.
(Possíveis consequênciasque as crianças poderiam mencionar: ela se sinta bem por ter feito isso; alguém poderia ajudá-la algum dia quando ela for nova em um local também)
* Samantha reclama por ter de fazer suas tarefas. (Possíveis consequências: ela provavelmente terá de fazer suas tarefas do mesmo jeito, e isso só ficará mais difícil e menos divertido para todos)
* Stanley cuida de sua irmãzinha enquanto sua mãe faz o jantar. (Possíveis consequências: o jantar ficará pronto mais rápido, todo mundo fica mais feliz)
* Samuel ignora seus pais quando eles lhe dizem para acordar e ir para a escola.(Possíveis consequências: ele vai perder o ônibus, ou chegar atrasado; será uma manhã mais difícil para todos)
* Shane observa que seu amigo trouxe para a escola fotos de pessoas vestida de forma não recatada. Ele olha para o outro lado e conta para a professora.(Possíveis consequências: ele se sentirá melhor sabendo que escolheu manter sua mente e corpo puros, lendo e vendo somente coisas que são agradáveis ao Pai Celestial. Vide "Meus padrões do Evangelho" no livreto Fé Em Deus)
* Sarah vê seu bombom favorito na loja, mas ela não tem dinheiro, então ela esconde um em seu bolso quando ninguém está olhando.(Possíveis consequências: ela poderá se meter em encrenca; mesmo que ela não tenha problemas, ela terá sentimentos ruins que vem quando ela entender que Jesus sabe que ela fez uma má escolha)
* Steven é reverente e presta atenção nas aulas da Primária.(Possíveis consequências:  ele se sente bem; ele ajuda a convidar o Espírito de modo que todos possam ter uma boa experiência na Primária).
* Sheila retira a neve da calçada da entrada do vizinho.(Possíveis consequências: ela se sentirá bem sabendo que ajudou alguém, como Jesus nos disse para fazermos; seu vizinho poderá ficar contente com a ajuda)

Nenhum comentário: