terça-feira, 25 de março de 2014

Tempo de Compartilhar: 1ª semana de abril

Sugestões da Sofia

 1. "A unidade familiar é fundamental … para nossa esperança de vida eterna. Começamos a praticar na família, a unidade menor, o que se espalhará para a Igreja e a sociedade na qual vivemos neste mundo". Presidente Eyring "The Family" Ensign, Feb. 1998, pág. 18
 Leve uma tigela com água e uma pedra pequena para a sala. O que é o "efeito cascata"? Faça com que uma criança jogue a pedra e mostre que a pedra cria ondas que chegam até as bordas da tigela. O que fazemos em nossa família é como aquela pedra e se espalha pelo mundo como disse o Presidente Eyring! Na verdade, ela se espalha até mesmo pelas eternidades se trabalharmos duro o suficiente!!
Tenha um recipiente cheio de pedras, alguns pintados com cores diferentes e um número nele. Convide uma criança para escolher uma pedra. tenha perguntas, canções ou escrituras relacionadas com famílias que correspondam àquele numero. 10 seriam suficientes. Depois que responderem a pergunta ou cantarem a canção, deixe que joguem a pedra na tigela para ver o efeito cascata.

2. "Observando cuidadosamente e.... vivendo de acordo com os padrões de uma família justa na terra é o cerne de nossa busca para conhecer o Pai. O Pai celestial e a família estão inseparavelmente conectados."
Elder Quentin L Cook, The Doctrine of The Father Ensign Feb. 2012
(...) Tenha escrituras, canções ou perguntas relacionadas com famílias. Faça BOAS perguntas. Perguntas simples demais como "as famílias são importantes?" ou "devemos ser bons com nossas famílias?" são desperdício. Estas crianças são espertas! Respostas como sim ou não podem por vezes ser muito fáceis e causar tédio.
Diga três coisas que você deveria fazer em sua família para ter certeza de que podem ser uma família eterna?
Cite 4 lugares diferentes onde você pode ir para começar uma família eterna. (Eles deverão citar nomes de 4 templos diferentes)
Havia famílias no mundo pré-mortal? Como sabemos disso? (sim, porque tínhamos um Pai Celestial e uma Mãe celestial e as escrituras dizem que somos Seus filhos)
Se as crianças não souberem responder, diga-lhes que peçam ajuda à outra criança da Primária!



Sugestões da Jill
Identificar a doutrina:
Esconda todas as palavras do tema embaixo das cadeiras. Peça às oito crianças que encontrarem uma palavra embaixo de suas cadeiras que venham à frente. Veja quanto tempo elas levam para colocar a frase na ordem correta.Você também poderia fazer um desafio dizendo: eu cronometrei o tempo que _____ (outra pessoa ou você mesma) levou para montar a frase e foram 30 segundos. Vejamos se vocês conseguem ser mais rápidos que ________. Ou ainda, você poderia imprimir duas cópias das palavras e fazer uma corrida entre as crianças e um dos professores.

Incentivar a compreensão :
Fale às crianças sobre seu carro e sobre como ele é importante no seu dia-a-dia. Como todos os seus planos não funcionariam sem ele. Depois pergunte "o que aconteceria se meu carro não tivesse pneus?". Continue perguntando como seria o carro sem partes importantes. Explique que a família é essencial para o plano do Pai Celestial. Ele não funcionaria sem a família. Continue a seguir o esboço: Explique que essencial significa “uma parte necessária”. Peça às crianças que mostrem com os dedos quantos membros há na família delas e conversem sobre como todos fazemos parte de uma família. Cantem “As Famílias Poderão Ser Eternas” (MC, p. 98).

Jogo: Divida a Primária em dois times. Tenha em uma mesa dois dados. Cada time será representado por cinco crianças. Estabeleça um limite de tempo. Três minutos seria suficiente. Cada time forma uma fila em um dos lados da mesa, de modo que q primeira pessoa de cada fila esteja de frente para o outro time. Quando você disser "já", a primeira pessoa na fila deve listar em voz alta todos os membros de sua família. Então ela deverá jogar o dado até conseguir o número que represente a quantidade de pessoas em sua família. Feito isso, ela passa o dado para a pessoa atrás de si e se senta. Jogue até que um dos times tenha terminado ou o tempo tenha se esgotado.

Incentivar a aplicação : Siga o esboço: Peça às crianças que desenhem um grande círculo e depois, no centro do círculo, desenhem sua família. Incentive as crianças a levarem o desenho para casa e ensinarem sua família que a família é essencial ao plano de Deus.
Se ainda  houver tempo, você poderia desenhar um círculo no quadro e pedir a uma criança que desenhe sua família. As outras crianças teriam de adivinhar quem é quem no desenho. Você mesma poderia desenhar sua família.

Nenhum comentário: