terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Informações sobre os cartazes dos hinos

Recebemos alguns e-mails solicitando cartazes dos hinos e uma dúvida de uma irmã. Como são vários e-mails sobre o mesmo assunto, vou responder aqui para simplificar.

Pedidos de cartazes de hinos específicos: todos os cartazes que temos disponíveis já estão nos arquivos. Se não estiverem lá, é porque não temos. Infelizmente não temos tempo para fazer mais cartazes e os que estão nos arquivos foram enviados pelas irmãs generosas que nos lêem.

Irmã diz: O esboço diz que não podemos usar cartazes.
Resposta -  O esboço diz: "As crianças aprendem a cantar ouvindo a música e cantando-a repetidas vezes. Elas não precisam ler para aprender a cantar as músicas." (esboço 2010, página 27)

O esboço não diz que não devem ler e, sim, que não precisam. Ainda na página 27 diz sobre o plano para ensinar música: "pergunta a si mesma: como posso atrair a atenção das crianças?".

Portanto, eu não vou afirmar se pode ou não (apesar de ter minha opinião). Vou deixar que vocês leiam novamente as instruções de como ensinar música que se encontra no esboço, que orem e busquem inspiração para saber se podem ou não usar os cartazes. Assim, evitamos polêmicas porque depois não quero ninguém dizendo que o Primária SUD Online disse que pode ou que não pode. Nós continuaremos a colocar os cartazes enviados, mas vocês decidirão se devem ou não usá-los.

8 comentários:

Dani Queiroz de Souza disse...

Creio que o esboço se refira ao uso de cartazes na Apresentação e não no ensino dos hinos. Na Sacramental, de fato, não se pode usar. bjs!

Simone disse...

Acho que se refere ao ensino porque diz "não precisam de cartazes para APRENDER a cantar". Desculpe a letra maíuscula mas eu queria dar ênfase e não tem negrito nos comentários. Na sacramental já falamos que não pode mas é bom lembrar porque esta é uma questão que volta todos os anos. bjs

Simone disse...

maiúscula, rsrsrsrs...acento no lugar errado...rsrsrsrs

Paty Simões disse...

Si, o manual deixa a nosso critério o uso de cartazes, se não pudesse seria bem claro NÃO PODE, e ele fala não precisa ler, mas trabalhamos com vários tipos de crianças e elas têm apredizados diferentes, o método de ensino depende muito a quem estamos ensinando, sendo que as cranças vão aprender mais rápido por ouvir repetidas vezes do que ler, mas as gravuras dos cartazes talvez ajudem algumas crianças a lembrarem da letra(eu prefiro fazer movimentos com as mãos assim, quando esquecem só repito o movimento e elas lembram, e pode ser usado na sacramental, desde que sejam movimentos discretos)
Bjusssssss

Simone disse...

Paty, eu adoro quando vocês expressam suas opiniões e acrescentam comentários inteligentes porque todo mundo aprende e sai ganhando. É isso o que eu quero, que cada uma tire sua conclusão (apesar de ter a minha opinião própria). Como algumas irmãs têm opiniões diferentes sobre este assunto, não vou declarar a minha porque não quero influenciar ngm, principalmente porque este blog não é oficial, né. Obrigada por comentar.

bjs

Anônimo disse...

Cartaz é um recurso a mais para as crianças aprederem ( as que sabem ler é claro) , lá na ala usamos normalmente nos primeiros 2 domingos e depois elas conseguem cantar bem sem eles,mais sempre colocamos de novo, elas até pedem para cantar sem quando já sabem!!
se não precisasemos ler os hinos, não haveria hinários, pois eu ainda não aprendi os 204...risos
beijos

Luciana disse...

Um dos pontos positivos dos cartazes é que quando temos visitantes na primária, eles podem conhecer a letra dos hinos e participar cantando junto com as nossas crianças!!!!

SIMONE CALAZANS SILVA disse...

Existe tbm as crianças menores que ainda não sabem ler, as gravuras são de grande auxílios para elas.Sobre incentivos para as crianças memorizarem os hinos sem os cartazes , alguém tem alguma sugestão?
Beijos!!!!!