sexta-feira, 9 de abril de 2010

Reflexão: o que são direitos autorais

"Reprodução é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra. Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra, total ou parcial. Toda a reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ATO ILÍCITO civil e criminal.

Direitos do Autor não são necessariamente o mesmo que copyright em inglês. O sistema anglo-saxão do copyright difere do de direito de autor. Os nomes respectivos já dão-nos conta da diferença: de um lado, tem-se um direito à cópia, copyright ou direito de reprodução, do outro, um direito de autor; neste, o foco está na pessoa do direito, o autor; naquele, no objeto do direito (a obra) e na prerrogativa patrimonial de se poder copiar".

Fonte: Wikipedia

Cremos na submissão a reis, presidentes, governantes e magistrados; na obediência, honra e manutenção da LEI. Cremos em ser honestos [...].

É por isso que não tiramos cópias de livros, não compramos materiais pirateados, entre outras coisas. Fica o pensamento para reflexão.