sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O novo manual de instruções 2011

Nossa! Esse novo manual está maravilhoso! Uma leitura muito mais agradável e acessível, tem tabelas que facilitam a visualização, a letra é maior. As referências são muito bem feitas, não precisa ficar olhano todas as paginas pra achar alguma coisa.

Algo que me preocupa é em como passar esses ajustes para as demais líderes da primária. Sou muito grata por ter um profeta vivo, não somos parte de uma igreja morta e sim de uma igreja viva pois o nosso Líder Jesus Cristo está vivo e Ele está vendo nossos sacrifícios servindo na igreja em todo o mundo. As vezes os ajustes acontecem para facilitar o serviço na igreja, para desmitificar práticas que surgiram, para reciclar membros antigos... Os ajustem sempre acontecem para que compreendamos melhor como o Salvador é, como Ele aje, como é a Sua maneira de organização, liderança, serviço e amor. Precisamos nos tornar como Ele.

Que ajustes ocorreram??
Os ajustes mais interessantes que achei foi

1° na sessão (11.8.1) Homens na primária podem ser líderes de música e até ajudar no berçário! precisamos usar de saberdoria e inspiração. Chamando atenção para que tenha sempre mais alguém com as crianças quando um homem for o líder/professor.

2°Não tem aquele rigor na abertura do tempo de compartilhar: começa com escritura, depois hino, depois mensagem da presidente, depois hino, depois do bispado, depois discurso das crianças.... nem sei a ordem das coisas... essa ordem não existe mais. Na sessão (11.4.2 ) a presidencia pode ESCOLHER UM OU MAIS dentre todos esses: (mensagem do bispado, discurso da criança sobre tema do mês, memorização das regras de fé, leitura de uma escritura). Não encontrei mais a mensagem da presidencia da primária. Me parece que não existe mais.

3° Estamos acostumados em fazer o modelo abertura ou encerramento, começa tempo de compartilhar depois aulas ou o contrario dependendo o horário da sacramental. Agora temos a opção de fazer os dois modelos ao mesmo tempo. Na sessão (11.4.1) tem uma tabela que mostra: enquanto os valororsos estão em aula, o ctr está no tempo de compartilhar, depois eles trocam. Não é obrigatório, é uma opção. Eu adorei, é muito dificil preparar tempo de compartilhar tentando atingir os maiores e prender a atenção dos menores (ainda nao consegui fazer isso.) .. Mas teremos que dar o tempo de compartilhar 2 vezes, em compensação teremos menos crianças na sala para controlar. É.. será opção de cada ala.

Algumas frases que me chamaram a atenção (acho que já era assim mas está explicito agora)

(11.4.1 pg 95) Os professores durante o intervalo.

Esse Manual está realmente incrível!! Todas tem que ler. Dá vontade de ler todinho, do inicio ao fim. Muito esclarecedor e só de ler já dá vontade de servir na igreja. :D Lembrando que todos temos que ler os 3 primeiros capitulos. Vou ler junto com meu marido querido, e vcs??

grande bju

3 comentários:

Michele Romero disse...

Rebeca,
Também amei esse novo manual. Só espero que as líderes estejam com o coração aberto para aceitar as mudanças. Pois algumas vezes elas tem sérias dificuldades em relação a obediência.

Rebecca Diniz disse...

"antes era assim, agora é assim", "eu prefiria antes", "ahh a sacramental a gente vestia as crianças de profetas e entravam tocando trombeta e até as luzes piscavam..." olhe.. é tanta coisa que a gente escuta!! Se tem membro novo servindo na primaria, ou até pais de crianças ficam com idéias erradas, aí o testemunho balança.

Ate eu tenho dificuldade de obedecer mesmo, o tanto que me segurei para nao botar laços coloridos nem gravuras na sacramental da primaria. rsrsrsrs

Ana Maravilhosa disse...

Eu simplesmente ameeeeeeeeiiiiiii o novo manual!!!!
Muuuuito legal mesmo!!!
Beijinhos,
Ana Maravilhosa