quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Meu Corpo é um Templo, por Little LDS Ideas




(Revista O AMIGO, maio de 2002) Feche os olhos e imagine um templo. Qual a sua cor? Qual o seu tamanho? Tem torres? Quantas?
Cada templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é único. O Templo de Salt Lake, em Utah, possui muros de granito cinza e seis torres. O Templo de Cardston Alberta, no Canadá, tem muros de pedra natural e não possui torres. Muito embora os templos possam parecer diferentes entre si, todos são belos e são construídos com o mesmo propósito. Neles são feitas ordenanças especiais que nos possibilitam retornar ao Pai Celestial. O Pai Celestial e Jesus Cristo podem visitar os templos.
**pergunte às crianças o que mais torna os Templos especiais? (é a casa do Senhor, é limpo, bem conservado, e um lugar onde o Espírito Santo pode ir.)
 “Você é como um templo: é diferente das demais pessoas e seu corpo é um lar onde habita o Espírito de Deus (o Espírito Santo). O Apóstolo Paulo disse que nosso corpo é um templo.
**Faça uma criança ler I Coríntios 3:16–17 em voz alta.

Atividade Meu corpo é um Templo:
Para esta atividade você vai precisar do boneco Sr. Cabeça de Batata ou um desenho grande do contorno de um corpo. Algo como este encontrado aqui.
Faça-o grande o suficiente para que as crianças o enxerguem. Para cada item (cabelo, olhos, orelhas, roupas, braços, pernas etc.) vamos discutir como nosso corpo é um templo.
Instruções:
Coloque o poster no quadro ou o boneco em uma mesa na frente da sala. Em uma sacola tenha cada pedaço do corpo do boneco ou escreva cada parte do corpo em um pedaço de papel e coloque dentro de uma sacola. Inicie a atividade dizendo:
Assim como você trata o templo com respeito, você deve tratar também seu corpo com o mesmo respeito.
Hoje vamos conversar sobre como podemos e devemos tratar nossos corpos. Explique que o pôster (ou o boneco) é o contorno de um corpo. Mas o que está faltando? As partes do corpo. Mostre às crianças a sua sacola e diga-lhes que dentro da sacola estão as partes que faltam no corpo.
Diga-lhes que elas vão se revezar ao pegar uma parte do corpo de dentro da sacola. Então juntos vocês falarão sobre como aquela parte do corpo pode nos ajudar a manter nosso corpo um Templo. Aqui estão alguns exemplos:

Boca: você come comida saudável? Você guarda a Palavra de sabedoria?
Compartilhe uma escritura ou leia do Vigor para a Juventude o que devemos fazer para mantermos nossos corpos limpos e puros.
Após falar sobre alimentação saudável e a Palavra de Sabedoria. Compartilhe a promessa encontrada em  D&C 89:18-21. Então adicione a boca ao desenho ou a boneco.
*Você poderia também falar sobre o lado espiritual da alimentação: você alimenta seu Espírito? Fale sobre como podemos alimentar nossos espíritos.

Roupas: Recato. Fale sobre porque devemos vestir roupas recatadas. Embora as crianças não tenham estado no Templo, ainda assim elas precisam se preparar desde agora ao usar roupas recatadas. Compartilhe uma mesagem curta do panfleto Para o Vigor da Juventude sobre recato. Então adicione camisa e calças ou vestido ao desenho ou boneco.

Pernas e braços. Exercício. Você pratica exercício suficiente? Fale sobre a importância do exercício, depois adicione pernas e braços ao desenho ou boneco.
*lado espiritual do exercício: você exercita sua fé?

Orelhas: você escuta música que seja agradável ao Senhor. Mostre às crianças o poster de “Meus padrões do Evangelho” e mostre-lhe que este é um dos padrões. Compartilhe uma breve mensagem do panfleto Para o Vigor da Juventude, sobre este tema, e depois adicione as orelhas ao seu desenho ou boneco.

Olhos: que tipo de coisas devemos ler e assistir e mantermos nossos corpos como Templos? Converse sobre música e filmes, tv e depois adicione os olhos ao seu boneco ou desenho.
*Você lê suas escrituras?

Cabelo: você pratica boa higiene? Explique o que é higiene. Então converse sobre o que devemos fazer para manter nossos corpos limpos. Então adicione o cabelo.
*espiritual: você mantém seus pensamentos limpos?

Coração: depois de colocar todas as partes mostre às crianças um coração. Tenha um cartaz com Alma 34:36 digitada/escrita dentro de um coração e leia isto: “Se você for puro de mente e corpo, poderá receber grandes bênçãos porque “o Senhor disse que não habita templos impuros, mas no coração dos justos Ele habita”.
Explique às crianças que se fizermos todas estas coisas e mantivermos nossos corpos limpos então o Senhor estará conosco. Explique que todos somos filhos espirituais do Pai Celestial. Precisamos nos lembrar de tratar nossos corpos como tratamos os Templos, porque nosso corpo é um Templo.
Preste seu testemunho.

Nenhum comentário: