Maren, de Salt Lake City, líder de música da Primária pela 4ª vez, compartilhou em um dos grupo do Yahoo do qual faço parte:
Meu primeiro pensamento quando fui chamada foi que
eu queria inspirar as crianças a amarem a música e entender e apreciar porque
fazemos com que elas cantem na Primária. Então agora eu começo o tempo de cantar
com uma escritura ou citação (de uma Autoridade Geral ou do prefácio do Hinário
ou Musica para crianças) para reiterar a importância da música na Igreja.
Algumas ideias que tive para jogos:
1. Designe ações para certas palavras. Por exemplo:
para o terceiro verso de Néfi era Valente. A cada vez que cantávamos a palavra “EU”,
ou “EU IREI”, as crianças deveriam tocar seus joelhos; quando cantávamos a
palavra “E” batíamos palmas. Em outra palavra, nos pulávamos e assim em diante.
Isso funcionou muito bem porque as crianças tinham que pensar nas palavras para
saber que ação realizar. Além disso, elas estavam se movimentando, então não
ficaram entediadas.
2. Enquanto canta uma canção, segure gravuras de
animais e as crianças cantam o som do animal ao invés das palavras. Quando eu
abaixo a gravura, as crianças cantam as palavras. Isso é ótimo porque as crianças
se divertem, mas também faz com que se concentrem nas palavras para saberem o
que cantar quando for hora das palavras novamente.
3. Praticamos “Faze o Bem escolhendo o que certo”. Divida as crianças em 4 grupos e faça
com que fiquem de pé nos 4 cantos da sala. Cada grupo canta uma frase da
canção. (por exemplo, 1º grupo canta 1ª linha; 2º grupo canta 2ª linha etc.). Dessa
forma eles somente tinham que se concentrar em uma linha por vez. Depois faça
com que os grupos troquem de posição de modo que estejam cantando uma frase
diferente, até que todo os grupos tenham cantado todas as 4 frases. Funcionou bem
e pareceu ajudá-las a aprenderem as canções.
4. No 5º domingo a presidência vai me dar todo o período
para cantar então bolei uma quiz. Vou imprimir brasões do CTR e no verso haverá
um número. As crianças virão à frente e escolherão um brasão e o número no
verso corresponderá a uma pergunta ou dica para as crianças descobrirem qual é
a canção. Vou dividir as canções com seus versos de modo que cada verso tenha
seu próprio brasão, e cantaremos cada verso em separada. Depois que as crianças
responderem corretamente e descobrirem a que canção a pergunta se refere, cantaremos
o verso daquela canção.
Algumas questões que criei: preencha a lacuna; qual
é a música; ler a referência escriturística e as crianças me dirão sobre que
musica estamos falando etc.
5. Para Quando Eu For Batizado, verso 1, vou
borrifar as crianças com um spray simbolizando a chuva.
Um comentário:
Que legaaaaaaaaaaaal Dani!!!
A D O R E I I I I I
Postar um comentário