terça-feira, 9 de abril de 2013

Fé Em Deus - Chamadas a Servir (Aprender e Viver o Evangelho)

Por Casey e Nicole, do Activity Days Ideas
Obs.1: Lá nos Estados Unidos é comum que os Dias de Atividade sejam realizados só com meninas porque os meninos podem cumprir os requisitos ao participarem do programa de Escoteiros.
Obs.2: Temos a autorização por escrito das autoras para publicar a atividade traduzida para português, claro!

Para esta atividade “Chamadas a servir”, fizemos as meninas fingirem que estavam sendo chamadas para uma missão. Você vai precisar:
- Chamados missionários personalizados
- Plaquetas missionárias personalizadas
- Escrituras
- Roupas (jaquetas e saias para cada criança)
- Missionárias (Retornadas) para conversarem com as crianças.

No início da atividade, cada menina recebeu um envelope selado com um chamado missionário dentro.
Elas se revezavam lendo seus chamados e todas estavam muito animadas para ver onde iram servir e que línguas iam falar. Os chamados foram feitos de modo que, para cada lugar, fossem chamadas duas meninas, dessa maneira as duas poderiam ser companheiras e fazer o resto da atividade juntas. Por exemplo, Julie e Andrea foram ambas chamadas para Geneva, Suíça.
Após lerem seus chamados, cada menina pegou uma plaqueta na língua em que iriam servir e elas se vestiram com as saias e jaquetas (algumas eram minhas e eram bem grandes, mas isso tornou tudo divertido. Tínhamos muitos alfinetes de segurança para fazer ajustes).
Depois de se vestirem e colocarem a plaqueta com seu nome, elas tinham de encontrar e marcar em um mapa o local onde iriam servir.
Então, fizemos uma atividade com o guia de tópicos que foi bem desafiador para elas. Qualquer tipo de busca de escrituras ou mesmo memorização de escrituras teria funcionado. Qualquer coisa usando as escrituras que seja meio difícil para ensiná-las que estudar nem sempre é fácil.
Depois da atividade, duas missionárias retonadas vieram falar com as meninas. Cada uma falou sobre sua missão um pouco e prestaram seu testemunho. Quando elas terminaram, o tempo havia acabado, mas as meninas fizeram perguntas por 10 minutos! Foi muito doce! As duas eram conhecidas e tinham acabado de retornar da missão, mas creio que você poderia usar missionárias que estão servindo em sua ala. Elas adorariam ir também.
Não fizemos isso, mas acho que seria ótimo fazer com que as meninas aprendam algumas poucas palavras na língua que seriam chamadas a servir. Elas pensariam que é legal aprender algumas palavras e também mostraria como é desafiador aprender uma nova língua! "


Obs. Nicole me enviou os arquivos com o chamado missionário e as plaquetas. Se alguém se interessar, eu traduzo pro português e posto na pasta de arquivos.

3 comentários:

Cecilia disse...

Por favor posta essa idéia é muito boa e gostaria, de faze-la com as crianças daqui,alias tudo aqui é muito bom e inspirador,Obrigada por sua dedicação.

Rejane disse...

Gostaria de mais informações sob esta atividade... Por favor postem!! beijos

Rejane disse...

Gostaria de mais informações sob esta atividade... Por favor, portem!! beijos