terça-feira, 30 de abril de 2013

Auxílios para a lição 16 do Manual Primária 05

Reembrando que para a lição 16, Os Santos Reúnem-se em Kirtland, Ohio,  já postamos algumas sugestões aqui, aqui , aqui e aqui.

Bom feriado a todos!


Tempo de Compartilhar: 1ª e 2ª semanas de maio/2013

Semanas 1 e 2: O profeta vivo guia a Igreja sob a direção de Jesus Cristo.

Outras sugestões:
Revista O AMIGO, novembro de 2003


Item 1. Ajude as crianças a entenderem que os servos do Senhor sempre ensinaram Seu Evangelho. Antes do Tempo de Compartilhar, escolha mensagens dentre os discursos mais recentes da Conferência Geral que possam ser reforçados com escrituras - por exemplo, I Cor 3:16 (seu corpo é um templo), 2 Timóteo 3:14-17 (estudar as escrituras), Tiago 1:5-6 (orar). Copie pequenos trechos dos discursos de Conferência e coloque-os no verso de gravuras das Autoridades Gerais que deram os discursos.
Escreva as referências escriturísticas em um lado do quadro. Faça com que as crianças localizem as escrituras, leiam-nas em voz alta, e escrevam no outro lado do quadro os princípios ensinados. Faça com que uma criança leia um dos trechos das mensagens da Conferência em voz alta e pergunte a outras crianças que escritura combina melhor com a mensagem. Coloque a gravura ao lado da escritura, e depois cante canções que reforcem a mensagem. Repita o processo até que todas as gravuras tenham sido combinadas com as escrituras. Preste testemunho de que nosso profeta e apóstolos de hoje ensinam a palavra de Deus e que bênçãos nos vem quando os ouvimos e os obedecemos.

Item 2. Ajude as crianças a entenderem que a orientação do Profeta geralmente vem porque ele é um vidente que pode "ver" o futuro (Mosias 8:17). Convide uma pessoa para compartilhar uma mensagem de conferência, como a do Pres. Gordon B. Hinckley, A Igreja segue em frente (A Liahona, julho de 2002), sobre o crescimento da igreja e o cumprimento da profecia. Cante canções sobre a restauração, templos e missionários. Discuta como as crianças podem se preparar para o futuro ao seguir hoje os conselhos do profeta.
Revise os 06 princípios ensinados pelo Presidente Hinckley (1. Seja Grato 2. Seja Inteligente 3. Seja Limpo 4. Seja Verdadeiro 5. Seja Humilde 6. Seja Fervoroso, também conhecidos como “The Six Bs”). Entregue papel e lápis às crianças e peça-lhes que façam dois desenhos: um de si mesmos vivendo um dos princípios hoje e outro de si mesmos, continuando a viver aquele princípio no futuro, como missionários, estudantes, mães ou pais. Preste testemunho da bênçãos advindas de se escolher o certo hoje.

Item 5. Ajude as crianças a praticarem seguir ao Profeta brincando de "Quem é o líder?". Faça com que se sentem em um círculo. Escolha uma criança para sair da sala e outra para ser o líder do círculo. O líder faz movimentos como o de bater as mãos nos joelhos, na cabeça, e levantar um braço. As outras crianças seguem os movimentos do líder. Faça com que a primeira criança volte para a sala e fique no centro do círculo e tente descobrir quem é o líder ao observar as crianças seguindo-o. Após o líder ter sido descoberto, escolha outras duas crianças para ser o adivinha e o líder. Brinque por várias rodadas.
Discuta quem é o líder da Igreja hoje. Como podemos segui-lo? Revise alguns dos princípios ensinados pelo Profeta durante a Conferência Geral. Faça com que as crianças criem ações que as ajudem a lembrar de seus conselhos - por exemplo, colocar as mãos próximo do ouvido (ouvir os pais), cruzar os braços (fazer suas orações), colocar as mãos próximas de suas bocas (dizer coisas bondosas) etc. Cante canções como “Obedecerei, “A cabecinha abaixarei", “A bondade por mim começará".

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Programa Fé Em Deus e a Lição 17 do Manual Primária 05

Lição 17Edward Partridge É Chamado Como Primeiro Bispo

Fé Em Deus - Memorizar Regra de Fé
Ajude as crianças a memorizar ou a repassar a Quinta Regra de Fé. Analise a forma com que essa Regra de Fé se aplica aos bispos (são chamados por Deus e ordenados por quem possua a devida autoridade).

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cartão da Emma para a lição 16 do manual Primária 05


De novo a Emma ajudando a tornar as aulas mais eficazes. Ela criou um cartão que ajuda as crianças a entenderem como por a lição em prática.
Como já disse antes, não tenho autorização para postar uma versão traduzida, mas vocês podem clicar aqui, e depois clicar em To download, click here: The Saints Gather to Kirtland, Ohio.doc.
Uma vez baixado o arquivo em formato Word, substituam os dizeres em inglês por "O que posso fazer para unir minha classe da Primária de modo que todos se sintam bem vindos?".

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Lição 15 do Manual Primária 05 (pra quem ainda não deu a lição)


No blog da Emma tem um cartão que pode ser dado às crianças ao final da aula, para reafirmar o compromisso pessoal de seguir o Profeta.
Como não tenho a autorização da Emma para postar uma versão traduzida, o jeito é ir no blog e baixar o arquivo em formato .doc.
Cliquem na imagem do cartão, e depois cliquem em To download, click here: The Prophet Receives Revelation for the Church.doc
Uma vez baixado o arquivo em formato Word, substituam os dizeres em inglês por "Posso seguir as instruções do Profeta ao".
Facinho, facinho.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tempo de Compartilhar - 4º tópico de abril

Algumas sugestões:

As placas de ouro
Histórias do Livro de Mórmon
Os livros do Livro de Mórmon



Debate:
Leia e discuta o 6º parágrafo da página de introdução do Livro de Mórmon.
O que Joseph Smith disse sobre o Livro de Mórmon?
Por que ele é o mais correto de todos os livros da Terra?

Desafio
Em família, leiam o Livro de Mórmon todos os dias durante esta semana.

Atividade 1
Nas páginas em branco da gravura abaixo, desenhe sua história favorita do Livro de Mórmon (não achei uma gravura melhor, mas dá pra ter uma ideia).
Atividade 2

Clique na imagem para ampliar e baixar.
Solução: Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon e restaurou verdades do Evangelho.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Auxílio para a Lição 16 do Manual Primária 05

A Melanie do Sugardoodle deu a dica e eu fui atrás: na revista A Liahona de julho de 2007 há uma atividade bem interessante sobre a coligação dos santos.
Vale a pena conferir clicando aqui e descendo até as págs. A8, A9, A12 e A13.

Lição 16 do primária 05 e o Fé Em Deus


Fé Em Deus - Cultivar Talentos

7. Ajude as crianças a enumerar cinco coisas que podem fazer para ajudar em casa. Fale sobre a importância de obedecer e honrar os pais.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lição 15 do Manual Primária 05


Por Melanie Day, do Sugardoodle

Faça tiras de papel com os seguintes dizeres:
Joseph Smith
O Presidente da Igreja {The President of the Church}
Thomas S. Monson {Name of the current Prophet}
Somente o Profeta pode receber revelações para a Igreja {Only the Prophet can get revelations for the Church}
Ele é o líder da Igreja {He is the leader of the Church}
Ele é o Profeta de Deus {He is the prophet of God}
Membros da Igreja deveriam obedecer ao Profeta {Members of the Church should obey the Prophet}

Encontre uma gravura de Joseph Smith e do profeta atual e coloque-as no quadro uma ao lado da outra. Entregue as tiras com os dizeres "Joseph Smith" e Profeta atual a duas crianças. Faça com que elas coloquem as tiras de papel no quadro, abaixo da gravura correta.
Coloque a tira com os dizeres "O Presidente da Igreja" no quadro, como mostrado acima. Coloque as outras tiras de papel com a face para baixo em cima da mesa (Você pode fazer dizeres adicionais). Chame à frente uma criança por vez e faça com que coloquem a tira de papel no quadro e debatam sobre cada uma. Pergunte à classe porque acham que seria importante seguir ao Profeta. Compartilhe seu testemunho.

Cartão da Lição 16 do Primária 05 - Doutrina e Convênios

Lição 16 Os Santos Reúnem-se em Kirtland, Ohio
 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fé Em Deus - materiais da Fabi Bezerra

A Fabi nos enviou, faz tempo, alguns materiais que ela criou, relativos ao Programa Fé Em Deus.
Fabi, só consegui colocar hoje no 4shared pra postar no blog!  Obrigada!!
Ela escreveu:
Olá Dani,
(...) estou enviando em anexo um modelo de entrevista que fiz com meus alunos e um modelo de projeto para meta de serviço ao próximo do Fé em Deus. Na entrevista, observei que tinham dificuldade para orar pela manhã, então imprimi o lembrete de orar, passei papel contact e entreguei para eles..
Espero que gostem...
Beijos
Fabi Bezerra

Adoramos, Fabi!

Aqui estão os links:
Modelo de projeto de serviço - Seção Servir ao Próximo, 1º requisito, pág. 08 do livreto Fé Em Deus.

Hino Sou Um Filho de Deus em Japonês

Obrigada, Cecília Caldas, por nos enviar a letra do hino. Aposto que as crianças do meu Ramo vão se divertir ao aprender a cantá-lo neste domingo.


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Sugestão de leitora: Lembrancinha para Dia das Mães


Perguntamos aqui o que vocês vão dar de lembrancinha para o Dia das Mães e Patrícia Garcia prontamente nos respondeu, incluindo fotos.
Obrigada, Patrícia!
Ela disse:
Obrigada pela ajuda, aprendo muito com seu blog. Estas são as lembrancinhas que iremos dar para as mães. Eu que fiz, são porta recados com pregadores de roupas e com imã, vamos colocar junto uma citação sobre as mães que ainda vamos escolher. 

No ano passado fizemos porta retratos de e.v.a ficaram lindos.

Espero que gostem. Sou Primeira conselheira do Ramo Piabetá no Rio de Janeiro. Tenho um blog onde coloco sempre as coisas que faço para a Primária, dá uma olhadinha lá: www.artesanatosud.blogspot.com
Com carinho,
Patrícia Garcia

Tulipas para o dia das mães

Encontrei no Blog Artesanato este lindo cartão em formato de tulipa para presentear no Dia das Mães.

Quem quiser conferir o passo-a-passo, clique aqui ou na imagem da flor.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Lição 15 do Primária 05 e Programa Fé Em Deus



Fé Em Deus - Aprender e Viver o Evangelho
4. Obtenha uma cópia de um discurso que o profeta atual tenha dado em uma conferência geral. Anote as instruções dadas pelo profeta que se apliquem às crianças de sua classe. Analise com eles de que maneiras podem seguir as instruções do profeta.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cartão da Lição 15 do manual Primária 05 - Doutrina e Convênios


Tradução minha.

Dia das mães - Lembrancinha

Então, o que farão para o Dia das Mães? 
Já demos algumas sugestões aqui no blog e amanhã decidiremos em meu ramo o que faremos exatamente. Queremos algo relacionados com flores para podermos cantar "Se Vou a Passeio" na Sacramental do 2º domingo de maio.
Greice Amorim, do blog Cantinho Alternativo postou um cartão-buquê, bem fofo e fácil de fazer. Cliquem aqui para conferir.

Que tal nos mandar emails contando o que farão? Assim poderíamos nos ajudar, trocando ideias.

***************************************
Atualizando: Coloquei o link pro hino "Se vou a Passeio".
Ele se encontra no hinário Música para Crianças, pág. 109.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Tempo de Compartilhar - 1º e 2º tópicos - Restauração

Como eu disse antes, em meu ramo vamos combinar os dois temas neste domingo.
Achei algumas sugestões em outros blogs:

Sofia's Primary Ideas
1º Tópico.
Traga uma sacola de plástico com alguns pedações pequenos de pão, uma garrafa de água só com um restinho e uma revista O AMIGO (só a capa). No quadro escreva: fome, sede, apostasia. Convide 3 crianças a virem à frente e escolherem um item, depois coloca-lo junto à palavra que combina com o item. Deixe que eles expliquem o significado das palavras. O que as 3 palavras tem em comum?
Leia Amós 8:11-12 . Faça no quadro o desenho simples de uma pessoa com um barrigão. 
Somos ordenados a nutrir nossos espíritos, então vamos fingir que este é nosso espírito. Que coisas podem alimentar nosso espírito? Quais são alguns princípios do evangelho que ajudam nosso espírito a crescer? Escreva as respostas das crianças dentro da barriga do desenho. Parece que esse espírito tem sentido fome ou sede? Mas, o que acontece se retirarmos todas estas coisas ? (apague todas as palavras de dentro da barriga). Foi isso que a apostasia fez. E o que ganhamos com isso? Desenhe uma pessoa só com um traço como corpo. Quem está feliz que a Igreja foi restaurada?!?!

2º. Tópico
a) Aqui está o link para lds.org onde você poderá encontrar diferentes representações artísiticas da Primeira Visão. São todas lindas! Faça com que as crianças façam seu próprio desenho deste glorioso evento e compartilhem!

b) Aqui e aqui tem links para a atividade publicada na revista The Friend, de março de 2008 e julho de 2001, com gravuras que as crianças podem recortar e pintar, para depois contarem a história da Primeira Visão.

c) Mostre um buquê de 4 flores artificiais e uma flor de verdade. Pergunte como as flores são diferentes umas das outras. Ressalte que a principal diferença é que somente uma é uma flor de verdade. Explique que embora haja muitas igrejas no mundo hoje, somente uma é a verdadeira Igreja de Jesus Cristo."

d) Na revista A Liahona de junho de 2008, Pres. Uchtdorf compartilha seu testemunho sobre Joseph Smith e relata uma experiência pessoal vivida quando era uma criança.

Tempo de Compartilhar - 1º e 2º Tópicos de Abril

Em meu ramo, decidimos que combinaríamos o 1º e o 2º tópico neste próximo domingo. Coube a mim começar a falar sobre a restauração para as crianças da Primária.
Seguem alguns materiais relacionados com os temas:

Canções:
Este é Meu Filho Amado (desça a página até encontrar o nome do hino na lista)
O Bosque Sagrado (desça a página até encontrar o nome do hino na lista)

Gravuras:

Escrituras:
Isaías 60:2
Mateus 24:24
Amós 8:11 (discuta com as crianças o significado de Fome e o que esta palavra simboliza no versículo lido)
Malaquias 3:1

Vídeos
Joseph Smith: O profeta da restauração (se não houver tempo para asssitir todo o vídeo, veja o segmento da Primeira Visão)

Desafio:
1º tópico. Memorizar uma escritura sobre a Apostasia
2.º tópico. Memorizar Tiago 1:5 e recitar para sua família na próxima Noite Familiar.


A Patrícia Abade, do Primária Brasil, postou gravuras para as crianças recortarem, pintarem e depois contarem a história (Requisito do Fé Em Deus, Aprender e Viver o Evangelho).

terça-feira, 9 de abril de 2013

Fé Em Deus - Chamadas a Servir (Aprender e Viver o Evangelho)

Por Casey e Nicole, do Activity Days Ideas
Obs.1: Lá nos Estados Unidos é comum que os Dias de Atividade sejam realizados só com meninas porque os meninos podem cumprir os requisitos ao participarem do programa de Escoteiros.
Obs.2: Temos a autorização por escrito das autoras para publicar a atividade traduzida para português, claro!

Para esta atividade “Chamadas a servir”, fizemos as meninas fingirem que estavam sendo chamadas para uma missão. Você vai precisar:
- Chamados missionários personalizados
- Plaquetas missionárias personalizadas
- Escrituras
- Roupas (jaquetas e saias para cada criança)
- Missionárias (Retornadas) para conversarem com as crianças.

No início da atividade, cada menina recebeu um envelope selado com um chamado missionário dentro.
Elas se revezavam lendo seus chamados e todas estavam muito animadas para ver onde iram servir e que línguas iam falar. Os chamados foram feitos de modo que, para cada lugar, fossem chamadas duas meninas, dessa maneira as duas poderiam ser companheiras e fazer o resto da atividade juntas. Por exemplo, Julie e Andrea foram ambas chamadas para Geneva, Suíça.
Após lerem seus chamados, cada menina pegou uma plaqueta na língua em que iriam servir e elas se vestiram com as saias e jaquetas (algumas eram minhas e eram bem grandes, mas isso tornou tudo divertido. Tínhamos muitos alfinetes de segurança para fazer ajustes).
Depois de se vestirem e colocarem a plaqueta com seu nome, elas tinham de encontrar e marcar em um mapa o local onde iriam servir.
Então, fizemos uma atividade com o guia de tópicos que foi bem desafiador para elas. Qualquer tipo de busca de escrituras ou mesmo memorização de escrituras teria funcionado. Qualquer coisa usando as escrituras que seja meio difícil para ensiná-las que estudar nem sempre é fácil.
Depois da atividade, duas missionárias retonadas vieram falar com as meninas. Cada uma falou sobre sua missão um pouco e prestaram seu testemunho. Quando elas terminaram, o tempo havia acabado, mas as meninas fizeram perguntas por 10 minutos! Foi muito doce! As duas eram conhecidas e tinham acabado de retornar da missão, mas creio que você poderia usar missionárias que estão servindo em sua ala. Elas adorariam ir também.
Não fizemos isso, mas acho que seria ótimo fazer com que as meninas aprendam algumas poucas palavras na língua que seriam chamadas a servir. Elas pensariam que é legal aprender algumas palavras e também mostraria como é desafiador aprender uma nova língua! "


Obs. Nicole me enviou os arquivos com o chamado missionário e as plaquetas. Se alguém se interessar, eu traduzo pro português e posto na pasta de arquivos.

domingo, 7 de abril de 2013

Auxílios para o Tempo de Compartilhar de abril - A Restauração

1. Gravuras para contar a história da Primeira Visão (é requisito do Fé Em Deus), The Friend, julho de 2001

2. Atividade da revista Friend, edição de maio de 2005

3. Dedoches para falar sobre a restauração, The Friend, julho de 2001.
Cenas (começando com o dedão esquerdo e terminando com o dedão direito.)
Dedão esquerdo: Joseph Smith—História 1:11–12
Indicador esquerdo: Joseph Smith—História 1:13–15
Dedo médio esquerdo: Joseph Smith—História 1:16–20
Anelar esquerdo : Joseph Smith—História 1:29–35, 42
Mindinho esquerdo : Joseph Smith—História 1:51–54, 59–60
Mindinho direito : Joseph Smith—História 1:66–67
Anelar direito: Joseph Smith—História 1:68–72
Dedo médio direito: Doutrina e Convênios 27:12–13; Introdução
Indicador direito: Doutrina e Convênios 20:1
Dedão direito: Doutrina e Convênios 138:47–48

4. Atividade da revista friend de maio de 2011
Escondidos na gravura de Joseph no Bosque Sagrado estão itens relacionados com a Restauração da Igreja. Leia a lista de items abaixo e o que eles representam. Depois, encontre os itens na gravura. Leia Joseph Smith—História 1:7–17 e pergunte a seus pais se você pode compartilhar o que leu durante a Noite Familiar. Você também poderia fazer a atividade da gravura como uma atividade em família
Placas de ouro (a palavra do Senhor)
Templo de Kirtland (trabalho do templo)
Bandeja do Sacramento (lembrar-se de Jesus Cristo)
Plaqueta de nome missionário (trabalho missionário)
Fonte Batismal (fazer convênios com o Senhor)
Chaves (O Sacerdócio)
Pomba (o Espírito Santo)

sábado, 6 de abril de 2013

Treinamento oficial da Organização da Primária - abril de 2013


Durante esta semana ocorreram treinamentos oficiais para as Auxiliares em Salt Lake City/Utah.
Nossa amiga Cristiane Freire, de Curitiba/Paraná (Estaca Boa Vista, salvo engano) deu a dica: o treinamento da Organização da Primária, já em português, está disponível aqui.
Obrigada, Cris!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ideias para o dia das mães

Olha o que a Matilde Portela, do Bela Sião, encontrou:

Aqui tem outras ideias que já postamos no blog:

Risque-rabisque, bem fácil e bonitinho, do Blog Oficina da Criatividade.
Usando potinhos de comida de bebê.  Dá pra colocar balas ou cereais e decorá-los.
Cartão Chapéus da mamãe
Atividade Desjejum com a mamãe

Certificado para as mães

Colar de pérolas

Cartão

Cartão feito pela Jane Fernandes.
Várias dicas listadas ano passado