sábado, 31 de agosto de 2013

Tema de Setembro e o Fé Em Deus

Servirei a Deus com Todo Meu Coração, Poder, Mente e Força
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todo o teu poder, mente e força; e em nome de Jesus Cristo servi-lo-ás” (D&C 59:5).
  Servir ao Próximo:
Leia e converse a respeito da parábola do bom samaritano. (Ver Lucas 10:30–37.) Planeje e complete um projeto de serviço que ajude um membro da família ou um vizinho. Depois de terminar o projeto, converse a respeito de como isso ajudou sua fé a ser fortalecida.

Cultivar Talentos
Aprenda a cantar, tocar ou reger uma música do hinário Músicas para Crianças. Ensine ou apresente a música em uma noite familiar ou na Primária. Converse a respeito de como cultivar os talentos nos ajuda a servir ao Pai Celestial e a outras pessoas.


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tempo de Compartilhar: 1ª semana de setembro - mais uma sugestão!

Outro dia sugeri como recurso um Tempo de Compartilhar da revista O Amigo de 2007. A Sheena, do Little LDS Ideas, pegou o mesmo roteiro e fez algumas adaptações:
 
Para começar: tenha várias gravuras de Jesus servindo ao próximo espalhadas na frente da sala. Entre na sala usando um avental e carregando uma grande bandeja coberta com um pano de prato.
Aponte para as gravuras e pergunte às crianças se elas reconhecem alguma daquelas pessoas das gravuras ou se elas sabem o que está acontecendo nas gravuras. Depois que você tiver debatido as gravuras por um tempo, diga para as crianças:
Como podemos ver em cada gravura, Jesus gostava muito de servir. Jesus gostava muito de servir ao próximo. Ele foi o perfeito exemplo de serviço. Ele disse: “Entre vós sou como aquele que serve” (Lucas 22:27). Ele sabia que tinha vindo à Terra para servir ao próximo, e não para ser servido. Você acha estranho que o Mestre tenha servido às pessoas? Mestre e servo são antônimos. Você pode achar surpreendente que os maiores mestres sejam aqueles que servem.
Durante a vida mortal de Jesus, Ele serviu aos pobres. Ensinou o evangelho. Alimentou multidões de pessoas famintas. Lavou os pés dos Seus discípulos. Curou os enfermos e até fez reviver os mortos.
Jesus ensinou a importância do serviço. Quando Ele voltar à Terra, dirá aos justos: “Tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destesme de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” (Mateus 25:35–36).
Jesus disse que os justos não se lembrarão de terem feito quaisquer dessas coisas por Ele.
Quero ler mais uma escritura e quero que escutem procurando uma resposta. Quero que escutem a quem Cristo disse que servimos quando servimos aos outros. Quando ouvirem a resposta, fiquem de pé (ou escolha outra ação).
Leia Mateus 25:40 em voz alta: “Em verdade vos digo que quando o fizestes a
um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. Quando servimos uns aos outros, também estamos servindo ao Senhor.
Discuta com as crianças o que a escritura quer dizer. Então diga-lhes que hoje elas vão aprender mais sobre servir ao próximo.
Diga às crianças que você vestiu um avental para a Primária para que pudesse "servi-las". Mostre sua bandeja e explique que você tem vários itens  diferentes embaixo do pano que as ajudarão a aprender sobre serviço ao próximo.Na bandeja coloque várias referências de escrituras, gravuras de atos de serviço, cenários, perguntas ou citações de histórias. Você poderia colocar copos pequenos com referências das escrituras escritas do lado de fora, uma gravura de um ato de serviço em um prato, ou citações coladas em talheres. Caminhe pela sala convidando as crianças a escolherem um item da bandeja. Faça com que leiam a escritura, cenário, história, citação ou pergunta em voz alta. Faça com que a criança responda a pergunta ou compartilhe o que ela acha que significa ou peça que compartilhem o que aprenderam.Encerre dizendo às crianças “Vocês podem servir ao Senhor ao servir as pessoas ao seu redor. Assim como Cristo serviu àqueles próximos Dele, podemos olhar à nossa volta e servir ao nosso próximo. Não precisamos fazer algo grandioso para servir às pessoas. Um sorriso pode alegrar o coração de um amigo. Dizer uma palavra bondosa, ajudar um irmão ou irmã, obedecer aos pais - todas essa coisas são maneiras pelas quais podemos servir. Quando estamos dispostos a servir, tornamo-nos mais semelhantes a Cristo."

Músicas para 2014 (ainda não oficial)

Em tese, estas serão as canções para o ano que vem:

Janeiro: Ele enviou Seu Filho
Fevereiro: Vou cumprir o plano de Deus
Março: Assombro me causa
Abril: A Família é do Senhor
Maio: Canção de nossa escolha do Música Para crianças, Hinos ou revistas da Igreja
Junho: Canção de nossa escolha do Música Para crianças, Hinos ou revistas da Igreja
Julho: Batismo
Agosto: Eu buscarei cedo ao Senhor

Lembrando que não é oficial, que é tradução minha do esboço que uma irmã americana encontrou no site oficial em inglês da Igreja e que eu fiz a tradução correndo, porque estava na hora de ir pra aula, mas não me aguentei de ansiedade pra contar pra vocês!

No final do esboço haverá sugestões de como ensinar cada uma dessa canções. Iupiiii!! É minha parte favorita da Primária: cantar!

Tema da Primária para 2014!!!

Ainda não é oficial, mas uma irmã americana encontrou no site da Igreja o esboço para o ano que vem. Ela postou no face e eu fui conferir:
AS FAMÍLIAS SÃO ETERNAS!
O link não está mais funcionando, mas assim que eu conseguir confirmar postarei pra vocês!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Valorosos: Cartão para a Lição 35 do Primária 5

A versão original em inglês é do Sugardoodle.

Cliquem na Imagem para ampliar e salvar.

Tempo de Compartilhar da 1ª semana de setembro - vídeos, por que não?

Como bem lembrou Sofia, do Sofia Primary Ideas, há muitos vídeos sobre Jesus Cristo prestando serviço. Podemos encontra-los nos dvds da Igreja ou mesmo no youtube. Há vários no site oficial, porém a maioria deles ainda está em inglês.
Pergunte às crianças como eles se sentem vendo esses eventos  e por que Cristo servia às pessoas. Pergunte-lhes se podemos realizar milagres também. Desafie as crianças a, quando voltarem para casa, fazerem uma lista, juntamente com suas famílias, de 20 diferentes maneiras pelas quais Jesus serviu ao próximo. Se elas trouxerem a lista na semana que vem, poderiam ganhar uma surpresa!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Temas para 2014

Estamos no aguardo do anúncio do tema da Primária para 2014. Mana Flavinha já informou que o Tema da Mutal da ORM será Morôni 10:32, o que significa que em breve o da Primária também será anunciado. Minhas fontes dizem que será agora em setembro.
Assim que souber, postarei aqui no blog. Se vocês tiverem notícias, nos avisem, ok?

Tempo de Compartilhar: 1ª semana de setembro - Servir

Extraído e traduzido a partir de I Am A Child Of God, 52 Family Night Lessons, autoria de Kimiko Hammari
 
Jesus passou a vida servindo aos outros. Ele amava a todos, mesmo os excluídos. Um dia ele foi a uma pequena cidade e conheceu 10 leprosos. Esse homens tinham feridas por todo o corpo. Ninguém ajudava os leprosos porque tinham medo de pegar aquela terrível doença. Mas Jesus não os mandou embora. Quando os leprosos lhe pediram que os curasse, Ele o fez com amor. Jesus disse aos leprosos que fosse ver os sacerdotes. No caminho, eles foram curados. Mas somente um leproso voltou para agradecer.
Podemos aprender duas importantes lições dessa história. Primeiro, Jesus não mandou os leprosos embora. Mesmo que os outros tivessem medo deles, Jesus escutou seus problemas e os curou. Segundo, Jesus não esperava nada em retorno. Embora Ele tenha se desapontado com o fato de que somente um leproso retornara para agradecer, Ele provavelmente sabia antes de curá-los que apenas um leproso o agradeceria, Mas Ele os curou da mesma forma porque os amava e queria que fiassem bem. Jesus foi o perfeito exemplo de como amar e servir ao próximo.

Leia e discuta Mateus 5:16.
Sobre que luz Jesus está falando?
Como podemos deixar nossa luz brilhar?
O que podemos fazer para seguir o exemplo de Jesus e servir ao próximo?






Atividade
Como família, pensem em pelo menos 10 diferentes ideias para projetos de serviço que possam fazer juntos (vocês farão um desses projetos na semana que vem).

Desafio
Pense sobre alguém que você não conheça muito ou alguém com quem você não se dá muito bem. Encontre uma maneira de servir essa pessoa durante esta semana.

Canções
Eu andarei contigo (MC, nº 78)
Neste mundo (Hinos, nº 136)

Livro de Gravuras do Evangelho
Os Dez Leprosos (outra versão aqui)

Escrituras
Efésios 2:10
D&C 64:33


Tempo de Compartilhar da 1ª semana de setembro de 2013

Semana 1: Jesus Cristo nos ensinou a servir às outras pessoas.

O Mestre Serviu e atividade, na revista A Liahona de setembro de 2007, pág. A5

domingo, 25 de agosto de 2013

Valorosos: lição 35 do Primária 05 - história em quadrinhos para acompanhar



História em quadrinhos publicada pela Igreja na revista O AMIGO, de junho de 2009, pág. A6.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

I am a Child of God, a pedido.

A nossa leitora Daiane nos pediu, então aqui está a versão de Sou Um Filho de Deus em inglês.
Outras línguas? Que tal ver se não estão aqui?

I am a child of God,
And he has sent me here,
Has given me an earthly home
With parents kind and dear

I am a child of God,
And so my needs are great;
Help me to understand his words
Before it grows too late.

I am a child of God.
Rich blessings are in store;
If I but learn to do his will,
I'll live with him once more.
I am a child of God.
His promises are sure;
Celestial glory shall be mine
If I can but endure.
Refrão:
Lead me, guide me, walk beside me,
Help me find the way.
Teach me all that I must do
To live with him someday.

Vídeos de músicas da Primária

Recebemos um email que nos deixou bem animadas:

"Gostaria de informar que no youtube tem um canal com quase todas as músicas da Primária cantadas em português. Não é oficial, mas é feito com carinho até que a igreja um dia produza os vídeos de forma mais profissional."
O site do irmão Rey Fergon é www.youtube.com\reyfergon (clique aqui para visitar).

Obrigada pelos vídeos e por compartilhar conosco!

domingo, 18 de agosto de 2013

Tempo de Compartilhar: 3ª e 4ª semana de agosto - respostas à oração


Sugestão da Leah, que encontrei no So You Think You Can Learn. Para ver o original em inglês, clique aqui.

Mostre uma moeda de 25 centavos e pergunte quem gostaria de tê-la. Depois que todos levantarem as mãos, diga-lhes que eles podem ficar com ela, desde que não toquem em sua cabeça (coloque a moeda em sua cabeça). 
Depois de dar chance a algumas crianças, diga-lhes que você está surpresa que ninguém pensou em simplesmente pedi-la de você. Você ficaria feliz em ajudá-los se somente eles tivessem pedido.
Compare isso com o tempo de compartilhar das últimas semanas, nas quais eles têm aprendido como, onde e quando orar. NUNCA recebermos uma resposta a uma oração a menos que a peçamos..
Depois que pedirmos como saberemos que recebemos uma resposta?
Use as escrituras listadas no esboço para o tempo de compartilhar para ajudar as crianças a aprenderem algumas das respostas mais comuns a esta ótima pergunta. Creio que seria divertido se eles pudessem combinar a reposta com a escritura, mas tenha a resposta toda embaralhada no quadro. Tenha palavras embaralhadas para os valorosos e gravuras recortadas para os CTR. Também tenha tiras de papel com as escrituras para serem sorteadas e versões não misturadas para mostrar depois que eles tenham adivinhado o que a tira de papel ou gravura deveria mostrar.
Então, você vai chamar alguém à frente para sortear uma referência de escritura. Depois, olhem nas escrituras e leiam-na. Depois, descubram sobre qual palavra embaralhada ou gravura (que você colocou no quadro) a escritura está falando a respeito. Ao final, debatam sobre o que a escritura ensina.
De chances a todos de procurarem nas escrituras a respostas a suas questões, as quais ensinam uma das maneiras pelas quais as orações são respondidas: nas escrituras! Sei que demora um pouco, mesmo com os valorosos, esperar que eles olhem nas escrituras, mas isso lhes ensina uma habilidade e ferramenta de imenso valor, a qual eles precisarão usar durante toda a vida.
À medida que olharem e combinarem cada escritura, tire um momento para perguntar se alguém já teve uma oração respondida daquela maneira. Certifique-se de estar pronta para prestar seu próprio testemunho e amor à oração à medida que avançar no tempo de compartilhar. Eles sentirão seu amor e se lembrarão mesmo quando eles não se lembrarem de mais nada!
Tenham um tempo de compartilhar maravilhoso,
Leah

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Valorosos: Lição 33 do manual Primária 05 - história em quadrinhos

Eu gosto de imprimir as histórias das escrituras em formato de quadrinhos, que a Igreja publicou há alguns na O AMIGO, e colocar no mural da sala para as crianças lerem. Estas são as histórias relativas à lição 33, se alguém quiser usar.

O Amigo, fevereiro de 2009, pág. A6 (outro link)

O Amigo, março de 2009, pág. A6 (outro link)

O AMIGO, outubro de 2009, pág. A8 (outro link)