quinta-feira, 20 de março de 2014

Tempo de Compartilhar: 4ª semana de março

Desculpem a demora nas postagens. Tive minha conta no blogger bloqueada porque tentei acessar enquanto estava viajando e, pra piorar, meu pc de casa pifou. Volta hoje ou amanhã. No trabalho, não dá pra fazer muita coisa por razões óbvias, mas aqui vai uma sugestão para o TC deste domingo. A ideia vem da Sheena, do LDS Little Ideas.

Primeiro, a sugestão do esboço:

Semana 4: Posso mostrar respeito pelo Salvador sendo reverente.
Incentivar a compreensão (ver gravuras): Mostre gravuras de lugares sagrados, como o Jardim do Getsêmani, o sepulcro de Jesus, o Bosque Sagrado, um templo e uma capela. Ao mostrar cada gravura, pergunte: “Por que este lugar é sagrado ou especial? Como deveríamos nos comportar se estivéssemos lá?” Discutam sobre o que é reverência e como ações reverentes demonstram nosso amor e respeito pelo Salvador. Explique que, quando somos reverentes, podemos nos sentir próximos a Ele.
Incentivar a aplicação (pensar em exemplos): Escreva as palavras “Reverente” e “Irreverente” no quadro. Divida as crianças em vários grupos. Dê a cada grupo alguns pedaços de papel e peça às  crianças que escrevam nos papeizinhos coisas que demonstrem reverência ou que não demonstrem reverência na Igreja. Peça que cada grupo leia seus papéis, um de cada vez. Peça às crianças que cruzem os braços se o exemplo for de reverência ou que mexam os dedos se for de irreverência. Depois peça a um membro do grupo que coloque o papel abaixo da palavra correta no quadro.

Sugestão da Sheena, do Little LDS Ideas.

Mostre gravuras de diferentes lugares ou eventos, reverentes e outros em que você não precisa estar reverente. A medida que mostrar as gravuras, peça às crianças que cruzem os braços quando a gravura mostrar um lugar/situação em que devemos estar reverentes, e peça-lhes que se mexam quando a gravura mostrar um lugar/situação em que não temos de estar reverentes.
Exemplos: Igreja, Templo, Noite Familiar, evento esportivo, no quintal etc.
Mostre a gravura de um Templo ou Igreja novamente e pergunte: "Por que este lugar é sagrado ou especial?", "Como vocês se comportariam se estivessem lá?". Discuta o que é reverência e como ações reverentes demonstram nosso amor e respeito pelo Salvador. Explique que quando somos reverentes, podemos nos sentir mais próximos Dele.
 
Atividade com as minhocas
Tenha várias gravuras de minhocas (clique aqui) e no verso de cada uma escreva uma frase com um comportamento reverente ou irreverente.
Aqui estão alguns exemplos:
·  Você pensa sobre Jesus durante o Sacramento.
·  Você ergue a mão para falar durante a aula da Primária.
·  Você presta atenção durante a Primária e participa da aula.
· Você e seu amigo apostam corrida até a sala da Primária.
· Você grita durante o Tempo de Cantar para fazer os outros rirem.
· Sua professora lhe faz uma pergunta durante a aula. Você dá uma resposta boba que faz todas as outras crianças rirem.

Aqui estão algumas maneiras diferentes pelas quais você poderia brincar com as minhocas:
“Pescando minhocas”
Faça uma pequena vara de pescar e use como anzol um ímã amarrado em um barbante ou linha de pescar. recorte as Minhocas e coloque um clipe de papel em cada uma.
As crianças se revezam na "pescaria". Faça com que elas leiam as frases no verso das minhocas e decidam se algo reverente ou irreverente. Tenha dois recipientes com etiquetas de “Reverente” e “Irreverente”. Peça-lhes que separem as minhocas de acordo com suas respostas na jarra apropriada.

“Caçada aos vermes”
Espalhe minhocas por toda a Primária: nas paredes, embaixo das cadeiras etc. Diga às crianças que você derrubou as minhocas e agora as minhocas reverentes estão misturadas com as irreverentes!
Faça com que as crianças se revezem para procurar uma minhoca. Faça com que ela leia a frase no verso e então toda a Primária decide se ela é  reverente ou irreverente.Tenha dois recipientes com etiquetas de “Reverente” e “Irreverente”. Peça-lhes que separem as minhocas de acordo com suas respostas na jarra apropriada.

“Cavando minhocas"
Para esta atividade a Sheena pegou uma caixa e fez alguns buracos nela, com a ajuda de um copo. Depois ela cobriu a caixa com papel verde, e refez os buracos. Dentro deles, ela colocou copos descartáveis com uma minhoca em cada, e depois cobriu o buraco do copo com papel marrom, para parecer a terra. Ela até colocou algumas flores na caixa. As crianças se revezam para cavar, procurando a minhoca. Uma vez encontrada, lê-se a frase, e decide-se se é reverente ou não, colocando a minhoca no recipiente correto.
Clique aqui para ver a caixa da Sheena.

Nenhum comentário: