quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Atividades com base no Tema deste ano

Fevereiro: Vim para terra em uma família

· Almoço “Famílias ao redor do mundo”
Tenha 07 diferentes “estações” (mais ou menos dependendo de quantas crianças haja em sua Primária, claro), cada uma focando em uma área diferente do mundo que tenha aquela culinária. Alguns se sentam em mesas, outros se sentam no chão. Algumas famílias usam garfos, outras com palitos. Viemos à terra para sermos parte de uma família e a terra está repleta com famílias muito diferentes. Esta atividade usa o tempo para focar em unidade das famílias através do mundo e a importância de fazer refeições juntas.

· Festa do Sorvete da Ala “conhecendo você”
Nem todos têm um lar feliz e uma família com quem viver. Mas temos uma outra família que faria qualquer coisa para nos ajudar: a família da ala! Tenha representantes do Bispado, Sociedade de Socorro, Rapazes, Moças (e Primária!), sumo sacerdotes, Quórum de élderes etc. Venham! Deixe-os compartilhar algumas de suas responsabilidades e coisa que eles fazem ara ajudar as crianças da Primária. Certifique-se de que todos os adultos respondam uma importante questão: “por que você ama sua família da ala?”.


Março: Os membros da família têm responsabilidades importantes

· Festival de serviço familiar
Tenha barracas prontas para pais, mães, irmãs, irmãos, animais de estimação, tias... entendeu? Todos que sejam parte de uma família! Tenha cartazes em todas as barracas com atendentes adultos (ou moças/rapazes) que possam responder perguntas e dar uma pequena apresentação sobre o que eles fazem como membros de uma família. Você poderia ter pranchetas (estou pensando em cartolina com um pregador de roupa colado com cola quente) para as crianças fazerem anotações e colocarem seus cartazes e folders enquanto andam pelas barracas.

· Olimpíadas das Responsabilidades Familiares
Separe as crianças em grupos. Tenha brincadeiras ou jogos baseados em responsabilidades familiares e lanches saudáveis. Os jogos poderiam incluir corrida de casamento e cortador de grama do papai – correr de um lado pro outro na área do gramado e depois procurar por pequenas flores de papel dentro de um saco de lixo cheio de papel amarelo picado. Ou ainda corrida da mamãe (lavar louça) – tenha vários baldes com água e veja quantos pratos podem ser lavados e secos. Etc. Tente não criar muita competição, mas entregue medalhas para todos pela cooperação e trabalho em equipe.


Abril: Graças a Jesus Cristo, posso voltar a viver com o Pai Celestial

· Sou a Ressurreição e a Vida
Tenha diferentes pontos onde as crianças podem se vestir e encenar cenas da vida de Cristo. Músicas correspondentes podem ser cantadas em cada “estação” também. Você poderia filmar as crianças nas diferentes estações e reunirem-se para assistir suas habilidades de encenação e comer pipoca juntos. Por favor, não sei se há uma política na Igreja dizendo que não podemos filmar as crianças. Por favor, verifiquem.


Maio: O batismo e a Confirmação são ordenanças que abençoam a família

· Dia de atividade aquática
Dependendo do clima, tenha escorregadores, regadores de água etc. Debata a importância da água e seu significado relativo ao Batismo.

· Livros de Batismo
Faça com que as crianças montem livros para lembrá-los do dia do batismo.


Junho: A Fé, a oração, o arrependimento e o perdão fortalecem a mim e a minha família

· Atividades Físicas.
Divida salas em estações de exercícios. Uma sala poderia ser para “Arrependimento” (exercícios aeróbicos de Step). Outra sala poderia ser para “Perdão” (pequenos pesos, exercícios para os braços, barras). Sala da “oração constante” (pular corda por 10 minutos). Veja a correlação entre estas coisas nos fortalecendo e também as atividades físicas nos fortalecendo. Convide famílias para virem também. Faça bandanas para todos. Tenha uma sala sobre nutrição e o que colocamos para dentro de nossos corpos. Inclua a idéia de nutrir a alma através da fé, oração etc.


Julho: Eu fortalecerei minha família

· Programa do Jô
Arrume com caixas de papelão câmeras, iluminação, palco etc. Faça com que as crianças participem como Jô Soares e convidados no show. Faça o anfitrião fazer perguntas sobre fortalecer a família. Talvez você pudesse incluir dentre os convidados famílias das escrituras. Sinta-se a vontade para liberar perguntas da platéia. Tenha intervalos comerciais apresentando pelas crianças. Por exemplo: elas seguram uma caixa de band-aid, sorriem e dizem “Band-aids Amor curam nossa família!”.


Agosto: As bênçãos do Templo unem as famílias

· Viagem ao Templo

· Workshop de História da Família
Faça árvores genealógicas de artesanato, registros em diários. Convide a especialista de história da família da Ala etc.


Setembro: Os profetas ensinam-me como fortalecer minha família

· Mania de Conferência Geral
Tenha uma variedade de jogos de programas de TV baseados nos ensinamentos dos Profetas. Por exemplo: Jeopardy (Jogo da Velha) – categorias: “nome do apóstolo”, “família são para...”, “Fala-se com amor”. Outro jogo poderia ser “Pirâmide do Profeta”.
ps. Não conheço estes jogos. São baseados em programas americanos

· Os profetas Modernos são Número 01!!
Faça com que pessoas da Ala se vistam como Joseph Smith, Brigham Young, Pres. Hinckley etc., e compartilhem, como se fossem os profetas, citações sobre a importância da família e estórias de suas próprias vidas e famílias.


Outubro: “A Família: Proclamação ao Mundo” tem ensinamentos sobre a família

· Feira da Família
Sabemos, através da Proclamação que a família é essencial ao plano do Pai Celestial. Tenha jogos em estilo de feira onde a família seja o centro do jogo. Como dados, pregar felicidade na família, cabine da foto da família, encontre a família eterna no palheiro, pega maçãs (se não fosse por terem comido do fruto proibido não teríamos famílias! Etc.).


Novembro: Minha família e eu podemos servir ao próximo

· Saia e sirva!!
Convide famílias a participarem em um projeto de serviço


Fonte: sofia's primary ideas

Um comentário:

Regina Presença disse...

Socorro!
Vi a sugestão de uma atividade das crianças com a familia e não sei onde eu vi... tinha várias atividades que os pais fariam com os filhos, corrida de saco... a sugestão era que cada familia levasse seu lanche e a atividade seria para integrar as familias.
Por favor, sabem onde posso encontrar??
Se algume souber me diga.
beijos