segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Atividades culturais

"As atividades culturais dão aos participantes a oportunidade de desenvolver talentos e interesses. Promovem também a criatividade, a confiança, as comunicações e a cooperação. Podem incluir bailes, treinamento em dança e festivais de dança; treinamento musical, festivais de música e outros eventos musicais; produções teatrais e musicais; shows de talentos e festivais e oficinas de oratória."

(Manual de Instruções da Igreja, vol. 2, pág. 275)











* * *
A Flávia Lemos (desculpe a demora, querida) me pediu mais informações sobre o festival de música e dança, então vou explicar assim todas podem tirar dúvidas. Na nossa estaca fazemos anualmente os festivais de música e dança de todas as organizações. São eventos separados para cada organização (primária, ORM e MAS). O da primária acontece, normalmente, em junho ou julho e cada ano temos um tema diferente. Os festivais são as atividades de maior sucesso na estaca e falta lugar para quem quer assistir. Em 2007 tivemos que dividir o festival em 2 dias (4 alas por dia). Os festivais são ótimas oportunidades de trazermos pesquisadores também.

A organização do festival ocorre da seguinte maneira. O estaca dá as opções de tema e as alas votam. Isso é feito no ano anterior, ou seja, as alas já sabem com antecedência o tema do ano seguinte e têm tempo suficiente para se prepararem. Após a escolha do tema, é feito o sorteio com a ordem das apresentações.

As alas têm a responsabilidade de ensaiar as crianças e preparar o figurino. Cada ala tem, em média, 15 minutos de apresentação, senão fica cansativo. Nesses quinze minutos dá para apresentar 3 ou 4 músicas. Elas costumam dividir as músicas pela faixa etária das crianças, para que os menores tb tenham a oportunidade de apresentar.

A estaca tem a responsbilidade de organizar o uso do palco para os ensaios (montar uma agenda - que geralmente não respeitam, rs), providenciar a decoração do salão cultural e do palco, providenciar som, iluminação e filmagem (se for o caso). Além disso, a estaca assiste, pelo menos, um ensaio de cada ala para verificar se as músicas e o figurino estão nos padrões. Caso necessário, a estaca ajuda nos ensaios.

Bem, é assim que funciona na nossa estaca. Pelo menos com o festival da primária. Das outras organizações eu não sei, mas fica aí uma idéia.

3 comentários:

Flávia Lemos disse...

Obrigada Si pela dica, ajudou bastante!!! Vou aproveitar suas idéias em minha estaca.

Bjinhos

Flávia

Rejane disse...

oIIIIIIIII, AMEI SEU BLOG, SOU PRES. DAS MOÇAS DA ESTACA EM MINHA CIDADE MAIS AMEI SUA IDÉIA. GOSTARIA DE SABER ONDE FOI ESTA APRESENTAÇÃO QUE TEM AS FOTO DAS CRIANÇAS, POIS EU AMEI A DECORAÇÃO E QUERIA FAZER AQUI NO FESTIVAL DE MUSICA DOS JOVENS Q ACONTECE EM MAIO/2009. BEIJOS

Simone disse...

Oi Rejane! Obrigada! Essas fotos são de 2 festivais diferentes. Esta decoração de bandeiras foi de uma apresentação de danças típicas de países e foi feita por um grafiteiro e colada na parede. A outra foi da apresentação de décadas e eu aluguei a decoração. Sou de SP. Se quiser o local onde aluguei, eu te mando. Ah, por favor, se puder enviar fotos da sua decoração depois, nós publicaremos tb. Beijos!