quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Tempo de Compartilhar: 3º tópico de Novembro

Semana 3: Sou grato pelas bênçãos espirituais.
Sugestão do Esboço para o Tempo de Compartilhar:

Identificar a doutrina e incentivar a compreensão (ler as escrituras): Prepare um presente com uma gravura do Salvador e a seguinte referência de escritura dentro: Morôni 10:8–17.
Escreva no quadro, "Sou grato pelas bênçãos espirituais".
Explique-lhes que há muitas bênçãos espirituais que o Senhor pode nos dar; Ele nos dá
essas bênçãos pelo poder do Espírito Santo. Peça a uma criança que abra o presente e mostre o conteúdo. Peça às crianças que procurem a escritura e encontrem as bênçãos espirituais que o Senhor pode nos dar e as escreva no quadro. Discuta algumas das bênçãos e explique-lhes que devemos usá-las para ajudar outras pessoas.


Sugestões da Sofia em
Sofia's Primary Ideas:

1. Faça a demonstração clássica da luva e a mão.
A luva é nosso corpo. O espírito é nossa mão. A luva se move sem a mão? Nossos corpos estão vivos por causa de nossos espíritos! Semana passada falamos sobre bênçãos tenporais. Estas, com frequencia, estão relacionadas a nossos corpos e nossa vida terrena.
Segure a luva e faça com que as crianças citem 5 bênçãos, uma para dedo.
Nesta semana, falaremos sobre bênçãos espirituais.
Após uma breve lição, faça com que as crianças desenhem o traçado de suas mãos em um papel e escrevam ou desenhem algumas bênçãos espirituais também.

2. Algumas perguntas que poderiam ser feitas às crianças:
- Se você é um membro fiel da Igreja, ao menos quantos dons espirituais o Pai Celestial te deu? (ao menos 1, mas com frequência são mais)
- Quais são alguns dons do espírito? 1 Coríntios 12:1-12 ou Morôni 10:8-18.
- Como nossa bênção Patriarcal nos ajuda a entender as bênçãos espirituais?
- Como podemos buscar bênçãos espirituais? D&C 46:7, 9 , 30-33
- Quantas bênçãos espirituais a Regra de Fé nº 7 menciona?

3. No discurso "Spiritual Gifts" do Elder Oaks (Ensign Set. 1986), ele menciona que nem todos recebemos os mesmos dons. Você poderia pedir que as crianças de cabelo castanho fiquem de pé. Depois, as crianças de olhos azuis, as meninas etc.
Somos todos diferentes e recebemos corpos diferentes. É a mesma coisa com nossos espíritos. Nossos espíritos são diferentes uns dos outros e todos temos diferentes dons espirituais! (D&C 46:11)

4. Convide uma criança a via à frente. Pergunte se já viu seu próprio coração. Como sabem se seus corações estão mesmo aí dentro se nunca o viram? Não vemos nossos espíritos,mas sabemos que nossos
espíritos são reais. É o mesmo com nossos dons espirituais. Não os vemos com frequência, mas os sentimos e temos ciência deles.
Escolha 3-4 diferentes histórias, todas sobre diferentes dons espirituais para as crianças apresentarem e ouvirem. Divida a classe em 3-4 grupos. Faça com que contem a estória, e não necessariamente a leiam. As crianças poderiam usar alguns adornos ou vestimentas para encenar uma parte na estória. Cada estória deve durar aproximadamente 2-3 minutos.
Algumas ótimas estórias:
O dom da tradução- Joseph Smith traduz o Livro de Mórmon
O dom da sabedoria - Salomão e a estória das duas mulheres alegando serem a mãe de um bebê
O dom de acreditar no testemunho de outros- Néfi acreditou em seu pai Leí e orou para saber a verdade. Ele acabou tendo sua própria visão da Árvore da Vida.
Sentimos os dons do espírito e os recebemos através do dom do Espírito Santo. Somos gratos por bênçãos espirituais!

ps. Sophia também sugeriu duas outras estórias, sobre o dom da fé e de línguas, mas ambas não foram traduzidas para o português.
O dom das línguas - The Lord Took Over (um missionário é capaz de ensinar o evangelho, mesmo não conhecendo a língua)
O dom da fé - The Miracle of the Brick Kiln

Nenhum comentário: