domingo, 24 de novembro de 2013

Tempo de Compartilhar: 4º tópico de novembro

Essas vem do Sofia's Primary Ideas. Coloquei ao final da postagem gravuras para ajudar quem quiser usar alguma destas sugestões. Amanhã posto o restante.

 
*Escolha 10 crianças para interpretar a história dos 10 leprosos. Entregue-lhes um band-aid para cada um colocar no rosto. Tenha em mãos uma gravura de Jesus. Quando eles estiverem curados, eles poderão retirar o band-aid e gritar, reverentemente, de alegria. Designe uma das 10 crianças para ser aquele que voltará para agradecer.
Leia Lucas 17:11-19.
Presidente Monson disse : Por meio de intervenção divina, aqueles leprosos foram poupados de uma morte lenta e cruel,recebendo nova oportunidade de vida. A gratidão que um deles expressou conquistou a bênção do Mestre; a ingratidão dos outros nove deixou-O desapontado. Meus irmãos e irmãs, será que nos lembramos de agradecer pelas bênçãos que recebemos? Uma expressão sincera de agradecimento não apenas nos ajuda a reconhecer nossas bênçãos, mas também abre as portas do céu e nos ajuda a sentir o amor de Deus. (A Liahona, novembro de 2010, O Divino Dom da Gratidão, pág. 87)
Entregue pequenos band-aids de papel para as crianças (podem ser apenas tiras de papel) para que elas escrevam/desenhem coisas pelas quais elas são gratas. Tenha 09 copos para representar os 09 leprosos que não disseram Obrigado!
Podemos ser mais gratos do que eles foram e demonstrar ao Pai Celestial o quanto somos gratos por todas as bênçãos que Ele tem nos dado. Vejamos se conseguimos encher estes 09 copos!!
 



*Quando for hora do Tempo de Compartilhar, saia da sala e diga às crianças que observem como você vai voltar. Ao entrar novamente, caminhe de forma bem exagerada, como se você fosse a coisa mais especial da Terra.
Como vocês descreveriam minha forma de caminhar? Um pouco orgulhosa, com arrogância talvez? Presidente Gordon B. Hinckley disse: “Quando a pessoa é grata, não se porta com arrogância, presunção nem egoísmo. Ela tem um espírito de gratidão que lhe é típico. Esse espírito abençoará a vida de cada um” (citado no mesmo discursoA Liahona, novembro de 2010, O Divino Dom da Gratidão, pág. 87)
Como caminhamos “com o espírito de gratidão"? Damos graças ao Pai Celestial por todas as nossas bênçãos e os fazemos com muita frequência! Tenha a gravura de 12 pegadas diferentes, grudadas no chão, e nelas esteja escrito nomes de lugares nos quais podemos caminhar com gratidão (lar, escola, lojas, Igreja, parques, férias, jardins, Templo, Noite Familiar, casa de amigos, biblioteca etc.). Traga dois dados e deixe as crianças rolarem-no e caminharem tantos passos quanto o numero que tirarem nos dados. Uma vez que estejam em cima de uma das pegadas, elas deverão citar uma benção pela qual são gratas ao Pai Celestial. Por exemplo, se estiverem sobre a pegada Escola, elas poderiam dizer “sou grata pela segurança e bons professores”. Ou Noite Familiar: “Sou grato por podermos compartilhar testemunhos juntos como uma família."


* Presidente Joseph F. Smith disse “O homem grato vê no mundo muitas coisas pelas quais deveria agradecer, e para ele o bem supera o mal. O amor derrota a inveja, e a luz expulsa as trevas de sua vida”.  E continuou: “O orgulho destrói nossa gratidão e a substitui pelo egoísmo. Somos muito mais felizes na presença de uma alma grata e amorosa, e devemos ser muito cuidadosos ao cultivar, por meio de uma vida fervorosa, um espírito de gratidão para com Deus e para com o homem!” (citado no mesmo discurso A Liahona, novembro de 2010, O Divino Dom da Gratidão, pág. 88)
Traga para a classe um grande par de óculos. Faça com que as crianças venham à frente, coloquem os óculos e procurem por coisas pelas quais elas podem ser gratas. Esconda itens pela sala que representem bênçãos que o Pai Celestial nos tem dado.
Não precisamos realmente de grandes óculos para ver nossas bênçãos, precisamos? Apenas precisamos ter corações gratos e deixar o Pai Celestial saber o quanto somos gratos por tudo o que Ele faz por nós!

 

* Faça com que as crianças procurem por escrituras sobre como Jesus demonstrou gratidão ao Pai Celestial. (todos os exemplos foram retirados de um discurso maravilhoso do Élder Hales, encontrado aqui, em inglês. Ensign maio de 1992)
Dando graças antes do Sacramento: I Coríntios 11:23-24 e Marcos 14:23
A estória de Lázaro, agradecendo ao Pai Celestial por ouvir sua prece: João 11:33-41
Os pães e os peixes – graças pelos milagres: João 6:5-14
Graças pelo Espírito Santo: 3 Néfi 19:20-21

Tenha gravuras que representem cada estória.

Jesus era uma pessoa grata? Nós deveríamos ser gratos também?
Leia Alma 34:38:
Que não mais luteis contra o Espírito Santo, mas que o recebais e tomeis sobre vós o nome de Cristo; que vos humilheis até o pó e adorei a Deus em qualquer lugar em que estejais, em espírito e em verdade; que vivais rendendo graças diariamente pelas muitas misericórdias e bênçãos que ele vos concede.
É nos ordenado que vivamos rendendo graças diariamente!!
Se possível, entregue a cada criança um copo de plástico e uma sacola Ziploc de pequenos pom-poms. Convide-os a encher seus copos toda noite com pom poms. Para fazer isso, eles devem citar algo com que o Pai Celestial o abençoou naquele dia!

2 comentários:

Unknown disse...

O que seria do nosso tempo de compartilhar, se não fosse essas idéias compartilhadas, obrigada.

Dani Queiroz de Souza disse...

Obrigada por sua visita, Domilene! Ficamos felizes em poder ajudar de alguma forma. Um abraço!