quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Treinamento sobre ensino de crianças com necessidades especiais

CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará” (Deuteronômio 31:6)

Como discípulos de Jesus Cristo, devemos responder com compaixão. Devemos nos esforçar para ver os dons únicos de cada um.
Deficiências trazem desafios mas podem trazer crescimento se buscarmos conforto e orientação do Senhor. Dificuldade na linguagem, comportamento, comunicação, habilidade social. Variam muito em sua habilidade de entender e participar, mesmo com problemas de se expressar eles sentem o que outros sentem por eles.

COMO AJUDAR
- Seja consistente e previsível, ele pode testar para ver até onde você permite.
- Antes de falar com ele, chame pelo nome, faça contato visual e dê instruções simples e diretas. - Elogie quando faz coisas certas.
- Ignore pequenas interrupções.
- Sempre faça interações, pois não pode se esperar que eles mantenham a atenção por muito tempo.
- Não espere muita mudança rapidamente, paciência e consistência eventualmente trarão progresso.
- Diminua distrações.
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO - O QUE FAZER:
Ore pelo espírito.
Arranje tempo para falar em particular com a criança sobre o que é esperado dela.
Se a criança interromper a classe fale com calma. Ira, sarcasmo, ameaças e punições não ajudam.
Seja simpático, por favor.
Reconheça esforços de melhora.
Pode-se separar a cadeira de quem ta conversando por uns 2 minutos e deixe a criança observando enquanto você elogia o comportamento dos outros.Depois ela volta quando estiver comportada.
Se uma criança perturbar demais, um membro do bispado fica com ela em uma sala separada, deve ser um momento de silencio e não se fala mais no que ela fez assim que regressar, quando estiver quieta deve ser elogiada pela professora.

“ Tendes enfermos entre vós? Trazei-os aqui. Há entre vós coxos ou cegos ou aleijados ou mutilados ou leprosos ou atrofiados ou surdos ou pessoas que estejam aflitas de algum modo? Trazei-os aqui e eu os curarei, porque minhas entranhas estão cheias de misericórdia”. (3Nefi 17:7)

AUTISMO
Autismo não é causado por má educação dos pais.
Dificuldade em 3 áreas:

1 – Comunicação
repete frases fora do contexto
não respondem
rir ou chorar sem razão
não seguem muitas instruções

2 – Interações Social
não falam sobre sentimentos
preferem ficar sozinhos
dificuldade em contato visual
sem senso de perigo

3 – Comportamento
dificuldade com mudanças, preferem rotinas conhecidas
irritam com barulhos ou muita coisa ao mesmo tempo
gostam de brincar com objetos
interesse em assuntos particulares, filmes, dinossauros, desenhos
DICAS
1 Comunicação
prepare ambiente quieto
instruções simples
rotina
use desenhos
use objetos
seja flexível

2 Interação Social
descubra o que ele faz bem
procure atividades apropriadas
um colega pode ajuda-lo quando necessário

3 Comportamento
estabeleça regras, crie boa atmosfera, estabeleça planos
Não responda com raiva
Lembre-se que aquela criança é amada pelo Pai Celestial.
COMO AJUDAR: Converse com líderes e os pais

Adaptar lições:
- Use diferentes métodos de comunicação
- Cante uma musica referente a lição
- Ajuste a dificuldade da tarefa
- Faça perguntas que todos possam responder
- Simplifique
- Use música para acalmar
TRATE A PESSOA COMO INTELIGENTE. ELE(A) É INTELIGENTE.

ENQUANTO É IMPORTANTE ENTENDER AS LIMITAÇÕES DO ALUNO É MELHOR FOCAR NAS HABILIDADES DO MESMO.
Um dia ruim não significa que não tem conserto
E um dia bom não significa que os problemas acabaram..

“NÃO EXISTE DISCIPLINA EM TODO MUNDO COMO A DISCIPLINA DO AMOR. ELA TEM UMA MAGIA PRÓPRIA.”
Profeta Gordon B. Hinckley
enviada por: Genilce dos Santos (SP)

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