sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Noite Familiar usando o Tempo de Compartilhar - 4º Tópico de fevereiro (outra idéia)

Lembrei-me desta Noite Familiar a respeito da criação e fui atrás pra postar aqui no grupo. Ela é bem bacana porque é fácil para crianças mais jovens e bem ilustrada. Serve tanto para o ensino em casa como na aulas, principalmente neste próximo domingo.

Eu a encontrei no site lds. about.com, onde tem muuuuita coisa bacana.

Espero que ajude.

"A CRIAÇÃO"

Material necessário:
Tesoura
Cola
Bolas de algodão
Lápis de cor ou giz de cera
Papel branco
Lápis
Folhas, grama, sementes

Imprima:
Números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Nuvens
Plantas
Sol, Lua, Estrelas
Peixes, Aves
Animais
Gravuras relativas ao domingo

(uma opção seria pedir às crianças que desenhem as figuras)

Lição
Inicie explicando que Jesus Cristo criou a terra sob a direção do Pai Celestial. Explique o significado dessa afirmação usando o exemplo abaixo:

Mamãe quer que Liza faça um bolo. Mamãe diz a Liza para colocar 3 xícaras de farinha na tigela. Liza coloca 3 xícaras de farinha na tigela. Mamãe diz a Liza para adicionar 2 ovos. Liza adiciona 2 ovos. mamãe continua a dar instruções e Liza as segue até que o bolo esteja pronto. Liza fez o bolo sob a direção de mamãe.
Explique que a criação da terra está registrada em Gênesis e coloque o número 1 na sua frente ou no quadro. Leia e debata Gênesis 1:1-5. Permita que as crianças pintem metade no número 1 com um lápis ou giz de cera preto para representar a escuridão.
Mostre o número 2. Leia e discuta Gênesis 1:6-8. Faça com que as crianças pintem o número 2 de azul. Depois faça com que colem bolas de algodão nas nuvens para deixá-las fofinhas. Cole nuvens no seu número 2.
Mostre o número 3. Leia e discuta Gênesis 1:9-13. Faça com que as crianças pintem o número 3 de verde e depois colem plantas, grama, folhas e pequenas sementes no número.
Mostre o número 4. Leia e discuta Gênesis 1:14-19. Faça com que as crianças pintem metade do número 4 de azul celeste e a outra metade de preto, para a noite. Pinte a lua de amarelo. Faça com que colem o sol, estrelas e a lua no número 4.
Mostre o número 5. Leia e discuta Gênesis 1:20-23. Faça com que as crianças pintem a parte superior do número 5 de azul celeste e a parte inferior de verde escuro. Cole os peixes e aves no lugares apropriados.
Mostre o número 6. Leia e discuta Gênesis 1:24-31. Faça com que as crianças pintem o número 6 de verde. Cole os animais. Faça com que as crianças desenhem Adão e Eva em um papel separado. Cole-os no topo do número 6.
Mostre o número 7. Leia e discuta Gênesis 2:1-3. Faça com que as crianças pintem o número 7 da cor que desejarem e colem as figuras relativas ao domingo nele.
Coloque os números na ordem que desejar e faça com que as crianças revisem a história da criação várias vezes durante a semana. Uma maneira fácil de dispor os números é fazer um furo no topo de cada número e pendure-os a partir de um cabide usando cordão ou um laço.

Nenhum comentário: