terça-feira, 16 de junho de 2009

Tempo de Compartilhar - 3º Tópico de junho

Nossa amiga Gê (Estaca Castelo, Campinas/SP) nos enviou uma sugestão para este domingo. Obrigada, Gê!!

"A fé, a oração, o arrependimento e o perdão fortalecem a mim e a minha família"
Semana 3: O arrependimento ajuda-me a voltar à presença do Pai Celestial

1. Peça a uma criança da classe dos Valorosos que fale a quarta regra de fé. Ensine as crianças que o arrependimento faz parte do processo de nos tornarmos membros da Igreja. No entanto, ele é necessário por toda vida. Escreva em tiras de papel (ou na lousa) o 4 passos para o arrependimento completo.
SENTIR-SE TRISTE
PEDIR PERDÃO (à pessoa a quem magoamos ou ofendemos e ao Pai Celestial)
CONSERTAR O ERRO (explique como podemos consertar o erro)
NÃO REPETIR O ERRO

2. Explique às crianças que, quando nos arrependemos de verdade, o Senhor nos perdoa e NÓS NOS TORNAMOS LIVRES.

Atividade: Imprima as situações a seguir e cole cada uma no verso de uma borboleta (no final do documento). Coloque as borboletas dentro de uma caixa ou pote transparente. Explique às crianças que, quando cometemos erros e não nos arrependemos ficamos como borboletas presas que não podem voar livremente, embelezar a natureza e atingir todo o seu potencial. Elas ficam batendo as asas nas paredes e se machucam aos poucos. A seguir, dê oportunidade a cada criança para que pegue uma borboleta da caixa, leia a situação descrita e diga o que precisa fazer para se tornar livre (as borboletas podem ser coladas nas paredes da sala ou na lousa)

1. Liza queria brincar com a boneca nova da amiga. Sua amiga não deixou. Liza pegou a boneca escondida e levou-a para casa. Como Liza pode libertar a borboleta?
2. A professora da Primária pediu a Rebeca que cantasse os hinos. Rebeca ficou todo tempo conversando e se balançando na cadeira. Como Rebeca pode libertar a borboleta?
3.Um amigo perguntou a Roberto qual Igreja ele costumava ir. Roberto ficou com medo que seu amigo caçoasse dele e logo mudou de assunto. Como Roberto pode libertar a borboleta?
4. Samuel foi derrubado por seu amigo da escola e machuco os cotovelos. Seu amigo o ajudou a levantar e pediu desculpas. Samuel não quer mais falar com ele. Como Samuel pode libertar a borboleta?
5.Roger sabe de algumas coisas erradas que seu amigo Marcos da Primária fez durante a semana. No domingo, contou isso para várias outras crianças. Como Roger pode libertar a borboleta?
6.A mãe de Adriana pediu-lhe que arrumasse a cozinha antes de assistir seu desenho favorito na TV. Quanto a mãe chegou, encontrou a cozinha suja e Adriana brincando. Como Adriana pode libertar a borboleta?
7.Ricardo foi até o bazar comprar linha para a mãe. Queria as balas que estavam no balcão mas não tinha dinheiro para pagar. Enquanto o atendente se virou para pegar a linha, Ricardo pos uma bala no bolso. Como Ricardo pode libertar a borboleta?
8.Amanda sabe que não devemos tomar café. Mas quando sua amiga lhe ofereceu, ela bebeu um gole só para experimentar o sabor. Como Amanda pode libertar a borboleta?
9.Maurício foi jogar bola com os amigos no parque. Todos sabem que não devem correr sobre a grama, mas Maurício chamou os amigos para jogar lá porque as quadras estavam ocupadas. Como Maurício pode libertar a borboleta?
10.Angela viu que a professora estava sobrecarregada com os materiais da aula ao chegar na escola. Pensou em ajudá-la, mas estava ansiosa para mostrar o tênis novo a suas colegas. Como Ângela pode libertar a borboleta?
11.Rita caiu e machucou os joelhos. Sem pensar, disse um palavrão muito mal-educado. Como Rita pode libertar a borboleta?
12.Paulo sabe que precisa olhar seu irmão menor enquanto a mãe lava as roupas. Ontem deixou-o sozinho e ele caiu batendo a cabeça ao pisar na água. Como Paulo pode libertar a borboleta?
13.André queria mostrar aos amigos como seu chute é forte. Chutou tão alto que a bola quebrou a vidraça da casa vizinha. Como André pode libertar a borboleta?
14.Marcelo usou parte do dinheiro do dízimo para completar o que estava faltando para comprar um jogo novo. Como Marcelo pode libertar a borboleta?
15.Júnior ficou vendo TV até tarde no sábado ao invés de Preparar sua roupa e bolsa para o domingo. Por causa Disso, toda sua família chegou atrasada na Igreja. Como Júnior pode libertar a borboleta?
16.Tiago respondeu de modo mal-educado a seu pai quando este lhe pediu que o ajudasse a arrumar a garagem. Como Tiago pode libertar a borboleta?
17.Emerson fica brincando até tarde e quando chega a hora de ler as escrituras está muito cansado. Como Emerson pode libertar a borboleta?
18.Ana comeu todo o restante do bolo que a mãe fez não deixando nada para seu irmão que havia saído. Como Ana pode libertar a borboleta?
19.Gustavo não estudou o suficiente para a prova e escreveu parte da matéria em pequenas tiras de papel que levou escondidas para a sala de aula. Como Gustavo pode libertar a borboleta?
20.Cláudia derrubou o suco sobre a toalha limpa da mesa. Como medo da repreensão da mãe, mentiu dizendo que havia sido sua irmã menor. Como Cláudia pode libertar a borboleta?
21.Antônio sempre sai da classe empurrando seus colegas para chegar ao pátio em primeiro lugar. Como Antônio pode libertar a borboleta?
22.Joana não gosta de partilhar suas coisas com a irmã. Como Joana pode libertar a borboleta?

Clique na imagem para ampliá-la.


2 comentários:

Anônimo disse...

Dani!!

Super obrigada! Usei ontem para o Tempo de Compartilhar com os maiores... FOI O MAIOR SUCESSO!! As crianças participaram muito bem, empolgadas... No final me perguntaram: "quando vai ter uma aula como essa novamente?" Muito, mas muito obrigada. Um beijo bem fofo e com gosto de chocolate.
Carol Kittler Reffatti = Porto Alegre

Dani Queiroz de Souza disse...

Que bom que deu certo, Carol. Não era minha vez de dar o TC então fiquei só na vontade. risos.
bjs!