sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tempo de Compartilhar - 1º Tópico de Fevereiro

Peça às crianças que segurem tiras de papel que identifiquem eventos da vida de Adão e Eva, tais como "viveram no "Jardim do Éden", "foram casados", "comeram do fruto proibido", "tiveram filhos", e "ensinaram o Evangelho".
Faça com que as crianças com as tiras fiquem de pé em uma ordem aleatória. Conte a estória de Adão e Eva como narrada no verso da gravura 101 do pacote de gravuras do Evangelho e a partir das Escrituras.
Peça ao resto da crianças que digam aos que estão em pé onde ficar de modo que os eventos fiquem na ordem correta.
Enfatize que Adão e Eva foram casados e se tornaram uma família. Convide uma criança para recontar a estória brevemente usando as tiras de papel como um roteiro.
Cante: uma família feliz e convide as crianças a usarem os nomes dos membros de sua própria família no segundo verso.
Preste testemunho da importância das famílias.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Treinamento sobre ensino de crianças com necessidades especiais

CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

“Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará” (Deuteronômio 31:6)

Como discípulos de Jesus Cristo, devemos responder com compaixão. Devemos nos esforçar para ver os dons únicos de cada um.
Deficiências trazem desafios mas podem trazer crescimento se buscarmos conforto e orientação do Senhor. Dificuldade na linguagem, comportamento, comunicação, habilidade social. Variam muito em sua habilidade de entender e participar, mesmo com problemas de se expressar eles sentem o que outros sentem por eles.

COMO AJUDAR
- Seja consistente e previsível, ele pode testar para ver até onde você permite.
- Antes de falar com ele, chame pelo nome, faça contato visual e dê instruções simples e diretas. - Elogie quando faz coisas certas.
- Ignore pequenas interrupções.
- Sempre faça interações, pois não pode se esperar que eles mantenham a atenção por muito tempo.
- Não espere muita mudança rapidamente, paciência e consistência eventualmente trarão progresso.
- Diminua distrações.
PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO - O QUE FAZER:
Ore pelo espírito.
Arranje tempo para falar em particular com a criança sobre o que é esperado dela.
Se a criança interromper a classe fale com calma. Ira, sarcasmo, ameaças e punições não ajudam.
Seja simpático, por favor.
Reconheça esforços de melhora.
Pode-se separar a cadeira de quem ta conversando por uns 2 minutos e deixe a criança observando enquanto você elogia o comportamento dos outros.Depois ela volta quando estiver comportada.
Se uma criança perturbar demais, um membro do bispado fica com ela em uma sala separada, deve ser um momento de silencio e não se fala mais no que ela fez assim que regressar, quando estiver quieta deve ser elogiada pela professora.

“ Tendes enfermos entre vós? Trazei-os aqui. Há entre vós coxos ou cegos ou aleijados ou mutilados ou leprosos ou atrofiados ou surdos ou pessoas que estejam aflitas de algum modo? Trazei-os aqui e eu os curarei, porque minhas entranhas estão cheias de misericórdia”. (3Nefi 17:7)

AUTISMO
Autismo não é causado por má educação dos pais.
Dificuldade em 3 áreas:

1 – Comunicação
repete frases fora do contexto
não respondem
rir ou chorar sem razão
não seguem muitas instruções

2 – Interações Social
não falam sobre sentimentos
preferem ficar sozinhos
dificuldade em contato visual
sem senso de perigo

3 – Comportamento
dificuldade com mudanças, preferem rotinas conhecidas
irritam com barulhos ou muita coisa ao mesmo tempo
gostam de brincar com objetos
interesse em assuntos particulares, filmes, dinossauros, desenhos
DICAS
1 Comunicação
prepare ambiente quieto
instruções simples
rotina
use desenhos
use objetos
seja flexível

2 Interação Social
descubra o que ele faz bem
procure atividades apropriadas
um colega pode ajuda-lo quando necessário

3 Comportamento
estabeleça regras, crie boa atmosfera, estabeleça planos
Não responda com raiva
Lembre-se que aquela criança é amada pelo Pai Celestial.
COMO AJUDAR: Converse com líderes e os pais

Adaptar lições:
- Use diferentes métodos de comunicação
- Cante uma musica referente a lição
- Ajuste a dificuldade da tarefa
- Faça perguntas que todos possam responder
- Simplifique
- Use música para acalmar
TRATE A PESSOA COMO INTELIGENTE. ELE(A) É INTELIGENTE.

ENQUANTO É IMPORTANTE ENTENDER AS LIMITAÇÕES DO ALUNO É MELHOR FOCAR NAS HABILIDADES DO MESMO.
Um dia ruim não significa que não tem conserto
E um dia bom não significa que os problemas acabaram..

“NÃO EXISTE DISCIPLINA EM TODO MUNDO COMO A DISCIPLINA DO AMOR. ELA TEM UMA MAGIA PRÓPRIA.”
Profeta Gordon B. Hinckley
enviada por: Genilce dos Santos (SP)

Mais dicas da Carol Reffatti - Tempo de Música

Para ensinar hinos novos:
- Uma vez tinha que ensinar um hino novo, então tive a idéia de procurar uma gravura que mostrava algo relacionado ao hino (na ocasião era um sobre história da família). Ampliei a figura que achei, colei numa cartolina e recortei, como se fosse um quebra-cabeça, em quatro partes, porque o hino tinha quatro estrofes.
Em cada pedaço, na parte de trás, escrevi uma estrofe do hino. Na hora da musica, expliquei para eles que atrás de cada estrofe, havia um pedaço de uma figura e que se eles cantassem direitinho e aprendessem cada uma delas, a medida que fossem cantando, eu ia montando o quebra-cabeças no quadro negro, até que chegamos na ultima estrofe e eles viram que figura era!! Eles amaram demais e se esforçaram ao máximo para aprender direitinho cada estrofe e ver que figura ia compor... Muito legal.


Para ensinar novos hinos ou repassar outros
- Outra vez, criei uma figura de pizza enorme, com vários pedaços. Recortei cada pedaço da pizza e em cima de cada um escrevi: TODOS JUNTOS, TODOS COM CABELO LISO, TODOS COM CABELO ENCARACOLADO, TODAS AS MENINAS, TODOS OS MENINOS, SÓ AS LÍDERES... e etc... Entao, durante o Tempo da Musica, nós montávamos a pizza, cantando o hino varias vezes, mas somente as pessoas que tinham aquelas características escritas naquele pedaço... Era uma diversão só... Eles nunca viam a hora de completarmos a pizza inteira!!


Motivação para cantar bem durante a Primária- Copiamos uma figura de maquina de lavar e de varias roupinhas, em formato pequeno. Colorimos, recortamos cada uma delas e arrumamos uma cordinha. A atividade era que, durante todo o horário da Primaria, não só no tempo da musica, eles deviam cantar bem. Cada hino bem cantado, uma criança vinha e tirava de dentro da maquina de lavar uma roupinha e podia estende-la no varal. Atrás da figura da maquina colamos um plástico e dentro ficavam as roupinhas. O varal era a cordinha, que colamos no quadro... Tambem foi uma sensação!! Só procurem não levar todos os domingos, mas de vez em quando, senão perde a graça. As crianças amam demais e cantam muito bem!


Enviada por: Carol Reffatti (Porto Alegre/RS)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

06 maneiras de tornar sua aula mais interessante


Encontrei este material no site do Sugardoodle, já traduzido pela Michele Yamaguchi de Araujo, da Ala Giovanni Gronchi. Espero que gostem. Cliquem aqui para ter acesso ao documento.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Tempo de Compartilhar - 4º tópico de janeiro




Aqui vai uma lembrancinha para o Tempo de Compartilhar deste próximo domingo. A idéia foi postada originalmente como "Show your family you love them" no site sugardoodle e é de L. Janae Campbell.

Uma pausa

Pessoal, esses dias vou dar uma paradinha com as postagens porque vocês já estão com bastante material para fevereiro. Se eu encontrar materiais para as aulas de fevereiro e/ou noite familiar, eu volto aqui mas, a princípio, vou descansar um pouquinho para, em breve, começar a pesquisar o mês de março para vocês. Nesse meio tempo, se tivererm idéias e quiserem enviar, fiquem à vontade. Se, por acaso, cair alguma coisa interessante nas minhas mãos, eu volto também. Podem continuar mandado e-mails também.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Novidade: Hinos

Recebemos da Sister Toledo, da missão Salvador, novas versões dos hinos de 2009: Minha Família Eterna e A Família é do Senhor. Os hinos estão aqui do lado direito (em cima do esboço). Cliquem lá para download e procurem pelo "nome do hino+versão2". Deixamos, então, mais uma opção para vocês e nosso agradecimento à Sister Toledo e, novamente, à Flávia Lemos, que enviou a primeira versão que já está nos ajudando. O que seria de nós sem vocês???

Valorosos 10 e 11

No treinamento que eu dei em outubro/2008, entreguei uma cópia para cada ala dessa matéria para que fosse entregue aos meninos que fariam a preparação para o sacerdócio no mês de novembro. Estou compartilhando, pois talvez vocês possam aproveitar alguma coisa também na preparação do tempo de compartilhar do dia 15/02.


Fonte: Liahona (data desconhecida)

Novidade: busca por assunto

Do lado direito, lá embaixo está uma opção de busca por assunto. Clique no assunto e todas as postagem aparecerão.

Jogo para noite familiar

Fonte: Imagem tirada de alguma Liahona que não
tenho a referência, pois estava em meus arquivos.
Se alguém souber e puder enviar, agradecemos.

***** Atualização em junho de 2018 *****
A imagem foi originalmente publicada na revista Friend, edição de maio de 2002.

Ata para noite familiar

Para quem não conhece, no site oficial tem um recurso para preencher uma ata de noite familiar super legal. Para ver, clique aqui.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O sacerdócio abençoa minha família

Tempo de Compartilhar - 3ª semana de fevereiro/2009
Fonte: desconhecida

Dica da Carol Reffatti

"Em um domingo nós bolamos uma atividade para o Tempo da Musica, no Tempo de Compartilhar, que era assim: Nós ensinamos uma música nova. Levamos um bolo de chocolate para a sala e ingredientes para fazer a cobertura do bolo. Cada vez que eles cantavam direitinho, acrescentávamos mais um ingrediente para a cobertura do bolo na panela. Ao final, como todos cantaram bem e participaram, levamos a panela lá pra cozinha (enquanto o restante do Tempo de Compartilhar seguia), cozinhamos e servimos por cima do bolo. No final do Tempo de Compartilhar todas as crianças ganharam um pedaço do bolo que "ajudaram" a fazer...As crianças amaram... foi muito especial."
Enviada por: Carol Reffatti (Porto Alegre/RS)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Estrada para um testemunho

Desculpem, não me lembro quem pediu este material, mas está no blog antigo. Clique aqui e para salvar é só clicar em cima da imagem com o botão direito. Aliás, queria me desculpar por não guardar o nome de todas vocês. São várias irmãs que enviam seu carinho e suas solicitações diariamente e minha cabeça não é muito boa com nomes. Perdoem-me, por favor.

Material adicional Tempo de Compartilhar

Abaixo links úteis na preparação do Tempo de Compartilhar. Todos são links do site oficial:

4ª semana de janeiro:
Eu conheço o Plano de Deus - Edição de Junho/2003 - páginas A4-A5

1ª semana de fevereiro:
O Jardim do Éden - O Amigo - Edição de Setembro/2006 - páginas A8-A9

4ª semana de fevereiro:
A criação - Friend - Edição de Fevereiro/2007 (está em inglês mas tem figuras na parte debaixo da página)

No ar: Liahona de fevereiro

Para as ansiosas, como eu, informo que a Liahona de fevereiro já está disponível no site da igreja. Cliquem aí no título que o link direciona.

Páginas para colorir

Clique no título que tem um link onde vocês encontrarão páginas para colorir do Manual Primária 1. Lá vocês encontrarão desenhos úteis para o mês de fevereiro: Adão e Eva, criações do Pai Celestial, etc.

Tempo de Compartilhar - fev/2009

A tradução do tempo de compartilhar de fevereiro (do site oficial) será enviada hoje por e-mail para as inscritas na mailing list. Se você ainda não se inscreveu e deseja receber, envie-nos um e-mail com o título "inscrição mailing list". Para quem está chegando por aqui agora, informamos que o texto não pode ser publicado no blog porque tem direitos autorais reservados.
Ainda pra quem chegou agora...meu blog antigo tem bastante coisa útil da primária.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Sugestão de hino

Este ano os hinos de alguns meses serão de livre escolha. Dentro do tema anual, vou deixar uma idéia pra vocês, que é o hino "A Família" (O Amigo, abril/2004). Se alguém tiver o audio cantado e quiser nos enviar, será bem-vindo.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Pesquisa

Gostaríamos de saber o que mais lhe interessa no blog:

- Hinos (audio, partituras, cartazes)
- Pensamentos inspiradores
- Material para aulas
- Material para o Tempo de Compartilhar
- Atividades para o Programa Fé em Deus
- Idéias de atividades em geral
- Idéias de lembrancinhas
- Material para treinamento
- Esclarecer dúvidas
- Indicações e dicas (links, etc...)
- Cliparts
- Compartilhar seus talentos

Por favor, diga lá...o que você gostaria de ver aqui? O blog está sendo útil pra você de alguma forma? Favor responder nos comentários.

Ensinar as crianças


"(...) Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará
em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas,
e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito"
(João 14:26)

Atentem para as palavras ensinar e lembrar. Ensinar as crianças traz para si as próprias recompensas. Por acaso ainda não perceberam que, ao ensinar os filhos, vocês aprendem mais do que eles mesmos? (Pres. Boyd K. Packer, Liahona, Maio/2000, p. 20)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

TC 4ª semana: A família foi ordenada por Deus e é essencial a Seu plano

Convidem um casal, avós, uma tia ou outros para comparecer e participar de um painel de discussão a respeito das bençãos que desfrutam em sua família. Coloquem em discussão perguntas como:
Porque as famílias são importantes?
Como sua família pode abençoar você?
Como você pode ajudar sua família?
Que metas você estabeleceu com relação à sua família?
(Ver painéis de discussões, ENMC, 175-176)

Fonte: Esboço para o Tempo de Compartilhar/2004, p. 3
Lembrando que a Liahona deste mês, página N8 (notícias da igreja), também tem uma sugestão para a 4ª semana. As páginas de notícias da igreja não estão disponíveis na versão online. Se alguém precisar, entre em contato conosco e enviaremos o TC.

Ensino, não há maior chamado

Sou apaixonada pelo ensino do evangelho e tudo o que cai em minhas mãos sobre o assunto eu devoro imadiatamente. Hoje vou deixar um pensamento para as professoras:

O professor não apenas molda as esperanças e ambições dos alunos, mas influencia também sua atitude com relação ao futuro e a si próprios. Se o professor ama os alunos e tem expectativas elevadas em relação a eles, a autoconfiança dos alunos cresce, suas habilidades se desenvolvem e o futuro deles estará garantido. A respeito de uma professora com essas qualidades, poder-se-ia dizer: "Ela cria na sala de aula um ambiente em que o calor humano e a aceitação transmitam um encanto mágico, onde o aprendizado, o vôo da imaginação e o espírito dos jovens estejam sempre seguros". (Pres. Thomas S. Monson, A Liahona, Maio/2000, pág. 5)

Não é lindo?! "O espírito dos jovens estejam sempre seguros". Simplesmente perfeito, como o evangelho de Jesus Cristo.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Primária 3, lição 5 - A primeira visão

Aula do dia 01/02/2009
Sugestão de hino: Este é Meu Filho Amado
Para salvar, clique com o botão direito na imagem

Fonte: A Liahona, Seção Infantil, dezembro/97

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Atividades motivadoras para aulas

Estamos sem tempo de providenciar atividades motivadoras/material didático para as aulas. Na verdade, estou com isso em mente mas ainda não consegui me organizar para providenciar. Até porque até eu ser desobrigada eu preparava a aula dos valorosos semanalmente e, agora, não faço mais. Portanto, enquanto não providenciamos, se alguém aí tiver materiais didáticos e quiser compartilhar, todas as irmãs serão gratas.
Aliás, quero dizer que o objetivo do blog é a troca de informações, idéias e materiais. Se alguma irmã nos ajuda, podemos ajudá-las também com nossos materiais e talentos, então, não se acanhem nem de enviar nem de solicitar. Se pudermos ajudar, faremos o melhor de nós. Assim, abençoamos umas às outras e magnificamos nossos chamados. Quero dizer, eu não tenho chamado no momento, risos.

Fui criado à imagem de Deus. Meu corpo é um templo.

Mais sobre o TC da 3ª semana de janeiro:
Em outubro/2008 eu postei no blog antigo materiais com o mesmo tema. Vão lá ver no Mundo Portátil. Procurem nos dias 28 e 29/10. Tem umas 4 opções pra vocês se divertirem e prepararem o TC. Aproveitem e vejam o cartão para marcar leitura de D&C que eu postei por lá ontem. Qualquer dúvida, mande nos um e-mail.

Cartazes com temas mensais - 2009

A Michele Paiva também nos enviou os cartazes com os temas mensais do TC (Tempo de Compartilhar). Para baixar, clique aqui.
Se você também tem criatividade, talento e disponibilidade e quer compartilhar seu material, envie-nos por e-mail, por favor.

TC - 3ª semana de janeiro

Fui criado à imagem de Deus. Meu corpo é um templo
Por Melanie Day
Tradução: Michele Paiva

Dê à professora de cada classe um pedaço de papel branco e uma tesoura. Instrua cada irmã a cortar um floco de neve (“snowflake”) ou uma nuvem. Quando as classes tiverem terminado peça a uma criança de cada classe que venha à frente apresentar o trabalho.

Pergunte: Como estas nuvens (ou flocos de neve) são parecidas? (as respostas podem ser: são brancas, contém água, são lindas...)

Pergunte: Como estas nuvens são (ou flocos de neve) diferentes? (as respostas podem ser: são de tamanhos, formatos diferentes)

Caso você use as nuvens, explique:
Nuvens são feitas de água e descem até nós na forma de chuva, água limpa e pura caindo do céu, desfazendo a nuvem.

Assim como as nuvens, todos nós vivíamos no céu e descemos até a terra. Todos nós temos semelhanças e diferenças que nos fazem únicos. Todo o nosso ser é especial! Por quê? Porque somos literalmente filhos de nosso Pai Celestial. Fomos criados à Sua imagem e nos parecemos com Ele.

Ensine então como funciona um floco de neve. Você pode desenhar um na louça ou levar a figura de um para as crianças conhecerem. Explique que um floco de neve é puro como a água da chuva, só que cai lentamente e é muito bonito!

Leia para eles o seguinte poema de Frances Carfi Matranga – (friends, Janeiro de 1988)

O Mestre Artista

Pegue um floco de neve
E estude seu desenho

Quando é ampliado, veremos
Cada amável, rendada linha

Poderás encontrar as diferenças
Nenhum jamais é igual ao outro

Foram criados pelo Mestre
Para glorificar Seu nome

Deste modo é com as pessoas;
Deus as fez únicas, cada uma.

Ele nos guiará em nossas vidas diárias
Caso busquemos Sua ajuda

Assim saberás que Ele te guiará
Conte-lhe o que precisas saber

Ele só deseja o melhor para você
Porque Ele te ama muito!

Hino: Ajude as crianças a identificarem e entenderem as doutrinas importantes ensinadas no hino. Convide as crianças a ouvirem enquanto a pianista toca o refrão de “Sou um filho de Deus” e quando reconhecerem qual hino é, levantarem-se. Então cante o hino com eles. Depois de cantar aponte para a frase: “Ensinai-me... para que um dia eu vá, com Ele habitar”. Explique que os pais e professores têm a enorme responsabilidade de ensinar-lhes o evangelho.

Leia I Coríntios 3:16-17 e ajude as crianças a entenderem porque o Senhor se refere a seus corpos como Templos. Segure um espelho e a figura de um templo. Peça a uma criança que venha até à frente e olhe-se no espelho. Ajude-os a entender que o Templo é literalmente a Casa do Senhor, um local onde o Senhor pode vir. O que podemos fazer para que Ele se sinta bem-vindo em nosso templo?

Brincadeira: Um Templo de Deus. Imprima os cartões. Atrás de cada um escreva o valor descrito na frente do cartão (100, 200, 300 etc.). Separe em grupos as crianças (vai depender da quantidade de crianças participantes). Coloque as seguintes frases no quadro (ou escreva-as):

“O que fazemos COM nosso templo?”
“O que colocamos EM nosso templo?”
“O que fazemos PARA nosso templo?”
“O que levamos PARA DENTRO de nosso templo?”

Peça que uma criança se levante e escolhe entre os valores e tópicos dos cartões um para responder. Faça-lhe a pergunta e deixe que responda. Caso não saiba, diga-lhe que pode pedir ajuda ao seu grupo. Continue o jogo até quando o tempo permitir.

Finalização: Preste seu testemunho de que cada um de nós é um filho de Deus, criado à Sua imagem. Ele nos ama e quer que sejamos felizes. E para que sejamos realmente felizes, precisamos cuidar do nosso corpo e assim permitir que o Espírito Santo esteja conosco.

Fonte:
“Vós sois o templo de Deus” - por David Bednar

Atividade: baixe aqui o jogo. Daqui a pouco eu volto pra ver se está faltando alguma coisa.

Michele, obrigada pela colaboração!
Imagem: Mormon Share

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Aniversário da Primária

Olá amigas!
Nossa Estaca já se preparando para o aniversário de 131 anos da Organização da Primária!
Estamos em gincana! Uhuuuuuuuuuuuuu
Pelo que entendi temos desafios para todos os meses até o dia 22 de agosto!
Então vou passando tudo aqui para vcs, conforme for recebendo as informações ok?
Nossa meta para este mês de Janeiro é decorar as 2 primeiras Regras de Fé...
Em Fevereiro temos como meta fazer Genealogia, o máximo possível!
Estou bem animada! E as crianças também esta atividade têm tudo para ser maravilhosa... Está sendo muito bem preparada pelas nossas líderes amadas da Estaca!
Ahhh... Falando em gincana vamos ter uma atividade do Fé em Deus este mês, é fazer uma gincana sobre preparar uma refeição saudável, cada família vai ser um grupo! As crianças estão bem animadas e as líderes também! Estamos com uma ótima líder do Fé em Deus!
Beijinhos
Elaine Daniel

Cartaz - A Família é do Senhor

No Sugardoodle tem um cartaz com o hino A Família é do Senhor. Não precisa traduzir porque vocês já têm a partitura, é só aproveitar as imagens e colocar a letra. Se alguém não tiver a partitura e quiser, me avise.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Esboços do Tempo de Compartilhar e Sacramental da Primária

Eu tenho uma coleção de esboços do tempo de compartilhar desde 2008. Estavam faltando os esboços de 2001 e 2002. Na última semana de dezembro eu estive em uma ala fazendo aquela que seria minha última visita como presidente da primária, embora eu nem soubesse.
Após as reuniões eu estava na sala de aula com uma das minhas conselheiras, esperando para falar com a presidente da primária da ala, que havia sido chamada na semana anterior. Como ela demorou um pouquinho, saí da sala. Lá não é uma capela, é um prédio alugado. Na parede atrás da sala tem uma espécie de prateleira aberta e tinha uma pilha com algumas Liahonas um pouco bagunçadas e amontoadas, algumas sem capa inclusive.
Comecei a olhar a pilha despretenciosamente enquanto a aguardava e, de repente, me deparo com o Esboço de 2002 intacto. Uma agulha num palheiro! Meus olhos brilharam e eu corri para a sala onde estava minha conselheira. Entrei dançando com o esboço em mãos. Nem preciso dizer que parecia uma louca, né?! Ela caiu na risada mas, também, não foi nada que ela já não estivesse acostumada. Digo:
- Preciso de uma cópia!
Encontro o bispo no corredor e peço emprestada e ele, sem pensar, respondeu que sim! Minha felicidade está completa!!!
Vocês podem estar se perguntando porque de tanta felicidade por causa de um esboço que nem está valendo! Respondo: não está vigente hoje mas este ano tivemos a repetição do esboço de 2004 (que eu disponibilizei no blog antigo), cujas idéias podem nos enriquecer. Material guardado está seguro e nunca é inútil. Ainda mais pra mim, que a-do-ro coisas difíceis. Em tempos de internet, muito material está disponível em formato digital mas um backup não prejudica ninguém. Lembrando que nem tudo está disponível em português em formato digital. Ainda bem que também tenho a Alê que me ajuda com isso! Aliás, ela me arrumou uns esboços antigos ORIGINAIS para a minha coleção.
Se alguém aí tiver o esboço de 2001, ou anterior a 1998, e quiser me mandar escaneado ou impresso, pode nos escrever, por favor.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nós indicamos!

Hoje temos mais uma indicação: O blog Primária Mórmon, da irmã Adriana (Campinas/SP). Gente, o blog dela é LINDO!!! Ah, e ela faz scrapbook, que é maravilhoso, porque eu não tenho o menor talento pra isso. Assim, quem pediu cartazes dos hinos ou temas, pode ir lá se deliciar. Eu descobri o blog porque a irmã acabou de se cadastrar como seguidora do nosso blog. Bem-vinda Adriana e demais novas seguidoras!

Cartazes

Clique na imagem para ampliar/salvar



Enviados pela Gê, Sumaré/SP

Obrigada Gê!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Tempo de Compartilhar - Outra Idéia para o 2º Tópico de janeiro

2º Tópico de Janeiro: Vivi com o Pai Celestial antes de vir à Terra.


Tradução: Danielle Souza

Fonte: Sofia`s Primary Ideas

* Como era o céu antes de virmos à terra? Dê às crianças 5-7 minutos para rapidamente desenhar como elas acham que era a pré-existência. Convide algumas crianças para compartilharem suas idéias.

”No conselho pré-mortal no qual estávamos todos presentes, o [Salvador] conduziu as forças do bem contra as de Satanás e seus seguidores numa batalha pelas almas dos homens que teve início antes deste mundo ser criado. Esse conflito continua até hoje. Estávamos no lado de Jesus naquela época.
Estamos no lado de Jesus hoje." Joseph B. Wirthlin, "Christians in Belief and Action," Ensign, Nov. 1996, 71

* Reúna fotos de algumas crianças da Primária de quando eram bebês.
Lei D&C 138:55-56. Essas são fotos de filhos nobres e grandes de Deus. Convide crianças para virem à frente e escolherem uma das fotos. Prepare perguntas sobre a pré-existência para as crianças responderem a medida que vierem à frente, então elas poderão adivinhar quem é o bebê na foto. Termine citando Jeremias 1:5. Preste testemunho de que realmente vivíamos com o Pai Celestial antes de virmos à Terra. Éramos grandes espíritos na época e precisamos fazer nosso melhor para sermos grandes agora!!

* Numere aleatoriamente as crianças de sua Primária 1-2-3. Peça a todos os número 1 que vão para a um canto da sala. É um bom número de crianças? Como vocês se sentiriam se nunca chegassem a ver esses amigos da Primária novamente?
Por favor, seja cuidadosa ao escolher a quem Você fará esta pergunta. Queremos que isso seja feito de uma maneira positiva. Satanás era nosso irmão, ainda assim ele escolheu se rebelar contra o Pai Celestial. Como vocês se sentem sobre isso? Sabemos que todas as pessoas na Primária escolheram seguir o plano de Jesus Cristo, mas como sabemos disso? Peça a todos os números 1, 2 e 3 que ergam suas mão... nós temos mãos!! Todos nós temos corpos!


* Tenha diferentes palavras escritas no quadro relacionadas com nossa existência pré-mortal (por exemplo: Cristo, Lúcifer, Plano, Guerra, Pai Celestial, arbítrio, anjos – inclua gravuras ao lado das palavras para as crianças menores visualizarem). Peça às crianças que criem frases incluindo estas palavras do quadro e compartilhem com a Primária. Você poderia até dividir a Primária em grupos e distribuir as palavras.

Alerta!

Meninas, eu não sei se quando eu dei permissão para download no "4 shared" eu fiz alguma besteira e ficou com permissão para upload (alguém colocar arquivos na minha pasta). Só sei que hoje tinha um arquivo de vídeo (dá pra saber pela extensão do arquivo) lá que NÃO era meu. Por via das dúvidas, deletei sem abrir. Até porque não era meu. TODOS os meus arquivos têm nomes de fácil identificação. Se por acaso vocês acessarem meu HD do 4 shared e tiver algum arquivo de nome estranho ou números ou qq coisa suspeita, por favor, NÃO façam download porque pode ser vírus.

De qualquer forma, vou checar as permissões para ver se descubro o que aconteceu pra alguém ter colocado arquivo na minha pasta.

Tempo de compartilhar - 2ª semana janeiro

Vivi com o Pai Celestial antes de vir para a Terra.
Fonte: Sugardoodle
Tradução: Danielle Souza

Antes de nascermos, todos nós vivíamos juntos com o Pai Celestial e Jesus Cristo. Aprendemos e crescemos tanto quanto nos foi possível. Porém, eventualmente Pai Celestial reuniu todos os Seus filhos em um conselho. Diga “antes de aprendermos sobre o que aconteceu lá, vamos fazer uma contagem." Ande pela sala e faça com que cada criança conte 1, 2, 3, 1, 2, 3, 1, 2, 3, etc. Após ter andado pela sala, faça com que todas as crianças com o número 1 vão para um lado da sala. Faça com que todos os demais vão para o lado oposto.
Então leia a seguinte estória: Estória – Eu vivi no céu (Revista Friend de abril de 2000)

Escritura – faça com que uma criança leia Moisés 4:1-4. Debata e explique que um terço seguiu Satanás e foram expulsos. Quanto é 1/3? Aponte para o primeiro grupo. Então diga às crianças da Primária: “eu sei que todos nesta sala seguiram a Jesus. Como eu sei disso? Por que todos vocês estão aqui na terra." Peça a todos que voltem a suas cadeiras.
Debate – como nós éramos na vida pré-mortal? Tínhamos um corpo? Não. Como diz a história, viemos para a terra para ganhar um corpo e andar pela fé. Por que não conseguimos nos lembrar de nosso lar no céu? Isso é porque passamos pelo véu, e nossas lembranças da vida pré-mortal foram apagadas. Entretanto, podemos aprender sobre algumas de nossas experiências lá ao lermos as escrituras e escutarmos a nosso profeta. Eles nos ajudarão a entender melhor o Plano de Salvação.
Canção: "Vou cumprir o Plano de Deus" (p. 86-87)
Com um corpo e com o dom do arbítrio (liberdade para escolher entre o certo e o errado) poderíamos provar ao Pai Celestial que queremos mais do qualquer coisa guardar Seus mandamentos e voltar a viver com Ele novamente. Ficamos animados em podermos vir à Terra.
Mas havia um problema. Pai Celestial sabia que quando nos tornássemos mortais e ganhássemos corpos, poderíamos adoecer e morrer. Cometeríamos erros e seríamos tentados. Poderíamos pecar, e ninguém que estiver pecando pode viver com Ele. Pai Celestial sabia que alguém teia de pagar o preço por nossos pecados para que pudéssemos estar limpos novamente e livres d pecado. Precisaríamos de um Salvador que desse Sua própria vida como pagamento por nossos pecados. Pai Celestial perguntou “a quem enviarei?”. Jesus disse: “Eis-me aqui, envia-me.” Jesus disse que Ele faria o que quer que o Pai Celestial quisesse que Ele fizesse para nos ajudar. Houve outro que queria tomar nosso arbítrio e nos forçar a segui-lo. Esse era Lúcifer, ou Satanás. Ele não queria que seguíssemos o Plano do Pai Celestial – ele tinha seu próprio plano. Pai Celestial disse “enviarei o primeiro”. (Segure uma gravura de Jesus Cristo). Quando ouvimos que Jesus seria nosso Salvador, ficamos tão gratos e felizes que gritamos de alegria.

Página de colorir- (revista O Amigo, fevereiro de 2005, pág. 55)
Resumo: preste seu testemunho do Salvador e sua gratidão pelo plano que nos permite retornar a Ele.
Outras Idéias- Peça a um voluntário que diga uma coisa que tenha aprendido sobre a vida pré-mortal. Recitem juntos Doutrina e Convênios 138:56, substituindo as palavras eles e suas por nós e nossas.

“Mesmo antes de nascermos, nós, com muitos outros, recebemos nossas primeiras lições no mundo dos espíritos e fomos preparados para nascer no devido tempo do Senhor, a fim de trabalharem em Sua vinha para a salvação da alma dos homens.”

Vivíamos com o Pai Celestial e nos foram dadas responsabilidades. Mostre gravuras de pessoas nas escrituras a quem foram dadas responsabilidades na vida pré-mortal para ajudar a realizar a obra do Pai Celestial (exemplos: Jesus; Maria, mãe de Jesus; Adão e Eva; João Batista; Joseph Smith). Faça tiras de papel que digam o trabalho que cada pessoa realizou na terra. Coloque as tiras dentro de uma sacola e passe-a pela sala enquanto a pianista toca "Vou cumprir o Plano de Deus" (p. 86-87). Quando a música parar, faça com que a criança segurando a sacola leia uma tira e combine com a gravura correta.
Peça à cada classe que discuta uma responsabilidade que eles possam ter no futuro (exemplo: missionário, pai, mãe, professor da Primária, bispo). Faça com que as classes debatam com seus professores o que podem fazer agora para se prepararem para essa responsabilidade ou qualquer responsabilidade que possam receber. Faça tiras de papel de cores diferentes com frases do hino "Vou cumprir o Plano de Deus" (p. 86-87), que digam o que podemos fazer agora para nos prepararmos para nossas responsabilidades (exemplos: "vou cumprir," "vou seguir," "vou trabalhar", "sempre orar”). Faça com que as crianças usando a mesma cor da tira de papel fiquem de pé quando a frase for cantada. Testifique da importância de se preparar agora para responsabilidade que recebemos.

Regras de fé

Não lembro se eu comentei aqui sobre as centopéias das regras de fé...mas, enfim, tenho fotos delas. A idéia foi da minha conselheira, Gisele, e já havia sido feita na ala dela, quando ela foi conselheira em sua ala. É utilizada uma técnica de memorização que ela aprendeu quando esteve no CTM e consiste em utilizar a primeira letra de cada palavra. Por exemplo CEDOPEEESFJCENES = creio em Deus o Pai Eterno e em seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo. Deu pra entender? Então é só continuar até a 13ª. Essas fotos foram tiradas em uma de nossas alas. Na verdade, nós fornecemos as "bolinhas" com as letras e nesta ala a irmã usou a criatividade para colar e pintar de modo que este foi o resultado final (maravilhoso, diga-se de passagem).





quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mailing list: traduções do site oficial

Se você deseja receber as traduções do site oficial, que não forem publicadas em português, envie-nos um e-mail com o título "inscrição mailing list". Informamos que nossas traduções NÃO SÃO OFICIAIS e esse material NÃO PODE SER PUBLICADO por questões de direitos autorais. Desta forma, pedimos que o uso seja restrito ao lar e à igreja.

Pedido Luciene

Irmã, não sei se entendi direito sua solicitação de placas de comunicação para as crianças menores. Aqui estão alguns cliparts sobre reverência. Se não for isso, me avise, por favor. Você pode salvar no seu computador e ampliar. Se quiser, também pode deixar seu e-mail nos comentários para falarmos diretamente. Outra sugestão também, se precisar de mais desenhos, é olhar nos links que recomendamos que são ricos em recursos. Espero tê-la ajudado.


















Capinhas para CD 2009






Enviadas pela irmã: Luciana (Sorocaba/SP)
Obrigada Luciana!

Boas vindas e agradecimento!

Quero dar as boas vindas às nossas seguidoras que acompanham o blog e também nossas leitoras. Estamos felizes que vocês estejam nos acompanhando, comentando, linkando, enviando e-mails. Se vocês quiserem compartilhar alguma coisa, podem enviar para o nosso e-mail por favor.

Partituras disponíveis

O link de partituras ao lado (em cima do esboço) já está funcionando. Só preciso ainda conferir se coloquei todas que tenho mas, desde já, sintam-se à vontade para fazer o download desde já.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Caderno de atividades do programa fé em Deus

Algumas irmãs tinham me pedido por e-mail e eu fiquei de publicar aqui o caderno com sugestões de atividades para o programa Fé em Deus. Agradecemos à Adriana (Estaca SP Interlagos) que compartilhou o materiais conosco. Para download, clique aqui. Ah, e salvem em seus computadores antes que o "4 shared" resolva apagar tudo de novo.

Atividades para imprimir

Não sei se vocês sabem que a revista Friend tem algumas atividades que não são publicadas em português, na "O Amigo". Se vocês quiserem, podem imprimir o material de janeiro do site em inglês, clicando aqui.
No blog antigo eu editava e traduzia as atividades mas, após ver os termos e condições de uso, vi que não era permitido e que, em alguns casos, poderia pedir permissão de publicação ao departamento de direitos autorais. Eu preenchi e enviei o formulário mas a permissão foi negada para publicar no blog. O uso na igreja e doméstico é permitido, portanto continuo a traduzir. Vou dar um jeito de criar um mailing list para que as interessadas se cadastrem e recebam o material. De qualquer forma, tem materiais que nem precisam de tradução.

Quer acompanhar?

Se você quiser ser um dos seguidores do blog, a opção já está disponível à direita.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Nós indicamos

Vocês conhecem o blog da Patrícia? Não? Pois estão perdendo. Ela é super talentosa. Se quiserem cartazes com os temas e escrituras mensais de 2009, ela já postou. Além disso, tem modelos de convitinhos. O blog é Meu Cantinho da Primária. É isso aí, temos muitas irmãs maravilhosas por aí, compartilhando seus talentos.

Aula 2 (D&C): A apostasia e a necessidade da restauração da Igreja de Jesus Cristo

1. Clipart primeira visão. Foi útil na aula 1 mas a aula 2 também falará sobre ela.

Clique na imagem para ampliar ou
clique com o botão direito em cima para salvar.

2. Esta é a foto da primeira visão que eu usei na exposição de materiais didáticos em 2008. O bonequinho do Joseph Smith movimenta a perna e o braço e eu utilizei colchetes pra prender. Vou tentar achar o arquivo e, se achar, coloco aqui, pois não me lembro de onde tirei.

3. Neste link tem uma atividade de ligar pontos com o rosto do Joseph Smith. Não deu para postar aqui porque está em pdf, mas no link vocês podem baixar.
4. Abaixo: atividade para colorir


domingo, 4 de janeiro de 2009

Hinos de 2009 cantados

Eu já postei no outro blog, mas vou repetir: para baixar (em mp3) os hinos de 2009 cantados, clique aqui. Os hinos foram gravados pela nossa talentosa irmã Flávia (Estaca SP Jaçanã), à quem agradecemos imensamente.

sábado, 3 de janeiro de 2009

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Partituras

Seguinte, estão vendo alí do lado um item "Partituras"? Então, TODOS as minhas partituras estavam num HD virtual (o mesmo que coloquei os hinos de 2009) e eu coloquei o link para que vocês pudessem baixar à vontade os hinos que quisessem porque eu tenho muitas partituras e não tenho mais condições de enviar todas para todo mundo que pede. Sim, eu me ofereci para enviar e cumpri minha palavra enviando para várias pessoas mas, com o aumento da demanda, ficou inviável enviar tantos arquivos por e-mail.
Ocorre que teve um problema com o HD virtual, aparentemente por eu ter ficado mais de 30 dias sem acesso e, de repente...puff!!! Sumiu TUDO que eu tinha no HD. TUDO TUDO TUDO!!!! Não só as partituras. Felizmente, eu tenho o material no meu computador e em DVD. Agora eu só preciso que vocês esperem um pouco porque eu vou ter fazer tudo de novo mas, dessa vez, vou fazer o upload, tanto dos hinos quanto das partituras, no HD da Inteligweb para evitar termos este tipo de problema novamente. Assim que eu solucionar este problema, esta questão ficará bem mais fácil para vocês e para mim. Não sei quando será isso, mas quando resolver, eu aviso.

Bem Vindas

Feliz Ano Novo meninas...
Mais um lindo ano começando, mais uma vez temos a oportunidade de SERVIR em nossos chamados com AMOR e DEDICAÇÃO!
Me sinto feliz e honrada por ter sido convidada pelas meninas para participar deste blog, filhinho do "mulheres_sud_online"!
Como eu aprendi com essas duas mulheres valentes e com tantas outras que participam do grupo também!
Amo meu chamado na Primária, me sinto feliz por aprender e ensinar esses pequenos aqui nesta terra!Amo cada um deles!
Espero poder junto da Simone e da Dani ajudar e aprender mais sobre esta organização tão maravilhosa!!!!
Contem sempre conosco!
Participem e opinem sempre!
Estamos aqui para ajudar umas as outras...
Com amor,
Elaine Daniel

Mensagem da Dani

Sempre se pode fazer mais e melhor. Nunca acreditei que fazer somente o "feijão com arroz" fosse o suficiente. Não deve ser. Podemos e devemos sair de nossa "zona de conforto" e fazer mais por nossos filhos e crianças da Primária. Para servir na Primária é preciso ter fé, disposição, humildade, amor e recursos didáticos. Podemos orar ao Pai Celestial rogando por esses atributos, e Ele nos concederá à medida em que buscarmos sinceramente a orientação do Espírito Santo.

No princípio era uma idéia

Alguns/algumas de vocês sabem que eu sou pois chegaram até aqui através do meu outro blog, o Mundo Portátil. Meu antigo blog começou a ganhar vida própria quando comecei a compartilhar materiais e idéias da primária. Timidamente, o blog foi recebendo cada vez mais visitas e comecei a receber solicitações de irmãs de toda a parte do país até chegar no ponto de eu não conseguir mais responder a todas individualmente e/ou prontamente, como fazia no começo.
Diante dessas dificuldades minha cabeça, como sempre, pensava incessantemente e insistentemente em alguma solução para mim e para as leitores e leitores. Até que um dia veio a inspiração: compartilhar a idéia. Parece simples, mas não é. Eu tinha que encontrar alguém que não somente se entusiasmasse com a idéia mas que, também, a abraçasse com unhas e dentes. Alguém que, como eu, fizesse do blog uma meta e um projeto e não me abandonasse no meio da caminho. Também parece simples, mas não é. Nos meus poucos anos de blogueira já me deparei algumas tantas vezes com pessoas que se ofereceram para me ajudar mas, quando eu precisei de verdade, me deixou na mão. Mas, eu sabia que em algum lugar existiriam as pessoas certas pois neste mesmo caminho encontrei também pessoas que me ajudaram e ainda me ajudam no Mundo Portátil. Não poderia citar os nomes de todas, para não correr o risco de ser injusta esquecendo alguém, mas gostaria de fazer um agradecimento especial à Alessandra Ramos, que é muito especial para mim.
Até que um dia eu acordei e veio a idéia: Dani Souza, de Roraima. Minha amiga e irmã virtual que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Ela topou de cara. Eu tinha certeza que ela toparia. Comecei a criar o blog e minha cabeça ainda fervilhava de idéias. Com o blog pronto, olhei pra ele e pensei "falta alguma coisa". Não faltava alguma coisa, faltava alguém. Em um momento, estava despretenciosamente olhando minha lista de contatos do msn, sem pensar nesse assunto, e vejo o nome da Elaine, de Curitiba: é ela! Chamei a Dani no msn e dei a sugestão ao que ela, prontamente, concordou. Assim nasceu este blog.
Ah sim, eu as conheci virtualmente em um grupo de mulheres sud, daí veio o nome Primária SUD Online, que é uma espécie de "filhote" do grupo. O primária sud é um sonho meu, mas ele não é meu, nem de nós três. É de vocês e pra vocês. É com a ajuda de vocês e de seus talentos que este blog vai funcionar. Sejam bem-vindas! A casa é de vocês.