quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Faze o bem, Escolhendo o que é certo - Joguinho para ensinar

Confira a idéia original (Inglês)

Note que as 3 estrofes do hino são sobre o mesmo tema: Escolher o certo. Então dá pra ensinar tudo num dia só. Claro que as crianças não vão sair cantando tudo mas vão ter uma idéia do que o hino fala.
Este jogo é de trilha com o objetivo “alcançar a exaltação”, que é a última frase da 3° estrofe.
Explicando o jogo:
São 12 quadrados chamados de casas como na figura abaixo:


Cada casa possui uma frase e uma figura do hino. AS frases e figuras já estão disponíveis para download. Veja o exemplo das primeiras 4 frases na figura abaixo:

Você pode dividir as crianças em grupos ou fazer um grupo só com a primaria toda. Cada grupo deve ter um marcador (Uma figura, um pino, algo que vai andando de casa em casa na trilha.), originalmente foi feito com imãs de geladeira, pode ser feito com velcro, ou pode simplesmente colocar o jogo no chão e usar um pino de algum outro jogo que você tenha em casa. Ou você pode ainda colar as casas no jogo deixando um lado aberto para encaixar a figura do jogador em cada casa. No arquivo para download tem figuras como sugestão de marcador.
Prepare um saquinho a parte para sorteio. Dentro do saco deve ter as mesmas figuras utilizadas no jogo.

Como Jogar:
 Todos os marcadores começam na primeira frase. (cada marcador representa um grupo, se for a primaria toda só terá um marcador). Convide um membro do grupo para vir até o saco e sortear  uma figura. A figura é igual a alguma outra da trilha, se o grupo conseguir cantar a frase que está na figura sorteada pode colocar o marcador naquela casa. 


Lembre que o sorteio só vale para casas vizinhas a casa em que o grupo já está, mesmo que seja uma casa voltando. por exemplo; o jogador está em "para inspirar-te a decisão " e sorteou a figura  do "busca alcançar a exaltação"... ahhhh... conseguiu sortear a última frase!! mas não vale pois não é vizinha.  sorteou novamente e foi "O Espírito Santo estará perto", se ele conseguir cantar deve ir para aquela casa mesmo que seja voltar. Note que voltar não é ruim pois há muitos caminhos para percorrer neste jogo. Quanto mais vezes eles cantarem as frases do hino melhor!!
Sugestões para utilizar o jogo nas 4 semanas do mes:
1-    Você pode começar explicando as frases, uma idéia é misturar as figuras(aquelas do saco de sorteio) no chão mesmo e cantar cada frases por exemplo "faze o bem, escolhendo o que é certo" e peça para que as crianças escolham a figura que mais se aproxima do que você está cantando, (o escudo CTR). "porque?" "Fala escolher o certo". "Ah! vamos colar essa figura com a frase (a do jogo) aqui" e cola no local correto na trilha. Assim você vai montando o jogo na primária. 
Ou você pode começar com o jogo todo montado e fazer apenas a parte do "qual figura parece com o que estou cantando".
Canta o hino todo. Pede para as crianças tentarem cantar com você.


2- Diga para as crianças "Hoje vamos fazer um jogo com o hino Faze o bem, escolhendo o que é certo", quero ver quem lembra de como cantar". Cantem o hino todo.  Tenha se preparado para fazer o jogo com a primária toda como um grupo só. Diga "Muita atenção para as regras do jogo. Nós todos vamos ser esse bonequinho (mostre o marcador que representa o grupo da primária) e vamos começar na primeira frase (leve o marcador até a primeira casa), e vou chamar alguém pra vir aqui sortear a próxima casa. Se sortear essa aqui ó(e leve o marcador até uma casa distante) não vale, só vale se sortear uma dessas que pode as vizinhas (e mostre as casas vizinhas). ahhhh!!!  mas se fosse sortear é muito fácil, a gente só vai conseguir ir até lá se cantar a frase!!! E a gente  tem que conseguir chegar aqui ó.. alcançar a exaltação (leve o marcador até a ultima enquanto fala).  Da primeira vez eu vou ajudar a cantar.... quero ver se a gente vai conseguir chegar hoje, se  não a gente só vai chegar semana que vêm!!  vamos lá ?!?! 


Exemplo:  "vem fulano sortear " "cadê essa frase..  -lê ou canta rapidinho a frase -ahhh tá longe não vale , pega outra, ahhh (canta rapidinho )tá longe, mais uma vez, mexe bem.... ahh essa sim vou cantar só uma vez (canta) cadê vocês?? (eles cantam) .. ihhhhhh.....  num tá bom não... tem que ser o grupo todo cantando pra passar! vou dar mais uma chance por que foi a primeira vez hein! vou cantar só mais uma vez...canta... cadê vcs? ahh agora tá bom., vem sortear cicrano..."
3 - Hoje tem jogo!!! Vamos ver se lembram do hino?? Canta 1 vez. Se não tiver terminado na semana anterior continua. e Vamos agora dividir em grupos! Pode utilizar os balões vermelho, amarelo e azul como marcadores para 3 grupos. (disponível no arquivo para download). Agora fica mais animado pois elas já sabem o hino, e estão competindo.  Ao terminar cantem o hino novamente.
4 -Hoje tem jogo!!! Crianças contra as tias!!! Ahhh eu gosto desse!! "Aí num vale, as tias sabem muitoo mais" "Oxente!! vocês num já disseram que já sabem o hino!!?? quero ver!! " ... Há! é divertido!
Algumas primaria são abençoadas com crianças que pegam os hinos muito rápido, que ja tem experiencia e talento para aprender hinos, algumas já ouviram esse hino diversas vezes na sacramental ou em casa em reuniao familiar. É provável que logo na primeira semana vão aprender o hino, jogar junto com a primaria toda e começar a jogar de novo como grupos. Tudo em 20min! Não duvido!
Esse foi o cartaz que fiz pra nossa primaria com os baloes como marcadores:



Sugestões de Regras novamente pra ver se você entendeu tudo:
2- Todos os jogadores começam na primeira frase. O jogador vem até um saco e sorteia uma figura. A figura é igual a alguma outra da trilha  que será a nova casa do jogador.
3- Só pode se mover para casas vizinhas da sua casa, ou direita ou esquerda ou cima ou baixo ou alguma diagonal. Se a figura sorteada não for nenhuma dessas, repita o sorteio.
4- Antes de sortear o jogador deve cantar a frase da casa onde está. Após sortear, o jogador só pode se mover se cantar a frase da casa para onde quer ir.
5- Se o jogador alcançar alguma frase final de estrofe pode pedir para cantar o refrão. Se conseguir tem direito de sortear mais uma vez.
6- Ganha quem “alcançar a exaltação”.

Baixe o arquivo com as frases, figuras, marcadores e instruções do jogo.

3 comentários:

Anônimo disse...

sou meia lenta de racicinio e nao entendi muito bem

Rebecca e Guilherme Oliveira disse...

Desculpa flor! Reescrevi o post pra ficar mais entendível e coloquei mais figuras ilustrativas pra ajudar!! Se ainda tiver dúvida pode perguntar

bju

Anônimo disse...

Muito Obrigada, muito lega o jogo eu entendi.
Eu trabalho com musica na primaria e sempre procuro ideias,
Obrigada entendi agora,rsrsrs