"Hoje eu tenho 2 ideias diferentes que você poderia usar para iniciar seu Tempo de Compartilhar e 2 ideias para uma atividade. Acho que as crianças gostariam de qualquer uma delas!
Para começar (lição com objeto - 2 ideias diferentes)
Coloque vários objetos (4-6) em uma mesa na frente da sala. Alguns exemplos: meias, luvas, xampu, calda de chocolate etc. Tenha instruções simples para cada objeto escritas em um pedaço de papel. Aqui está um exemplo que você poderia usar:
Xampu: Abra o recipiente e coloque uma pequena quantidade em seu cabelo. Esfregue seu cabelo até obter espuma. Assegure-se de espalhar o xampu por todo o cabelo para que seu cabelo fique bonito e limpo. Depois enxague com água em abundância.
Explique às crianças que cada um dos objetos tem instruçõe/regras para nos ajudar a saber como usá-los corretamente. Convide uma criança a vir à frente e escolher um item. Depois leia as instruções.
Acho que seria divertido misturar as instruções, então se uma criança escolhesse a calda de chocolate, você leria as instruções do xampu. Apenas assegure-se de que elas não coloquem mesmo a calda de chocolate na cabeça. Elas provavelmente rirão e dirão: "estas são as instruções erradas!”. Você poderia perguntar-lhes a que item a instrução pertence.
Então convide outra criança a vir à frente e escolher outro objeto. Leia as instruções.
**Acho que esta seria uma ótima maneira de conversar sobre a importância de seguir as instruções corretamente.
Depois que você tenha feito a atividade, diga às crianças : “Precisamos de regras/instruções para muitas coisas em nossas vidas. Há algumas outras regras muito importantes que precisamos seguir. Darei uma dica pra ver se vocês conseguem adivinhar.”
{Então faça a atividade do esboço: Identifique a Doutrina}
Somos todos filhos do Pai Celestial. Explique que Ele nos ama e nos deu regras/instruções ou mandamentos também. Se seguirmos estas regras, elas nos manterão em segurança e felizes.
2ª Ideia para iniciar seu Tempo de Compartilhar:
Na frente da sala tenha uma tigela grande com vários ingredientes para fazer um bolo, biscoito, ou outro doce. Convide as crianças a virem à frente e sem prover instruções, peça às crianças que façam um bolo.
Quando elas começarem a fazer perguntas sobre como fazer o bolo, explique que as instruções são necessárias para serem capazes de fazer o que você lhes pediu. Depois converse sobre como regras e leis são como instruções. Explique que as crianças poderiam fazer um bolo mesmo se não seguissem instruções, mas talvez elas não quisessem comê-lo. Mas se elas seguirem cuidadosamente as instruções de uma boa receita, o bolo ficaria bom para comer.
Explique que as regras são necessárias em outros aspecto de nossas vidas. Peça às crianças que citem algumas regras que deveríamos seguir para estarmos em segurança, para termos boa saúde, para termos um bom relacionamento com as pessoas, ou para ter a vida eterna. Ressalte que as regras trazem ordem à nossa vida e são necessárias para que saibamos como viver felizes. (Levemente adaptado da lição 21 do manual Primária 06).
-Depois você poderia dizer: “Precisamos de regras/instruções para muitas coisas em nossas vidas. Há algumas outras regras muito importantes que precisamos seguir. Darei uma dica pra ver se vocês conseguem adivinhar.”
{Então faça a atividade do esboço}
{Identificar a Doutrina} Escreva no quadro: “Se guardar os mandamentos, poderei viver com o Pai Celestial novamente". Sussurre "Guarda os Mandamentos" (MC, p. 68).
Pergunte: “O que acontece quando obedecemos aos mandamentos do Pai Celestial?”. Escreva algumas das respostas das crianças no quadro.Explique-lhes que, do mesmo modo que eles ficam em segurança ao obedecerem às regras dos pais, obedecer aos mandamentos do Pai Celestial também traz segurança a eles. Preste seu testemunho de que se obedecermos aos mandamentos, poderemos voltar a viver com Ele novamente.
Mais tarde eu postarei as duas atividades que a Sheena sugeriu.
Um comentário:
obrigada por compartilhar!!
farei essas ideias amanhã!!
Postar um comentário