quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Tempo de Compartilhar: 3ª semana de novembro - Arrependimento



Semana 3: O arrependimento é uma mudança de mente e coração.

Identificar a doutrina (revelar uma gravura): 
Prepare tiras de papel com palavras da frase “O arrependimento é uma mudança de mente e coração” escritas em cada uma delas. 
Use as tiras de papel para cobrir a gravura dos Ânti-Néfi-Leítas enterrando suas armas.
Clique aqui para baixar a gravura a partir do site da Igreja.

Peça a algumas crianças que retirem as tiras de papel e as coloquem na ordem correta no quadro. Peça que todas as crianças leiam a frase juntas, usando gestos para enfatizar as palavras mente e coração.
Incentivar a compreensão (ouvir uma história das escrituras): Diga às crianças que houve um grupo de pessoas no Livro de Mórmon que teve uma mudança de coração. Conte a seguinte história (ver Alma 24): “Amon ensinou o evangelho a um grupo de lamanitas. Eles haviam sido iníquos, mas acreditaram no que Amon ensinou e tiveram uma mudança de coração. Queriam se unir à Igreja, então se arrependeram de seus pecados e prometeram que não mais lutariam e enterraram suas armas de guerra. Ele mudaram seu nome para Ânti-Néfi-Leítas e tornaram-se um povo justo e trabalhador”.
Incentivar a aplicação (enterrar “espadas” e cantar): Dê a cada criança um pedaço de papel. Peça que as crianças desenhem uma espada e depois escrevam uma escolha errada nela (como “brigar com meu irmão” ou “contar uma mentira”). Peça que as crianças compartilhem maneiras de escolher o que é certo e depois “enterrem” suas espadas amassando o papel ou jogando-o no lixo. Cantem “Arrependimento” (A Liahona, outubro de 2004, p. A16).

Uma ideia bacana, postada pela Sheena do Little LDS Ideas, seria imprimir desenhos como este (inspirado na versão que a Sheena criou).

 Escreva no verso situações com escolhas erradas, como estas:
Não obedeceu seus pais
Bateu no seu irmãozinho
Gritou com sua irmã
Colou na prova
Fez bagunça durante a Primária
Pegou algo que não era seu
Contou uma mentira



Coloque as gravuras no quadro ou em uma cartolina.. Mostre às crianças e explique que no verso das gravuras estão frases com diferentes "escolhas erradas". As crianças se revezarão virando as gravuras para revelar a escolha errada. 
Você poderia fazer uma cópia de cada gravura e fazer um jogo da memória. A cada vez que as crianças encontrassem a gravura correta e formassem um par, ela compartilharia maneiras pelas quais ela poderia fazer uma escolha correta (corrigir o erro) e depois "enterraria" a espada amassando o papel e jogando fora ou o colocando em uma caixa com um buraco no topo.

Nenhum comentário: