sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Uso de cartazes para ensinar hinos às crianças

Foi dito a uma de nossas leitoras, recentemente chamada como líder de música, que não se pode mais usar cartazes para ensinar hinos às crianças e que esta diretriz teria sido dada em um treinamento de liderança recente. 
Aconteceram, de fato, treinamentos recentes em algumas cidades do País, mas desconhecemos esta mudança de orientação. O que sabemos é que não se pode utilizar auxílios visuais na apresentação na Sacramental.
Alguém poderia nos dar uma luz sobre o assunto? Fonte oficial, por favor.

8 comentários:

marcia campos disse...

É verdade, esse treinameno foi dado pela siter Costa,esposa do Elder Costa Autoridade de Àrea, no dia 4 de fevereiro as 10hs. da manhã na Estaca ao lado do Templo de Sâo Paulo. Nâo se pode mais fazer cartazes com hinos para as crianças cantarem, segundo ela, as crianças aprenderão através de repetição. Espero tê-la ajudado, isso é oficial e em breve chegará a sua estaca, pois esse treinamento esta percorrendo o Brasil.

Anônimo disse...

Foi orientado usarmos gestos e gravuras para ensinar,
Pois nem todos sabem ler.
Por isso não devemos usar cartazes.
Com isso teremos que ser criativas para ensinar os hinos, encontar maneiras de chamar a atenção de todas as crianças.
O treinamento foi maravilhoso quem estava presente aprendeu muito!!!

Dani Queiroz de Souza disse...

Moro em Roraima e aqui é só um Distrito, este treinamento nunca chegaria aqui não fosse a internet e a troca de informações com outras irmãs. Obrigada!

Anônimo disse...

Queridas irmãs,
Os treinamentos da Sister Costa tem sido realmente maravilhosos. No entanto, o uso dos cartazez não foi proibido. Tudo o que foi dito nos outros comentários está corretíssimo sobre as repetições, gestos, etc, mas ela não proibiu os cartazes. O que ela falou é que os cartazes que contenham só as letras das músicas não devem ser usados pelos motivos acima citados. Mas os cartazes não estão proibidos, só não são a forma mais eficaz de ensinar as crianças. Outra recomendação é que não usemos gravuras não oficiais, como clip arts, etc nos cartazes. A Sister Costa sugeriu o seguinte plano sobre mímicas e gravuras:
1a. semana - doutrina e parte do hino
2a. semana - vai acrescentando partes
3a. semana - estressar a mímica
4a. semana - já vão saber só cantando
Importante ressaltar que as crianças não devem fazer a mímica toda vez que cantarem, somente no período que estiverem aprendendo. Depois da música aprendida elas já tem que ser treinadas a não fazerem a mímica junto.
Michele Araujo - Estaca Ferreira

Paloma Paiva disse...

Eu também queria saber para poder aplicar o correto, foi ouvi dizer também que foi "proibido" mas se foi somente aconselhado podemos continuar usando porém tendo outras formas de ensinar eu acho que cartazes não prejudicam mas se a lider disse ta "dizido" kkkkk vamos usar criatividade irmãs.

Anônimo disse...

Meninas no Treinamento da Sister Costa aqui em Ribeirão Preto em julho desse ano questionamos o uso do cartaz na Sacramental e ela nos disse que não deveríamos usar, nos incentivou a que nossas criança cantassem decor e nos ensinou tecnicas de mimicas que nos ajudam a fazer isso... foi excelente e a Primária da minha Ala cantará todos os hinos de cor e tem sido um sucesso e tenho um testemunho que isso é possivel...

Melissa Barreiro Donato
Ala Jd Palmares Ribeirao Preto Leste
Lider de Música

Tricia disse...

Acho os cartazes com gravuras eficiente, para quem nao le, as gravuras ajudam a lembrar a sequencia, mas isso sendo uma ferramenta para ajudar a ensinar, depois eles podem cantar de cor... ainda a letra ajuda porque os que sabem ler nao se perdem e os que nao sabem acompanham... nao sabia que nao são aconselhados.

Anônimo disse...

Ola, somente semana passada recebemos orientações quanto as letras de hinos, e disseram que foi "proibido" mesmo. tanto que a presidencia da primaria da estaca levou todos os nossos cartazes de letra embora! Sou de Curitiba.