Semanas 3 e 4: No Dia do Senhor, devo fazer coisas que me ajudarão a ficar próximo do Pai Celestial.
Sugestão do esboço:
Identificar a doutrina (decorar uma escritura): Diga às crianças que vai dar-lhes algumas dicas para que descubram uma mensagem muito importante. Escreva a primeira letra de cada palavra de Êxodo 20:8 no quadro ( L D D D S P O S ). Explique-lhes que as letras são a primeira letra de cada palavra da passagem. Dê a dica seguinte mostrando uma gravura de Moisés e os Dez Mandamentos. Depois, peça às crianças que procurem Êxodo 20:8 e leiam essa escritura juntos. Deixe que as crianças descubram a relação que existe entre as letras no quadro e a escritura. Ajude as crianças a decorar a escritura apontando para as letras no quadro, enquanto elas repetem as escrituras várias vezes.
Incentivar a compreensão (discutir e colorir): Divida as crianças em quatro grupos. Designe a cada grupo um parágrafo da seção “Observância do Dia do Senhor” de Para o Vigor da Juventude para ler. Peça-lhes que discutam o parágrafo em seu grupo e depois compartilhem com as outras crianças o que aprenderam. Dê a cada criança uma folha de papel e peça que desenhem algumas coisas boas para fazer no Dia do Senhor. Peça a algumas crianças que mostrem seu desenho para o restante da Primária. Incentive-as a compartilhar com os familiares em casa as coisas que aprenderam.
Incentivar a compreensão (realizar uma atividade das escrituras): Antes da Primária, prepare uma cesta cheia de pedaços de papel que representam o maná para ser usado nesta atividade. Escreva as seguintes perguntas no quadro:
Que alimento o Senhor forneceu aos israelitas no deserto?
Quanto eles deviam juntar a cada dia?
O que deviam fazer no sexto dia?
O que era diferente no Dia do Senhor?
O que deviam fazer no sexto dia?
O que era diferente no Dia do Senhor?
Peça às crianças que procurem ouvir as respostas, à medida que você conta a história de quando os israelitas coletavam o maná (ver Êxodo 16:11–31 ). Peça-lhes que fiquem de pé quando ouvirem a resposta a uma das perguntas. Deixe que uma criança conte a parte da história que inclui a resposta da pergunta. Depois, continue com o restante da história. Quando tiver terminado, converse com as crianças sobre a razão pela qual o Senhor não quis que os israelitas coletassem o maná no Dia do Senhor. Peça às crianças que fechem os olhos e finjam que estão dormindo. Rapidamente espalhe o “maná” pela sala. Peça às crianças que abram os olhos e juntem sua porção do maná (um ou dois pedaços). Peça às crianças que coloquem o maná de volta na cesta. À medida que cada criança fizer isso, peça-lhe que diga um modo adequado de santificar o Dia do Senhor.
Sugestão extra
Fonte: Sofia's Primary Ideas
Ideia 1: Encoraje as crianças a guardarem o domingo ao escrever cartas e fazer desenhos para ajudar outros a ficarem felizes. Você pode convidar pais de missionários de sua ala para virem a Primaria e falarem de seus filhos e como as cartas são importantes para eles!
Ideia 2: Tenha gravuras das seguintes coisas e abaixo delas escreva: "Caçar e pescar no Dia do Senhor não é santificá-lo. Plantar, cultivar a terra ou colher no Dia do Senhor não é santificá-lo. Fazer piqueniques ao ar livre, assistir a jogos, rodeios, corridas, espetáculos ou outras formas de diversão nesse dia não é santificá-lo.” (Capítulo 16 de Ensinamentos do Presidente Spencer W. Kimball)
Estas são coisas que não deveríamos fazer no domingo!
Divida as crianças em grupos e peça-lhes que desenhem coisas que DEVERÍAMOS fazer no domingo. Depois peça-lhes que venham à frente para tirar as gravuras com coisas erradas e em seu lugar colocar gravuras de coisas certas para se fazer no domingo.
Finalize com esta citação (também do capítulo 16):
“Não estou criticando as atividades recreativas legítimas — esportes, piqueniques, jogos e filmes. Tudo isso tem o potencial de revitalizar a existência, e a Igreja como organização promove ativamente essas atividades. Contudo, há um momento e um lugar certos para todas essas coisas saudáveis: hora de trabalhar, hora de jogar, hora de louvar ao Senhor. (…).”
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