terça-feira, 1 de junho de 2010

O despertar ou o adormecer da criatividade

Eu descobri uma coisa depois de muito tempo pensando que eu não era criativa. Certa vez, quando servi em uma determinada organização, todas as idéias que eu dava não serviam. Ninguém nunca queria fazer o que eu sugeria. Então, passei a acreditar que minhas idéias eram ruins e que eu não era criativa. Eu tinha certeza que não era criativa.

Outro dia estava conversando com uma irmã e ela me contou uma história parecida. Ela serve em uma organização e a liderança estava discutindo algumas idéias de lembrancinha. Ela discordou de uma das idéias e deu uma sugestão, além das outras que já tinham. Então, fizeram exatamente a que ela não gostou e ela ficou quieta.

Quando ela me contou isto fiquei pensando justamente no que aconteceu comigo. Eu só fui descobrir muito tempo depois que minhas idéias tinham valor sim e que, seu eu quisesse, poderia ser criativa também. Quando fui chamada presidente da primária, tempos depois, eu TINHA que dar idéias em nossas reuniões, então comecei timidamente. Eu adotei a postura de que em tudo o que tivéssemos que fazer só seria feito se TODAS da presidência concordassem. Se uma de nós não concordasse em qualquer coisa, ficaríamos alí reunidas até termos outra idéia, outra inspiração, que fosse 100% consensual. Muitas vezes, uma simples mudança em alguma idéia já existente já era suficiente. E foi assim que eu aprendi que ninguém poderia tirar de mim a capacidade de criar e que eu JAMAIS faria com alguém o que fizeram comigo.

Eu sei que existem irmãs muito mais criativas e talentosas do que eu mas isso não significa que minhas idéias não tenham seu valor. Ninguém está competindo. Estamos todas trabalhando pelo mesmo propósito. Irmãs, não reprimam a criatividade umas das outras. Vocês não imaginam o quanto isto pode ser prejudicial para o desenvolvimento do talento de alguém.

6 comentários:

Alessandra disse...

Ficaram lindas!!!!!O do Samuel é daqui dois anos, e gostei de sua idéia.
Parabéns!!!!!
beijos
Alessandra Ramos

Nil disse...

Concordo plenamente, mesmo pq recebemos talentos para serem multiplicados e não reprimidos! Beijos amo vcs Nil

Simone disse...

É, Nil, ngm é obrigada a concordar com o que não gostou mas TODA vez vc não gostar das idéias de alguém pode prejudicar. Temos que ter muito cuidado com o que falamos e fazemos pois podemos atrapalhar alguém sem perceber. Eu mesma só me dei conta que havia sido reprimida qdo comecei a fazer as coisas e as pessoas elogiavam. Foi aí que descobri que tudo o que me falaram não era verdade.

bjs

Flávia Lemos disse...

Se vc não é criativa então quem é????? Sou super fã de suas idéias e fico pensando como alguém poderia não aceitar idéias tão mágicas??? Ainda bem que vc continua.

bjos

Simone disse...

Mana, como diz uma amiga minha...a vantagem de chegar ao fundo do poço é que pegamos impulso pra subir. É isso aí, não podemos desanimar nunca. Sempre haverá 1 ou 2 para nos levantar e um monte para nos derrubar. A vantagem é que nos estamos sozinhas nesta jornada e quando damos as mãos fica mais fácil. bjs

Michele Romero disse...

Si,
Cada vez que colocamos em pratica esse dom maravilho nos aperfeiçoamos. Eu sou uma prova disso, tenho melhorado cada vez mais e adquirido mais conhecimento.
Todos temos esse dom, só somos diferentes uns dos outros.