quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mais dicas da Carol Reffatti - Tempo de Música

Para ensinar hinos novos:
- Uma vez tinha que ensinar um hino novo, então tive a idéia de procurar uma gravura que mostrava algo relacionado ao hino (na ocasião era um sobre história da família). Ampliei a figura que achei, colei numa cartolina e recortei, como se fosse um quebra-cabeça, em quatro partes, porque o hino tinha quatro estrofes.
Em cada pedaço, na parte de trás, escrevi uma estrofe do hino. Na hora da musica, expliquei para eles que atrás de cada estrofe, havia um pedaço de uma figura e que se eles cantassem direitinho e aprendessem cada uma delas, a medida que fossem cantando, eu ia montando o quebra-cabeças no quadro negro, até que chegamos na ultima estrofe e eles viram que figura era!! Eles amaram demais e se esforçaram ao máximo para aprender direitinho cada estrofe e ver que figura ia compor... Muito legal.


Para ensinar novos hinos ou repassar outros
- Outra vez, criei uma figura de pizza enorme, com vários pedaços. Recortei cada pedaço da pizza e em cima de cada um escrevi: TODOS JUNTOS, TODOS COM CABELO LISO, TODOS COM CABELO ENCARACOLADO, TODAS AS MENINAS, TODOS OS MENINOS, SÓ AS LÍDERES... e etc... Entao, durante o Tempo da Musica, nós montávamos a pizza, cantando o hino varias vezes, mas somente as pessoas que tinham aquelas características escritas naquele pedaço... Era uma diversão só... Eles nunca viam a hora de completarmos a pizza inteira!!


Motivação para cantar bem durante a Primária- Copiamos uma figura de maquina de lavar e de varias roupinhas, em formato pequeno. Colorimos, recortamos cada uma delas e arrumamos uma cordinha. A atividade era que, durante todo o horário da Primaria, não só no tempo da musica, eles deviam cantar bem. Cada hino bem cantado, uma criança vinha e tirava de dentro da maquina de lavar uma roupinha e podia estende-la no varal. Atrás da figura da maquina colamos um plástico e dentro ficavam as roupinhas. O varal era a cordinha, que colamos no quadro... Tambem foi uma sensação!! Só procurem não levar todos os domingos, mas de vez em quando, senão perde a graça. As crianças amam demais e cantam muito bem!


Enviada por: Carol Reffatti (Porto Alegre/RS)

8 comentários:

Simone disse...

eu amo vocês todas!!!! obrigada meninas!!! beijos

Anônimo disse...

Amei as idéias, com certeza vou fazer tb com as crianças!!! Amo o blog de vcs! Beijãoo!!

Laise disse...

Amei as idéias, com certeza vou fazer com as crianças!! Amo o blog de vcs!!! Beijãooo!!! =p

Patty Feijó disse...

Muito Obrigada! Todas as dicas estão me ajudando muito, pois nunca trabalhei na primária.Mas confesso que estou AMANDO...Tudo de bom!

Beijos!

Patty

Adri Sinibaldi disse...

Quanta idéia bacana, obrigada!!!
Bjus, Adri.

Anônimo disse...

Oi meninas. Obrigada pelo carinho e apoio de todas. O mérito das idéias é todo da Carol. bjs.

SamantaTG disse...

amei as idéias,agora q to na primária vou usar tbm!

Unknown disse...

Muito boom, já estava ' desesperada ' pensando oq faria domingo.. Amei as ideias. Mega Beijo